Ir para conteúdo

Criando Máquinas Virtuais Usando Virtualbox


Lordfire

Posts Recomendados

Este tutorial é bastante extenso e tem MUITAS imagens (29), portanto pode demorar a carregar.

 

Para começar, temos que fazer o download do aplicativo que gerencia máquinas virtuais. Existem vários sendo que os principais são o VMware Player, o Microsoft VirtualPC (que só funciona em Windows 7) e o Oracle Virtualbox. Neste tutorial vou usar o último.

 

INSTALAçãO

 

Para fazer o download, entre nesta página: https://www.virtualb.../wiki/Downloads

 

Escolha a versão para o seu sistema operacional (vou usar Windows) e clique para fazer o download. Execute quando finalizar.

 

Na instalação do Virtualbox, teremos várias opções para marcar ou desmarcar. Na primeira tela, apenas clique Next:

 

xMVbf.jpg

 

Na segunda tela, usuários avançados podem escolher algumas opções, neste caso não é necessário desmarcar nada, vamos instalar diretamente:

 

itlyx.jpg

 

Na terceira tela, você pode escolher onde criar ícones. O Virtualbox cria uma pasta no menu Iniciar com os atalhos, então se você não desejar ter atalhos na área de trabalho ou barra de ferramentas, pode acessar pelo menu Iniciar:

 

f8rqC.jpg

 

Na quarta tela, o Virtualbox mostra um aviso de que ele irá reiniciar os dispositivos de conexão temporariamente durante a instalação. Portanto, se estiver fazendo um download, espere-o acabar pois a conexão vai cair:

 

lNn2T.jpg

 

A quinta tela é uma confirmação a mais. Você ainda pode voltar atrás para mudar alguma opção. Então, começará a instalação:

 

JMGUB.jpg

JHZ0g.jpg

 

Ao fim, o Virtualbox mostrará uma opção para iniciá-lo assim que a instalação terminar. Vou deixar marcado, porque irei configurar logo que terminar:

 

YXQMK.jpg

 

CRIANDO MáQUINAS VIRTUAIS

 

Esta é a tela inicial do Virtualbox. À esquerda, teremos uma lista de máquinas virtuais (que aparecem assim que forem criadas) e À direita, informações sobre a máquina selecionada (não há nenhuma, por enquanto). Vamos criar uma clicando em Nova:

 

36bzW.jpg

 

Vai abrir o assistente de criação de máquinas virtuais, uma interface intuitiva e fácil de usar que vai nos ajudar no processo:

 

qWSme.jpg

 

Para o exemplo, vou criar uma máquina chamada "XTibia" usando Windows XP. O Virtualbox aceita uma infinidade de sistemas operacionais, aceitando Windows desde a versão 3.1 até a versão 8 (que atualmente está na versão de testes), todas as distribuições de Linux, Solaris (que é da mesma empresa que faz o Virtualbox), BSD, Mac OS X Server e também tem uma opção de instalar outro sistema operacional, mas não é tão simples quanto as disponíveis por padrão. Ele também tem suporte tanto para 32 bits quanto para 64 bits:

 

VaWmb.jpg

 

Na próxima tela, vamos definir quanta memória estará disponível para a máquina virtual. Como tenho 4 GB, vou disponibilizar 1 GB para a máquina virtual. Para o Windows XP, ele avisa que é recomendado ao menos 192 MB:

 

fz8ng.jpg

 

Agora, ele vai perguntar qual disco rígido você quer utilizar. Como eu não tenho nenhum, vou criar um novo:

 

2ScOI.jpg

 

Nesta tela, ele vai perguntar qual o tipo de imagem de disco será utilizado. Isso acontece porque o Virtualbox vai utilizar um arquivo no tamanho do disco rígido (que será escolhido em breve) e "mentir" para a máquina virtual dizendo que aquele arquivo é um disco rígido. A MV vai então trabalhar apenas dentro daquele espaço predefinido e não vai saber o que tem no resto do seu HD, pois vai ler apenas aquele espaço. Vou deixar na opção padrão, VDI, que é a opção que o Virtualbox tem melhor performance.

