Ir para conteúdo

Fazendo Um Programa


DiogoTemporario

Posts Recomendados

Trago esse tutorial para quem se interessar na área de programação. Não é só um tópico de como fazer um programa, mas também sobre ao que a área da programação pode te levar.

 

Bem, pra começar com programação, sugiro uma linguagem bem simples. Vou passar alguns comandos do windows para você fazer um "programa" em batch ou bat. Que é a "linguagem de programação do windows".

 

Edit: Nota: Batch-scripting é o ato de fazer scripts, pedaços de código, para serem rodados pelo interpretador de comandos do Windows. Não é uma linguagem de programação.

 

Edit: Nota: Batch não é guiado a objetos como a maioria das linguagens mais avançadas, não é multi-plataforma, não suporta regex, e funções avançadas são complicadas, por isso não sugiro continuar mexendo após pegar o básico. O motivo desse tutorial ser sobre batch é porque você não precisa baixar nada para rodar os scripts, e porque os comandos básicos são facílimos de aprender - isso vai te passar o básico de lógica de programação - como funcionam programas de computador.

 

Por que programar?

 

Bem, motivos não faltam. Se você usa o computador com relativa freqüência, seria bom entender mais como os softwares dele funcionam, não? Além disso, conhecimento te ajuda a te proteger de malwares, te ajuda a realizar tarefas relativamente complicadas (você pode fazer um programa, por ex, para renomear arquivos em massa, evitando a chatisse de fazer isso.) e pode servir como um "plus" no currículo mesmo que você não siga essa área. Se você resolver seguir uma carreira nessa linha, é uma "profissão do futuro". É uma área relativamente nova e que promete ser muito explorada no futuro. Mais abaixo tem um post do usuário "noobinho" que é programador por profissão, aos interessados, vale a pena ler.

 

Enfim, ao tutorial em si:

 

Para fazer o programa você vai precisar do seguinte:

  • Windows XP
  • Bloco de notas

(talvez funcione no windows vista ou 7)

 

Antes de tudo, para salvar seu programa ao longo do tutorial, que será feito no bloco de notas, faça o seguinte:

  • Clique em salvar como
  • Renomeie seu arquivo para nome_do_arquivo.bat

Vá sempre experimentando e salvando seu trabalho. Rode seu programa pra ver o que acontece. Se você errar, não desista. Programação é basicamente tentativa e erro.

 

Para começo de conversa, abra o bloco de notas. Você pode ir pelo menu acessórios, mas vamos fazer de um modo diferente, pra entrar no espírito da coisa. Clique em Iniciar e então em executar. Digite "cmd" (sem as aspas) e clique OK. cmd.exe é o interpretador de comando do windows. Ele recebe os comandos, os interpreta e executa. Para uma explicação técnica, vide wikipédia

 

3-EXECUTAR.jpg

 

Abrirá uma tela preta, esse é o cmd. Digite "start notepad.exe" (sem aspas) e presione enter, como no ex. abaixo:

 

cmd.gif

 

Se você fez tudo certo, o bloco de notas deve ter abrido. Deixe a caixinha preta (o cmd) aberto, vamos usar ele mais tarde. Pode minimizá-lo.

 

Você abriu o bloco de notas porque é nele que você vai programar. Na primeira linha escreva o seguinte:

 

@echo off

 

Isso serve para ocultar as mensagens do interpretador de comandos. Ao invés de mostrar toda a interpretação do comando, ele vai apenas executá-lo e exibir o resultado, ou output.

 

Na segunda linha vamos fazer uma label. Uma marcação. Escreva o seguinte:

 

@echo off
:inicio

Não use acentos.

 

O parâmetro ":" indica uma label. Essa marcação serve para orientar o computador. Se você precisar voltar ao início do programa, você precisará dessa marcação (mais tarde veremos como fazer isso).

 

Edit: Nota: O uso de labels em geral é desencorajado em linguagens de programação mais avançadas.

 

Na terceira linha vamos botar um comando. Você escolhe qual. Para ver uma lista de comandos e suas funções, volte a janela do cmd e digite "help" e pressione enter.

 

Para instruções mais específicas de cada comando, digite no cmd:

 

comando /?

Onde "comando" é o nome do comando

 

Se quiser se aprofundar mais ainda, vá na central de ajuda do windows e procure pelo comando.

