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[Tutorial] Editando Sprites no TibiaCanvas


EdMignari

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Introdução

É sempre bom ver pessoas com força de vontade pra começar a 'spritear', mas muitos desistem no começo. Não é um trabalho fácil e a perspectiva em 45° (usada nos clientes Cip) deixa tudo ainda mais complicado.
Desde que comecei a jogar Tibia, minha maior expectativa nos updates era os sprites novos! Como é bom visitar um lugar novo, com itens novos, criaturas novas, enfim, com sprites novos. Enquanto no mundo Open-Tibia pouco se vê de novidades com relação a sprites. Talvez pela dificuldade de criá-los.
Quando comecei a 'spritear', percebi a dificuldade de visualizar o sprite in-game. Tinha que compilá-lo em um programa editor do arquivo SPR pra poder ver o resultado. Então nasceu a necessidade de criar um programa que pudesse ver em tempo real, que pudesse criar um cenário completo, que pudesse ver como ficaria os itens animados, que pudesse ver o resultado dos efeitos das magias, etc.

O TibiaCanvas ainda é um projeto em desenvolvimento, mas acredito que já dá pra fazer muita coisa legal com ele.



post-294642-0-07925400-1382841951_thumb.jpg

(TibiaCanvas - Exemplo de cenário criado com sprites editados)

Esse é o primeiro tutorial de alguns que pretendo fazer sobre o programa e sobre as melhores práticas de edição.

Alguns sprites que fiz quando iniciei a ideia do programa:
http://www.xtibia.com/forum/topic/192437-sprites-edmignari/

Baixe uma versão Beta do programa:
http://www.xtibia.com/forum/topic/189324-sprite-editor/


Ferramentas:

post-294642-0-54166900-1383274285.png - Move
Modo Game

  • Clique com o esquerdo do mouse para mover o personagem.
  • Clique e arraste um item para movê-lo entre tiles.

Modo Imagem

  • Clique e arraste para mover uma camada.

 

post-294642-0-70726200-1383274284.png - Pencil
Modo Game

  • Clique e/ou arraste o mouse sobre a tela do jogo para adicionar itens ao mapa.

Modo Imagem

  • Clique e/ou arraste o mouse sobre uma camada para pintar à mão livre com traços.

 

post-294642-0-91933200-1383274287.png - Eraser
Modo Game

  • Clique e/ou arraste o mouse sobre a tela do jogo para remover itens do mapa.

Modo Imagem

  • Clique e/ou arraste o mouse sobre uma camada para apagar pixels.

 

post-294642-0-17287000-1383274287.png - Eyedropper
Modo Game

  • Clique sobre a tela do jogo para copiar uma cor para a switch principal.

Modo Imagem

  • Clique sobre a imagem para copiar uma cor para a switch principal.
  • Segure Ctrl e clique sobre a imagem para definir a paleta de cores com as tonalidades da imagem ou marque a opção set switches.

 

post-294642-0-75615200-1383274288.png - Bucket
Modo Game

Modo Imagem

  • Preenche áreas coloridas semelhantes com a cor do switch principal.

 

post-294642-0-83948500-1383274278.png - Zoom
Modo Game

  • Amplia e reduz a visualização da tela do jogo.

Modo Imagem

  • Amplia e reduz a visualização de uma imagem.

 

post-294642-0-46641600-1383274286.png - Magic Wand
Modo Game

  • Exibe o efeito mágico e o míssil selecionados.

 

post-294642-0-89675100-1383274283.png - Tile
Modo Game

  • Seleciona uma tile no mapa.

Os itens contidos na tile serão exibidos na widget Tile.

post-294642-0-70737500-1383274281_thumb.png

Clique com o direito para exibir as opções.

post-294642-0-99210800-1383274279.png

Edit: Abre o item no modo edição de imagem.
Paint-Brush: Seleciona o item como pincel.
Remove: Remove o item da tile.


Paleta de cores:

post-294642-0-01572500-1383278557.png

  • Clique na switch principal para abrir a janela Color Picker.
  • Clique nas switches menores para trocar uma cor com a switch principal ou segure Ctrl para apenas copiar a cor para a switch principal.
  • Arraste uma switch sobre as outras para copiar uma cor.
  • Segure Crtl com ferramenta Eyedropper para definir a paleta de cores com as tonalidades da imagem ou marque a opção set switches da ferramenta Eyedropper.

