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Aprendendo Tudo Sobre Config.lua


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Aprenda tudo sobre config.lua



[Tutorial by: .daRedeviL #]

[Exclusividade: XTibia.com]

Vi que muita gente tem dificuldade para entender certas tags então eu criei esse tutorial que vai explicando o significado de cada tag contida no config.lua.

 

Obs.: O arquivo config.lua usado nesse tutorial é o do Aries 0.4.5 - XML.

 

Pronto vamos deixar de conversa fiada e partir logo pra o tutorial que muita gente já está roendo unha ai, então vamos lá, ;D

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-- Arquivo para configuração de seu Server --

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-- data directory location

   datadir = "data/"



Essa tag é onde está a localização do diretório (pasta) "data".

 

-- map location

   map = "data/world/evolutions.otbm"



Essa tag é onde está localizado o seu mapa, no exemplo acima está na pasta data/world/.

 

-- mapkind

   -- options: OTBM for binary map, XML for OTX map

   mapkind = "OTBM"



Essa tag é onde é configurado o formato do mapa se é em OTBM, XML e OTX, no exemplo acima foi definido no formato OTBM.

 

-- map store location (Arquivo no formato XML)

   mapstore = "data/world/evolutions-mapstore.xml"



Essa tag é onde está localizado o map store do seu mapa, no exemplo acima está na pasta data/world/.

 

-- house store location (Arquivo no formato XML)

   housestore = "data/world/evolutions-housestore.xml"



Essa tag é onde está localizado o housestore do seu mapa, no exemplo acima está na pasta data/world/.

 

-- bans storage (Arquivo no formato XML)

 banIdentifier = "data/bans.xml"



Essa tag é onde está localizado o arquivo bans.xml onde fica armazenado os players banidos, no exemplo acima está na pasta data/.

 

-- server name

 servername = "Aries Server 8.10 MMORPG"



Essa tag é onde você pode colocar o nome do seu servidor, no exemplo acima está Aries Server 8.10 MMORPG.

 

-- server location

 location = "Brasil"



Essa tag é onde você informa a localização de seu servidor, no exemplo acima foi informado que ele é do Brasil.

 

-- server ip 

 ip = "189.54.102.24"



Essa tag é onde você coloca o ip externo (ip da conexão), esse ip é o que o player coloca no ip changer caso não haja ip fixo que é um redirecionador para o ip da conexão, lembrando não se coloca o ip fixo sim o ip da sua conexão se não ninguém vai conseguir se conectar ao seu servidor.

 

-- server port 

 port = "7171"



Essa tag é a porta que o player irá se conectar ao seu servidor.

 

-- server url

 url = "http://xtibiatutorial.servegame.com:8090"



Essa tag é onde você informa a url do site do seu servidor.

 

-- server owner name

 ownername = "DareDeviL"



Essa tag é onde você informa o nome do proprietário (dono) do servidor.

 

-- server owner email

 owneremail = "xtibiatutorial@hotmail.com"



Essa tag é onde você informa o e-mail do proprietário (dono) do servidor.

 

-- world type

 -- options: pvp, no-pvp, pvp-enforced

 worldtype = "pvp"



Essá tag você informa o tipo de mundo que é seu servidor PvP (Player Vs Player), No-PvP (Não Player Vs Player) e PvP-Enforced (Player Vs Player forçado), no exemplo acima o servidor está em pvp, você define o tipo de mundo que é seu servidor na tag na parte worldtype = "Tipo de Mundo".

 

-- exhausted time in ms (1000 = 1 segundo)

 exhausted = 1000



Essa tag é onde você define o tempo em que o player vai ficar sem usar magias de ataque, ou seja não vai poder atacar enquanto não descansar, o tempo definido para que ele possa voltar usar as magias é de 1 segundo como foi definido acima, foi 1000 = 1 segundo.

 

-- exhausted time in ms for non-aggressive spells (1000 = 1 segundo)

 exhaustedheal = 1000



Essa tag é onde você define o tempo em que o player vai ficar sem usar magias não-ofensivas (exura, utevo lux, exura gran e etc), ou seja ele não vai poder usar magias não-ofensivas, enquanto não descansar, o tempo definido para que ele possa voltar usar as magias não-ofensivas é de 1 segundo como foi definido acima foi, 1000 = 1 segundo.