 

Neste tutorial vou mostrar alguns comandos. O primeiro é o title. Ele define o título do seu programa. Não é necessário entitular o seu prog., mas fica mais bonito. O segundo é echo. Ele imprime uma mensagem na tela. Eles funcionam da seguinte maneira:

 

@echo off
:inicio
title Meu primeiro programa.
echo Bem-vindo ao meu primeiro programa

echo seguido de ponto indica quebra de linha

 

Mas se você rodar esse programa ele vai abrir e fechar num piscar de olhos. Isso acontece pois você simplesmente mandou o computador exibir uma mensagem. Não mandou ele parar ou pausar. Para isso utiliza-se o comando pause. O comando pause fará o computador pausar o programa até segunda ordem. Exibindo "Pressione qualquer tecla para continuar". Se você não quiser que essa mensagem seja exibida, digite pause>nul

Nosso programa fica assim:

 

@echo off
:inicio
title Meu primeiro programa
echo Bem-Vindo ao meu primeiro programa.
echo.
echo Se voce quiser continuar, digite qualquer tecla.
pause>nul

Como acabaram os comandos o programa se fechará. Mas você também pode usar o comando "exit" para encerrar seu prog.

 

Os próximos comandos que veremos serão cls e goto. O cls não é seguido de nada. Sua função é unicamente limpar a tela. O goto é seguido do nome de uma label. Ele fará o programa executar as linhas abaixo de uma label. Introduzindo no nosso programa:

 

Edit: Nota: Como dito anteriormente, o uso de labels é, em geral, desencorajado. Consequentemente, o uso de goto também é, mas é mais simples usar goto então vamos usar apenas para fins didáticos.

 

@echo off
[b]:inicio[/b]
[b]cls[/b]
title Meu primeiro programa
echo Bem-Vindo ao meu primeiro programa.
echo.
echo Se voce quiser continuar, digite qualquer tecla.
pause>nul
[b]goto inicio[/b]

Após o usuário pressionar qualquer tecla, o programa voltará para o início, isto é, serão executadas as linhas abaixo da label ":inicio". A começar por "cls", que limpará a tela. Aí foi formado um "loop". Um loop é uma parte do programa que "da voltas". Se você perceber, esse é um loop infinito. O usuário "não sai do lugar", volta sempre ao mesmo ponto, dá voltas.

 

Esse programa ficou meio inútil, né? Mas é assim que se começa. Se você fez o passo de digitar "help" no cmd viu que existem muitos comandos interessantes.

 

Para começar a dar um "sentido" ao programa precisamos usar variáveis. Variáveis são, explicando de um modo leigo, "objetos com um valor". Por exemplo, se eu setar, isto é, definir uma variável chamada "var" como "DiogoTemporario", toda vez que eu digitar %var%, será exibido "DiogoTemporario". O sinal % em batch, significa que o que está entre % é uma variável. Aí já vimos o comando set. Usa-se da seguinte forma:

 

set variavel=valor

 

Se você quiser que o usuário sete a variável usa-se o parâmetro /p. Isto é chamado de interação com o usuário. Usa-se da seguinte forma:

 

set /p variavel=Digite um valor para a variável.

 

O comando set é grando amigo do if. Que significa "se" em inglês. Um exemplo de uso:

 

if %var1% == %var2% echo Var1 = Var2

ou seja

se %var1% for igual a %var2% echo Var1 = Var2

 

Um uso para isso é a criação de menus. Vide ex. abaixo:

 

set /p confirma=Voce deseja continuar?(s/n)
if "%confirma%"=="s" echo Voce optou por continuar
if "%confirma%"=="n" echo Voce optou por nao continuar
pause

experimente o código acima em seu prog.

são usadas aspas quando se quer comparar uma variável com uma "string", isto é, um texto. quando se quer comparar uma variável com outra ou com um "int" ou "integer", isto é, um valor numérco, não usa-se aspas.

