Ir para conteúdo

[Arquivado]Game Design, Porque é Ignorado?


Necrus

Posts Recomendados

Se estiver desenvolvendo um OT, um jogo, ou quer desenvolver um, leia.

 

 

O que é Game Design?

 

O Game Design é basicamente o seu jogo, antes de ser um jogo.

É todo o planejamento do que vai ter no seu jogo, não apenas "o que vai ter", ele é fruto de uma análise, "Qual o objetivo do jogo?", "Qual meu público alvo?", "É divertido?", "É repetitivo?", "O que acontece quando determinada coisa acontece?".

O Game Design é a razão de jogos hoje em dia ser muito bom, ou, na falta dele, a razão de muitos jogos serem a merda que são. É o que está por trás das quests, do mapa, dos efeitos, da imersão. Se o Game Design não presta, nem um gráfico ultra realista podendo rodar em qualquer calculadora vai salvar o seu jogo.

Evita perda de tempo, e aumenta a produtividade, o que é mais rápido? Você sair de casa procurando onde quer ir, ou já ter em mente o local exato onde irá? É basicamente isso que é um Game Design, TUDO que precisa ser feito, tem nele.

Qual o objetivo do jogo? RPG? Foque numa boa historia, em mistérios e desafios. Jogadores hardcore? Pense em novos sistemas de PVP, guerra, etc. O mais importante, se for fazer, faça direito, porra, não adianta você ter uma historia fuderosa e escrever igual alguém que falta nas aulas de gramática, evite os clichês ao máximo, se quiser usar um clichê, inove. "como vou saber que isso é um clichê?" leia, leia MUITO.

 

Quer ser Game Designer? embora desenvolvam apenas OT, não deverá se prender a eles, abra sua mente, jogue MUITOOO, desde pacman à Diablo III, veja o que fez o jogo dar certo, o que fez outro jogo de mesmo estilo (FPS, RPG, etc) dar errado, porque ele fez alguma coisa de um jeito e não de outro, analise tudo que puder, e o que não puder também.

 

Acabei o Game Design, e agora?

Revise, passe as idéias para os membros da equipe e discutam, entrem num acordo, de nada adianta ter uma idéia foderooosa se a equipe não concorda com ela.

O Game Design deve ficar nas mãos de apenas uma pessoa, quando ele estiver pronto divida-o em roteiros, escrito de um modo para o mapper, de outro para o scripter, de outro para o historiador, etc. E saber escrever é fundamental, não vai servir de NADA você ser O cara do game design, e não souber passar sua idéia para a equipe, escreva bem, escreva de um jeito que um leigo entenda sobre o que esta no roteiro, E COM O MAIOR NÚMERO DE DETALHES POSSÍVEIS.

"uma qest pra i nu npc dali do tenple, pega a missaõ com ele, e depois fasser o que ele pedi. coleta 15 minu leathr, 10 iro ore e dispos leva di volta, ai ele manda tu p sala da quest."

 

Quem vai entender uma merda dessa?

Não séria melhor e mais útil escrever assim?

 

"Nessa Quest o jogador deverá ir no único NPC que tem localizado dentro do templo de Carlin, após isso deverá falar com ele. Quando terminar o dialogo o player tem que coletar 15 minotaur leather e 10 iron ore, quando voltar com isso para o npc, o npc lhe passará outra tarefa, recuperar um artefato dos orcs, que vai estar num baú no respawn de edron, coordenada X: 1000 Y: 1000 Z:10. Após pegar o artefato no baú deverá leva-lo de volta para o NPC, e receber a recompensa.

Caso o player vá direto para o respawn, no baú, ele não poderá receber a recompensa. Será enviada uma mensagem a ele "Você não é digno o suficiente para abrir este baú.""

 

Falas

Player: Oi

NPC: Olá

Player: Missão

NPC: Fiquei sabendo que você é um bravo guerreiro, poderia me ajudar?

Player: Sim

NPC: Estou precisando de 15 minotaur leather e 10 iron ore, para fazer uma armadura, pode traze-los para mim? Posso te recompensar.

