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[Dsg Blog] O que é um Teste A/B de Usabilidade?


Jvchequer

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Existem vários testes de usabilidade que designers podem fazer para avaliar se um design serve ao propósito dele, qualquer que seja. O mais fácil e barato é o Teste A/B. Neste artigo, vou ensinar como fazê-lo.

 

 

 

teste-usabilidade.jpg

 

Testes de usabilidade servem para avaliar se um design serve ao propósito dele: é fácil de identificar o telefone da empresa no cartaz criado? Dá pra encontrar a seção de contato no site em um só clique? O que é esse site e pra que ele serve? E por aí vai. Não preciso nem dizer que o objetivo do designer é de responder perguntas – afinal, é isso que o design é. E existem vários testes que podem ser feitos para responder a estas perguntas: desde dinâmicas de grupo até entrevistas individuais com pessoas aleatórias – mas o mais fácil de criar é o Teste A/B.

 

 

O que é um Teste A/B?

Imagine um campeonato de futebol. Um time joga contra o outro, e quando um perde é eliminado do campeonato. No fim, só vai restar o melhor. O Teste A/B funciona assim. Eventualmente o design que melhor se adequar a proposta ganha, e indiferente se você estiver comparado dois designs ou cem, você deve conseguir informação útil que te diz o que funciona melhor.

 

E o Teste A/B pode ser utilizado desde o início do processo de design, desde sketches a wireframes ao resultado final. Este teste de usabilidade pode nos ajudar a chegar a uma solução adequada.

 

 

Como funciona um Teste A/B?

É bem simples: você oferece duas versões (ou mais) de um mesmo design. Metade das pessoas que vão fazer o teste vendo a versão A, a outra metade a versão B. Perguntas simples são feitas aos usuários e eles clicam no local da imagem onde eles acreditam que esta informação esteja. Após um certo número de testes, um mapa de cliques é gerado e o designer pode ver onde os usuários acreditam que fica o conteúdo. Além disto, é também analisado o tempo levado para que o usuário encontrasse o que foi pedido.

 

Por exemplo, eu poderia mostrar duas versões do Design Blog e redirecionar metade do meu tráfego pra um, e metade para o outro – no primeiro, a página de contato estaria identificada como “Contato“, no segundo como “Fale conosco“. Faria perguntas simples aos usuários, como “Onde que fica a seção de contato?” ou, melhor ainda, “Onde você acharia um e-mail para contato?“.

 

abtesting.jpg

 

O usuário clicaria na área da imagem onde ele acredita que esta informação ficaria, e então eu posso analisar qual das soluções funciona melhor: a palavra “Contato” ou “Fale conosco”. E assim por diante.

 

Existem scripts que geram mapas de cliques (em inglês, heat maps) mas que precisam ser configurados para o propósito. Um site bom que faz testes assim é o IntuitionHQ que cobra apenas US$ 9. Uma alternativa gratuita é o Google Website Optimizer, mas aí você teria que ter um conhecimento mediano de HTML e JavaScript.

 

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