 

Vamos usar todos os comandos que aprendemos para fazer o programa abaixo. Usarei ainda o comando cd, que define a pasta em que o programa será executado é mais ou menos isso e o comando md, que cria uma pasta. Use o help e comando /? para mais info. Sugiro que faça isso com os comandos set e if

 

Sugestão: Use o comando start (o primeiro que vimos) em seu programa. Alguns processos do windows que sei de cor:

  • calc.exe -> calculador
  • spider.exe -> paciência spider
  • sol.exe -> paciência
  • winmine -> campo minado
  • winword -> word 2007
  • iexplorer -> internet explorer<7.0
  • firefox.exe -> firefox
  • chrome.exe -> chrome

@echo off
:inicio
cls
title Meu primeiro programa
echo Bem-Vindo ao meu primeiro programa.
echo.
echo Se voce quiser continuar, digite qualquer tecla.
pause>nul
:confirmacao
cls
echo Voce decidiu continuar.
echo Esse programa criara uma pasta em sua desktop
echo.
set/p confirmacao=Voce tem certeza que deseja continuar?(s/n)
if "%confirmacao%"=="s" goto criar_pasta
if "%confirmacao%"=="n" goto nao_criar_pasta
cls
echo Voce nao digitou uma opcao valida.
pause
goto confirmacao
:nao_criar_pasta
cls
echo Voce decidiu nao continuar
echo.
echo Digite qualquer tecla para SAIR
pause>nul
exit
:criar_pasta
cls
echo Voce decidiu criar uma pasta.
cd %userprofile%\Desktop
md Pasta_de_testes
echo.
echo Foi criada a pasta "pasta_de_testes" em sua desktop
echo.
echo Digite qualquer tecla para SAIR
pause>nul

%userprofile% é uma variável de sistema, isto é, setada pelo windows. o valor dela é o nome da pasta do usuário. ex: C:\Documents and Settings\Usuário\

 

Rode e veja o que acontece.

Depois, faça você o seu!

 

Qualquer dúvidas poste aqui; e...

 

COMENTE!!!

Editado por DiogoTemporario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então quem usa W7 nem adianta tentar?

vou ver se consigo algo...

 

Edit

bom no W7 também funciona, como não tenho muito tempo agora, não terminei de ler, mas acho que antes de dormir consigo ler tudo, mas vou postar antes.

peguei o ultimo código postado e botei pra executa, e funciono.

 

Talvez faça alguma coisa com VisualG também...

assim aprendo mais também, vou tentar fazer comparações entre visualG e LUA.(nos seus códigos).

 

Poderia dizer que linguagem é essa?

Editado por TheQuestion
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou legal ai o tutorial + poderia postar um screenshot do resultado =)

 

O resultado está dentro do code. Rodando o programa teria que fazer um vídeo... Mas é só copiar ali, salvar como bat, rodar e ver no que dar. Esse é o objetivo, testar e descobrir, depois você cria o seu próprio.

 

Se alguém quiser a explicação de algum comando ou se algm fez o seu próprio, poste aqui.

 

Aqui um despertador simples:

 

@echo off
title DESPERTADOR
mode 30,8
echo Agora sao %time:~0,5% horas.
echo.
set/p t=Hora (xx:yy)  ^>
echo.
set/p m=Msg:
at %t% msg * %m%
cls
echo ALARME ATIVO!!!
start %windir%\Tasks

 

O comando "mode" serve para mudar o tamanho da janela

%time% são as horas

%time:~0,5% pula 0 caracteres e exibe 5

"msg * mensagem" exibe uma msg

assim por diante...

"at" agenda uma tarefa

 

Edit

bom no W7 também funciona, como não tenho muito tempo agora, não terminei de ler, mas acho que antes de dormir consigo ler tudo, mas vou postar antes.

peguei o ultimo código postado e botei pra executa, e funciono.

 

Talvez faça alguma coisa com VisualG também...

assim aprendo mais também, vou tentar fazer comparações entre visualG e LUA.(nos seus códigos).

 

Poderia dizer que linguagem é essa?

 

Legal!

 

É shell script. (Shell script é qualquer linguagem interpretada de qualquer sistema operacional) A do windows (que estamos fazendo) se chama batch, ou bat. A do Linux é bash.

