Ir para conteúdo

[Arquivado]Como atrair o público?


Tonynh

Posts Recomendados

g5DNPnh.png

Olá pessoal, tranquilo?

Eu faço um curso de gamedev em uma escola especializada, e hoje a aula foi bem interessante.

Se tratou de uma parte importantíssima do marketing de jogos, e por Tibia se tratar de um jogo, eu gostaria de compartilhar um pouco desse conhecimento com vocês, principalmente aos donos de servidores.

 

A questão é que com o tempo os servidores de Tibia vem perdendo sua essência, e isso é terrível para quem pretende abrir sua rede de servidores por exemplo. Então eu lanço algumas perguntas para vocês:

 

  1. Quais elementos você criaria, ou destacaria para fazer com que o usuário se cadastrasse em seu servidor?
  2. O que prenderia e instigaria o seu jogador?
  3. Se não houvesse qualquer limitação (tecnológica, por exemplo), o que vocês inovariam nos servidores?

 

As perguntas acima são reflexivas, e a partir daqui, vocês podem expor suas ideias a vontade.

Não se limitem apenas as questões acima, apontem o maior defeito dos servidores na opinião de vocês, e o que você faria para mudar, por exemplo.

 

Abraços, Tonynh.

 

GwOZOhn.png

Editado por Tonynh
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela iniciativa Tonynh, muitas pessoas abrem o servidor sem mais nem menos achando que fará sucesso. Com bons pensamentos no marketing do jogo atrai os players. Updates, sistemas, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o que falta nesses servidores são inovações, estão todos querendo fazer copia de alguma coisa sem ter a sua criatividade e fazer... Claro que muitos não tem a capacidade de criar as coisas sozinho, mas aos que tem não fazem...



Como o Roksas disse, precisa sempre de updates pra manter o game sempre com pessoas novas e uma história nova pra poderem descobrir !


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, a falta de inovação desmotiva qualquer jogador.

Por isso lancei a segunda pergunta, o que você faria para instigar/prender seu jogador?

Acredito que se você quer se destacar em meio aos servidores, você não pode ser só mais um. Você tem que dar razões para eles permanecerem. Não é só criar promoções no shop.

 

Novas classes, Spells, scripts, tudo isso influência e muito nos servidores de hoje.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, a falta de inovação desmotiva qualquer jogador.

Por isso lancei a segunda pergunta, o que você faria para instigar/prender seu jogador?

Acredito que se você quer se destacar em meio aos servidores, você não pode ser só mais um. Você tem que dar razões para eles permanecerem. Não é só criar promoções no shop.

 

Novas classes, Spells, scripts, tudo isso influência e muito nos servidores de hoje.

Na minha opniao Inovaçao para servidores nao ajuda em nada eu vejo varios servidores lixos todos iguais com uma boa quantidade de jogadores online eu axo que inovaçao e de 10 a 20 server no otservlist e o resto e tudo igual e nesse tudo igual a galera ja acostumou a jogar pra eles tanto faz.. Radbr um exemplo cada inovaçao legal nesse server hoje os 4 server nao passa de 150 online a porcaria do server de pokemon http://otpokemon.com/ entra 3k um servidor de pokemon mais lixo que joguei e sempre lota . Portanto inovaçao nao muda em nada hoje em dia .Minha opniao.

 

obs: quando voce tenta manter 15 jogadores online com inovaçoes um servidor lixo consegue manter 100 online sem inovaçao . A concorrencia e mt forte para um novato hoje em dia

Editado por Nextbr
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inovação. Essa é uma palavra que eu considero ambígua. Muitos consideram inovação como criar coisas novas e revolucionárias. Eu considero como inovação como criar coisas que os outros servidores não possuem. A primeira vista, parece a mesma coisa, mas não é. Não é necessário mudar totalmente a essência do Tibia para se ter algo novo, como os servidores derivados vem fazendo.