Player: Sim

NPC: Muito obrigado.

Player: Bye

NPC: Good bye.

Ta bom, não vou colocar as outras falas, vocês já pegaram o espírito.

 

Quer evitar retrabalho e desmotivação?

Sofra no começo, durante o planejamento do Game Design, ou você prefere sofrer quando estiver desenvolvendo o mapa e vê que tem locais mal feitos e falhos, o que pode causar um retrabalho? Lembre-se que tem muita gente querendo atacar violentamente (verbalmente, ou não) o seu projeto, só estão esperando falhas.

A falta de um Game Design pode ocasionar demora, isso desmotiva a equipe, e também pode fazer o seu projeto chegar ao fim, mesmo antes de ter começado. Quando não se sabe o que fazer a equipe fica esperando a "chefia" tomar decisão, qual o próximo passo, qual a próxima coisa a ser feita? Isso causa desmotivação.

 

O Game Design é seu amigo, ele evita desperdício de tempo, evita retrabalho, evita desmotivação, e o melhor de tudo, ele garante que o seu jogo seja um sucesso ou um fracasso, depende da qualidade

 

 

Agora eu pergunto, porque o Game Design é ignorado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@Necrus

 

Excelente rapaz, concordo 100% com você, já li um livro sobre Game Design, na verdade era mais técnico. Infelizmente a galera quer sair desenvolvendo, sem antes pensar.

 

Conhece o ditado: "Pense 70, faça 30?"? No caso é demore 70% do seu tempo pensando e gaste 30% fazendo, assim fará apenas 1 vez.

 

Excelente matéria =p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Game Desing que eu saiba é uma dos cursos que vocÊ faz na facudade

=P

 

Mas tah mt bem explicado!

Parabéns

 

Err.. Esses cursos sobre Game Design que tem em faculdade EU acho uma perda de dinheiro e de tempo, ele é levado em consideração apenas em ultimo caso quando um game designer vai ser contratado por uma empresa. Não sei ao certo como é, se o game designer mostra os documentos que ele já fez, ou apenas os jogos que já foram desenvolvidos tendo ele como game designer. No brasil a indústria de games é meio que escravista, então pra entrar como game designer é quase fundamental saber programar, ser um artista, etc.

Uma empresa 'médio porte' prefere pegar alguém da própria empresa e colocar nesse cargo do que arriscar em alguém de fora, a não ser que esse alguém tenha alguns jogos que fizeram sucesso.

 

 

@All

 

Agradeço os comentários e os elogios. :smile_positivo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns mesmo,

Tá super bem explicado, bem detalhado e não tá em 'tiopês' o que facilita muito o intendimento :button_ok: .

 

Já quanto a pergunta envolve uma série de fatores...

 

Normalmente projetos que 'dão' certo são aqueles que tem uma staff capacitada a fazer tudo o que planeja.

Um bom exemplo é um forúm de Design que fui convidado a ser da staff o Administrador é uma criança de 12 anos, dispensa mais comentários sobre não é?!

 

Não pela idade nem nada mais uma criança de 12 tem em mente o que? Hotwells? Nojo de meninas?

Nunca vai dar certo, o publico dele são amigos de escola que provavelmente estão se 'iludindo' com tudo aquilo.

 

Acho que o que falta hoje em dia é o bom e puro 'semancol', a pessoa sabe que tem a capacidade limitada e insiste em mostrar que não. Claro podemos aprender um dia, porém porque não envolver a teoria antes da pratica?

 

É uma coisa que da pra se levar dias tentando intender.

 

E de novo meus parabéns pelo tópico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Err.. Esses cursos sobre Game Design que tem em faculdade EU acho uma perda de dinheiro e de tempo, ele é levado em consideração apenas em ultimo caso quando um game designer vai ser contratado por uma empresa. Não sei ao certo como é, se o game designer mostra os documentos que ele já fez, ou apenas os jogos que já foram desenvolvidos tendo ele como game designer. No brasil a indústria de games é meio que escravista, então pra entrar como game designer é quase fundamental saber programar, ser um artista, etc.

