Ir para conteúdo

[JavaScript] Aula 1 - Comandos de output e variáveis

NicolasFrancaX

Posts Recomendados

Olá galera, beleza?

Hoje vamos aprender alguns comandos de Output e também vamos ver um pouco sobre variáveis. Essa aula é bem rápida, mas muito importante.

Comandos de Output são basicamente comandos de saída. Pra quem já viu programação antes, aquele "print" (imprimir em inglês) é um comando de output. Também tem hardwares que tem como função o output, como o seu monitor (ele te dá um display da imagem que o computador elabora), a impressora (imprimi uma imagem), as caixas de som (executa um som) e coisas assim.

Sem+t%C3%ADtulo.jpg

Quando se fala de output, é interessante falar sobre input. Input é o contrário de output. Enquanto o output é a "saída", o input é a "entrada". Como exemplo de hardwares input, temos o mouse (o que você faz, vai pro computador e ele executa o comando), o teclado (a tecla que você digita vai pro computador e "aparece" lá), um microfone também pode ser considerado um dispositivo input.

1383585_386998561432410_509890698_n.jpg

Ok. Como fazemos comandos de output?

Tem dois modos, o primeiro vamos usar o nodejs (lembra aquela ferramenta que pedi pra vocês baixarem e instalarem?).

1375814_386993064766293_647979342_n.jpg

.

console.log("<alguma coisa>");

.

Esse comando é como o "printf("<alguma coisa>");" do C, o "System.out.println("<alguma coisa>")" do Java e etc. É um comando de impressão pra ser usado no terminal.

Tem outro, mas não dá pra usar ele usando o Nodejs, que seria:

1395327_386994138099519_743004581_n.jpg

alert("<alguma coisa>");

____________________________________________________________________________________

Agora vamos falar um pouco sobre variáveis.

Tem uma analogia muito boa para se entender o que são variáveis. Imagine que você tem um copo (ele é a sua variável) e você enche ele de água (o conteúdo da sua variável).

O copo é o espaço que você deixa pra ser armazenado e a água é o conteúdo que será armazenado pelo copo.

Chega de falação e vamos brincar.

994950_386995981432668_1516225958_n.jpg

.

var copo = "Água";

copo;

.

Pessoal, eu sei que não precisa colocar o "var" antes da variável e que não precisa colocar ponto e virgula no final no Javascript. Mas façam isso. Isso é boa prática na comunidade de desenvolvimento. Seu código vai estar mais legível e com menos probabilidade de erro futuro.

Então, "var copo" é a variável chamada copo. Um detalhe interessante de citar é que no Javascript você não precisa definir o tipo de variável, como no C ou no Java. Essa propriedade se chama "fortemente tipada" ou "dinamicamente tipada". Depois colocamos uma string (conjunto de caracteres) dentro da variável copo. E depois simplesmente consultamos o que está dentro da variável copo com o comando "copo;".

Bom, é isso.

Vou deixar como exercícios pra vocês duas coisas (não é obrigado).

A primeira é brincar com as variáveis. Colocar outros tipos de dados (numeros reais, numeros inteiros, booleanos).

O segundo é vocês colocarem dados nas variáveis e mostrarem esses dados através de um comando de output.

Se possível, tirem print dos resultados.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei um pouco vago, poderia ter explicado melhor como armazenar e enviar tables por modo de variáveis, que quando chamadas não retornam um valor e sim o conjunto dentro dela.

Calma cara, estou ensinando o básico do básico mesmo.

Muito legal a maneira que você explica Nicolas, esta de parabéns pela aula.

Aula:

tmzc.jpgyri8.jpg

Bom, eu acho que fiz essas partes certas...ou não?

Ps: Não consegui entender como fazer os exercícios...wacko.png

Obrigado cara, fez sim.

Sobre o exercício, é que vou explicar os outros tipos de dados mais adiante, mas você pode colocar em variáveis números inteiros (... , -2, -1, 0, 1, 2, ...), reais (0,5, 3,14, etc...) e booleanos (esse eu explico depois mesmo).

Exemplo:

var um = 1;

var meio = 0.5;

O segundo exercício só é você colocar o nome da variável, mas sem aspas, assim:

var nome = "Alexclusive";

console.log(nome);

Abraços!

Editado por NicolasFrancaX
Link para o comentário

IOS cortou o "Aula 1" pensei que era um tutorial normal.

Parabéns pela iniciativa, realmente o mundo precisa de programadores (generalizando).

Abrç.

Link para o comentário

• 5 months later...
  • Criar Novo...