Editado por DiogoTemporario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipow tem como eu por um programa do meu computador para Criar no computador do usuario exemplo Inves de criar uma pasta criase um programa que tem no meu computador mais que n tenha no computador do usuario como se ele estivese extraindo um arquivo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tipow tem como eu por um programa do meu computador para Criar no computador do usuario exemplo Inves de criar uma pasta criase um programa que tem no meu computador mais que n tenha no computador do usuario como se ele estivese extraindo um arquivo

 

Pelo que eu entendi você quer um programa que faça um programa... Não sei qual é a utilidade disso, mas você pode fazer da seguinte forma:

 

@echo off
(
echo COMANDO1
echo COMANDO2
)>programa.extensão

 

ou

 

echo primeira linha > nome.txt
echo segunda linha >> nome.txt
echo terceira linha >> nome.txt
echo quarta linha >> nome.txt

 

 

se eu executa-se esse bat, ele criaria uma documento nome.txt, e se eu abrisse esse arquivo estaria escrito nele

 

primeira linha

segunda linha

terceira linha

quarta linha

 

importante resaltar que > é para criar o arquivo (escreve por cima) e >> para continuar escrevendo.

 

...

 

 

Era isso?

Editado por DiogoTemporario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo acho que você pode ser mais técnico e também incentivar e mostrar o poder da programação, quase ninguém sabe isso. O que eu poderia fazer se eu soubesse programar? É um grande incentivo, ter um objetivo pra estudar.

 

Programação é uma área que eu me divirto nos desafios e resultados, me destaco bastante na área blalblalbla, e comecei aqui no XTibia como alguns há cerca de 4 anos, hoje eu trabalho na área profissionalmente, é uma área que vale a pena estudar se você gostar de criação, tiver uma boa imaginação, várias idéias, mas não sabe como desenvolver.

 

À partir desses scripts que parecem toscos, simples, você consegue uma lógica incrível p/ logo mais fazer um projeto comercial a uma multinacional, por exemplo, sem grandes dificuldades.

 

A maioria da galera que começa na área de programação desiste nos seus primeiros erros, mas na verdade é no erro que você consegue experiência, errar em programação é muito comum, principalmente no começo... mas os erros em programação são sempre bem parecidos depois de algum tempo quando acontecer o mesmo erro, você já vai saber a causa e o melhor, como resolver. Então basta analisá-los, tentar resolvê-los na base de lógica, erro e tentativa, caso não conseguir resolvê-lo, poste-os na seção de dúvidas daqui do fórum mesmo, espere alguma resposta, se a resposta não chegar até você recorra ao google ou envie mensagem pra algum membro mais experiente lhe ajudar.

 

O mais importante na área, principalmente para iniciantes, é não desistir.

 

Como aprender?

Compre livros, faça cursos intensivos de 1 semana em escolas de nome (em torno de 800 reais cada curso relacionado a tecnologia na maioria das escolas de nome), nada de MicroCamp ou DataByte, aprenda estudar sozinho.

 

Como saber se vou gostar da área?

Veja os conteúdos à seguir:

 

Desenvolvimento de aplicativos Mobile -

Desenvolvimento de jogos (Web) -

Desenvolvimento de jogos (Console) -

Desenvolvimento de sistemas/sites coorporativos - http://101bestwebsites.com/

Segurança - http://www.infopod.com.br/causos/wtf-pegadinha-do-malandro-no-orkut/

 

 

Se você se interessar por qualquer um deles, e gostaria de saber como fazer alguma coisa do gênero, você está no caminho certo!

Sim, um programador pode seguir pra infinitas áreas, não só essas citadas acima.

 

Abraço,

Anderson Ferminiano.

(um dos meus únicos posts sérios na comunidade, desde algum tempo rs)

Editado por noobinhu
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo acho que você pode ser mais técnico e também incentivar e mostrar o poder da programação, quase ninguém sabe isso. O que eu poderia fazer se eu soubesse programar? É um grande incentivo, ter um objetivo pra estudar.

 

Programação é uma área que eu me divirto nos desafios e resultados, me destaco bastante na área blalblalbla, e comecei aqui no XTibia como alguns há cerca de 4 anos, hoje eu trabalho na área profissionalmente, é uma área que vale a pena estudar se você gostar de criação, tiver uma boa imaginação, várias idéias, mas não sabe como desenvolver.

 

À partir desses scripts que parecem toscos, simples, você consegue uma lógica incrível p/ logo mais fazer um projeto comercial a uma multinacional, por exemplo, sem grandes dificuldades.

