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Acho que estas dicas vão fazer a diferença e claro vai ajudar você a especializar mais em LUA.

 

1. Maths

E comum ver math.random porque são muitos importantes sabendo utilizamos e ter uma "carta na manga" vou explicar os mais usados e vó colocar exemplos:

 

(1) "math.random(1, 80)"

Este sim e dos mais utilizados ele simplesmente da um valor aleatório para isto ele utilizada desta maneira

 

"math.random(valor mínimo, valor máximo)

Assim o valor sairá aleatório entre o mínimo é o máximo.

 

(2) "math.ceil(1.2)" - "math.floor(1.2)"

Retorna um valor de um numero inteiro maior exemplo neste math daria 2 em scripts e de otimo ultilizaçao porque encontramos valores não inteiros.

O math floor faz a mesma so que ele da o valor menor neste exemplo daria 1.

 

(3) "math.max(1, 24)" - "math.min(1,24)"

Retorna o valor maior entre x e y neste caso 1 e 24, ou seja, o valor maior e 24

A min retorna o valor menor.

 

 

----------------------Paramentos-----------------------------

Paramentos são os as "coordenadas" de uma funçao exemplo:

"getPlayerLevel(paramentos) "

Os paramentos podem ser alternar em script para defenir a creature que acionou o scripts definimos o paramentos "CID'

Mais podemos alternar colocando dentro de um paramento uma funçao.
"setPlayerStorageValue(cid, 18644, getPlayerLevel(cid))"

Como no exemplo colocaria o numero do level no player no valor da storage 18644
Podemos utilizar outras maneiras tambem como.

"setPlayerStorageValue(cid, 18644, param)"

ou uma tabela

"setPlayerStorageValue(cid, 18644, tab[encontrar].acho)"

----------------Strings--------------------------------------

Strings tecnicamente gostam de imaginar lãs como manipuladores, pois eles manipulam valores.

(1) string.rep(s, y)

Esta ferinha e uma ótima string ele repete o valor como na nossa string repetiria o valor s quanto vezes y.

 

(2) string.find(x,y)

Esta string e a que eu particularmente mais gosto ele procura um valor y em x.

 

 

 

(3) string.lower(S)

Palavras Maiúsculas se transformam em minúsculas elas devem ser colocado nos paramentos "s".

 

(4) string.upper(y)

Palavras Minúsculas em Maiúsculas e devem ser posto em "y)

 

------------------------------------------------------Simbolos Matematicos-----------

E cada vez mais comum ver este símbolos em LUA e normalmente são símbolos que ja conhecemos e de fácil utilização

Vamos a alguns exemplos:

(1) “+”

Adição

Exemplo

getPlayerLevel(cid)+24 --------Aumentaria seu level em mais 24.

 

(2) “-“

Subtração

 

(3) “/”

Divisão

Cuidado ao usa-lo pode confundir com outros símbolos

 

(4) “*”

Multiplicação

 

------------------------------------------------Dicas Ferramentas.---------------------------

Debbuger Online( LUA DEMO)

"http://www.lua.org/demo.html"

Debbuger (Sciter)

"http://www.scintilla.org"

Editor Lua Iniciante (OtScriptLive)
Editor (Bloco de Notas)

--------------------------------------------Events-------------------

Os eventos e iniciado em function ele são encontrados sempre na iniciaçao ele servem para dizer quando os scripts serão executados
function onThink(cid, interval)
Este e um exemplo de function encontrado em CreatureScript.

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Boas dicas, mas um pouco superficiais. Existem várias outras funções na biblioteca math e string.

 

Existem também outros símbolos matemáticos como ^ e %.

 

E um erro:

 

 

Podemos utilizar outras maneiras tambem como.

 

"setPlayerStorageValue(cid, 18644, param)"

 

ou uma tabela

 

"setPlayerStorageValue(cid, 18644, tab[encontrar].acho)"

 

Storages são armazenados no banco de dados como VARCHAR. ou seja, não podem armazenar tabelas.

Editado por Oneshot
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