Ir para conteúdo

Luasql

joaohd

Posts Recomendados

LuaSQL

Bom, antes de mais nada queria me desculpar com Won Helder pela demora no tutorial, mas antes tarde que nunca... Vamos ao tutorial.

Aviso: As querys que forem usadas como exemplos, bem como o tutorial são voltados à engine MySql, podendo não funcionar em sqlite.

Para começarmos a criar nossas próprias querys, devemos conhecer as instruções (nome dado às ações que serão executadas), para depois aplicarmos nas querys:

► ALTER: Este comando é utilizado quando queremos criar uma row (coluna) nova. Sua sintaxe é como mostrada abaixo:

ALTER [tipo] [nome da coluna] [instrução] [configurações]

Complicado demais? Então vamos à um exemplo prático:

ALTER TABLE `players` ADD `tutoriais` integer not null default 0

No caso acima, eu alterei a tabela “players”, adicionando a coluna “tutoriais” com as configurações “Somente números inteiros, não nulos, valor inicial 0”.

► SET: Comando usado para ajustar os valores de uma célula. Observe:

UPDATE `players` SET `level` = 8

No exemplo acima, eu alterei o level de todos os jogadores na database para 8. Caso quisesse somente 1 jogador, faria assim:

UPDATE `players` SET `level` = 8 WHERE `id` = 1

O comando acima altera o level do jogador número 1 da database para 8.

► SELECT: Comando utilizado para “escolher” algum valor da database. A instrução SELECT não muda os dados no banco de dados. Observe:

SELECT `name` FROM `players`WHERE `id` = 1

Neste exemplo, será mostrado o nome do jogador número 1 da database, sem fazer alterações.

► INSERT: Usado para inserir dados em uma célula. Observe:

INSERT INTO `accounts` (id, name, password) VALUES (2, “god”, “god”)

Como podemos perceber, o INSERT pode ser usado para inserir dados múltiplos à tabela. No exemplo acima, criei uma conta com id = 2, name = “god” e senha = “god”.

► UPDATE: Usado para atualizar a tabela e a coluna que queremos acessar:

UPDATE `players` SET `level` = 8

Percebam que quando uso o UPDATE, obrigatoriamente devo usar uma instrução secundária.

► DROP COLUMN: Usado para excluir colunas. Veja:

Primeiro vamos criar uma coluna para excluirmos:

ALTER TABLE `players` ADD `delete` varchar(255) not null default 0

Agora vamos deletar:

ALTER TABLE `players` DROP COLUMN `delete`

Sempre que for deletar uma coluna, um aviso será emitido, para que não haja engano na hora de deletar.

Observações importantes:

► As configurações da coluna podem ser várias, as mais usadas são:

integer not null default 0

varchar(255) not null default 0

A primeira é para colunas numéricas, com valor inicial zero. A segunda é para colunas que contenham textos ou palavras.

Aplicando nos scripts

Muitas vezes, precisamos fazer uso da database em alguns scripts. E várias são as funções de manipulação de database em LUA. Porém, usaremos somente uma delas:

db.executeQuery(query)

Bem simples. Observe um exemplo de uso em script de reset:

function onSay(cid, words)
local pid = getCreatureGUID(cid)
doRemoveCreature(cid, true)
db.executeQuery("UPDATE `players` SET `level` = 8, `experience` = ".. getExperienceForLevel(8) .." WHERE `id` = ".. pid ..";")
return TRUE
end

Este script, apesar de ser bem simples, é muito utilizado e muito buscado. Sua função é mudar o level e a experiência do jogador.

Bom, é isso!

Tutorial feito por mim (apocarai)

flw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo tutorial, apocarai! ;)

Eu nunca me aprofundei em LuaSQL, creio que com este tutorial, já terei uma noção grande de como usar essa ramificação da programação Lua nos meus scripts.

Parabéns! (+1 de Reputação!)

Link para o comentário

Aeee apocarai, pensei que tinha esquecido de mim :)

Muito obrigado por fazer esse belíssimo tutorial, vou ler ele todinho para ter noção dessa área que parece ser muito complicada, mas acho que não é.

REP+

Agora é só esperar um moderador responsável por essa área para aprovar.

Abraços!

Link para o comentário

Aha surgiu eu!

kkkkkkkkkk

Belíssimo tutorial heim cara!

As pessoas pensam que é um bixo de 7 cabeças, mas na verdade é simples pra caramba!

Tutorial aprovado e movido para a área correta!

Link para o comentário

• Criar Novo...