 

A maioria da galera que começa na área de programação desiste nos seus primeiros erros, mas na verdade é no erro que você consegue experiência, errar em programação é muito comum, principalmente no começo... mas os erros em programação são sempre bem parecidos depois de algum tempo quando acontecer o mesmo erro, você já vai saber a causa e o melhor, como resolver. Então basta analisá-los, tentar resolvê-los na base de lógica, erro e tentativa, caso não conseguir resolvê-lo, poste-os na seção de dúvidas daqui do fórum mesmo, espere alguma resposta, se a resposta não chegar até você recorra ao google ou envie mensagem pra algum membro mais experiente lhe ajudar.

 

O mais importante na área, principalmente para iniciantes, é não desistir.

 

Como aprender?

Compre livros, faça cursos intensivos de 1 semana em escolas de nome (em torno de 800 reais cada curso relacionado a tecnologia na maioria das escolas de nome), nada de MicroCamp ou DataByte, aprenda estudar sozinho.

 

Como saber se vou gostar da área?

Veja os conteúdos à seguir:

 

Desenvolvimento de aplicativos Mobile -

Desenvolvimento de jogos (Web) -

Desenvolvimento de jogos (Console) -

Desenvolvimento de sistemas/sites coorporativos - http://101bestwebsites.com/

Segurança - http://www.infopod.c...andro-no-orkut/

 

 

Se você se interessar por qualquer um deles, e gostaria de saber como fazer alguma coisa do gênero, você está no caminho certo!

Sim, um programador pode seguir pra infinitas áreas, não só essas citadas acima.

 

Abraço,

Anderson Ferminiano.

(um dos meus únicos posts sérios na comunidade, desde algum tempo rs)

 

Opa, valeu por comentar!

 

Tentei justamente não ser muito técnico pois quando eu comecei, e comecei por bat, não me interessava em aprender mais pois os tutoriais pareciam muito chatos e complicados. Aí depois de manjar mais comecei a preferir explicações mais técnicas também.

 

É uma boa ideia para incentivar mostrar o que você pode fazer. Eu postei algumas coisas simples, vou editar meu post e botar mais algumas coisas, valeu pelas ideias! Além disso, estava discutindo em uma comunidade de batch se botar no currículo a experiência em "programação" em shell seria uma boa. O pessoal chegou a conclusão que botar que domina ou possui conhecimento da lógica da programação é um bom plus no currículo, e batch é uma boa base para isso. Meus pais trabalham com RH, e uma coisa que procuram bastante é pessoas com habilidades na área da informática, como cursos de excel, etc...

 

 

Sobre seguir carreira; Não é bem minha área de interesse. Eu gosto de programar, mas já tenho outros planos, porém, como eu disse antes, é um bom "plus" no currículo. Programo por que já que estou usando o computador todos os dias acho bom entender como funciona, e também porque facilita o seu uso. Posso criar diversas ferramentas. Programo em shell, como eu disse, e manjo o básicão de python e html. Leio um fórum de programação (os artigos, tópicos, etc), e vi que já tenho a base pra começar com programação avançada em python. Mas requer relativamente bastante tempo, o que no momento não tenho. Quem quiser dar uma olhada o endereço é daniweb.com

 

Mais uma vez, obrigado pelo feedback, vou editar meu post de acordo com as sugestões. Deixo alguns endereços para quem se interessou em BATCH, que é minha "especialidade":

 

http://batch-satti.forumeiros.com/

http://www.orkut.com...ty?cmm=48682837

http://www.daniweb.com/

 

Quem quiser entrar em contato, me mande uma PM que passo meu e-mail.

Editado por DiogoTemporario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já fiz em PHP um script pra gerar jogos de mega sena e outros estilos de jogos que o pai do meu amigo pediu, é bacana fazer esses scripts rsrs

 

No caso foi porque ele é dono de loteria, e aposta pra caralho, aí eu fiz um programinha pra gerar todos tipos de possibilidades possíveis, pra ele n ficar pensando nos números, e pq eu precisava de grana..

 

Mas também é bacana pra aprender lógica e praticar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre quis trabalhar nessa área.

Sempre procurei apostilas que ensinassem do inicio, mais nunca encontrei...

Encontrava apenas conteúdo de nível médio, ou iniciante sem explicação alguma...

 

Enquanto aos livros irei procurar um...

Meu irmão encontrou um livro de Java ontem, acho que vou comprar D:

 

De qualquer forma, legal a iniciativa :smile_positivo:

 

--EDIT--

Nossa, gostei muito...

