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Básico De C++


delton

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Usando funções podemos estruturar nosso programa de uma maneira mais modular, usando todo o potencial que a programação estruturada do C++ pode nos oferecer.

 

Uma função é um bloco de instruções que é executado quando é chamada de algum outro ponto do programa. Seu formato é o seguinte:

 

tipo nome ( argumento1, argumento2, ...) conteúdo

 

no qual:

· tipo é o tipo de dados que a função retorna, ou seja o que ele responde xD

· nome é o nome pelo qual será possível chamar a função, um exemplo é a função do OT (GetPlayerMoney é um nome de uma função).

· argumentos (podem ser especificados quantos você quiser). Cada argumento consiste em um tipo de dados seguido pelo seu identificador, como na declaração de uma variável (por exemplo, int x) e que funciona dentro da função como qualquer outra variável. Eles permitem a passagem de parâmetros para a função quando é chamada. Os parâmetros diferentes são separados por vírgulas. (resumindo o que a função irá fazer)

· conteúdo é o corpo da função. Pode ser uma única instrução ou um bloco de instruções. No último caso, precisa ser delimitado por chaves {}. (desenvolvimento)

 

Aqui você tem o primeiro exemplo de função:

// exemplo de função

#include <iostream.h>



int addition (int a, int b)

{

 int r;

 r=a+b;

 return (r);

}



int main ()

{

 int z;

 z = addition (5,3);

 cout << "O resultado e " << z;

 return 0;

}

 

Resultado:

 

O resultado e 8

 

Para que se possa analisar esse código, primeiro de tudo lembre-se de algo que foi dito no início desse tutorial: um programa em C++ sempre começa sua execução pela função main. Então iniciaremos por ela.

 

Podemos ver como a função main começa declarando a variável z do tipo int. Logo depois disso, vemos uma chamada para a função addition. Se prestarmos atenção, veremos a semelhança entre a estrutura da chamada da função com a própria declaração da função nas linhas de código acima:

funcoes_p1_1.jpg

Os parâmetros têm uma correspondência clara. Dentro da função main, chamamos a addition passando dois valores: 5 e 3 que correspondem aos parâmetros int a e int b declarados para a função addition.

 

No momento que a função é chamada em main, o controle é perdido por main e passado para a função addition. O valor de ambos os parâmetros passados na chamada (5 e 3) são copiados nas variáveis locais int a e int b dentro da função.

funcoes_p1_2.jpg

O valor retornado por uma função é o valor dado para a função quando é avaliada. Sendo assim, z irá guardar o valor retornado por addition (5, 3), que é 8. Para explicar isso de outra maneira, você pode imaginar que a chamada para a função (addition (5,3)) é substituída literalmente pelo valor que retorna (8). (addition quer dizer adição)

 

A seguinte linha de código em main é:

 

cout << "O resultado e " << z;

 

que, como você já deve saber, faz a impressão do resultado na tela.

A função addition declara uma nova variável (int r;), e através da expressão r=a+b;, atribui a r o resultado de a mais b. Devido ao fato dos parâmetros passados para a e b serem 5 e 3 respectivamente, o resultado é 8. (deu pra intender?)

 

 

 

A seguinte linha de código:

 

return (r);

 

finaliza a função addition, e devolve o controle para a função que a chamou (main) continuando o programa do mesmo ponto que foi interrompido pela chamada a addition. Além disso, return foi chamado com o conteúdo da variável r (return ®;), que naquele momento era 8, então esse foi o valor retornado pela função. (ou seja o resultado dessa função).

 

Escopo de variáveis

 

Você precisa considerar que o escopo de variáveis declaradas dentro de uma função ou qualquer outro bloco de instruções é somente da própria função ou do próprio bloco de instruções e não podem ser usadas fora deles. Por exemplo, no exemplo anterior teria sido impossível usar as variáveis a, b ou r diretamente na função main, pois eram variáveis locais da função addition. E também teria sido impossível usar a variável z diretamente dentro da função addition, pois era uma variável local da função main.

funcoes_p1_3.jpg

Sendo assim, o escopo de variáveis locais é limitado ao mesmo nível de aninhamento no qual elas são declaradas. Mesmo assim você também pode declarar variáveis globais que são visíveis em qualquer parte do código, dentro ou fora de qualquer função. Para declarar variáveis globais, você precisa fazê-lo fora de qualquer função ou bloco de instruções, ou seja, diretamente no corpo do programa.

 

Bom gente, eu encontrei esse tutorial em outro site: clique aqui

Durante a explicação eu dei uns exemplos de como funciona isso num Open Tibia Server... acho que deu para entender o básico do básico =)

Caso você leu até aqui, parabéns :party:

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se acha basico complicadoque nao vioo nada !!

kkk' ja quebreii 2 teclados esse que to usando otem

jogueii no chao pq fiko muito nervoso quando da erro perdi tudo

dai oque ve cria asas

Mais excelent tudo delton

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boa uma aulinha bem basica de c++ mas ficou bem explicado gostei muito.

espero que faça outros tutoriais desse tipo bem explicados e com o minimo de erro de portugues.

 

edited:

tipo iso aqui e um desacato ao portugues.

 

se acha basico complicadoque nao vioo nada !!

kkk' ja quebreii 2 teclados esse que to usando otem

jogueii no chao pq fiko muito nervoso quando da erro perdi tudo

dai oque ve cria asas

Mais excelent tudo delton

 

alguem traduz isso pra min porque o google num conseguiu não.

Editado por Marcryzius
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  • 4 months later...
se acha basico complicadoque nao vioo nada !!

kkk' ja quebreii 2 teclados esse que to usando otem

jogueii no chao pq fiko muito nervoso quando da erro perdi tudo

dai oque ve cria asas

Mais excelent tudo delton

 

Caso C++ seja que nem Vb.Script, tente um "try", dai você não perde tudo :p

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