 

-- how many ms to add if the player is already exhausted and tries to cast a spell (1000 = 1 segundo)

 exhaustedadd = 200



Essa tag é onde você define o tempo em que o player vai ficar sem usar magias diferentes, ou seja ele não vai poder usar magias diferentes como usar exevo flam hur e logo após exevo mort hur, enquanto não descansar, o tempo definido para que ele possa voltar usar as magias diferentes é de 0,2 milésimo de segundo como foi definido acima foi, 200 = 0,2 milésimo de segundo.

 

-- house rent period

 -- options: daily, weekly, monthly

 houserentperiod = "weekly"



Essa tag é onde você define o tempo em que pode alugar casa daily (Diárias), weekly (Semanais), monthly (Mensais), no exemplo acima foi definido que seria semanalmente (weekly).

 

-- motd (the message box that you sometimes get before you choose characters)

 motd = "Welcome to Aries Server 8.10 MMORPG. Please choose your character."

 motdnum = "1"



Essa tag é onde você coloca a mensagem que irá aparecer antes de você escolher seu personagem, no exemplo acima foi definido que ela irá aparecer 1 vez na mesma conta sempre que ela for logada no mesmo ip de conexão do player.

 

-- login message

 loginmsg = "Welcome to Aries Server 8.10 MMORPG. For help visit www.xtibia.com"



Essa tag é onde você coloca a mensagem que irá aparecer no channel defalut (canal padrão) quando você estiver logado in-game.

 

-- how many logins attempts until ip is temporary disabled 

 -- set to 0 to disable

 logintries = 0



Essa tag é onde você define o número de tentativas de login com acc errada para não ser bloquiado o ip por 5 minutos, 0 significa que está desativado o número de tentativas de acc errada, ai se você quiser ativar você escolhe se 1 tentativa, 2, 3, 4, 5 e assim por diante você que escolhe.

 

-- how long the retry timeout until a new login can be made 

 retrytimeout = 60*1000



Essa tag é onde você define o quanto tempo a repetir, tempo até que um novo login pode ser feita, no exemplo acima foi definido que o tempo seria de 1 segundo.

 

-- how long the player need to wait until the ip is allowed again

 logintimeout = 0



Essa tag é onde você define quanto tempo o jogador precisa de esperar até que o IP seja permitido novamente, após errar muitas vezes a senha/acc.

 

-- allow clones 

 -- options: 0 (no), 1 (yes)

 allowclones = 0



Essa tag é onde você define se você quer clones no seu otserv ou seja varios logins no mesmo char, no exemplo acima foi definido que não, para modificar basta colocar 0 = Não e 1 = Sim na parte allowclones = 0.

 

-- max number of players allowed

 maxplayers = "100"



Essa tag é onde você difine o número de players online no seu server ao mesmo tempo, no exemplo acima foi definido que seriam permitido apenas 100 players você pode modificar agora depende da qualidade do seu host, se for um hoster muito bom coloca 1000 se for um host fraquinho coloca 50 a 100 ai depende de você.

 

-- SQL type

 -- options: mysql, sqlite

 sql_type = "mysql"



 --- MySQL part (ignore if you are using SQLite)

 sql_host = "localhost"

 sql_user = "root"

 sql_pass = "elite77"

 sql_db   = "otserv"



 --- SQLite part (ignore if you are using MySQL)

 sqlite_db = "db.s3db"



 

Nas tags acima é você define informações do MySQL como Pass, Localhost, User e Database, as opções se quer SQLite ou MySQl, só mexa nessas tags se seu servidor utilizar esse tipo de banco de dados.

 

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-- Configuração básica do seu config.lua --

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-- world name 

  worldname = "Aries"



Essa tag é onde você define o nome do servidor que irá aparecer do lado do nome do seu char na listas de chars entre parênteses, exemplo DareDevil (Aries).

 

-- time to save the server 

  autosave = 1



Essa tag é onde você define o tempo do server save, no exemplo acima está 1 minuto o padrão é de 5, se você quiser modificar basta colocar quanto tempo você quer, 10 minutos coloca autosave = 10.

 

-- do you want to enable cap system?

  capsystem = "no"



Essa tag é onde você define se quer ativar o sistema de cap, yes para sim e no para não.

