Ir para conteúdo

[Arquivado]Scripter & Programmer


Tprocheira

Posts Recomendados

Scripter & Programmer



A grande diferença.

 

O que seria um Scripter?

-Scripter, que vem da palavra Script, significa aquele que trabalha com linguagens de scripting.

Uma linguaguem de scripting significa que tal linguage, não necessita ser compilada para funcionar, PORÉM, ela não funciona sem a ajuda de um programa feito, na sua maioria, por Programmers.

Exemplos de linguagens de Scripting são, e não se limitam à:

  1. LUA
  2. Perl
  3. Javascript
  4. PHP

Sim, por incrível que pareça, PHP é uma linguagem de Scripting. Você consegueria executar tal arquivo sem o tão famoso Apache?

R: Não!

Algumas pessoas especializadas em Scripting:

  1. Colex
  2. Jovial
  3. Tprocheira
  4. noobinhu

 

O que seria um Programmer?

-Programmer vem da palavra Program (Programa). É aquele que utiliza linaguens de Programação no seu 'dia-a-dia'.

Diferente das linguagens de Scripting, um Código-Fonte (Source-Code) de uma linguagem de programação necessita ser compilado, independentemente da linguagem usada.

Exemplos de linguagens de Programação são, e não se limitam à:

  1. C/C++
  2. Visual Basic
  3. Java
  4. Pascal
  5. Assembly
  6. Ruby

 

Algumas pessoas especializadas em Programação:

  1. Cayan
  2. Nostradamus
  3. Talaturen
  4. Remere
  5. SimOne
  6. E muitos mais~

 

Espero que agora, todos que tenham lido este tópico entendam qual a diferença de um Programador e um Scripter.

Obrigado pela atenção.

 

\\

Editado por Tprocheira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matéria interessante para aqueles que vão começar a trabalhar com OT e ficam na dúvida entre o lua e o c++. Ambos são parecidos como toda linguagem de progamação, porém o c++ é uma linguagem mais avançada e complexa, por isso recomendo dominar a linguagem lua primeiramente e depois a linguagem c++.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse artigo está totalmente incorreto.

 

Vamos desmentir algumas coisas:

 

1) O certo é Perl e não Pearl.

2) Lua não é uma linguagem de scripting, e sim é vista como uma das melhores usadas para isso. Dá para se fazer websites ou até mesmo programas com interface gráfica em Lua.

3) PHP pode ser usado não apenas para web, como também para aplicativos através do PHP-GTK.

4) Ruby é uma linguagem de programação sim, aliás, uma das mais versáteis.

5) Colex é um excelente programador Pascal e Jovial também, estão longe de serem meros scripters

6) HTML não é uma linguagem de programação, a grosso modo, HTML é XML.

7) Certamente uma linguagem como Lua é mais fácil de se aprender se esta se encontra conectada a uma "central", sendo usada como API (um exemplo é o próprio OpenTibia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5) Colex é um excelente programador Pascal e Jovial também, estão longe de serem meros scripters

 

Ele não disse em nenhuma parte que eles eram somente isto, só disse que eles também são. Ou estou cego e não enxerguei?

 

6) HTML não é uma linguagem de programação, a grosso modo, HTML é XML.

7) Certamente uma linguagem como Lua é mais fácil de se aprender se esta se encontra conectada a uma "central", sendo usada como API (um exemplo é o próprio OpenTibia).

 

O tópico citou HTML em alguma vez? O tópico disse a forma mais fácil de aprender tal linguagem também?

 

4) Ruby é uma linguagem de programação sim, aliás, uma das mais versáteis.

 

Pode me dizer o que é linguagem de programação e linguagem de scripting, com as suas palavras?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse artigo está totalmente incorreto.

 

Vamos desmentir algumas coisas:

 

1) O certo é Perl e não Pearl.

2) Lua não é uma linguagem de scripting, e sim é vista como uma das melhores usadas para isso. Dá para se fazer websites ou até mesmo programas com interface gráfica em Lua.

3) PHP pode ser usado não apenas para web, como também para aplicativos através do PHP-GTK.

4) Ruby é uma linguagem de programação sim, aliás, uma das mais versáteis.

5) Colex é um excelente programador Pascal e Jovial também, estão longe de serem meros scripters

6) HTML não é uma linguagem de programação, a grosso modo, HTML é XML.

7) Certamente uma linguagem como Lua é mais fácil de se aprender se esta se encontra conectada a uma "central", sendo usada como API (um exemplo é o próprio OpenTibia).

Quando me referi ao Jovial e o Colex como scripters, me referi à eles como conhecidos scripters, pois não é comum você encontrar programas feitos pelo Jovial.

Outra coisa, LUA, é sim uma linguagem de programação, mas pouco utilizada hoje em dia como tal.

Não disse que HTML é programação.

PHP-GTK é um projeto externo. O foco principal da linguagem de PHP é a Internet.

In computing, Lua (pronounced /ˈluː.ə/ LOO-uh) is a lightweight, reflective, imperative and functional programming language, designed as a scripting language with extensible semantics as a primary goal. The name means ‘moon’ in Portuguese. It has enjoyed great popularity in the videogames industry and is known for having a simple yet powerful C API.
Lua is a dynamically typed language intended for use as an extension or scripting language, and is compact enough to fit on a variety of host platforms. It supports only a small number of atomic data structures such as boolean values, numbers (double-precision floating point by default), and strings. Typical data structures such as arrays, sets, lists, and records can be represented using Lua’s single native data structure, the table, which is essentially a heterogeneous associative array.

