Ir para conteúdo

[Arquivado]Scripter & Programmer


Tprocheira

Posts Recomendados

Linguagem de script (também conhecido como linguagem de scripting, ou linguagem de extensão) são linguagens de programação executadas do interior de programas e/ou de outras linguagens de programação, não se restringindo a esses ambientes. As linguagens de script servem para estender a funcionalidade de um programa e/ou controlá-lo, acessando sua API e, são freqüentemente usadas como ferramentas de configuração e instalação, como por exemplo em sistemas operacionais como Linux. São também freqüentemente usadas em jogos, como por exemplo, o jogo Impossible Creatures, que usa a linguagem Lua para controlar as ações dos personagens e o ambiente de batalha.

 

Todas as linguagens de script são linguagens interpretadas, porém, nem todas as linguagens interpretadas são linguagens de script. Os programas escritos em linguagens de script são, normalmente, referidos como scripts.

 

Para esclarecer, o termpo "scripter" surgiu da burrice do brasileiro que quando viu alguém disponibilizar um script em LUA que faz uma merda qualquer no OTServ, usou o "er" e inventou a palavra "scripter".

 

Sim, isso só existe no OTServ, e no brasileiro.

 

Ou seja, scripters são aqueles que utilizam a API disponibilizada pelo OTServ para programar em LUA.

 

Programadores são os scripters mais qualquer um que saiba programar em alguma Linguagem de Programação.

 

Um programa é um conjunto de instruções não ambíguas que dizem ao computador o que fazer, portanto qualquer linguagem que faça isso, seja usando um interpretador ou compilador, é uma linguagem de programação.

 

Isso é definição em Tecnologia/Ciência da Computação, IMUTÁVEL e INDISCUTÍVEL.

 

E PHP não é linguagem de script, é uma linguagem de programação; muito robusta e poderosa diga-se de passagem.

 

Tirando o que já esclareci aqui que talvez vá contra o que o Arkilus disse (estou sem paciência pra reler), concordo incondicionalmente com todas as palavras dele.

 

Mas boa tentativa de tópico, de qualquer forma =]

Editado por VaL
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo é binário e vai ser interpretado como binário, não importa se foi feito com ou sem compilador, notepad...

 

Então quer dizer que quando eu escrever um programa em hexadecimal eu sou um scripter?

Como VaL falo não existe nenhuma diferença.

 

A diferença está entre hardware e software.

Editado por lucasjockey
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém entendeu o que eu falei.

Eu nunca falei que a palavra scripter existe, o que eu fiz, foi explicar o que cada um significa.

Sim, como já falaram, existem 3 tipos de linguagem, PORÉM, o que é conhecido hoje em dia como Linguagem de scripting são as interpretadas (tipo LUA ou PHP, e para que falar que não, rode um site em PHP sem apache para vocês verem).

Então, leiam o que o tópico diz e depois discutam, ok?

 

\\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apache x PHP

 

Antes de entrar na questão linguagem de script ou não, deixa eu explicar a relação Apache x PHP.

 

O Apache é meramente um servidor web (normalmente HTTP).

 

O PHP é uma linguagem de programação. O que o faz rodar é o interpretador do PHP, não o Apache.

 

O que o Apache faz é usar o PHP como um módulo (tanto que carrega uma dll [no caso do Windows] do PHP para reconhecê-lo) enquanto age como o servidor web propriamente dito.

 

Apache roda sem PHP, assim como PHP roda sem Apache.

 

Para o PHP enviar informações para um navegador por via cliente/servidor ele NÃO PRECISA OBRIGATORIAMENTE de um servidor web. Suas funções de socket permitem que ele faça isso, então respondendo ao seu "desafio", é possível sim utilizar PHP sem um servidor web para que ele aja como o próprio.

 

Entretanto, o PHP não possui suporte a (multi) threads, o que o torna inviável para construir aplicações que ajam como servidor, motivo pelo qual usamos o Apache ou Microsoft IIS (outro servidor web normalmente HTTP) ou qualquer outro servidor que alguém tenha criado uma extensão para que os dados gerados pelo PHP e enviados para a saída padrão vão para o navegador do cliente.

 

Se você interpretar qualquer código PHP direto do interpretador, a menos que ele use da API do Apache ou IIS, ele mostra a saída sim.

 

E nisso que eu disse eu aposto dinheiro como está certo; de PHP eu entendo, colega.

 

 

Script, o que é?

Em informática, o termo script é utilizado para designar uma seqüência de comando e tarefas a serem executadas.

Fonte: http://www.baixaki.com.br/info/1185-o-que-e-script-.htm

 

Ou seja: todo e qualquer código desenvolvido em toda e qualquer linguagem de programação é um script.

 

 

Linguagens de script, o que são?

 

Mas se o que você disse acima é verdade, então o que diferencia uma linguagem de script de uma linguagem de programação?

 

Simples:

 

Linguagem de script é toda a linguagem na qual não há interação direta entre o usuário e os programas por ela criados ou que necessitam de um ambiente/programa externo (que não seja compilador/interpretador/linkeditor da própria linguagem) para rodar.

 

Pesquisei um pouco na internet antes de desenvolver essa definição, e creio que ela seja a melhor possível.

 

Mas veja bem, não há diferença entre linguagem de programação e linguagem de script.

 

Toda linguagem de script é uma linguagem de programação, mas linguagens de script são um subconjunto do conjunto linguagens de programação, aquelas que batem com a definição acima.

 

Ou seja, há a divisão linguagem de script X não-linguagem de script, não a divisão linguagem de script X linguagem de programação.

 

Sim, eu disse antes que PHP não era uma linguagem de script, mas agora queimei minha língua. Em ambiente windows não há nenhuma extensão que permita o PHP se conformar como uma não-linguagem de script, já em alguns outros ambientes tais extensões existem.

 

 

Erros do tópico

 

Uma linguaguem de scripting significa que tal linguage, não necessita ser compilada para funcionar, PORÉM, ela não funciona sem a ajuda de um programa feito, na sua maioria, por Programmers.

Definição incompleta, nela o PHP não está incluso.

 

Sim, por incrível que pareça, PHP é uma linguagem de Scripting. Você consegueria executar tal arquivo sem o tão famoso Apache?

R: Não!

Sim!

 

Diferente das linguagens de Scripting, um Código-Fonte (Source-Code) de uma linguagem de programação necessita ser compilado, independentemente da linguagem usada.

Errado. Exemplo: Python.

 

E é só.

 

Peço desculpas por em um primeiro momento ter sido um tanto arrogante.

 

E não estava sendo irônico (como pareceu quando li) quando disse que tinha sido uma boa iniciativa seu tópico. Gostei mesmo, só encontrei alguns errinhos. =P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 years later...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...