 

-- anti-afk - maximum idle time to kick player (1 = 1 minuto)

  kicktime = 15



Essa tag é onde você define se o kickar o player quando ele está AFK por um certo tempo, no exemplo acima foi definido 15 minutos, ai se um player sai e deixa seu char logado quando se passar 15 minutos o player é kickado, ai se você quiser definir só é colocar 10 para 10 min, 20 para 20 min.

 

-- how many summons player can have

  maxsummons = 2



Essa tag é onde você define o numero máximo de summons por players, no exemplo acima foi definido que o player só pode sumonar 2 monstros.

 

-- maximum items in depot

  maxdepotitems = 1000



Essa tag é onde você define o número maximo de itens dentro do depot, no exemplo acima foi definido 1000 itens.

 

-- learn spells 

  learnspells = "no"



Essa tag é onde você define se os players do seu otserv precisam aprender(comprar) as magias no npc ou não, no exemplo acima foi definido que não,

boa parte dos otservers você não precisa aprender as magias a cada level e magic level que você ganha você ja pode soltar a magia.

 

-- do you want everyone to have premium

  freepremium = "no"



Essa tag é onde você define se todos os players teram as tudo que os premmy account tem, no exemplo acima foi definido que não os players não teram as mesmas coisas que os premmy account tem, para modificar basta colocar "no" para não e "yes" para sim, assim você define se os players teram ou não as mesmas coisas que premmy accounts tem.

 

-- remove ammunation? (bolts/arrows)

  removeammunation = "no"



Essa tag é onde você define se quer remover munições quando usadas, ou deixar as munições infinitas para isso basta colocar "no" no lugar de "yes", no exemplo acima foi definido que quando a munição fosse usada seria removida uma carga a cada uso da mesma.

 

-- remove rune charges? (sd/hmm/gfb)

  removerunecharges = "yes"



Essa tag é onde você define se quer remover cargas das runas quando usadas, ou deseja deixar as runas infinitas para isso basta colocar "no" no lugar de "yes", no exemplo acima foi definido que quando a runa fosse usada seria removida uma carga a cada uso da mesma.

 

-- use item hotkeys?

itemhotkeys = "yes"



Essa tag é onde você define se os players poderam usar itens pelas hotkeys, no exemplo acima foi definido que sim mas você pode colocar não para isso basta modificar "no" para não e "yes" para sim, assim você define se os players poderam ou não usar itens pelas hotkeys.

 

-- shoot trough battle window on players? 

battlewindowplayers = "yes"



Essa tag é onde você define se os players poderam atirar runas em outros players pela janela Battle, no exemplo acima foi definido que sim mas você pode colocar não para isso basta modificar "no" para não e "yes" para sim, assim você define se os players poderam ou não atirar runas pela janela de Battle.

 

-- use account manager?

accountmanager = "yes"



Essa tag é onde você define se você quer que accounts sejam criadas por ele, no exemplo acima foi definido que sim mas você pode colocar não para isso basta modificar "no" para não e "yes" para sim, se você tiver site de acc eu acho meio desnecessário deixar ligado o account manager.

 

-- summon follows master everywhere

summonsfollow = "yes"



Essa tag é onde você define se quer que os montros sumonados sigam seus criadores (players que sumonaram monstros), no exemplo acima foi definido que sim mas você pode colocar não para isso basta modificar "no" para não e "yes" para sim, assim você define se os monstros sumonados poderam ou não seguir seus criadores.

 

-- allow outfit change

outfitchange = "yes"



Essa tag é onde você define se quer que seja permitido a troca de outfits, no exemplo acima foi definido que sim mas você pode colocar não para isso basta modificar "no" para não e "yes" para sim, assim você define se os players poderam ou não trocar seus outfits. (Isso é mais utilizado em PVP-Enforced)

 

-- damage to players with the same feet

feetdamage = "yes"



Essa tag é onde você define se quer que os players ataquem os players que estiverem com a mesma cor da bota, no exemplo acima foi definido que sim mas você pode colocar que não para isso basta modificar "no" para não e "yes" para sim, assim você define se os players poderam ou não atacar outros players com a mesma cor da bota. (Isso é mais utilizado em PVP-Enforced)

 

-- guild system type 

-- online guild system requires the latest Swelia AAC

guildsystem = "ingame"



Essa tag é onde você define o tipo de confguração de guild, se vai ser configurada no jogo ou pelo site, no exemplo acima foi definido que ingame (dentro do jogo) mas você pode colocar no site para isso basta modificar "ingame" dentro do jogo e "online" no site, assim você define que a guild poderar ser configurada dentro do jogo ou no site.

