Ir para conteúdo

Posicionando Tufos de Grama


vital900

Posts Recomendados

POSICIONANDO TUFOS

 

Primeiro eu lhes apresento o terreno no qual o tutorial será desenvolvido, e os IDs que serão utilizados:

xZtU8c.png4EjqKj.png

Repare que o ID 6216 é o mais "volumoso", e que o ID 6219 é o menos, e que os IDs 6217;6218 são os intermediários, o método é o basicamente o seguinte: Na natureza, posicionaremos o id mais volumoso (6216) com menos frequência enquanto o ID 6219 será utilizado mais frequentemente, os outros serão utilizados moderadamente. Minha técnica é começar preenchendo o terreno com o ID 6217 que será utilizado menos vezes.


NOTA: Eu prefiro não utilizar o ID 6216, acho ele feio.

Coloque eles relativamente longe um do outro, o espaço entre eles será preenchido com os tufos menores. Dei um destaque na imagem na direita pra facilitar a visualização.

3m6WRf.png

Depois de ter feito isso, vamos colocar um ID menos volumoso próximo aos ja colocados, agora utilizaremos o ID 6218:

Il2tj_.png

Note que posicionei eles ao redor dos maiores, os círculos AZUIS rodeiam os circulos VERMELHOS.
Depois de ter feito isso, é hora de posicionar os menores tufos, os de ID 6219, faremos o mesmo procedimento, os tufos menores rodeiam os vermelhos e preenchem muito dos espaços entre os tufos maiores.

Qy5_TW.png

Repare que a ordem decrescente de frequência dos IDs é: 6219 > 6218 > 6217
Outro aspecto a ser observado é que a parecido com a lógica do espaço das cidades do mundo fisico, imagine que os tufo maior é uma metrópole que é rodeada por cidades médias (tufos médios) que são rodiadas por cidades menores (tufos menores).

Ficou pronto biggrin.gif

DICA DO LEUN:
Lembrando que se colocar alguns IDs como o 6219 ou o 9218 isolados não tem problema nenhum, não é obrigatório seguir esse padrão de grupinhos, é só uma técnica!

--

IMPORTANTE:

Vou mostrar dois erros que normalmente são cometidos por iniciantes quando usam os tufos:

sEoFU8.png

1) Uso exagerado dos tufos: Não que seja errado, mas fica horrivel no mapa, e muitas pessoas insistem em fazer isso, especialmente usando o ID 6219.
2) Sobrepor tufos: Erro cometido por muitas pessoas, colocar tufos em cima de tufos, ou de certos outro objetos como arvores, é ERRADO, já há anos que mappers experientes apontavam esse comum erro, mas ainda há pessoas que insistem comete-lo.

 

--
Créditos: Medargo

Editado por Mophus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que não sobrepor tufos? Dependendo dos tufos sobreposicionados não há problema, aliás é o que se vê na natureza, gramados não regulares, com tufos maiores num mesmo local de tufos menores. Em cima de objetos concordo que seja errado, em cima de tufos não. Não seja engessado quanto a algumas coisas. Mesmo eu não fazendo isso, não vejo como erro de mapping.

 

Entretanto é um ótimo tutorial e você disse uma das melhores coisas: sem exagero. Prezemos pelos mapas clean!!!

 

Inthus :)

Editado por Inthus
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto é um tutorial básico, ou seja, um tutorial para quem tem dificuldade neste aspecto (como posicionar os tufos de grama). Logo quanto mais simplista e de fácil compreendimento melhor.

Pois do simples grandes e complexas ideias podem surgir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...