Inovar é RPG, mas RPG exagerado afasta grande parcela dos players que desistem/enjoam de tais missões. Inovar é favorecer o modo PvP, mas PvP exagerado também afasta muitos players, que querem caçar, coletar itens raros e/ou serem TOPs. Inovar é ter sistemas bons e ter uma administração impecável, 70% dos OT-ADMINs pegaram o servidor pronto em algum fórum, arrumaram alguns bugs, colocaram um site - se já não veio junto com o servidor - e colocaram online. Inovar é projetar bem, vindo da ação de fazer um projeto bom e planejado. Inovar não é arrecadar dinheiro com uma semana de servidor. Não é colocar o servidor online, fazer promoções de points e deixar o servidor largado.

O marketing é o que atrai os players. Mas marketing não é só fazer banners espetaculares e/ou propagandas. Marketing é dar suporte ao seus players ou clientes (como deveriam ser chamado os players da maioria dos OTServers da atualidade), pois, se eles gostarem do seu servidor, amigos deles serão chamados, assim como amigos dos amigos, amigos dos amigos dos amigos e assim por diante.

Mas não é só isso, o sucesso do servidor depende, também, da infraestrutura dele. O sucesso do servidor vem a tona quando começam os ataques DDoS, mas se não houver infraestrutura, todo o sucesso vai embora em questão de dias ou até mesmo horas. Eu considero essa parte a mais difícil, é ela quem me faz ter medo de fazer algo bom. É muito difícil conter os ataques ao seu servidor, ainda mais se for no começo quando não há muitos recursos. Se não houvesse a limitação tecnológica, com certeza teriam servidores melhores e que sobreviveriam aos dias atuais, onde manda quem ataca melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ser rapidamente rápido, oque falta em praticamente TODOS os servidores de tibia é CRIATIVIDADE e um pensamento amplo, coisa que todos tem mais poucos usam... E oque acontece? A pessoa não gosta de pensar e acaba copiando o amigo do lado e outro vem e copia esse cara que copio, gerando um loop que vai resultar igual o pokemon...

Cara sinceramente, eu acho que o OpenTibia esta bem fraco mais veremos oque vai acontecer, ate porque a cada dia menos jogadores deixam de jogar tibia...

 

PS: Como esse otpokemon consegue ter 2k de jogadores? Não consigo mais entender as pessoas de hoje em dia...

Editado por SUJA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inovação. Essa é uma palavra que eu considero ambígua. Muitos consideram inovação como criar coisas novas e revolucionárias. Eu considero como inovação como criar coisas que os outros servidores não possuem. A primeira vista, parece a mesma coisa, mas não é. Não é necessário mudar totalmente a essência do Tibia para se ter algo novo, como os servidores derivados vem fazendo.

Inovar é RPG, mas RPG exagerado afasta grande parcela dos players que desistem/enjoam de tais missões. Inovar é favorecer o modo PvP, mas PvP exagerado também afasta muitos players, que querem caçar, coletar itens raros e/ou serem TOPs. Inovar é ter sistemas bons e ter uma administração impecável, 70% dos OT-ADMINs pegaram o servidor pronto em algum fórum, arrumaram alguns bugs, colocaram um site - se já não veio junto com o servidor - e colocaram online. Inovar é projetar bem, vindo da ação de fazer um projeto bom e planejado. Inovar não é arrecadar dinheiro com uma semana de servidor. Não é colocar o servidor online, fazer promoções de points e deixar o servidor largado.

O marketing é o que atrai os players. Mas marketing não é só fazer banners espetaculares e/ou propagandas. Marketing é dar suporte ao seus players ou clientes (como deveriam ser chamado os players da maioria dos OTServers da atualidade), pois, se eles gostarem do seu servidor, amigos deles serão chamados, assim como amigos dos amigos, amigos dos amigos dos amigos e assim por diante.

