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Criando Bau De Quest


Nukador

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Muitas pessoas ainda nao sabem exemplo eu que nao sabia ou se confundem ao criar um bau de quest, esse tutorial aqui vai ensinar direitinho como criar um.

Este tutorial é dividido em 4 passos.

 

Criando Quest

-Passo 1 - Script.lua

crie um arquivo.lua novo, ele deve ficar localizado na pasta data/actions/scripts e escreva isto nele:

 

 

 

 

CODE

function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)

if item.uid == X then

queststatus = getPlayerStorageValue(cid,Y)

if queststatus == -1 or queststatus == 0 then

doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Você achou um(a) Z")

item_uid = doPlayerAddItem(cid,ID,Q)

setPlayerStorageValue(cid,Y,1)

 

 

else

doPlayerSendTextMessage(cid,22,"O baú está vazio.")

end

else

return 0

end

return 1

end

 

 

 

 

Passo 2 - Configurando o Script.lua

Note que no script acima tem algumas variaveis: "X", "Y", "Z", Q e ""ID"

e em um bau de quest isso é que tem que ser configuravel... vou ensinar agora o que deve ser substituidos por essas letras e como fazer:

 

2.a - Configurando X

Esta variavel devera ser substituida por um numero maior que 1000, vc vai selecionar este numero pelo seu MAP EDITOR. Abra seu editor, va no bau onde fica localizada a quest entao clique com o botao direito no item e selecione PROPRIEDADES.

Vai apareçer 2 opções: Action ID e Unique ID, unique id é o que nos interessa...

entao onde tem unique id vc seleciona um numero a seu gosto.. como EXEMPLO vamos usar 2000.

 

2.b - Configurando Y

Esta variavel é chamada de DATA KEY e é o codigo que diz se o player fez ou nao esta quest.

ESTE NUMERO É A IDENTIDADE DA QUEST, SE 2 QUESTS TIVEREM A MESMA DATA KEY VAI DAR PROBLEMA NA QUEST, entao certifique-se que nenhuma outra quest/action possui este numero que vc vai escolher...

*Dica: Eu aconselho a usar o mesmo numero do uniqueid por uma questao de organização até.

Seguindo a dica entao vamos usar neste exemplo o numero 2000.

PS: este numero apareçe 2x no script, lembre-se de por ele corretamente nos 2 lugares, este numero nao precisa ser igual ao unique id, vc pode escolher outro, eu estou colocando o mesmo numero por uma questao de praticidade.

 

2.c - Configurando Z

Este é o mais facil, Z sera substituido pelo nome do item que a quest da (isso é aquele texto verinho que apareçe quando vc pega um item. Neste exemplo vamos usar umaMagic Sword.

 

2.d - Configurando Q

Este é bem simples tambem, e é configuravel apenas quando o item é contavel como dinheiro, bolts e etc... quando o ITEM NAO É CONTAVEL entao esta variavel fica sempre 1.

Como Magic Sword nao é um item contavel entao Q vai ser 1.

 

2.e - Configurando ID

Este é bem facinho de se configurar, nada mais é que o ID do item que o player vai ganhar.

Como no exemplo escolhi o item Magic Sword temos que usar o ID dela certo? smile.gif

O id da magic sworde é 2400.

PS: este id é de OT 7.4, o ID da magic sword em ot 7.5 é outro..

 

Passo 3 - Substituindo as Variaveis.

Voltando agora ao script, vamos substituir os valores, substituindo tudo direitinho no script vai ficar assim:

 

 

 

CODE

function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)

if item.uid == 2000 then

queststatus = getPlayerStorageValue(cid,2000)

if queststatus == -1 or queststatus == 0 then

doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Você achou um(a) Magic Sword")

item_uid = doPlayerAddItem(cid,2400,1)

setPlayerStorageValue(cid,2000,1)

 

else

doPlayerSendTextMessage(cid,22,"O baú está vazio.")

end

else

return 0

end

return 1

end

 

 

Esta quase acabando!!!

 

Passo 4 - Adicionando o Script.lua nos Actions.

Antes de tudo lembre-se que o seu arquivo ate agora nao tem nome, como este bau da uma magic sword como item, entao vamos por o nome dele de MagicSwordQuest.

Agora va no actions.xml e abra em bloco de notas, e adicione isto la:

 

 

 

 

CODE

<action uniqueid="2000" script="MagicSwordQuest.lua" />

 

 

 

Salve e Feche.

 

Pronto, sua quest foi criada com sucessso!!!

 

Passo 5 - Como fazer quest de escolha (OPCIONAL)

Agora para quem quier aprender como faz baus estilo o da annihilator, 2 baus ou mais, e vc só pode pegar um item, irei ensinar agora.

