Ir para conteúdo

Balanceamento De Pvp E Classes


_ferrari_

Posts Recomendados

Bom pessoal, antes de tudo eu gostaria de justificar o motivo pelo qual eu criei esse tópico. Eu tenho entrado em alguns OTservers e vejo que as classes sempre são imbalanceadas, e o PvP não funciona direito. Com toda a certeza, alguns de vocês gostariam de ter um PvP mais interessante, classes balanceadas e um jogo mais funcional e versátil.

O primeiro problema que a maioria dos servidores enfrenta hoje em dia, em relação ao balanceamento, é a recuperação de vida e mana. Se uma das vocações recupera 750 de vida por tick, significa que para matar alguém dessa vocação, você precisa tirar 750 mais a recuperação que a poção dá, suponhamos que seja 500. Quem tira 1250 em um tick? Ai vem os GMs dizer 'não não, é assim que tem que ser, tem que ir quatro contra um pra vencer, ai sim tem graça. Dá mais war.' ou então 'Ok, já resolvo. Vou baixar umas spells bem fortes pra por no servidor.'.

 

Claro que se você vai colocar mais regeneração precisa aumentar a quantidade possível de dano que um personagem pode causar, mas spells fortes só pioram a situação. Aposto que esse GM vai colocar uma espécie de ultimate explosion pra cada uma das vocações, a dos knights custando uns 150 de mana. Cadê o balanceamento? O propósito desse tópico é deixar as coisas mais interessantes no seu servidor, para que as classes funcionem do jeito que é para funcionar.

 

A primeira dica é: Diminua a regeneração, mas diminua o tick de regen.

Como isso funciona? Simples. Ao invés de colocar 250 de regen com 5 ticks, coloque 5 com 2 ticks. A moral disso é poder ter uma regeneração ainda rápida, mas que não torne o personagem imortal. Dessa forma, uma quantidade de dano maior irá demorar mais para ser curada, mas quantidades de dano pequeno serão curadas rapidamente. Uma regen alta conta como se fosse uma poção a mais que o jogador usa, assim fica mais difícil morrer no PvP e mais fácil morrer pra monstros.

 

Outra dica que eu dou é dificultar o uso de poções. Se o seu servidor tem uma alavanca que compra automaticamente 100k poções, o seu pvp vai ser imbalanceado. O jogador irá sempre ter muitas poções, e isso faz ele muito difícil de se matar. Você pode fazer com que o jogador tenha que comprar as poções e arrumar ele mesmo em backpacks, isso é muito chato, e ele irá carregar menos poções. Outra solução possível seria reduzir a quantidade de vida que as poções recuperam, mas reduzir não quer dizer mudar de 600 pra 120. O certo seria fazer uma fórmula que levasse em conta o nível do jogador, pois os jogadores de nível alto precisam de mais regeneração. Vou exemplificar com uma fórmula:

Suponhamos que a fórmula original fosse um número aleatório entre 500 e 625;

Para um jogador com 5000 de vida, a poção recupera mais ou menos 12% da vida dele, uma porcaria. Se o jogador tiver 2000 de vida, ela recupera 26%, muito melhor. Porém, o jogador com 5000 de vida não tem maior capacidade de dano que o com 2000 (na maioria dos casos).

Se mudarmos a fórmula para:

((Nível do jogador)²*100/(vida do jogador)*0,5)+(math.random(1,75))

teríamos um resultado mais balanceado, por exemplo:

Nível 200, 1800 de vida, 4000*100/900 = 444, somado com o random, a poção recuperaria de 445 até 519. Para um jogador mais forte, nível 280 com 2200 de vida, a fórmula dá o resultado seguinte:

7840*100/1100 = 712, recuperando de 713 até 787. Dessa forma, o nível se torna fundamental para se tornar mais forte, fazendo com que você recupere mais vida conforme fica nível mais alto.

 

Agora, para falar de um dos maiores erros de todos, falemos das classes em comparação.

