Ir para conteúdo

[ChL Design] Família de tipos: Old Style


Jvchequer

Posts Recomendados

A forma tipográfica evolui através do tempo caminhando junto com a tecnologia, filosofia e cultura. Desde a época de Gutenberg, as tipos vem evoluindo. Através desses mais de quinhentos anos de evolução podemos dividir as transformações das caracteristicas visuais das tipos por famílias. Famílias que tem características distintas uma das outras.

 

Esse post vai ser dividido em 7 partes, cada parte será uma família tipográfica. A ordem será: Old Style, Transitional, Modern, Slab Serif, Sans Serif, Decorative e Script-Cursive.

 

Então vamos lá, a primeira da lista é a família Old Style.

 

 

Old Style

As tipos e fontes projetadas durante o século 15 ao século 17 tinham como objetivo aderir ao máximo as características dos modelos manuscritos feitos com pena caligráfica pelos escribas.

 

*Todas as Tipos feitas entre o século 15 e 17 são chamadas de Old Style.

 

 

As características da familia Old Style são:

- Pequena variação entre traços grossos e finos;

- Pequenas e grossas serifas que muitas vezes tem bases levemente côncava;

- Em traços redondos o stress é diagonal ou obliquo, pois imita o movimento feito pela mão do escriba na composição do desenho feito com a pena caligráfica;

- Os topos ascendentes das minúsculas às vezes excedem as maiúsculas;

- Os algarismos, chamados de números Old Style, variam em tamanho, tendo ascendentes e descendentes;

 

 

Pertencentes a família Old Style:

 

Gothic (Germânica)

Gothic.jpg

Conhecida como Black letter(letra preta), escrita Gótica ou Gótica minúscula.

 

Era uma escrita bastante utilizada em toda a Europa Ocidental por volta do ano 1150 até uma boa parte do século 17. Esse tipo de escrita continuou a ser usada para a língua Alemã até o século 20. Uma tipo característica do estilo gótico é a Fraktur.

 

A origem do termo gótico para descrever esta tipo foi usado pela primeira vez na Itália, em pleno século 15, durante a Renascença. Os humanistas da Renascença acreditavam que era uma escrita bárbara, e gótico era sinônimo de bárbaro.

 

Formas da Black Letter

 

Textualis: também conhecida como textura ou Gothic bookhand foi uma das formas mais caligráfica e que hoje é a mais associada com as Tipos gótica.

 

Schwabacher: foi uma Black Letter muito utilizada no inicio da impressão de fontes alemãs e que continuou sendo utilizada, ocasionalmente, até o século 20.

 

Fraktur: essa Black Letter se tornou uma das fontes mais populares em meados do século 16. Seu uso ficou tão popular que qualquer black letter era chamada de Fraktur na Alemanha.

 

Cursiva: refere-se a uma grande variedade de formas da Black Letter. A Cursiva não tem um padrão, ela era uma forma simplificada da Textualis que foi feita para ser mais fácil e rápido de escrever sobre o papel.

 

Hybrida: também chamada de bastarda, é uma mistura de textualis e cursiva que foi desenvolvida no século 15.

 

Donatus-Kalender: refere-se ao projeto de tipo de metal que Gutenberg usava nas suas primeiras obras impressas.

 

 

Aldine (Veneziana)

Bembo.jpg

No final do século 15, Veneza se tornou o foco do projeto tipográfico e da impressão. O projeto Veneziano mais influente daquela época foi de Aldus Manutius, uma impressora e editora que se destacava pela alta qualidade técnica e estética.

 

Uma de suas criações mais importantes – se não a mais importante – foi criada por Francesco Griffo para um livro do cardeal italiano Pietro Bembo. Conhecida como Bembo, a tipo romana ficou muito popular na Europa e serviu de inspiração para outros tipógrafos pelos próximos 150 anos.

 

Inclusive, todos os projetos tipográficos que chamados de Old Style, podem ser rastreados até a concepção da Bembo.

 

Outra inovação feita por Aldus foi a impressão de livros em tamanhos reduzidos que pudessem ser carregados nos bolsos e sacolas. Para isso ele encomendou com o Francesco Griffo uma nova tipo. Essa nova tipo, chamada de Italic Aldine foi modelada na escrita legível e bonita do humanista Poggio Bracciolini que imitava a letra cursiva da minúscula carolíngia.

 

 

Garamond (Francesa)

Garamond.jpg

O século 16 na França foi o mais influente na área da impressão e tipografia. Os tipos mais populares da época eram os de Claude Garamond, que teve muita influência nos tipos Aldine que foram mencionados acima.

 

Os projetos de Garamond eram com base nos projetos de Veneza, mas ele introduzia refinamentos sutis e delicados que faziam com que as suas fontes serif fossem mais legíveis e compreensíveis em materiais impressos.

 

Hoje em dia grande parte das tipos romanas vem com uma variação itálica, esse padrão foi estabelecido por Garamond, que de tanta paixão pelas tipos Italic Aldine fazia a variação de suas tipos romanas em estilo itálico como se fosse um brinde.

 

 

Caslon (Inglesa)

Caslon.jpg

William Caslon era um gravurista especializado em ornamentação e personalização de armas, também era fornecedor de ferramentas para encadernadores de livros. Como ele tinha grandes contatos com impressores da época ele se viu e foi encorajado a abrir sua própria fundição de tipos. Suas fontes foram inspiradas nos tipos barrocos neerlandeses, que na época eram os mais comuns no país.

 

Logo seu trabalho se tornou muito popular e foi utilizado em muitos impressos importantes, como a primeira versão impressa da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América.

 

A tipo Caslon pode ser usada para expressar a dignidade formal e certamente evoca o charme de seu período.

 

 

Conclusão

Durante toda essa evolução de tipos é possível notar que de alguma forma cada geração influência a outra, mesmo que seja nos mínimos detalhes das serifas, curvas e traços, sempre terão um pedacinho da história de outra tipo.

 

Todas as informações deste artigo foram resumidas pois eu não queria que esse post ficasse enorme e enjoativo de ler. Existem muito mais informações e curiosidades sobre cada uma delas, então sugiro que acesse as fontes de pesquisa que utilizei para criar esse artigo e expanda seu conhecimento.

 

Outra coisa que gostaria de pedir é que se houver algum erro, alguma informação errada e até mesmo erros de ortografia e termos mal colocados, me corrijam, por favor.

 

Fontes de pesquisa: Families of Type | Wikipédia – Black Letter | Wikipédia – Bembo | Wikipédia – Italic Type | Wikipédia – Garamond

 

Família de tipos: Old Style is a post from: Choco la Design

 

 

 

View the full article

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...