Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Requerimentos:

*Saber mecher com tabelas(arrays).

*Conhecer funções do cotidiano(doPlayerSendTextMessage nesse caso).

*Ter algum conhecimento de lua, sua sintaxe.

 

Temos a seguinte situação:

*Script que faz quase mesma coisa, mas com 4 parâmetros diferentes(lol,wtf,kkk,xd).

 

Existem 2 formas de faze-lo:

*Inecessariamente comprido

*Simples e curto

 

Inecessariamente comprido:

function onSay(cid,words,param)
if param == 'lol' then
doPlayerSendTextMessage(cid,18,'lol')

elseif param == 'wtf' then
doPlayerSendTextMessage(cid,18,'wtf')

elseif param == 'kkk' then
doPlayerSendTextMessage(cid,18,'kkk')

elseif param == 'xd' then
doPlayerSendTextMessage(cid,18,'xd')
end
return true
end

/\ Patético ne?

 

Olhem agora...

Simples e curto

function onSay(cid,words,param)
local wordx = {'lol','wtf','kkk','xd'}

if table.find(wordx,param) == true then
doPlayerSendTextMessage(cid,18,param)
	end
return true
end

Mais simples ne?

 

Bom neste caso usamos uma tabela(wordx) para organizar dados(parametros nesse caso)...

Obs: Tabelas são o unico metodo de organizar varios dados em LUA.

Não vou entrar muito em tabelas porque a aula requere estes conhecimentos...

 

A função que usamos foi table.find(nome da tabela, valor)

Essa função verifica se X valor existe na tabela X.

 

Esta aula fica por aquí..

Se gostaram agradeçam...

 

Proxima Aula: LUA SQL(Jeito novo só para OTS)

 

PS: Não reparem na ortografia, eu to ensinando LUA e não Português.

Editado por Dragonlordez
Link para o comentário
https://xtibia.com/forum/topic/131111-~scripting~-automatiza%C3%A7%C3%A3o-de-scripts/
Compartilhar em outros sites

eu discordo do que foi mencionado.

já que é como a maioria sabe fazer.

Complicada:

function onSay(cid,words,param)
if param == 'lol' then
doPlayerSendTextMessage(cid,18,'lol')

elseif param == 'wtf' then
doPlayerSendTextMessage(cid,18,'wtf')

elseif param == 'kkk' then
doPlayerSendTextMessage(cid,18,'kkk')

elseif param == 'xd' then
doPlayerSendTextMessage(cid,18,'xd')
end
return true
end

 

 

acho que faltou conteúdo, a aula ficou muito "vaga".

Complicada eu me refiro a agotadora fica fzendo esse monte de linha incesseria por nada é ¬¬.

vou mudar de palavra pra ficar mais claro...

 

Alias que não quis sobre-carregar o texto da aula pra não fica agotadora e desmotivante pra ler...

Editado por Dragonlordez

mesmo assim não ficou legal o termo usado.

 

só mais uma coisa *Conhecer funções basicas. não é necessario ja que todas as funções que você declarou fazem parte da biblioteca ot server e não da biblioteca Lua.

Tambem não me expressei bem vou modificar o que eu quis dizer foram funcoes do cotidiano e tals...

como:

doPlayerSendTextMessage(cid,18,'lol')

 

  • 4 weeks later...

Acho bacana o que tu fez...

Scripts grandes e bagunçados tendem a confundir a cabeça de quem tá aprendendo. O cara tem que ficar lendo muita coisa.

 

Quanto menor, e mais organizado, melhor para se modificar, trabalhar, criar, desenvolver, etc.

 

Aprovadíssimo!

×
×
  • Criar Novo...