Geralmente, você colocaria um monte de vida no knight, pouca nos mages, e média no paladin, e mana ao contrário, certo? Isso não está errado, desde que você use alguns critérios ao escolher. Se você fará os knights e paladins atacarem muuuuito rápido, coloque mais mana e vida nas outras classes. Se você fará o ataque ser velocidade normal, os mages ficariam em plena vantagem, então faça algo em relação às outras classes. O ideal é você tomar como base o tibia global. Assim, não haverá erro besta, como paladinos imortais e fortes demais, ou knights horríveis.

Pensem nisso, façam um servidor legal e balanceado.

Qualquer dúvida postem aqui, eu respondo assim que puder. Obrigado pela atenção :smile_positivo:

Editado por _ferrari_
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que má organização não é a mesma coisa que usar o básico e fazer algo simples. Usei parágrafos para separar os assuntos e fiz o texto o mais compacto possível, prezando pela qualidade e pela facilidade de se entender. Se alguém quiser saber mais sobre o assunto, aconselho que leia o texto inteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom o topico e qruia pedir uma ajuda, eu estou sem server online mais sempre q posso eu dou uma desbugada no server e tento por o melhor possivel, e tipo ocorreu algo comigo e nao sie o q faço, eu tava usando o servidor real server 3.1 e sem qrer eu buguei o vocation.xml e nao havia feito back up dele e entao eu coloquei um mais antigo mais com as mesmas funçoes q é o do xvx 8.50 sendo q qndo eu alterei isso eu rebalanciei o q eu sabia como regen e talz mais os atks das classes firao muito mais forte tornando meu server hard + facil eu qria saber se tem como vc me ajudar a mudar isso no vocation.xml pois eu nao entendo muito la so sei o basico!

 

vou postar aki meu vocation.xml e vc me da uma ajuda e umas dicas de como deixar melhor! claro se puder! :