 

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-- Multiplicações - Rates e etc --

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-- experience multiplier

expmul = 10



Essa tag é onde você define a quantidade de vezes a mais que a experiência será dobrada exemplo no tibia global um rat da 5 de xp com essa configuração de 10x ele dara 5x10 = 50 de xp, ai você define quantas vezes você quer multiplicar a Xp do monstro X a Xp do server.

 

-- experience multiplier for pvp-enforced

expmulpvp = 2



Essa tag é onde você define a porcentagem de xp que você vai ganhar quando matar outro player, no exemplo definido acima eu vou ganhar 2% da atual XP do player que eu matar.

 

-- monster lootrating

lootmul = 2



Essa tag é onde você define que os montros darão 2x mais rápido o loot do que no tibia global (loot definido no arquivo .xml dos monstros), no exemplo acima fica definido que ele dara 2x mais rápido ai você pode modificar para 3x, 4x ai a decisão é sua.

 

-- skill multiplier

skillmul = 43



Essa tag é onde você define a rates de multiplicação de skill, no exemplo acima foi definido que ele vai ganhar 43x mais rapido um novo skill do que no tibia global, você pode diferencia por vocações no arquivo data/vocations.xml

 

-- manaspent multiplier  

manamul = 27



Essa tag é onde você define a rates de multiplicação de magiclevel, no exemplo acima foi definido que ele vai ganhar 27x mais rapido um novo magic level do que no tibia global, você pode diferencia por vocações no arquivo data/vocations.xml

 

-- how many monsters spawn at a time in 1 spawn (1 = 1 minuto)

spawnmul = 1



Essa tag é onde você define o tempo em que irá haver um novo spawn de monstros ou seja se você matar todos os monstros eles levaram 1 minuto a renascer.

 

-- Price for each SQM when buying a house

houseprice = 1000



Essa tag é onde você define o preço de compra de casas por SQM ou seja uma casa que contenha 9 SQMs valerá 9000 GPS, foi definido acima que cada SQM custará 1000 GPS .

 

-- level to buy a house

houselevel = 50



Essa tag é onde você define o level permitido para que os players possam comprar suas casas, no exemplo acima foi definido que apartir do level 50 um player poderá compra sua casa.

 

-- maximum death entries per player

maxdeathentries = 10



Essa tag é onde você define a quantidade de mortes do player que ficara armazenado do nomedoplayer.xml, no exemplo acima foi definido que só 10 mortes poderam ficar armazenadas.

 

-- max message buffer (Padrão = 4)

-- how fast you get muted

messagebuffer = 4



Essa tag é onde fica definido o número de mensagens necessárias para da o muted, no exemplo acima foi definido que apartir de 4 mensagens em um curto espaço de tempo o player será mutado (ficará sem falar).

 

-- minimum action interval (Padrão = 200)

minactioninterval = 200



Essa tag é onde você define o intervalo mínimo para execursão de actions, no exemplo acima foi definido que o intervalo mínimo para execursão actions é de 0,2 milésimos de segundo (1000 = 1 segundo).

 

-- protection for those under this level

protectionlimit = 50



Essa tag é onde você define o até que level um player ficará imune a PvP, no exemplo acima foi definido que até o level 50 o player não poderá ser atacado mas apartir deste level ele já poderá ser atacado.

 

-- critical damage and chance 

criticaldamage = {"0", "0"}



Essa tag é onde você define o damage crítico e as suas chances.

 

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-- Configuração do Sistema de Skull (WhiteSkull,RedSkull e etc) --

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-- time to lose a white skull (1 = 1 minuto)

whitetime = 15



Essa tag é onde você define o tempo que levara para o player perder a caveira branca ou seja deixar de ser PK, no exemplo acima foi definido que após 15 minutos de pegar sua WhiteSkull ela irá sumir.

 

-- time to lose one frag (1 = 1 minuto)

fragtime = 1*60



Essa tag é onde você define o tempo que levará para o player perder um injust, no exemplo acima foi definido que após 1 minuto ele irá perder o injust.

