Ir para conteúdo

História Real Do Portal Xtibia


Administrador

Posts Recomendados

  • Administrador

História do Portal xtibia.com

Narração: Sid Moreira (Brincadeira, Gustavo Pereira, Criador do Portal)

Em 15 de julho de 2005, surgia o xtibia.com. Para quem não sabe, xtibia já foi um servidor de Open Tibia. Paramos com OT, migramos para Tibia. Depois resolvemos colocar Open Tibia server e desenvolver a famosa Lista de Servidores.

Nos primeiros 3 meses, quase não conseguimos agüentar o site, ai que surge um patrocínio. Uma empresa de hospedagem resolveu hospedar nosso site, pois, acreditava na idéia. Uma coisa gloriosa, foi ela não cobrar banners em nosso fórum ou site. Não iremos citar tal empresa, pois, no final das contas, ela nos deixou no prejuízo.

Inicialmente, xtibia se chamava Tibiahelp.

886.GIF

(logo do primeiro site criado pelo xtibia)

TibiaHelp foi desenvolvido para “Brincarmos” e “aprendermos” a criar um site. Sim galera, isso mesmo, nunca planejamos o xtibia, o que nós queríamos era aprender a montar um site.

Ao longo dos meses nosso site foi crescendo e então passando grandes sites que já tem hoje em dia, seus 2, 3 e até 4 anos.

887.GIF

Uma das imagens do footer do TibiaHelp

Após o tibia help, resolvemos mudar para Xtibia, mas deixamos aquela mesma template. O objetivo do site era ajudar os usuários em Tibia.

Criamos então os sistemas: Top 1000 / Tibia Ranking / Jogadores Online / Lista de Servidores / Galeria de Fotos / Fórum / Tutoriais / etc...

O site começou a crescer de maneira desestruturada. Tivemos crescimento igual ou superior a 100% ao mês, ou seja, nosso site dobrava de visitas todos os meses.

Resolvemos então, PARAR!. Paramos e nos reunimos para poder começar o projeto do zero novamente. O primeiro passo foi criar nosso design. Ahh, sim, nosso design. Bom, compramos o direito de imagem de um designer que nos forneceu a idealização do site. Através de nosso antigo Coordenador de Design (ORixx) construímos juntos a atual template xtibia.

893.JPG

(Veja nosso primeiro logo com a atual template)

Depois mudamos...

894.JPG

Mudamos....

895.JPG

E enfim, mudamos =ppp

891.JPG

Após ter mudado para a figura acima, pensamos. Falta algo para este design ficar legal. Bingo!! Criamos nosso logo “XTIBIA”. Depois tivemos problemas com a resolução. O site não se adequava par resoluções maiores que 1024, então, ao longo de um grande estudo conseguimos fazer um logo “inteligente” que se adaptava a qualquer resolução desde 800x600 até 1280x1024.

892.JPG

Ufa, pronto. Agora parece que terminamos o design, certo? Negativo. Nossa template pesava cerca de 200kb. Já imaginou quanto tempo gastaríamos para poder abrir o site com um modem de 56kbps ? (50% da internet brasileira não é banda larga).

Fomos retirando aqui, melhorando ali, compactando acolá e pronto. Nosso site está com 87kb de entrada, uma média mais do que normal para portais online. Vocês já devem ter percebido que nós não postamos imagens nas news, sempre colocamos aquele link que você devem odiar: “Para ver a notícia completo, por favor entre em nosso fórum”. Hehe, agente não faz isso por querer não. Sabemos que é chato ficar clicando para ler tudo. Só que precisamos, imagina agente postar todas as notícias completas no site? Imagina agente postar todas as figuras demonstrativas que criamos juntamente com as news para ilustrar a chamada?

Matéria: História Real do Site XTibia.com Narrada pelo seu criador

Capítulo: 1

Especial Mês de Aniversário XTibia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 53
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Eu ja fui usuario 3050

fiquei retired por um tempo

neste meio tempo que eu fiquei

quando eu voltei

vi que o XTibia tinha melhorado muito.

Por isso o XTibia cresce cada vez mais.

Ps: Nas antigas o banner do site era um bocado de minotauro.

Sem mais,

GM Netox

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu lembro foi quando conheci o Gustavo no Universal X

Naquela época era um noobzinho do PHP que qubrava os galhos do cara lá, fiquei de cara quando vi o Gusbronha, do XTibia, lá por aquelas bandas :p

Nunca acompanhei de verdade o XTibia até pouco tempo, já que assim que o portal deslanchou eu dei retired dos OTServ's, mas quando voltei foi como o GM Netox, fiquei impressionado com a qualidade dos serviços que eram oferecidos.

Continuem os melhores ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Era sim netox,

Mas infelizmente eu não consegui achar esta foto. Para arrumar a do TibiaHelp foi um custo.

Duas grandes perdas:

- Layout do Open Tibia XTibia (Era feio, mas fica na lembrança)

- Logo do Minotauro (Era feio, mas fica na lembrança)

Abraços e espero que gostem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É FANTASTICOOOOOOOOO

ahuahuahuhauhahau

quero logo o capítulo 2,3,4,5! Porém tenho uma notícia triste para todos: Esta história não irá acabar nunca! XTibia ainda tem muito o que fazer e muito mais para contar :D

Rotciv

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito show ver algo tao legal crescendo tanto.