 <?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<vocations>
<vocation id="0" name="None" description="none" needpremium="0" gaincap="5" gainhp="5" gainmana="5" gainhpticks="6" gainhpamount="10" gainmanaticks="6" gainmanaamount="10" manamultiplier="4.0" attackspeed="1000" soulmax="100" gainsoulticks="120" fromvoc="0" attackable="no">
	<formula meleeDamage="1.0" distDamage="1.0" wandDamage="1.0" magDamage="1.0" magHealingDamage="1.0" defense="1.0" armor="1.0"/>
	<skill id="0" multiplier="1.5"/>
	<skill id="1" multiplier="2.0"/>
	<skill id="2" multiplier="2.0"/>
	<skill id="3" multiplier="2.0"/>
	<skill id="4" multiplier="2.0"/>
	<skill id="5" multiplier="1.5"/>
	<skill id="6" multiplier="1.1"/>
</vocation>
<vocation id="1" name="Sorcerer" description="a sorcerer" needpremium="0" gaincap="10" gainhp="5" gainmana="30" gainhpticks="6" gainhpamount="5" gainmanaticks="3" gainmanaamount="30" manamultiplier="1.1" attackspeed="2000" soulmax="100" gainsoulticks="120" fromvoc="1">
	<formula meleeDamage="1.0" distDamage="1.0" wandDamage="1.3" magDamage="1.3" magHealingDamage="1.0" defense="1.0" armor="1.0"/>
	<skill id="0" multiplier="1.5"/>
	<skill id="1" multiplier="2.0"/>
	<skill id="2" multiplier="2.0"/>
	<skill id="3" multiplier="2.0"/>
	<skill id="4" multiplier="2.0"/>
	<skill id="5" multiplier="1.5"/>
	<skill id="6" multiplier="1.1"/>
</vocation>
<vocation id="2" name="Druid" description="a druid" needpremium="0" gaincap="10" gainhp="5" gainmana="30" gainhpticks="6" gainhpamount="5" gainmanaticks="3" gainmanaamount="30" manamultiplier="1.1" attackspeed="2000" soulmax="100" gainsoulticks="120" fromvoc="2">
	<formula meleeDamage="1.0" distDamage="1.0" wandDamage="1.3" magDamage="1.3" magHealingDamage="1.0" defense="1.0" armor="1.0"/>
	<skill id="0" multiplier="1.5"/>
	<skill id="1" multiplier="1.8"/>
	<skill id="2" multiplier="1.8"/>
	<skill id="3" multiplier="1.8"/>
	<skill id="4" multiplier="1.8"/>
	<skill id="5" multiplier="1.5"/>
	<skill id="6" multiplier="1.1"/>
</vocation>
<vocation id="3" name="Paladin" description="a paladin" needpremium="0" gaincap="20" gainhp="10" gainmana="15" gainhpticks="3" gainhpamount="20" gainmanaticks="4" gainmanaamount="25" manamultiplier="1.4" attackspeed="2000" soulmax="100" gainsoulticks="120" fromvoc="3">
	<formula meleeDamage="1.0" distDamage="1.3" wandDamage="1.0" magDamage="1.3" magHealingDamage="1.0" defense="1.3" armor="1.3"/>
	<skill id="0" multiplier="1.2"/>
	<skill id="1" multiplier="1.2"/>
	<skill id="2" multiplier="1.2"/>
	<skill id="3" multiplier="1.2"/>
	<skill id="4" multiplier="1.1"/>
	<skill id="5" multiplier="1.1"/>
	<skill id="6" multiplier="1.1"/>
</vocation>
<vocation id="4" name="Knight" description="a knight" needpremium="0" gaincap="25" gainhp="15" gainmana="5" gainhpticks="3" gainhpamount="30" gainmanaticks="5" gainmanaamount="15" manamultiplier="3.0" attackspeed="2000" soulmax="100" gainsoulticks="120" fromvoc="4">
	<formula meleeDamage="1.3" distDamage="1.0" wandDamage="1.0" magDamage="1.0" magHealingDamage="1.0" defense="1.5" armor="1.5"/>
	<skill id="0" multiplier="1.1"/>
	<skill id="1" multiplier="1.1"/>
	<skill id="2" multiplier="1.1"/>
	<skill id="3" multiplier="1.1"/>
	<skill id="4" multiplier="1.4"/>
	<skill id="5" multiplier="1.1"/>
	<skill id="6" multiplier="1.1"/>
</vocation>
<vocation id="5" name="Master Sorcerer" description="a master sorcerer" needpremium="1" gaincap="10" gainhp="5" gainmana="30" gainhpticks="4" gainhpamount="5" gainmanaticks="2" gainmanaamount="30" manamultiplier="1.1" attackspeed="2000" soulmax="200" gainsoulticks="15" fromvoc="1" lessloss="30">
	<formula meleeDamage="1.0" distDamage="1.0" wandDamage="1.8" magDamage="1.5" magHealingDamage="1.2" defense="1.0" armor="1.0"/>
	<skill id="0" multiplier="1.5"/>
	<skill id="1" multiplier="2.0"/>
	<skill id="2" multiplier="2.0"/>
	<skill id="3" multiplier="2.0"/>
	<skill id="4" multiplier="2.0"/>
	<skill id="5" multiplier="1.5"/>
	<skill id="6" multiplier="1.1"/>
</vocation>
<vocation id="6" name="Elder Druid" description="an elder druid" needpremium="1" gaincap="10" gainhp="5" gainmana="30" gainhpticks="5" gainhpamount="5" gainmanaticks="2" gainmanaamount="30" manamultiplier="1.1" attackspeed="2000" soulmax="200" gainsoulticks="15" fromvoc="2" lessloss="30">
	<formula meleeDamage="1.0" distDamage="1.0" wandDamage="1.8" magDamage="1.5" magHealingDamage="1.3" defense="1.0" armor="1.0"/>
