bom topico.
python é uma linguagem como qualquer outra, com um diferencial, é a principal linguagem que a google utiliza. isso e outros fatores fizeram com que a linguagem se tornasse popular nos últimos anos.
foi considerada a linguagem de programação de 2010.
ela já passou java, c++, c#, php no mercado exterior. tá começando a popularização agora no brasil.
com ctz se eu estivesse ainda na área server side já estaria estudando isso aí.
a google acabou de divulgar hj no twitter uma vaga pra BH:
@andferminiano boa opt RT @googlejobs: Our Belo Horizonte, Brazil office is hiring new grads with experience in C, C++, Java or Python: http://goo.gl/Kp0LN
boa sorte aí nos estudos ![]()

info
Grupo: Marquês
Reputação: +91
Estou começando com Python - que não é nativo de windows, se você usa windows e quiser programar / rodar python precisará baixar
Python é uma linguagem de programação guiada a objetos de altíssimo nível, ou seja, muito distante do código de máquina. É facílimo de usar e é tão dinâmica quanto C++
Não tenho mais meus scripts em python pois formatei o PC e não fiz backup. Não tinha nada demais, eram só testes e um projeto de jogo de truco gaudério com interface gráfica usando TKinter.
Refiz meu primeiro script em python, que não está lá muito organizado, apenas para mostrar como Python é simples:
Faz torricelli pra você:
# -*- coding: cp1252 -*- # # - Funcao(Argumentos) # # tor(distancia, velocidade inicial, tempo, aceleracao, velocidade final) # # - Dados nao disponiveis (max 1 por enquanto), use: 'n' # - Incognitas: use as respectivas abreviacoes (veja abaixo em FUNCTIONS) # """ >>> tor(100.0, 0.0, 'n', 'a', 10.0) Aceleracao = 0.5 """ def tor(d, vo, t, a, v): import math if v == 'n': # SEM TER DADO VELOCIDADE FINAL if d == 'd': d = (vo * t) + (a * t ** 2.0) / 2.0 print 'Distancia =', d if vo == 'vo': vo = ( d - ( a * t ** 2.0 / 2.0 ) ) / t print 'Velocidade inicial =', vo if t == 't': if vo == 0: t = math.sqrt( d / ( a / 2 ) ) print 'Tempo =', t else: c = ( 2.0 * d ) / ( vo * a ) delta = 1.0 + ( 4.0 * c ) t = ( -1.0 + math.sqrt(delta) ) / 2.0 td = ( -1.0 - math.sqrt(delta) ) / 2.0 print 'Tempo =', t print 'Tempo 2 =', td if a == 'a': a = ( 2 * ( d - ( vo * t ) ) ) / ( t ** 2 ) print 'Aceleracao =', a if t == 'n': # SEM TER DADO TEMPO if d == 'd': d = ( v ** 2.0 - vo ** 2.0) / ( 2.0 * a ) print 'Distancia =', d if vo == 'vo': vox = v ** 2.0 - ( 2.0 * a * d ) vo = math.sqrt(vox) print 'Velocidade Inicial =', vo if a == 'a': a = ( v ** 2.0 - vo ** 2.0 ) / ( 2.0 * d ) print 'Aceleracao =', a if v == 'v': v = math.sqrt( (vo ** 2) + ( 2 * a * d ) ) print 'Velocidade =', v if d == 'n': # SEM TER DADO DISTANCIA if vo == 'vo': vo = v - ( a * t ) print 'Velocidade Inicial =', vo if t == 't': t = ( v - vo ) / a print 'Tempo =', t if a == 'a': a = ( v - vo ) / t print 'Aceleracao =', a if v == 'v': v = vo + ( a * t) print 'Velocidade =', v else: if t == 't': if vo == 0: t = math.sqrt( d / ( a / 2 ) ) print 'Tempo =', t else: c = ( 2.0 * d ) / ( vo * a ) delta = 1.0 + ( 4.0 * c ) t = ( -1.0 + math.sqrt(delta) ) / 2.0 td = ( -1.0 - math.sqrt(delta) ) / 2.0 print 'Tempo 1 =', t print 'Tempo 2 =', td if v == 'v': v = math.sqrt( (vo ** 2) + ( 2 * a * d ) ) print 'Velocidade =', v if d == 'd': d = (vo * t) + (a * t ** 2.0) / 2.0 print 'Distancia =', d if a == 'a': a = ( v - vo ) / t print 'Aceleracao =', a if vo == 'vo': vo = v - ( a * t ) print 'Velocidade Inicial =', vo if __name__ == "__main__": import doctest doctest.testmod()Uma função funciona basicamente assim:
>> função(argumentos)
Se organizada em classe:
>> classe.funcao(argumentos)
Definindo uma função:
def funcao(argumentos):
comandos
No fim do post tem um link do site oficial, onde tem uma explicação e o uso de TODOS comandos... Se não me engano tem uma versão em português do site, senão joga no google que se acha fácil. Para setar variável:
>> lista = [1, 2, 3]
>> tupple = 1, 2, 3
>> string = um dois tres
>> int = 123
Aí pode usar:
>> int = 123
>> str(int).find(2)
Tu usa comandos de string num integer...
Eu aprendi pelo tutorial oficial mesmo:
http://docs.python.o...rial/index.html
O que não constava eu jogava no google. Acabei achando dois fóruns de python em que tu tem resposta em no máximo 3 dias:
http://www.daniweb.c...s/forum114.html
http://br.groups.yah...l/message/44925
Pra se aprofundar mesmo seria bom ler um livro ou fazer um curso.
Enfim, isso não é um tutorial, nem tenho muito o que ensinar... É só uma introdução, tentarei responder às dúvidas de quem se interessar
Editado Março 23 por DiogoTemporario