 

-- ban unjust, how many frags you need to get banned (1 = 1 morte)
banunjust = 6



Essa tag é onde você define quantos injust você precisa ter para ser banido, no exemplo acima foi definido que 6 injusts o player seria banido.

 

-- red skull unjust, how many frags you need to get a red skull (1 = 1 morte)
redunjust = 3



Essa tag é onde você define após quantas pessoas você matará para pegar a caveira vermelha ou seja após matar 3 pessoas você irá pegar RedSkull.

 

-- bantime, for how long the player is banned (1 = 1 hora)
bantime = 24*1



Essa tag é onde você define por quanto tempo o player que foi banido por ter 6 injust terá que espera para ser desbanido, no exemplo acima foi definido o tempo de 1 hora após levar o ban o player será desbanido.

 

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-- GM Acess Rights --

(As tags abaixo não estão inclusas no Aries 0.4.5 XML, vou explicar para quem tem server que tem essas configurações de Acessos de GM)

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-- access to walk into houses and open house doors
accesshouse = 3



Essa tag é onde você define o acesso do TUTOR, GM, GOD que poderam andar nas casas, abrir as portas das casas sem ser o dono, no exemplo acima foi definido que GMs acima poderam andar e abrir a porta de casas no servidor.

 

-- access to login without waiting in the queue or when server is closed
accessenter = 1



Essa tag é onde você define o acesso de TUTOR, GM, GOD ficará livre de pegar filas ou se conectar quando o servidor tive sido fechado pelo comando /closeserver, no exemplo acima foi definido que Tutores acima ficaram livre de filas e poderam se conectar em um servidor quando ele tiver sido fechado pelo comando /closeserver.

 

-- access to ignore damage, exhaustion, cap limit and be ignored by monsters
accessprotect = 3



Essa tag é onde você define o acesso de TUTOR, GM, GOD que ficara livre de ser atacado por players/monstros, livre de exausted (cansaço), limite de capacidade, no exemplo acima foi definido que GMs acima não seram atacados nem por players nem monstros, não ficaram cansados (exausted) e ficaram livre do limite de capacidade.

 

-- access to broadcast messages and talk in colors 
accesstalk = 1



Essa tag é onde você define o acesso de TUTOR, GM, GOD para falar com cores diferentes em chats publicos, no exemplo acima foi definido que Tutores acima falaram com cores diferentes em chats públicos.

 

-- access to move distant items from/to distant locations
accessremote = 3



Essa tag é onde você define o acesso de TUTOR, GM, GOD que poderam mover itens distantes sem precisar está perto do item, no exemplo acima foi definido que GMs acima poderam mover items sem está proximo a eles.

 

-- access to see id and position of the item you are looking at
accesslook = 2



Essa tag é onde você define o acesso de TUTOR, GM, GOD que poderam ver informações como localização do item, id e etc, no exemplo acima foi que Senior Tutores acima poderam ver informações de items quando derem look no mesmo.

 

------ PRONTO CONCLUÍDO ------

 

Eu agradeço em especial ao meu amigo LastSoulS e TProcheira por me ajudar com algumas dúvidas que eu tinha relacionado algumas tags do config.lua pois faz um tempão que não mexia com OT.

 

Espero ter ajudado, dúvidas postem aqui ou envie-me MP.

 

//.daRedeviL #

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Parabéns, quem dera se todos os usuários fizessem uma boa formatação que nem a do seu tópico.

Mesmo existindo tutoriais com o mesmo tema, este está bem explicado e muito bem elaborado.

 

Tutorial Aprovado

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Excelente tutorial, parabéns!

Só achei um erro aqui:

Essa tag é onde você define o tempo que levará para o player perder um injust, no exemplo acima foi definido que após 1 minuto ele irá perder o injust.

O 1*60 seria uma hora de injust e não 1 minuto, 1x60 em tempo = 1 hora!

Conserte lá :D

-Edit

Ok Dare! Se eu estiver errado, me desculpe, pois no meu server está assim:

-- time to lose one frag (1 = 1 minute)

fragtime = 1*60

e demora uma hora :p

Abraço

Editado por DaNDaNrOxX
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Desculpa DanDan~

 

Mais pelo que eu saiba é 1 minuto!

 

Deixa eu tirar duvida aqui com Last e Tprocheira!

 

//.daRedeviL #

Editado por Dare Devil
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