	<skill id="0" multiplier="1.5"/>
	<skill id="1" multiplier="1.8"/>
	<skill id="2" multiplier="1.8"/>
	<skill id="3" multiplier="1.8"/>
	<skill id="4" multiplier="1.8"/>
	<skill id="5" multiplier="1.5"/>
	<skill id="6" multiplier="1.1"/>
</vocation>
<vocation id="7" name="Royal Paladin" description="a royal paladin" needpremium="1" gaincap="20" gainhp="10" gainmana="15" gainhpticks="2" gainhpamount="20" gainmanaticks="3" gainmanaamount="25" manamultiplier="1.4" attackspeed="2000" soulmax="200" gainsoulticks="15" fromvoc="3" lessloss="30">
	<formula meleeDamage="1.0" distDamage="1.8" wandDamage="1.0" magDamage="1.3" magHealingDamage="1.1" defense="2.0" armor="2.0"/>
	<skill id="0" multiplier="1.2"/>
	<skill id="1" multiplier="1.2"/>
	<skill id="2" multiplier="1.2"/>
	<skill id="3" multiplier="1.2"/>
	<skill id="4" multiplier="1.1"/>
	<skill id="5" multiplier="1.1"/>
	<skill id="6" multiplier="1.1"/>
</vocation>
<vocation id="8" name="Elite Knight" description="an elite knight" needpremium="1" gaincap="25" gainhp="15" gainmana="5" gainhpticks="2" gainhpamount="30" gainmanaticks="4" gainmanaamount="15" manamultiplier="3.0" attackspeed="2000" soulmax="200" gainsoulticks="15" fromvoc="4" lessloss="30">
	<formula meleeDamage="1.8" distDamage="1.0" wandDamage="1.0" magDamage="1.0" magHealingDamage="1.0" defense="2.5" armor="2.5"/>
	<skill id="0" multiplier="1.1"/>
	<skill id="1" multiplier="1.1"/>
	<skill id="2" multiplier="1.1"/>
	<skill id="3" multiplier="1.1"/>
	<skill id="4" multiplier="1.4"/>
	<skill id="5" multiplier="1.1"/>
	<skill id="6" multiplier="1.1"/>
</vocation>
<vocation id="9" name="Dark Sorcerer" description="an dark sorcerer" needpremium="1" gaincap="15" gainhp="10" gainmana="35" gainhpticks="4" gainhpamount="10" gainmanaticks="2" gainmanaamount="90" manamultiplier="1.1" attackspeed="1400" soulmax="299" gainsoulticks="15" fromvoc="5" lessloss="30">
	<formula meleeDamage="1.0" distDamage="1.0" wandDamage="2.0" magDamage="1.2" magHealingDamage="1.0" defense="1.0" armor="1.0"/>
	<skill id="0" multiplier="1.5"/>
	<skill id="1" multiplier="2.0"/>
	<skill id="2" multiplier="2.0"/>
	<skill id="3" multiplier="2.0"/>
	<skill id="4" multiplier="2.0"/>
	<skill id="5" multiplier="1.5"/>
	<skill id="6" multiplier="1.1"/>
</vocation>
<vocation id="10" name="Forest Druid" description="an forest druid" needpremium="1" gaincap="15" gainhp="10" gainmana="35" gainhpticks="4" gainhpamount="10" gainmanaticks="2" gainmanaamount="90" manamultiplier="1.1" attackspeed="1400" soulmax="299" gainsoulticks="15" fromvoc="6" lessloss="30">
	<formula meleeDamage="1.0" distDamage="1.0" wandDamage="2.0" magDamage="1.2" magHealingDamage="1.0" defense="1.0" armor="1.0"/>
	<skill id="0" multiplier="1.5"/>
	<skill id="1" multiplier="1.8"/>
	<skill id="2" multiplier="1.8"/>
	<skill id="3" multiplier="1.8"/>
	<skill id="4" multiplier="1.8"/>
	<skill id="5" multiplier="1.5"/>
	<skill id="6" multiplier="1.1"/>
</vocation>
<vocation id="11" name="Sacred Paladin" description="an sacred paladin" needpremium="1" gaincap="25" gainhp="15" gainmana="20" gainhpticks="3" gainhpamount="50" gainmanaticks="3" gainmanaamount="40" manamultiplier="1.4" attackspeed="1400" soulmax="299" gainsoulticks="15" fromvoc="7" lessloss="30">
	<formula meleeDamage="1.0" distDamage="2.0" wandDamage="1.0" magDamage="1.1" magHealingDamage="1.0" defense="1.2" armor="1.2"/>
	<skill id="0" multiplier="1.2"/>
	<skill id="1" multiplier="1.2"/>
	<skill id="2" multiplier="1.2"/>
	<skill id="3" multiplier="1.2"/>
	<skill id="4" multiplier="1.1"/>
	<skill id="5" multiplier="1.1"/>
	<skill id="6" multiplier="1.1"/>
</vocation>
<vocation id="12" name="Powered Knight" description="an powered knight" needpremium="1" gaincap="30" gainhp="20" gainmana="10" gainhpticks="8" gainhpamount="60" gainmanaticks="4" gainmanaamount="40" manamultiplier="3.0" attackspeed="1400" soulmax="299" gainsoulticks="15" fromvoc="8" lessloss="30">
	<formula meleeDamage="2.1" distDamage="1.0" wandDamage="1.0" magDamage="1.1" magHealingDamage="1.0" defense="3.0" armor="3.0"/>
	<skill id="0" multiplier="1.1"/>
	<skill id="1" multiplier="1.1"/>
	<skill id="2" multiplier="1.1"/>
	<skill id="3" multiplier="1.1"/>
	<skill id="4" multiplier="1.4"/>
	<skill id="5" multiplier="1.1"/>
	<skill id="6" multiplier="1.1"/>
</vocation>
</vocations>