Para ter outras funções é só pesquisar no "help" e procurar um comando para utilizar... não é?

 

Exemplo disso é o comando color que altera a cor do console :bigode:

estou aprendendo rsrs

 

color f antes do :inicio

semttulo2dw.png

= Branco Brilhante :bigode:

 

REP+

Editado por Tonynh
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Eu tenho um certo preconceito quanto a programação no windows. Acho tão sem sentido (para não dizer inútil). Mas, de fato é uma boa para aprender uma base de lógica de programação como o noobinhu disse.

 

Uma crítica que eu tenho a fazer aos seus programas, não use goto/labels. Faça funções separadas, ou subprogramas (creio que em bat também tenha essa opção igual no shell script (linux))... Se, por um acaso, você precisar passar seus programas para alguém é muito complicado ler o código todo emaranhado com goto's, fica muito confuso mesmo (experiência própria). Existe sempre 1001 maneiras de se implementar alguma coisa, e usando goto, na minha opinião, não é uma das melhores.

 

Só ali no seu programa de gerar números da mega sena, você poderia ao invés de colocar uma notificação que existe o arquivo padrão a ser utilizado (jogo.txt) e perguntar se a pessoa deseja usar outro arquivo (ela inseriria o nome). Como não sei bat (e to com preguiça de procurar algumas coisas básicas escreverei em shell script (linux):

 

if -e $arquivoOrig then  //verifica se já existe o arquivo na pasta do programa
 echo Arquivo já existe, entre com nome para novo arquivo  //notifica ao usuario que existe o arquivo
 read novoArquivo  //le do teclado o nome do novo arquivo
fi

 

Isso é um exemplo besta de como contornar situações desnecessárias de goto. Ali, é claro, você precisa tratar outros erros, como se o cara digitar o nome de outro arquivo que já exista na pasta (teria que fazer um loop e verificação e tal)... Mas, como eu não to no linux, e não quero desenvolver algo aqui que eu não tenho certeza se vai funcionar, pararei por ali (nem aquilo ali eu tenho certeza se tá funcionando rs)

 

Como o Anderson já disse, é uma boa iniciativa sua fazer um tópico desse :D... Parabéns.

 

Se tiver curiosidade em mexer com linux, programação de shell script, C e essas baboseiras pode me procurar, talvez eu tenha paciência para explicar algo, ou passar alguma coisa pronta que eu tenha aqui :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vlw aí. É que a grande suprema maioria dos usuários ainda usa windows, inclusive eu¹...

 

Eu entendo que fique mais confuso usando os gotos, em python por exemplo, nem existe goto, é tudo baseado em funções e ifs... Também acho melhor dessa maneira, mas pra quem começa a programar é muito mais fácil entender um goto label do que um if, pelo menos em batch. Em bash não sei como é.

 

if exist x do (
tal
tal
)

 

Assim até tudo bem, mas batch é bem ruinzinho pra botar if dentro de if ou então loopar algo dentro de um if. Então pra começar é melhor goto.

 

¹ Já instalei Ubuntu e Mandriva, mas minha placa mãe (pelo que andei lendo) tem uns problemas de incompatibilidade com diversos distros, tanto é que depois de algumas horas de uso o Mandriva deu erro no Kernel e nunca mais funcionou. O Ubuntu - as diversas versões que testei - também apresentaram erro no Kernel ou pararam de funcionar após alguns dias de uso... Assim que eu trocar de PC troco de OS...

 

Da uma olhada num erro que deu aqui instalando o Ubuntu ahauhahu

OgAAANdqbCRl-xbzAO4peWXqy94kAfUAGvYH15F77DRgJk3rcmCOw7e8_GztcoehoutdcSLYhGH5YMrE9ZFyYRnpgf8Am1T1UCb1WN9f3FfQJiCriRZg3tlEfz7Z.jpg

 

Sobre meu programa da mega-sena;

 

Faz tempo que fiz, não manjava muito ainda :worriedsmiley:

Editado por DiogoTemporario
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ae cara, muito bom o tutorial, uma dúvida, tipo, se eu quero criar um Cracker de algum programa, a extensão .bat tem o "poder" de mudar o registro do Windows? Se sim, poderia explicar um pouco mais sobre estas mudanças?

 

Atenciosamente,

Luan Henrique.

Editado por Luan Henrique
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...