Acredito que você tenha a capacidade de traduzir isso você mesmo.

 

@ALL

Isso mostra como não se pode aceitar críticas de alguém só porque ele tem PIP mais 'bunitinha'.

Nostradamus, acredito que você seja muito bom no que você faz, mas você poderia dar uma procurada melhor antes de falar sobre algo.

O objetivo desta resposta não foi humilhá-lo, como muitos podem estar pensando, mas sim, criticá-lo, conheço pessoas que já trabalharam com você, e todos falaram sobre sua 'vontade de saber tudo e ser melhor que todos'.

 

\\

Editado por Tprocheira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Quanto ao HTML, não me refiro ao post, e sim a uma discussão levantada no post se é ou não uma linguagem de programação.

 

2) Não se trata de foco de uso, linguagens interpretadas são linguagens de scripting, mas não necessáriamente só isso. Todas as linguagens citadas podem ser usadas de forma stand-alone, mas claro, com dependências de outro nível ao qual pertence as linguagens pertencentes a uma API.

 

3) Sim, na concepção que foi dada diz que pode ser usada sim como linguagem interpreada, mas Lua extrapola isso, pode-se ver claramente em projetos do LuaForge.

 

4) Linguagens de programação como as que você mesmo citou podem também serem usadas como linguagem de script, além disso, dá para se criar linguagens de scripting apartir de outras linguagens, percebemos claramente quando usamos Lua como linguagem interpretada.

 

5) Sobre a facilidade, também foi citado apartir de um tópico, não me refiri então ao tópico e sim aos comentários que seguiram este.

 

6) Se acha que meus argumentos são inválidos e que só não são considerados desprezíveis por causa de uma "PIP maneira" está enganado. Senão, isso vale para você, senhor "colaborador". Aliás, eu não faço questão nenhuma dela e nem ajudei aqui por causa disso, minha ajuda foi totalmente voluntária, apareçi com isso de repente.

 

7) O que eu falei não se baseou apenas na minha opinião, até porque não dei sugestões e reclamações quanto a forma e etc, mas sim, ao conteúdo ao qual algumas informações você tem que ver que no geral, não falando só do post, estão erradas.

 

8) Não é um argumento, só uma correção, você colou uma parte falando do acrônimo Lua e refere-se a esta como LUA :p

 

9) Acredito eu que todos querem se sobressair dos demais em tudo que fazemos, não vejo como uma desqualidade uma vontade incessante de querer saber tudo e querer ser o melhor.

 

10) Quando falei: "está totalmente errado", dei uma exagerada, convenhamos :p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escreveu muito mas não disse nada.

 

Em primeiro lugar, não existe diferença entre um scripter e um programador. Ambos programam, portanto ambos são programadores.

 

Não existe linguagem de scripting, o que existe é linguagens de programação que por simplicidade são interpretadas, pois geralmente não há necessidade nem usabilidade em seu código sendo compilado.

 

Muitas linguagens possuem tanto um interpretador¹ como um compilador², por exemplo: Java, LUA, QBASIC (pra não mencionar as mais conhecidas).

 

Todas as linguagens que você mencionou como sendo simples "scripts" totalmente dependetes de seus interpretadores possuem compiladores e diversas funcionalidades quando compiladas.

 

PHP NÃO precisa do apache, rodar um arquivo escrito em php é tão simples quanto digitar php.exe -f arquivo.php. O Apache é somente um webserver, ou seja, um programa responsável por disponibilizar os serviços de acesso à sites via browser, possuindo suporte para as mais diversas linguagens (inclusive C++ via cgi).

 

O PHP é uma das poucas linguagens de uso principal interpretado que possui extensa capacidade POO, tornando possível o desenvolvimento de aplicações extremamente complexas e poderosas, inclusive fora da web.

 

LUA possui diversos usos compilada, e sua facilidade de integração e uso a torna uma linguagem robusta para as mais diversas aplicações, inclusive standalone.

 

HTML é uma aplicação do XML para a estruturação de páginas web.

 

 

O que acontece é que muitas vezes as pessoas (erroneamente) se referem ao cara que só está trabalhando com a linguagem interpretada de scripter, pois ele não lida com códigos que necessitem ser compilados.

 

 

 

¹ Interpretador é o programa responsável por rodar um código em determinada linguagem sem a necessidade de convertê-lo para um arquivo codificado em linguagem de máquina.

² Compilador é o programa responsável por, através da codificação do código para linguagem de máquina, gerar arquivos capazes de serem executados direto de seu ambiente de uso (windows, virtual machines, etc).

 

 

 

Sugiro que você delete esse tópico, e antes de pensar em distribuir informação tenha certeza que sabe do que fala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo que eu vi, o post mais coerente até agora foi o do Arkilus.

 

e só pra completar, existem 3 tipos de programação, interpretada(ela é executada por um binário), hibrida(google it) e compilada(produs um binario).

 

lua é naturalmente interpretada, assim como php..

 

eu diria que scripter no caso de otserv, é aquele que se limita a API do open tibia..

 

tentativa de tópico manero fail.. :{

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...