Ir para conteúdo

[Atualizado] O Mapa Ideal


Posts Recomendados

Olá Ééékstibianos! (:

[Atualizado: 16, julho de 2010]

Pronto para começar a criar o seu mapa ideal?

Estou trazendo aqui "o mapa ideal", com referências de tutoriais do próprio XTibia.

No fim está os créditos, onde estão todos os autores dos tutoriais.

Elaborado e escrito por min.

 

O mapa ideal?

O mapa ideal é aquele que é jogável, coerente e belo.

 

E o XTibia tem conteúdo de sobra para você desenvolver seu mapa ideal!

Muitos não acham, muitos não procuram e também muitos não conhecem muito de fóruns e não sabem procurar. Sim, sim, muitos não sabem.

Por estes e mais motivos, muitos criam "listão" com tutoriais vários tutoriais.

Porém este é diferente, pois quando o "listão" é simplesmente vários tutoriais aleatórios pegos na seção de tutoriais, este aqui contém conteúdo para todos os pontos principais para um bom mapa, seguindo uma espécia de organograma por tópicos de cada parte do mapa.









omapa.png

 

O MAPA


 

Dois pontos principais de um mapa, certamente é a Cidade e a Hunt.

Isso não temos dúvidas. Certo?

Porém para todos os tópicos, existem subtópicos, se é que me entendem.

Como por exemplo as Cidades. Para cidades temos as casas, os formatos, os barcos etc.

Para as hunts temos as montanhas, as cavernas, dicas etc.

 

 

seueditor.png

 

 

SEU EDITOR



 

Primeiramente para que você possa começar a criar mapas bons é necessário você conhecer sobre seu editor. Em sua maioria existem muitas funções que você pode não conhecer. Então é bom começar lendo tutoriais sobre seu editor não é?

• Aprenda a usar seu Remeres Map Editor (RME) antes de tudo.

Clique aqui.

 

treinof.png

 

TREINO



 

• Em tudo para você se tornar craque, ou você nasce com o dom, ou você tem que treinar. Por isso, criei dicas, para que você possa aprender técnicas para treinar mais fácilmente, sem menores problemas e até podendo aprender mais rápido de que outras formas.

Clique aqui.

 

 

O NECESSÁRIO





Sua cidade:

Casas, pois cidade sem casa não é cidade.

Clique aqui.

• Formatos continentais agradáveis e coerentes.

Clique aqui.

• Formatos de bordas sempre deixa o mapa belo, não só na cidade quanto em hunts principalmente.

Clique aqui.

• Construções em geral. Lojas principalmente, você precisa saber fazer também!

Clique aqui.

• Barcos... Hum, muitos se confundem com aquele monte de ids. "Onde poe aquilo? E isto?" Certamente. Mas aqui você aprende.

Clique aqui.

• O templo tem que ser muito bonito, pois é onde o jogador nasce, e como se diz, a primeira impressão é a que fica.

Clique aqui.

• Um bom mapa também tem que ter suas vilas. Vilas são pequenas cidades onde tem poucas casas e poucas construções que ficam em um lugar isolado em beira de mares mais precisamente perto de florestas (é o mais comum, porém nem todas são assim). Não puis tutorial porque é simplesmente uma cidade, faça tudo que você fez para criar a cidade, mas faça muuito menor.

 

Outros de cidades:

• Aprenda a criar cidade de dwarf.

Clique aqui. • Crie uma cidade do zero.

Tutorial em desenvolvimento por min. Breve atualizarei. Aprenda aqui a criar um calabouço real.

Clique aqui.

 

RolePlaying Game:

Sim, sim! Rpg em um mapa deveria ser mais importante do que tudo, o que normalmente não é :/

Um mapa pode ser extremamente belo, coerente, jogável, pode ser maravilhoso, mas só se tornará fantástico a partir de um bom RPG.

• Aprenda dicas de RPG para seu mapa.

Clique aqui.

Sua hunt:

• É muito importante saber fazer suas caves! Formatos em geral é muito importante...

Clique aqui.

• Não só saber fazer sua cave, mas também saber detalhar ela, isto sim é o mais importante.

Clique aqui.