Uma empresa 'médio porte' prefere pegar alguém da própria empresa e colocar nesse cargo do que arriscar em alguém de fora, a não ser que esse alguém tenha alguns jogos que fizeram sucesso.

 

 

@All

 

Agradeço os comentários e os elogios. :smile_positivo:

 

Nem

nos cursos vc aprende a realmente criar o jogo

faze ros gráficos, etc

 

E sobre a indústrias de game do brasil ser meio escravista

pq vc axa ki eu to mi esforçando tanto em ingles?

opsaksaopksapok

Eu vo faaze game desing e Web Master dpois

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei, nunca tinha ouvido falar de Game Design.

 

Como você, também não gosto de quests com as falas de internalta, não da pra entender nada... O pior é que muitos OT's tem isso e ainda tem bug no meio...

 

Caso o player vá direto para o respawn, no baú, ele não poderá receber a recompensa. Será enviada uma mensagem a ele "Você não é digno o suficiente para abrir este baú.""

 

Essa seria uma idéia sua, eu já não gostaria, pois o player tem que saber fugir as vezes e isso faz parte do RPG, a não ser que caia uma chave de algum mostro, dai faria sentido.

 

Quer evitar retrabalho e desmotivação?

Sofra no começo, durante o planejamento do Game Design, ou você prefere sofrer quando estiver desenvolvendo o mapa e vê que tem locais mal feitos e falhos, o que pode causar um retrabalho? Lembre-se que tem muita gente querendo atacar violentamente (verbalmente, ou não) o seu projeto, só estão esperando falhas.

 

Concordo, o Servfull devia fazer um pouco disso, eles tem várias falhas nos OT's e nunca arrumam, já vi pedassos de caverna no meio do deserto, lago, entre outras coisas. Mas é claro que não é só o deles, tem muitos outros que tem problemas, eu vo sempre arrumando esses erros, dai chega a versão 8.31... 8.4 e o meu começa a ficar melhor do que os deles.

Editado por lucasjockey
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que 90% dos otservers são baixados e colocados on sem uma grande edição, são os ots de 2 dias de vida como dizem por ai ;D

 

 

Dos 10% que sobram, eu acho que uns 5% são bem planejado, como o Underworld, frostworld, o taelin etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Cara eu te digo o msm q o GZ falow,

muitas pessoas sao crianças q fazer ot com 30min( baixao e deixam On kk) e nem se preucupam com um bom desenvolvimento de um bom jogo, e ainda acham que vao obter sucesso

 

Eu tenhu um OTserv que esta em construçao ha 3 anos, ateh hoje no se finalizou, isso porque quero disponibilizar um Otimo OT server, jah criei varios jogos, e te digo que os mais dedicados obteem mais sucesso xD tipo CastleAge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...
  • 4 weeks later...

Bom, eu chego a ficar com raiva de pessoas que escrevem assim nas placas:

 

Temple ali du lado. >>>. Pra entra nu temple suba as escada e depis continua andandu pra DIREITAAA>>>>>>>

 

Ou que edita NPCs assim:

 

Player: Hi

NPC: Eae, broww.. fmz? Aki, tu tem que dise >>trade<< pra compra meus itemns. Dipois digua >>bye<<

 

Ahhh, dá vontade de dar um tiro.

Esse é o tipo de edição feita por um retardado.

Eu tenho 14 anos, sou RPG Maker.

Tou na Equipe de um OTServ como RPG Maker e na equipe de 2 servers de Ragnarok como Roteirista.

Idade não significa nada.

Agora, tem gente que acha que OTServ é palhaçada e não pensam em um bom RPG, em sistemas bons para seu OT, o que vai fazer sucesso, o que iria equilibrar o servidor.

NÃO! Tem muita gente que simplesmente baixa um OT, dai fica uma semana perguntando como edita a droga do Map, dai quando consegue começa a fazer quadradinhos no mapa e bota 300 kg de respawn de Demon. Dai chega no Xtibia e diz que é mapper profissional.

Por isso que o bom e velho Yurots está o lixo brilhante Baiak...

Editado por history
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...