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Aumentando o Limite de Sprites


EdMignari

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Clientes com versões anteriores à 9.60 têm um limite de sprites de 65.535. Parece muito, mas logo esse limite é atingido e ficamos impossibilitados de adicionar novos objetos para o servidor/cliente a não ser substituindo alguns sprites. Esse tutorial pretende ensinar como configurar as principais ferramentas para aumentar o limite. A versão utilizada no tutorial foi a 8.60.

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Conhecimentos Necessários:

  • Básico nas ferramentas utilizadas.

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Ferramentas Utilizadas:

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Compilando os Arquivos Estendidos:

1.Abra seus arquivos spr e dat no Object Builder.

2.Compile os arquivos com a opção extended selecionada.

extended.png

Obs: Uma vez compilado estendido, a opção extended deverá estar sempre selecionada tanto ao abrir, quanto ao compilar.

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Configurando o ItemEditor:

1. Abra a janela preferences no menu File > Preferences ou pelo atalho Crtl + P

2. Selecione a opção extended e a pasta do cliente. Pode ser preciso reiniciar o aplicativo.

itemeditor.png

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Configurando OTClient:

1. Abra o arquivo things.lua encontrado em modules/game_things

2. Adicione esta linha de código na função load:



function load()
  local version = g_game.getClientVersion()

  g_game.enableFeature(GameSpritesU32) -- Linha Adicionada
 
  local datPath, sprPath
.
.
.

3.Adicione uma cópia dos arquivos dat e spr estendidos na pasta data/things.

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Remere's Map Editor :

Abra a janela de preferências no menu File > Preferences e selecione a aba Client Version.

 

1 - Selecione a versão do cliente que será usada como padrão.

2 - Selecione a opção extended.

3 - Selecione a pasta onde se encontram os arquivos do cliente.

 

rme.png

 

 

OBS.: Quando a opção extended está selecionada, ocorrerá um erro se tentar abrir arquivos não estendidos ( arquivos com versão menores que 9.60)

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Perguntas Frequentes:

 

P: Qual o novo limite de sprites após ser estendido?

R: 4.294.967.295

 

P: Depois que compilar estendido, pode ser usando no cliente da Cip?

R: Não! Seria preciso modificar o cliente para que consiga ler os arquivos.

 

P: Posso usar o dat editor para modificar os arquivos depois?

R: O ObjectBuilder é um dat/spr editor, mas se você quer usar outro editor, é pouco provável que funcione. Não custa tentar.
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Créditos:

EdMignari (edmignari@xtibia.com)

Edited by EdMignari
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Muito bom! Reputado

 

 

@EdMignari , poderia tentar achar um jeito para os efeitos, rs quem sabe da pra aumentar um pouco. xD

 

 

e se possível, tem como adicionar a versão do spr/dat pxg no object builder?

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Muito bom! Reputado

 

 

@EdMignari , poderia tentar achar um jeito para os efeitos, rs quem sabe da pra aumentar um pouco. xD

 

 

e se possível, tem como adicionar a versão do spr/dat pxg no object builder?

 

Acho que pra alterar a quantidade efeitos tem que mudar algo no servidor, mas vou estudar como funciona e procurar uma solução.

 

precisa alterar alguma coisa no server ? pra aceita os 4 bilhões de spr?

 

Não. Só precisa fazer o que foi dito no tutorial.

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