• Montanhas, concerteza. "Mas Renato, aqui só sai aquele wall reto, não sai a montanha" Ahá, solução:

Clique aqui.

• Para uma montanha bela, tem que saber detalhar ela, é fundamental.

Clique aqui e aqui.

• Cachoeiras? Sim, cachoeiras deixa seu mapa super bonito, porém muitos não sabem fazer e muitos fazem com bugs. Aprenda!

Clique aqui.

• Nature, huuum, uma parte muito importante. Confesso que não sou expert nesta área, mas para todo bom mapa, tem que ter uma boa nature. Concerteza é um elemento fundamental em qualquer mapa.

Clique aqui.

• Muitos criam montanhas de gelo com bugs. Olha, vou ser sincero, muitos não... a maioria! Então aprenda aqui técnicas e dicas para criar não só uma montanha de gelo mas sim um ambiente agradável de gelo para seu mapa.

Clique aqui.

Outras de hunts:

Crie área de lizards, estilo o de zao.

Clique aqui.

 

 

Breve atualizações com mais tutoriais.



Link quebrado? Sugestão? Erros? Críticas?

Comente!

 

 



Um abração galera!


 

21nl25z.png
Editado por Kyvorgury
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 35
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Rsrs, da nada blink.

Estou aqui para ajudar, na real, nem ligo pra reps.

 

Galera, que bom que gostaram, eu até pensei em fixar, mas como é de minha autoria, muitos poderiam falar coisas, sacomé.

Mas já que fixaram, muito obrigado.

 

Vou me dedicar ao tópico sempre atualizando.

 

Abraços.

 

Edit:

Agora eu sei daonde o doidin tira tantos REPs...

SHAUSHAU zuera mat (L //

Editado por Kyvorgury
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico atualizado.

 

• Muitos criam montanhas de gelo com bugs. Olha, vou ser sincero, muitos não... a maioria! Então aprenda aqui técnicas e dicas para criar não só uma montanha de gelo mas sim um ambiente agradável de gelo para seu mapa.

Dê uma sugestão de tutorial aqui neste tópico,

irei avaliá-lo para ver se é fundamental para o mapa,

avaliar o conteúdo e encaixarei no "tutorial" (caso for aprovado).

 

Abraços.

Editado por Kyvorgury
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://www.xtibia.com/forum/topic/40744-tutorial-como-realcar-o-rpg-no-seu-mapa/

 

Esse é muito bom, bom ensina coisas muito importantes a se fazer num mapa como:

 

Sua cidade inicial. Procure fazer uma cidade ampla, no estilo medieval. Crie muitas casas e no maximo 3 Guildhouses. Coloque placas com nomes nas ruas, para ser facil encontrar uma casa(EX: Street X. <- Nome que vai estar na placa. E nas casas da rua, coloque tipo "Street X House I"...). Um depot amplo, não grudado no templo mas nem muito longe é perfeito. Procure instalar em volta do depot, as casas menores e uma guildhouse, Sempre deixando o Comercio espalhado em volta do depot(NPC de runas, NPC de rope e shovel...etc). Tente fazer a cidade em um pequeno forte, cercada por muros de pedra, com NPCs que imitam guardas(Destaque no RPG), e um castelo com o rei que vende as promotions, ou até as premmys tbm.

 

Espero que eu tenha ajudado ;]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

Simplesmente fantástico =p

 

Parabéns camarada ... eu fico pensando "O que aconteceria se todo o xtibia.com se mobilizasse para criar um OT?"

 

Com toda certeza, digo que sairia um excelente trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara Tenhu 3 Coisas Para Te Falar

 

Exelente Topico! :button_ok:

 

Exelente Trabalho! :button_ok:

 

Continue Assim! :button_ok:

 

Rep + :button_ok:

 

Abraços!!

 

 

@Edit

 

Ja dei Rep Por Hoje vai Liberar a Noite dai eu Te Do

Minhas desculpas!!

Editado por DevilMoon
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico atualizado!

 

• Adicionei a parte do RolePlaying Game (obrigado temperance)

• Adicionei também o novo tutorial do Skywar, o das lojas de arqueiros.

Se verem o princípio do tutorial, saberão criar todo tipo de loja.

 

É isso galera!

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

×
×
  • Criar Novo...