é bem simples, vou tentar explicar como funfa e vou postar exemplo.

nao tem o script inicial postado aqui? pronto, se for 2 baus vc junta 2 scripts em um só, se for 4, 4 scripts em um só, sendo que quando se faz isso se adiciona else antes dos outros if.

vou fazer um exemplo com 3 baus ok? smile.gif

vamos lá.

 

 

 

 

CODE

function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)

if item.uid == X¹ then --primeiro bau--

queststatus = getPlayerStorageValue(cid,Y)

if queststatus == -1 or queststatus == 0 then

doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Você achou um(a) Z¹")

item_uid = doPlayerAddItem(cid,ID¹,Q)

setPlayerStorageValue(cid,Y,1)

 

else

doPlayerSendTextMessage(cid,22,"O baú está vazio.")

end

 

elseif item.uid == X² then --segundo bau--

queststatus = getPlayerStorageValue(cid,Y)

if queststatus == -1 or queststatus == 0 then

doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Você achou um(a) Z²")

item_uid = doPlayerAddItem(cid,ID²,Q)

setPlayerStorageValue(cid,Y,1)

 

else

doPlayerSendTextMessage(cid,22,"O baú está vazio.")

end

 

elseif item.uid == X³ then --terceiro bau--

queststatus = getPlayerStorageValue(cid,Y)

if queststatus == -1 or queststatus == 0 then

doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Você achou um(a) Z³")

item_uid = doPlayerAddItem(cid,ID³,Q)

setPlayerStorageValue(cid,Y,1)

 

else

doPlayerSendTextMessage(cid,22,"O baú está vazio.")

end

 

else

return 0

end

return 1

end

 

 

 

Para configurar é bem simples, é igual a um script normal, vc tem que preencher as variaves normalmente.

nota: vc vai notar uma diferença neste script, alem do elseif, vc pode ver que tem variaves diferentes assim: X¹, X² e X³.

vou ensinar como vc vai configurar.

o X é unique id, vc vai configurar como em um script normal, só que x¹ é diferente de x² que é diferente de x³.

O mesmo se aplica aos Z's, aos ID's, note que nao tem varios "Y", ou seja, o Y do primeiro bau é = ao do segundo e = ao do terceiro.

 

--Partindo para o exemplo pratico--

eu aconselho vc a fazer os UNIQUEIDS seguidos como no exemplo pratico.

 

X¹ = 3000

X² = 3001

X³ = 3002

 

Y = 3000.

 

Z¹ e ID¹ = Magic Sword (2400)

Z² e ID² = SCA (2431)

Z³ e ID³ = TH (2421)

PS: as ids varião de cliente para cliente.

 

--Substituindo as variaveis--

 

 

 

CODE

fuction onUse(cid, item, frompos, item2, topos)

if item.uid == 3000 then --primeiro bau--

queststatus = getPlayerStorageValue(cid,3000)

if queststatus == -1 or queststatus == 0 then

doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Você achou um(a) Magic Sword")

item_uid = doPlayerAddItem(cid,2400,1)

setPlayerStorageValue(cid,3000,1)

 

else

doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Vc ja pegou um dos 3 items.")

end

 

elseif item.uid == 3001 then --segundo bau--

queststatus = getPlayerStorageValue(cid,3000)

if queststatus == -1 or queststatus == 0 then

doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Você achou um(a) Stonecutter Axe")

item_uid = doPlayerAddItem(cid,2431,1)

setPlayerStorageValue(cid,3000,1)

 

else

doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Vc ja pegou um dos 3 items.")

end

elseif item.uid == 3002 then --terceiro bau--

queststatus = getPlayerStorageValue(cid,3000)

if queststatus == -1 or queststatus == 0 then

doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Você achou um(a) Thunder Hammer")

item_uid = doPlayerAddItem(cid,2421,1)

setPlayerStorageValue(cid,3000,1)

 

else

doPlayerSendTextMessage(cid,22,"Vc ja pegou um dos 3 items.")

end

 

else

return 0

end

return 1

end

 

 

 

feche, salve e escolha o nome do seu script/quest

exemplo: armas.lua

 

--Adicionando no actions.xml--

abra o action.xml e adicione as tags dos baus.

 

 

 

CODE

--armas quest--

<action uniqueid="3000" script="armas.lua" />

<action uniqueid="3001" script="armas.lua" />

<action uniqueid="3002" script="armas.lua" />

--end armas quest--

E é isso se ajudei da um rep + ai

vlw galera

Editado por Nukador
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