Ir para conteúdo

O Que Você Acha Sobre "marketplace" No Xtibia.com!


Administrador

Posts Recomendados

  • Administrador

dialog-question.png

 

 

Falaaa galerinha,

Bom tenho visto muitas comunidades permitirem o famoso "marketplace" que é um local

que funciona como classificados onde você pode comprar ou vender códigos e produtos

de OTserv por dinheiro na RL.

 

Quando vi pela primeira vez isso pensei "nossa isso vai acabar com a colaboração e essa

comunidade se tornará extremamente capistalista!". É galera, é um medo real que tenho

pois nossa filosofia aqui no xtibia.com foi sempre "TUDO FREE", há 7 anos nós temos

reuniões quase que quinzenais e as vezes semanais só para discutir para onde está

caminhando nossa comunidade!

 

Depois de alguns meses vi que os forums conseguiram co-existir com o marketplace e acabou

gerando um cenário que eu não pensava. As pessoas começaram a postar mais conteúdo

de boa qualidade, participar mais dos concursos só para poderem criar um "portfólio" (perfil) na comunidade

e os códigos melhores eles vendem lá, mas sempre vejo alguém postando o código dps no fórum! Aos que postam

códigos e vendem, não pensem que minha brincadeira anterior quer dizer que eu incentivo o "roubo" das coisas,

nahhhh, pelo contrário,eu estudo modelos de negócio baseados em tecnologia open source

e o que posso dizer a vocês é "Venda o serviço e não o código", pois código por código ele vai acabar

sendo postado cedo ou tarde (vejam o problema com o TFS que toda hora vaza). Vender serviço é

você criar um código inovador e que muita gente queira, vender por algo barato e ficar dando manutenção

nele onde você sempre vai passar o código atual para um cliente que já comprou. Isso é vender o serviço

e não o produto (código), capitche?

 

Outro aspecto problemático é quando o cara for vender algo que já existe no fórum, para esse problema, eu iria instruir

a todos a postagem no tópico "Esse código está disponível em blablabla". Assim não vale postar algo que já existe

pois ninguém compraria.

 

Depois desse discurso todo, pergunto a vocês "Que tal permitir um marketplace aqui no xtibia.com"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 44
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Eu concordo. Mas acho que para começar a vender o usuário deveria passar por uma aprovação com um número mínimo de scripts/mapas para ele poder se inscrever.

 

Com isso só as pessoas autorizadas poderiam postar ali, aí sim acho que funcionaria, pois faria com que as pessoas ajudassem com bastante conteúdo free e só então começar a vender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo. Mas acho que para começar a vender o usuário deveria passar por uma aprovação com um número mínimo de scripts/mapas para ele poder se inscrever.

 

Com isso só as pessoas autorizadas poderiam postar ali, aí sim acho que funcionaria, pois faria com que as pessoas ajudassem com bastante conteúdo free e só então começar a vender.

Gostei da sua ideia, um marketplace no qual somente pessoas convidadas poderiam vender seus serviços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não colocaria como "convidadas" eu acho que deveria existir um pré-requisito apenas, por exemplo, quantidade de mapas/scripts postados anteriormente para poder começar a sua "lojinha".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende. Se for bem administrado, não seria ruim.

 

Por exemplo, como se fosse um fórum privado, o coordenador+ convidaria usuário X para criar um marketplace, mas não o pessoal se inscrevendo.

Fazendo desta maneira, o pessoal se esforçaria mais e não faria um post de inscrição esperando que as coisas surjam das nuvens.

 

Btw, as versões antigas dos projetos inicialmente vendidos poderiam ser liberados gratuitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Devepnde vai me render grana?

auhauahauaha

Zuera :)

Sei la cara... pra mim tanto faz quanto tanto fez. já que hoje em dia só tem ot descente quem paga por um.....

Então uma area para market place seria bem vinda eu acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não colocaria como "convidadas" eu acho que deveria existir um pré-requisito apenas, por exemplo, quantidade de mapas/scripts postados anteriormente para poder começar a sua "lojinha".