 

D9Ggb.jpg

 

O Virtualbox vai perguntar se você deseja utilizar um disco de tamanho dinamicamente alocado ou de tamanho fixo. Dinamicamente alocado fará com que o disco seja criado num tamanho pequeno e aumente (mas não diminua) de acordo com o necessário pela máquina virtual, até o limite escolhido. De tamanho fixo, o disco terá sempre o mesmo tamanho escolhido. A primeira opção leva menos tempo para ser criada, já a segunda opção tem um melhor desempenho:

 

oyaqE.jpg

 

Agora, vamos escolher o tamanho do disco rígido. Vou usar o padrão de 10 GB porque estou com pouco espaço no HD:

 

MeAPe.jpg

 

Então, o Virtualbox vai mostrar todas as opções que foram escolhidas para que você confirme:

 

A5QN3.jpg

 

Wow! Foi fácil né? Está criada nossa máquina virtual:

 

7xXSU.jpg

 

CONFIGURAÇÕES

 

Vamos mexer em algumas configurações mais avançadas, para que nossa máquina virtual nova fique perfeita. Clique em Configurações.

 

Não vou explicar tudo, apenas as coisas mais simples e necessárias, mas o Virtualbox dá uma gama enorme de opções, desde dar uma descrição para a máquina até escolher quais pastas o sistema da máquina virtual vai poder ler no seu HD (vai mostrar como uma pasta na rede):

 

7PvOm.jpg

 

Na opção Sistema, na aba Placa-Mãe, você pode mudar novamente a memória disponível para o computador:

 

XBobm.jpg

 

Já na aba Processador, você pode modificar quandos núcleos do processador a máquina virtual pode acessar. Vou mudar para 2, pois tenho 4. Se você também deseja habilitar mais de um núcleo, deve voltar para a aba Placa Mãe e marcar Habilitar o IO APIC. A opção de Restrição de execução define quantos % do tempo de processamento podem ser utilizados pela máquina virtual, diminua se seu computador for lento:

 

0uqyt.jpg

 

Na opção Monitor, podemos configurar o vídeo do sistema. Vou colocar bastante memória de vídeo, até 128 MB, habilitar aceleração 3D e 2D:

 

p3Xh2.jpg

 

Em armazenamento, vemos todos os controladores de discos rígidos e CDs/DVDs. Vou colocar o CD do Windows XP no controlador de CDs disponível. Também é possível adicionar mais discos e mais controladores:

 

Jxq3c.jpg

 

Em Rede, podemos configurar até 4 conexões para a internet diferentes, basta marcar "Habilitar Placa de Rede" em cada aba para ativar. Em "Conectado a", o VirtualBox nos oferece várias formas de conexão com a internet, são as seguintes:

  • Não conectado: obviamente, sua máquina virtual não terá conexão com nenhuma rede
  • NAT: é o modo padrão, onde o VirtualBox se encarrega de criar uma conexão à internet simples para que a máquina virtual acesse.
  • Placa em modo Bridge: quando em modo bridge (ponte), o VirtualBox faz com que a máquina virtual acesse diretamente a placa de rede, então sua MV pode acessar diretamente a sua rede sem que seu sistema interfira.
  • Placa Interna: neste modo, o VirtualBox cria uma rede virtual que pode ser acessada apenas por outras máquinas virtuais escolhidas, mas não pelo sistema hospedeiro ou pela internet
  • Placa de rede exclusiva de hospedeiro: o host-only cria uma rede entre o sistema hospedeiro e todas as máquinas virtuais, mas não com a internet.
  • Driver Genérico: neste modo, o VirtualBox cria uma arquitetura de rede aberta que pode ter suas funções modificadas e escolhidas (recomendada apenas para usuários com MUITO conhecimento)

 

t1fzc.png

 

Por enquanto é só isso que vamos configurar. Dê OK e vamos ligar nossa máquina virtual clicando em Iniciar:

 

R5i66.jpg

 

DETALHES FINAIS

 

O Virtualbox dá boot automaticamente no disco, que neste caso é um disco de instalação. Não vou abordar como se instala o sistema, porque você pode instalar qualquer um. Instale o sistema normalmente, como se estivesse formatando seu computador:

 

B9YLU.jpg

 

Sua máquina virtual está pronta! Você já pode começar a instalar os programas e acessar a internet. Tudo deverá ter sido configurado automaticamente. Mas podemos ainda instalar o Virtualbox Guest Tools, que melhora o desempenho da máquina virtual no caso de usar Windows. Para isso, na máquina virtual aperte Ctrl direito + D:

 

8tIcl.jpg

 

Escolha a pasta onde deve ser instalado:

 

hUr9g.jpg

 

O suporte a Direct3D (para usar jogos e melhorar o desempenho com vídeos) só pode ser instalado se o Windows estiver em modo de segurança/safe mode:

 

pD2L7.jpg

 

Durante a instalação, o Windows vai pausar várias vezes para perguntar se você deseja instalar drivers não assinados. Apenas aceite (Continuar assim mesmo) e prossiga com a instalação. Você deve reiniciar no final:

 

pa6H6.jpg

 

O Virtualbox é bastante completo. Uma das funções úteis é que ele suporta múltiplas máquinas virtuais com sistemas diferentes executando ao mesmo tempo:

 

MmLFW.jpg

 

Espero que tenham gostado :) pretendo fazer tutoriais do VMware Player também.

21nl25z.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Lordfire.

 

Ainda acho que 1GB de RAM para uma Virtual Machine é pouco, depende de cada usuário se importar ou não com um pouco de lag.

Uso o BackTrack e fica sem Lag com 4 GB de RAM, poderia ser menos, como disse, cada um do jeito que gosta.

 

O tutorial ta bem organizado e explicado passo-a-passo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Lordfire.

 

Ainda acho que 1GB de RAM para uma Virtual Machine é pouco, depende de cada usuário se importar ou não com um pouco de lag.

Uso o BackTrack e fica sem Lag com 4 GB de RAM, poderia ser menos, como disse, cada um do jeito que gosta.

 

O tutorial ta bem organizado e explicado passo-a-passo.

 

1GB para um Windows XP é mais que o suficiente, por volta de 512MB é o suficiente pra ter um sistema só com um navegador e flash pra navegar na internet com segurança hehe. Não tenho 4GB de RAM livres pra usar numa MV :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

LF, gostaria de saber onde eu baixo esse linux que mostra na print?

 

 

meu PC tem 2 Gigas de ram, e tou fazendo upgrade para 3, quero fazer uma maquina virtual para testes de alguns arquivos de source.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

@Beeki

Aquele é o Ubuntu -> http://www.ubuntu-br.org/

Mais para quem esta começando, eu recomendo o Debian -> http://www.debian.org/

 

@Tópico

Realmente, bem instrutivo LF, só faltou falar um pouco sobre os tipos de placas de rede com as quais o VirtualBox trabalha (NAT, Bridge e Host-Only).

Caso alguém tenha internet compartilhada entre vários computadores, pode colocar a VM pra trabalhar na rede como se fosse uma máquina "real", basta apenas colocar a placa de rede em Bridge, agora se seu computador realiza a conexão, recomendo utilizar o NAT, pois o próprio VirtualBox se encarregará de atribuir um IP a VM. O Modo Host-only serve pra VM trabalhar apenas em redes "virtuais", conexões oriundas apenas de uma VM pra outra (as 2 estando em host-only).

 

Apenas pra completar, recomendo que usem o VMWare Server, ele alem de ser gratuito, permite modificações em configurações com a VM ligada, não necessitando ter que desliga-la, como acontece no VMWare Player e o VirtualBox!

Editado por GM_Trevor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, bem instrutivo LF, só faltou falar um pouco sobre os tipos de placas de rede com as quais o VirtualBox trabalha (NAT, Bridge e Host-Only).

Caso alguém tenha internet compartilhada entre vários computadores, pode colocar a VM pra trabalhar na rede como se fosse uma máquina "real", basta apenas colocar a placa de rede em Bridge, agora se seu computador realiza a conexão, recomendo utilizar o NAT, pois o próprio VirtualBox se encarregará de atribuir um IP a VM. O Modo Host-only serve pra VM trabalhar apenas em redes "virtuais", conexões oriundas apenas de uma VM pra outra (as 2 estando em host-only).

 

Feito!

 

Pessoal, houve uma atualização do VirtualBox :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu criei 1 pc virtual com windows server 2003, mas quando abro meus erv, eu nao consigo entrar, ninguem consegue entrar.........

tem q liberar alguma porta

 

exemplo, o ip dele e 10.0.2.15 (como libera porta com esse ip no roteador?) se kso tiver q liberar

 

ajuda ae gente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí você tem que colocar o modo da rede dele como Bridge (veja no tópico), ele vai ganhar um IP normal como o seu computador e você abre as portas deste. No VirtualBox também tem como redirecionar as portas, mas eu não expliquei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...