Algumas teclas de atalho:

M - Ferramenta Move
B - Ferramenta Pencil
E - Ferramenta Eraser
I - Ferramenta Eyedropper
G - Ferramenta Bucket
Z - Ferramenta Zoom
W - Ferramenta Magic Wand
T - Ferramenta Tile
F2 - Zoom - Tamanho original
F3 - Zoom - Ajustar à tela
F4 - Zoom - Preencher tela
Ctrl+Scroll - Zoom
Ctrl++ - Mais Zoom
Crtl+- - Menos Zoom
Ctrl+F1 - Abre a aba Game
Ctrl+F2 - Abre a aba Items
Ctrl+F3 - Abre a aba Outfits
Ctrl+F4 - Abre a aba Magic Effects
Ctrl+F5 - Abre a aba Missiles
Ctrl+F6 - Abre a aba Layers
Ctrl+F7 - Abre a aba History
Ctrl+F8 - Abre a aba Project
Ctrl+F9 - Abre a aba Tile
Ctrl+F10 - Abre a aba Colorize
Ctrl+F11 - Abre a aba Goto Position
Ctrl+Z - Desfazer uma ação.
Ctrl+Y - Refazer uma ação.
Ctrl+V - Cola uma imagem da área de transferência me uma nova camada (Apenas no modo edição de sprite).
Ctrl+P - Exibe as divisões de textura em uma imagem (Apenas no modo edição de sprite).
Ctrl+D - Exibe linhas diagonais em 45° (Apenas no modo edição de sprite).
Ctrl+G - Exibe uma grade mostrando as separações entre tiles (Apenas no modo game).
Page Up - Vai para o piso de cima no mapa.
Page Down - Vai para o piso de baixo no mapa.

Criando um novo projeto:

1- Vá ao menu Project>New Project
2 - Na janela New Project, defina um nome para o projeto. Escolha o local onde o projeto deve ser salvo ou deixe o local selecionado por padrão.


Até mais.






edmignari@xtibia.com

Editado por Lucasmml
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Na verdade, existe uma regra que diz:

O Tutorial postado ficará no mínimo 3 dias e no máximo 7 dias na seção. Isso ocorrerá para se manter um padrão no número de tópicos na seção e para que os usuários comentem a aprovação ou reprovação do mesmo.
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Pergunta: quais versões que roda? tentei uma aqui e não foi...

 

8.60, 8.70, 9.50, 9.51, 9.52, 9.53, 9.54, 9.60, 9.61, 9.62, 9.63, 9.70, 9.80, 9.83, e 9.86

 

Qual versão vc tentou?

Se vc encontrar um bug ou se tem alguma sugestão, deixa lá no tópico do editor. Eu agradeço.

 

Abraço.

Editado por EdMignari
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pode passar um SPR 8.6 ae? O meu bugou e n da pra dar compile. Quero testar In-Game como fica.

 

Baixa pelo site do RME:

 

http://remeresmapeditor.com/marklar.php?clients

 

Lembrando que eu postei um atualização pro programa. Agora abre a partir da versão 8.10.

 

http://www.xtibia.com/forum/topic/189324-sprite-editor/page-5#entry1577603

Tem como importar sprites maiores doque 32x32 direto ?

 

Tem. Quando vc for criar um grafico, pode importar uma imagem maior que 32x32, mas tem que ter as mesmas dimensões da imagem toda ou de cada textura.

 

exemplo:

 

Importando uma imagem inteira 128x96

post-294642-0-02029400-1383352093_thumb.jpg

 

 

Importando uma textura 64x64

post-294642-0-41056100-1383352580_thumb.jpg

 

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Só não entendi muito bem aquela parte de Texture na criação de um item, tem como explicar ?

 

ArtcFox, uma textura seria a combinação dos sprites(32x32) pra formar um gráfico. O programa usa sprite sheet com várias texturas pra formar um item animado, por exemplo.

 

Sprites(32x32) ---> Texture --->Sprite Sheet ---> Graphic

 

 

post-294642-0-25601400-1383403619_thumb.jpgpost-294642-0-95338700-1383401169.gif

 

 

Pretendo fazer um tutorial sobre isso.

Editado por EdMignari
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