Mas não é só isso, o sucesso do servidor depende, também, da infraestrutura dele. O sucesso do servidor vem a tona quando começam os ataques DDoS, mas se não houver infraestrutura, todo o sucesso vai embora em questão de dias ou até mesmo horas. Eu considero essa parte a mais difícil, é ela quem me faz ter medo de fazer algo bom. É muito difícil conter os ataques ao seu servidor, ainda mais se for no começo quando não há muitos recursos. Se não houvesse a limitação tecnológica, com certeza teriam servidores melhores e que sobreviveriam aos dias atuais, onde manda quem ataca melhor.

Perfeito cara. happy.png

 

 

 

Exato, a falta de inovação desmotiva qualquer jogador.

Por isso lancei a segunda pergunta, o que você faria para instigar/prender seu jogador?

Acredito que se você quer se destacar em meio aos servidores, você não pode ser só mais um. Você tem que dar razões para eles permanecerem. Não é só criar promoções no shop.

 

Novas classes, Spells, scripts, tudo isso influência e muito nos servidores de hoje.

Na minha opniao Inovaçao para servidores nao ajuda em nada eu vejo varios servidores lixos todos iguais com uma boa quantidade de jogadores online eu axo que inovaçao e de 10 a 20 server no otservlist e o resto e tudo igual e nesse tudo igual a galera ja acostumou a jogar pra eles tanto faz.. Radbr um exemplo cada inovaçao legal nesse server hoje os 4 server nao passa de 150 online a porcaria do server de pokemon http://otpokemon.com/ entra 3k um servidor de pokemon mais lixo que joguei e sempre lota . Portanto inovaçao nao muda em nada hoje em dia .Minha opniao.

 

obs: quando voce tenta manter 15 jogadores online com inovaçoes um servidor lixo consegue manter 100 online sem inovaçao . A concorrencia e mt forte para um novato hoje em dia

 

 

Sabe porque os servidores de pokemon dão bastante jogador online? Porque é inovador.

Se você parar para pensar, servidores de Pokemons, DBZ, Digimon, Naruto, etc. Todos são novas formas de se jogar Tibia, e isso é inovação.

Foi desta maneira que o Kingdom Age por exemplo, atraiu uma legião de milhares de fãs ao projeto. Não era um servidor personalizado em cima de outra temática, mas era extremamente RPG. Onde o trabalho em equipe era superior a upar solo.

 

  • Roleplay;
  • Sistemas;
  • Mapping;
  • Administração e Gerenciamento;
  • Marketing; (divulgar em outros lugares, e conseguir parcerias)

Todos esses são fatores importantíssimos para se ter sucesso em um servidor.

Quando me refiro a esses pontos acima, não quero dizer que é você pegar um Baiak pronto, procurar um script diferente e adicionar que irá fazer sucesso. Pode até fazer, mas é extremamente difícil.

Hoje, é melhor você criar um projeto com pessoas capacitadas e desenvolver tudo do zero, trabalhando em cima desses pontos. Isso sim faz a diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha uma coisa que eu acho muito importante é a criatividade, dela tudo começa e termina.

Sem ela você não consegue sequer começar, pois oque você vai fazer é apenas juntar algumas peças de lixo e formar um baiak da vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha uma coisa que eu acho muito importante é a criatividade, dela tudo começa e termina.

Sem ela você não consegue sequer começar, pois oque você vai fazer é apenas juntar algumas peças de lixo e formar um baiak da vida.

 

Só a tal criatividade não leva ao sucesso. O que leva ao sucesso é o trabalho e todo seus adventos, tais como: planejamento e administração, entre outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opniao Inovaçao para servidores nao ajuda em nada eu vejo varios servidores lixos todos iguais com uma boa quantidade de jogadores online eu axo que inovaçao e de 10 a 20 server no otservlist e o resto e tudo igual e nesse tudo igual a galera ja acostumou a jogar pra eles tanto faz.. Radbr um exemplo cada inovaçao legal nesse server hoje os 4 server nao passa de 150 online a porcaria do server de pokemon http://otpokemon.com/ entra 3k um servidor de pokemon mais lixo que joguei e sempre lota . Portanto inovaçao nao muda em nada hoje em dia .Minha opniao.

