Ir para conteúdo

Posts Recomendados

nesse segundo tutorial sobre arrays iremos abrangir sobre criação de arrays em C#

Arrays em C# são indexados zero, isto é, os índices da matriz começa com zero.

na contrução a seguir demonstrarei o uso de declaração de elementos em uma array.

[] numbers // aqui declarei os numeros de uma matriz do tipo int de qualquer tamanho.
numbers = new int [10]; // declarei a numbers uma array de 10 elementos.

iremos agora declarar arrays.

irei abrangir 3 tipos de arrays que C# suporta.

unidimensional,multidimensional e jagged ou array de array.

segue as contruções.

unidimensional.

int [] numbers;

multidimensional.

string[,] name;

jagged.

byte [][] scores;

como estamos retratando sobre C#, declarar arrays como descrito acima não é realmente criar matrizes ja que array são objetos.

vou dar algums exemplos de como criar as matrizes.

unidimensional.

int [] numbers = new int [5]; // aqui eu declarei uma array de 5 elementos em int;

multidimensional.

string [,] names = new string [6,3] // declarei dois valores a string, valor 1 = 6 e valor 2 = 3.

jagged.

byte [][] scores = new byte [2][]; // foi declarada a array byte 1 um valor de 2 elementos e a array 2 de byte continua zerada ({ 0 }).

só complementando as explicações você tambem pode declarar como foi descrito acima na array multidimensional que não restringe apenas a bidimensional como foi descrita acima, você poderia declara-la de outras formas tais como tridimensionais.

string [,,] names = new string [6,3,1] // mesma coisa do que citei acima so que de 3 dimensões.

muitos pensam que isso está restrito apenas a linguagem C#, C++ etc...

como muitos aqui apenas fazem o uso pratico de introdução a linguagem LUA iriam desclassificar esse tutorial,

mas ae é que se enganam.

LUA aceita as contruções de arrays que demonstrei, só que de uma forma de contrução diferente.

você pode fazer em lua uma contrução valida como essa.

modos = {}

modos [1234] = {}

modos [1234][2234] = {}

acima eu declarei uma array de array em uso pratico em lua.

outra coisa que você pode fazer e misturar as matrizes é sim de grande utilidade e exemplifica a maioria dos scripts.

int [][,,,][,] numbers;

iniciando uma array em C#;

C# fornece varias maneiras simples e direta pra inicializar array em tempo de declaração colocando os valores iniciais em chaves ({})

Os seguintes exemplos mostram diferentes maneiras de inicializar diferentes tipos de matrizes.

simples array.

int [] numbers = new int [5] {1,3,2,4,5}; // declarada os elementos da array int e suas posições.

string [] names = new string [3] {"marcryzius","noobinhu","yunie"}; //declarado os elementos da array string e suas posiçoes.

agora você pode omitir o tamanho das matrizes dessa forma.

simples array.

int [] numbers = new int [] {1,3,2,4,5}; // declarada os elementos da array int e suas posições.

string [] names = new string [] {"marcryzius","noobinhu","yunie"}; //declarado os elementos da array string e suas posiçoes.

array multidimensional.

int [,] numbers = new int [2,3] {{1,2,3},{4,5,6}}; //declarei um valor em int de 2 arrays com 3 elementos cada.

string [,] names = new string [2,2] {{"Marcryzius","Devil"},{"Noobinhu","Yunie"}}; //mesma caracteristica da de cima.

crêio que não será necessario mostra como omitir o tamanho da array, já que eu demonstrei acima.

jagged

int [][] numbers = new int [2][] {new int [] {1,2,3}, new int [] {4,5,6,7}} //declarei um valor a int 1 de 2 elementos e int 2 permaneceu zerado.

não mostrarei como omitir o tamanho das matrizes, mas demonstrarei como diminuir ou fazer a mesma matriz de uma forma mais simples.

int [][] numbers = {new int [] {1,2,3}, new int [] {4,5,6,7}}; //essa e outra forma de fazer a mesma array que eu demonstrei acima.

crêio que essa tutorial não será de grande ajuda, já que é melhor fazer logo um curso de programação do que ficar lendo tutoriais.

mas como meu curso de programação ainda não chegou nessa parte já que só faz um mês que estou cursando.

fico lendo tutoriais de programação por enquanto.

Qualquer erro em meu tutorial favor me avisa já que sou apenas um mero aprendiz.

Editado por Marcryzius
Link para o comentário
https://xtibia.com/forum/topic/120205-2%C2%AA-tutorial-meu-sobre-arrays/
Compartilhar em outros sites

#C?

Não seria C#? C Sharp?

C# é uma linguagem muito boa, e que está crescendo bastante, boa sorte nos estudos... se deseja continuar em programação de jogos, estude a biblioteca da Microsoft: XNA (ela utiliza C#), desenvolvimento de jogos para plataforma XBox e PC.

Link para o comentário
https://xtibia.com/forum/topic/120205-2%C2%AA-tutorial-meu-sobre-arrays/#findComment-791011

eu tava com essa duvida se era assim #C ou assim C#.

aonde é que eu encontro essa biblioteca microsoft?

obrigado pela contribuição vou editar o topico.

Link para o comentário
https://xtibia.com/forum/topic/120205-2%C2%AA-tutorial-meu-sobre-arrays/#findComment-791168

:button_ok: Parabéns Marcryzius, seu tutorial foi aprovado!

Obrigado por trazer conteúdo à comunidade.

~> Tópico movido para a seção correta <~

Atenciosamente,

Daniel Oliveira.

Link para o comentário
https://xtibia.com/forum/topic/120205-2%C2%AA-tutorial-meu-sobre-arrays/#findComment-791649

obrigado de novo daniel.

agora que essa semana e a semana passada estou com mais tempo prentendo trazer mais conteudo dependendo da necessidade de meu tempo e conhecimento.

Link para o comentário
https://xtibia.com/forum/topic/120205-2%C2%AA-tutorial-meu-sobre-arrays/#findComment-791782

• Criar Novo...