 

Bem meu server e hard oui seja low rate que preça o trabalho arduo do player para fikar forte, e como ja viu eu uso second promotion, eu alterei o os pontos de hp mana e cap ganhos em +5 para a second promotion pois e um das vantagens de ser premium player e almentei razoalvelmente o regen, meu server e 50x com stages (pois se eu por 10x fiko sem players pois a moda e 999x+) ta ai se puder me ajuda te agradeço e dicas e sempre bom!

 

vlw Grato desde ja!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, como você usou um vocations.xml antigo, pode ter acontecido algo que você não esperava, por exemplo os multiplicadores de dano, a attack speed, o multiplicador de skills etc.. o que você podia fazer é pegar o xml do seu .rar onde você baixou o server, ai vai ser o atualizado.

Observe isso:

<vocation id="7" name="Royal Paladin" description="a royal paladin" needpremium="1" gaincap="20" gainhp="10" gainmana="15" gainhpticks="2" gainhpamount="20" gainmanaticks="3" gainmanaamount="25" manamultiplier="1.4" attackspeed="2000" soulmax="200" gainsoulticks="15" fromvoc="3" lessloss="30">

<formula meleeDamage="1.0" distDamage="1.8" wandDamage="1.0" magDamage="1.3" magHealingDamage="1.1" defense="2.0" armor="2.0"/>

e isso:

<skill id="0" multiplier="1.2"/>

<skill id="1" multiplier="1.2"/>

<skill id="2" multiplier="1.2"/>

<skill id="3" multiplier="1.2"/>

<skill id="4" multiplier="1.1"/>

<skill id="5" multiplier="1.1"/>

<skill id="6" multiplier="1.1"/>

Se a attackspeed que você colocou ficou muito alta, somado com o multiplier de skill, os players vão tirar muito mais dano, pois vão pegar skill bem mais rápido. Procure mudar também as fórmulas de dano, na parte em vermelho (do royal paladin) está 1,8. Procure em outros servidores mais difíceis qual a fórmula certa, ou crie algo pra você. :weight_lift:

A melhor solução seria colocar o xml antigo, pois ele tem total compatibilidade com o seu servidor. Geralmente ele buga por causa de uma aspa ou um sinal de igualdade a mais, que é fácil de achar. Abraços, boa sorte :smile_positivo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Gostei, vai ajudar muita gente que esta com dificuldade de por mana/health para healar.

 

Mais eu faço assim:

Eu ponho um limite, por exemplo vamo dizer que o limite é 500,

 

Knight: 350 de vida, 150 de mana

Mages: 350 de vida, 150 de mana

Paladins: 250 de vida, 250 de mana

 

Sempre faço assim para ficar melhor.

 

Abraços, so arrumar o topico bonitinho e ta 10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...