 

obs: quando voce tenta manter 15 jogadores online com inovaçoes um servidor lixo consegue manter 100 online sem inovaçao . A concorrencia e mt forte para um novato hoje em dia

 

 

Sabe porque os servidores de pokemon dão bastante jogador online? Porque é inovador.

Se você parar para pensar, servidores de Pokemons, DBZ, Digimon, Naruto, etc. Todos são novas formas de se jogar Tibia, e isso é inovação.

Foi desta maneira que o Kingdom Age por exemplo, atraiu uma legião de milhares de fãs ao projeto. Não era um servidor personalizado em cima de outra temática, mas era extremamente RPG. Onde o trabalho em equipe era superior a upar solo.

 

  • Roleplay;
  • Sistemas;
  • Mapping;
  • Administração e Gerenciamento;
  • Marketing; (divulgar em outros lugares, e conseguir parcerias)

Todos esses são fatores importantíssimos para se ter sucesso em um servidor.

Quando me refiro a esses pontos acima, não quero dizer que é você pegar um Baiak pronto, procurar um script diferente e adicionar que irá fazer sucesso. Pode até fazer, mas é extremamente difícil.

Hoje, é melhor você criar um projeto com pessoas capacitadas e desenvolver tudo do zero, trabalhando em cima desses pontos. Isso sim faz a diferença.

 

 

Infelizmente muito dos pontos que você citou são completamente descartados nos dias atuais, mapping e roleplay quase não são explorados pelos servidores. Um mundo cada vez mais farto de servidores globais parece ter limitado o desenvolvimento de algumas áreas, tornando-as insignificantes ou de pouca relevância na criação.

 

Muitos desses fatores vem sendo ignorados, talvez seja até meio complexo falar sobre inovação, são poucos os que tem um cuidado maior com a mecânica do jogo, a maioria funciona da mesma forma (na obtenção de level/skills, inteligência artificial das criaturas) e com diversas "áreas" deixadas de lado durante o desenvolvimento, vemos a todo tempo as mesmas coisas e nem reparamos.

 

Falta um diferencial nas "pessoas capacitadas", talvez deixar de seguir a mesma receita de bolo por tanto tempo.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maioria das pessoas gostam do Global, mas isso eh obvio, ja que o tibia global tem muitos sistemas e tambem bastante rpg. Isso eh meio bobo e obvio de falar mas eh verdade, o Global eh o melhor servidor de tibia. Acredito que o motivo das pessoas virem procurar OTserver eh pela vontade ser level alto, ja que no global eh dificil. Por isso existe a preferencia monstruosa por OTServers global. Se vc quiser fazer um OT de sucesso, que muitas pessoas vao jogar, vc nao pode se contentar com pouco, vc tem que estar a altura do global, caso contrario, nao vai ter motivo para jogarem seu servidor. OTservers no estilo Baiak, por exemplo, sao jogados por diversao, ninguem joga eles a serio. Ninguem vai ficar mais de 1 mes jogando o mesmo baiak.

 

E, infelizmente, ate mesmo o global vem perdendo jogadores, o Tibia em si esta caminhando para um fim... Ja existem jogos superiores, com graficos inacreditaveis e jogabilidade excelente.

 

Eu acho isso tudo muito triste, pq gosto muito de OpenTibia, mas eh oq esta acontecendo :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, creio eu que atrair o público não é o fundamental, mas sim como mante-los no server..

Porque mesmo que você atraia o público não adiantará de nada mesmo que você tenha um conteúdo inovador, pois uma hora vira monótono, acho que para manter os players no server o server deve ter updates semanais ou mensais, expulsando assim, o tédio e a perda da vontade de jogar, por parte do jogador..

Em relação a atrair o público, tenha um servidor com esse pré-requisito que ao manter os players, muitas vezes eles chamam amigos pra jogar, contando sobre as novidades e afins, logo, o servidor cresce.

 

Resumindo: Não adianta apenas ter um servidor inovador, deve-se dar atenção ao que os players que jogam querem, talvez criar um evento no qual os players mostrem suas opiniões não seja nada mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 years later...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...