 

Exato exato, convidadas não é a palavra correta, pra sim que atendam os pré-requisitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não colocaria como "convidadas" eu acho que deveria existir um pré-requisito apenas, por exemplo, quantidade de mapas/scripts postados anteriormente para poder começar a sua "lojinha".

 

Exato exato, convidadas não é a palavra correta, pra sim que atendam os pré-requisitos.

se forem dentro desses termos, eu concordo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já discordo.

 

O Xtibia é o único fórum de open tibia que eu já frequentei e acredito que eu gostei tanto da comunidade pelo fato dela ser 100% colaborativa.

 

Eu lembro quando eu não era scriper que eu fazia pedidos na seção de scripts e sempre era muito bem respondido e foi por causa disso que eu vim a colaborar com a comunidade tempos depois.

 

Acredito que se abrir essa área para comércio de códigos, etc, vamos perder esse toque 100% colaborativo da comunidade que nos diferencia da maioria dos outros fóruns de otserv.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo. Mas acho que para começar a vender o usuário deveria passar por uma aprovação com um número mínimo de scripts/mapas para ele poder se inscrever.

 

Com isso só as pessoas autorizadas poderiam postar ali, aí sim acho que funcionaria, pois faria com que as pessoas ajudassem com bastante conteúdo free e só então começar a vender.

 

Seguindo algo parecido com oque o won disse.. /\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, na minha opinião isso seria de certa forma bom, Vocês estão esquecendo de uma coisa.. para poder vender scripts provavelmente terão que ter contas em Bancos ou algo do gênero para que o dinheiro seja recebido, Só esse fato já será um grande problema para muitos usuários, pois acredito que seja meio difícil todos ou a grande maioria de usuários terem esse tipo de coisa.

 

Também Teria que ser muito bem organizado, Vamos lembrar dos comentário, na minha opinião não deveria ser possível comentar pois teria muito spaw e tudo mais.

 

Como pre requisito, poderiam usar os Rep, pois não é simples conseguir rep... esse negocio de postagens minimas acho que não funcionaria pois é só o usuário ir e postal qualquer coisa até atingir o necessário para poder postar sua vende.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já discordo.

 

O Xtibia é o único fórum de open tibia que eu já frequentei e acredito que eu gostei tanto da comunidade pelo fato dela ser 100% colaborativa.

 

Eu lembro quando eu não era scriper que eu fazia pedidos na seção de scripts e sempre era muito bem respondido e foi por causa disso que eu vim a colaborar com a comunidade tempos depois.

 

Acredito que se abrir essa área para comércio de códigos, etc, vamos perder esse toque 100% colaborativo da comunidade que nos diferencia da maioria dos outros fóruns de otserv.

Acontece que perdemos estímulos já de colaborar. Você mesmo sabe que a sessão script é bem parada e acho que isso iria reanimar, por justamente ser pre-requisito para sua lojinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Discordo com o fato da seção estar parada, você não acompanha o movimento dela, eu sim.

 

Tem várias pessoas ajudando lá, Oneshot, Caotic, LeoXtibia, Vodkart, Eskylo e por ai vai. Fazia tempo que eu não via tantas pessoas respondendo pedidos e criando tópicos lá.

 

Acredito que o comércio só iria desacelerar o movimento da seção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sempre tudo é uma coisa de viabilidade, e desculpem opinar alguma coisa sendo que sou novo no fórum, (mas conheço o XTibia faz tempo), enfim, acho que a viabilidade de montar um marketplace é bom e ruim, deve-se analisar como será daqui 3 meses, e conforme alguns testemunhos anteriores acabaria limitando o numero de postagens e isso acabaria baixando o numero de scripts...

 

Mas é só reformular a idéia e ver como ela se encaixaria numa comunidade onde muitas pessoas já se acostumaram e frequentam pelo simples fato de ser 100% Free.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


×
×
  • Criar Novo...