Fico besta de ver que um dia eu pude ajudar vcs.

Fico na torcida de cada dia para ver vcs crescendo mais e mais e mais sem limites.

Pois eu acho que o fundamento do XTibia era nao ter limites, era saber que se vc quer vc pode e vai conseguir.

Espero que todos leiam essa historia e vejam ainda mais seu crescimento.

Abraços a todos

XTibia esta nas minhas melhores lembraças!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

XTibia - Ta na minha lembrança e nas horas de aperto!

Ja entrei pra equipe do Forum, sai, entrei... Bom tempo aquele, pessoal gostava de contribuir com o site.

Sai e criei o TibiaGNN. Ai "entrei" novamente...

Bom tempo aquele tbm ^^ Muitos começaram a disputar para aparecer no XTibia.

Mas sobre a evolução nesse 1 Ano de XTibia, cresceu! E muito! Ainda lembro uma epoca que estamos buscando por um layout para o site/forum, custava 20 e pocos Dolares! Mas, quem iria pagar? HeHe. Mas ai acho que o Héliton descolou uns legais.

Parabens a toda equipe! Estão indo bem. Quem sabe mais pra frente não se torne O portal de OT/Tibia de todo brasileiro? :bigsmile:

:bye:

edit: Aff, saiu com meu usuario antigo!

Brizola aqui ;) Abração Gus, Don, Gigio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,

nossa nem sabia que antes se chamava Tibia Help,

nem sabia que o Xtibia teve o seu servidor...

Mas é legal a historia do Xtibia, espero continuação

parece que o Xtibia deve muito esforça para chegar onde esta,

tipo antes o Xtibia já tinha dominio ? (.com)

Abraços,

kamimura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Nossa galera,

Fico feliz por vocês terem gostado. Preparei esta matéria mesmo para poder mostrar algo que vinha em minha mente a 1 ano. Acredito que muitos da comunidade e até membros da equipe não conheciam esta história.

Uia, pessoas importantes e que nos ajudaram muito passando por aqui!

Krazz: Eae meu brother? Tudo bem?.

Para quem não sabe o Krazz (Ronaldo) foi um dos criadores do xtibia, era eu e ele, divulgando o site, pedindo "pinico" para os grandes sites, pedindo um pouco de espaço. Lembra disso meu brother?

Orixx: Grande mestre orixx. O cara é mestre nos designers. Lembra da gente montando esse layout atual do site www.xtibia.com? Hehe, que maldito logo aquele heim? Quantos dias perdemos até encontrar a solução para fazer o logo se adaptar as resoluções.

Mauroel: Grande Brizolão. Meu brother, como tu disse, tu já entrou, saiu, entrou, saiu, blablablabla. Bom, espero que este seu servidor de Priston esteja dando certo, não gosto desse jogo, meu negócio é TIBIA E OT, mas boa sorte =p

Galera, gostaria muito que antigos membros da equipe comentassem neste tópico. Muitas vezes eu não consegui ficar mantendo uma comunicação, xtibia, envolve muito o meu tempo, muitas reunião, muitas elaborações, muitos projetos. Mas eu valorizo muito a minha (nossa) equipe e digo que sem vocês nada disso seria construído.

@kamimura

Rapaz, a história do domínio é longa. Vou contar em um dos próximos capítulos

Editado por Gustavo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa...

Eu conheci o "Tibiahelp", mais nunca tive interesse nele :p

Então quando lanço o Xtibia eu resolvi me cadastra, ( depois que veio o fórum separado e não mais na página principal ) ai aqui to eu :p

Quem aqui lembra do "Lipe" ?

Um outro admin que na época do TibiaHelp tava junto com o Gus? ( que na época era Gusbronha )

Eu lembro de um post ( antigasssooo ) do Lipe, que na época num tinha grana pra compra o .com nem o .com.br ai ainda tava rodando no "xtibia.temtudohost.com" se eu não me engano, era moh engraçado :p

O Gustavo ainda falava com algumas "gírias", como "vc", que hj em dia é raro :PPP

Falando nisso, o que aconteceu com o Lipe?

Boa gus :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@honux

Caracaaaaaaaa....

Rapaz, são tantas lembranças boas deste site que eu acabo esquecendo. (Vou adicionar nos próximos capítulos)

O lipe meu brother é meu amigo na RL, ele mora perto da gente, vou pedir para ele dar um "oi" para agente. Afinal, ele foi um dos fundadores do site, só que não pode continuar devido a falta de tempo.

Lipe = Felipe Martins

Quanto a falar com gírias:

Hehe, as coisas evoluem, as responsabilidades aumentam né =p Naquele tempo eu tinha 16 anos, bllahh, nada mudou (tenho 17) .... bom o que quis dizer é que eu tento diferenciar as coisas, tento sempre falar com gírias com meus amigos, pessoal da comunidade, mas no msn eu to tratando de assuntos as vezes muito importante, então, eu evito.

Abraços

Editado por Gustavo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico muito boa a matéria, eu conheci o xtibia a muito tempo tambem, me cadastrei pouco depois dele ser criado, mas eu ja conhecia ele antes, mas só usava ele e não me cadastrava, depois quando eu começei a me interessar por otserv vi que o xtibia tinha forum de otserv e me registrei!

bom trabalho XTibia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...