Ir para conteúdo

Items.xml (8.0)


Wallacy

Posts Recomendados

TUDO SOBRE O ITEMS.XML

 

Pois é... Nesse tópico eu vô ensina como configura o nosso velho inimigo, ITEMS.XML.

 

waterhole1qg8.png

 

O QUE É?

 

O Items.xml é um arquivo que tem o controle de todos os items e de suas funções, exemplo: ele sabe que uma golden armor tem "x" de defesa e que é pra ser colocada no local da armor. Ele sabe o nome dos pisos, sabe quanto de ataque uma sword tem e qual skill que ela representa. Por todas as informações estarem guardadas em um arquivo do tipo editável, (XML) você pode mudar os ataques, nomes etc... Um bom uso dele seria pra adicionar os itens novos do Tibia 8.0 o que toma algum tempo, porém, vale a pena.

 

Começando

 

1- Abra o seu items.xml em data>items.

 

Certo, Agora vamos por partes

 

1: Aperte ctrl+f e coloque o número do id do equip que deseja alterar.

2: Caso o seu Ot não tenha vindo configurado, ao digitar um dos ids dos items novos, vai aparecer algo assim:

<item id="7243" name="">

<attribute key="weight" value="0"/>

</item>

Ou, (dependendo do item) ele vai estar sem a penúltima linha.

 

Agora vou dividir o Tutorial em outras partes: Equipamentos, Armas, Munição, Projéteis e Containers. Para que não embole tudo.

 

Parte um: Equipamentos

 

1- Localize o id do item desejado.

2- Ele pode estar do jeito mostrado antes, ou completo, com todos os valores certinhos. Se caso estiver todo incompleto, o que você deve fazer é o seguinte:

<item id="2457" name="steel helmet">

<attribute key="weight" value="4600"/>

<attribute key="armor" value="6"/>

<attribute key="slotType" value="head"/>

</item>

Para poder configurar, você terá que colar isso EXATAMENTE no local onde a tag do item estava, pois todos os ids devem permanecer na ordem.

Legenda:

Vermelho: Id do item

Preto: Nome do item

Verde: Peso do item (Ex: se por 600, ele vei ler 6.oz. se por 4600 ele lê 46.oz.)

Roxo: Defesa do item

laranja: Tipo do item: (Head (helmet), Body (armor), Legs (legs), Shield (shield), Feet (Boot). )

 

Depois de colocar isso na tag do item, é só mudar os valores que quiser e pronto.

 

 

Parte dois: Armas

 

1- Localize o id do item desejado.

2- Ele pode estar do jeito mostrado antes, ou completo, com todos os valores certinhos. Se caso estiver todo incompleto, o que você deve fazer é o seguinte:

<item id="7417" name="Square Sword">

<attribute key="weight" value="3000"/>

<attribute key="defense" value="50"/>

<attribute key="attack" value="45"/>

<attribute key="weaponType" value="Sword"/>

<attribute key="slotType" value="two-handed"/>

</item>

Para poder configurar, você terá que colar isso EXATAMENTE no local onde a tag do item estava, pois todos os ids devem permanecer na ordem.

Legenda:

Vermelho: ATENÇÃO! só coloque essa linha se a arma for de duas mãos.

Verde: Nome do item

Azul: Peso do item

Roxo: Defesa do item

Laranja: Id do item

Preto: Ataque do item

Rosa: Tipo da arma: (Sword (espada), Club (clava), Axe (machado). )

 

Depois de colocar isso na tag do item, é só mudar os valores que quiser e pronto.

 

Parte três: Projéteis

 

1- Localize o id do item desejado.

2- Ele pode estar do jeito mostrado antes, ou completo, com todos os valores certinhos. Se caso estiver todo incompleto, o que você deve fazer é o seguinte:

<item id="7368" name="Assassin Star">

<attribute key="weight" value="200"/>

<attribute key="attack" value="65"/>

<attribute key="weaponType" value="distance"/>

<attribute key="shootType" value="throwingstar"/>

</item>

Para poder configurar, você terá que colar isso EXATAMENTE no local onde a tag do item estava, pois todos os ids devem permanecer na ordem.

Legenda:

Vermelho: ATENÇÃO! NÃO ALTERAR!

Verde: Nome do item

Azul: Peso do item

Laranja: Id do item

Preto: Ataque do item

Roxo: Tipo de animação (Ex: smallstone, snowball, arrow, spear, throwingstar, throwingknife etc..)

Depois de colocar isso na tag do item, é só mudar os valores que quiser e pronto.

NOTA: Projéteis como Assassin star, Viper star... devem ser feitos no items.xml e no weapons, que é um processo um pouco mais complicado.

 

Parte três: Munição

 

1- Localize o id do item desejado.

2- Ele pode estar do jeito mostrado antes, ou completo, com todos os valores certinhos. Se caso estiver todo incompleto, o que você deve fazer é o seguinte:

<item id="7363" name="Piercing Bolt">

<attribute key="weight" value="100"/>

<attribute key="attack" value="45"/>

<attribute key="weaponType" value="ammunition"/>

<attribute key="ammoType" value="bolt"/>

<attribute key="shootType" value="bolt"/>

</item>

Para poder configurar, você terá que colar isso EXATAMENTE no local onde a tag do item estava, pois todos os ids devem permanecer na ordem.

Legenda:

Vermelho: ATENÇÃO! NÃO ALTERE ESSA LINHA!

Verde: Nome do item

Azul: Peso do item

Roxo: Tipo de munição. (Ex: Bolt (crossbow atira), ou Arrow (bow atira).

Laranja: Id do item

Preto: Ataque do item

Rosa: Tipo de animação (Ex: smallstone, snowball, arrow, spear, throwingstar, throwingknife etc..)

Depois de colocar isso na tag do item, é só mudar os valores que quiser e pronto.

 

Parte quatro: Containers

 

1- Localize o id do item desejado.

2- Ele pode estar do jeito mostrado antes, ou completo, com todos os valores certinhos. Se caso estiver todo incompleto, o que você deve fazer é o seguinte:

<item id="1988" name="backpack">

<attribute key="weight" value="1800"/>

<attribute key="containerSize" value="20"/>

<attribute key="slotType" value="backpack"/>

</item>

Para poder configurar, você terá que colar isso EXATAMENTE no local onde a tag do item estava, pois todos os ids devem permanecer na ordem.

Legenda:

Vermelho: ATENÇÃO! ESSA LINHA SÓ DEVE SER COLOCADA SE O ITEM FOR UMA BACKPACK OU UMA BAG!

Verde: Nome do item

Azul: Peso do item

Preto: Número de volumes no container

Laranja: Id do item

 

Depois de colocar isso na tag do item, é só mudar os valores que quiser e pronto.

 

É isso, espero que gostem.

Atenciosamente, Koti

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara gostei mto do tutorial merece fixo =X

soh uma pergunta

e se eu quizer fazer um iten tipo crossbow e bow, tpw, eu pego o id do slingshot e quero que ele lance pedra como bow e crossbow mas dai n eh de duas maos e soh pode tak pedra se a pedra estiver na outra mao

OBS.: com o slingashot a pedria iria sair mais forte e mais precisa...

tem como vc me manda u script ?

Editado por capeta7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Xtibiano,

 

Parabéns, seu tutorial foi aprovado.

 

Estarei movendo ele para a área de tutoriais.

 

Obrigado por trazer conteúdo para o Xtibia.com e espero que continue com o ótimo trabalho.

 

 

Atenciosamente,

JV Chequer *Diretor Xtibia.com*

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kra muito bom o tutorial, mas eu jah sabia, eh simples...

Mas muita gente n sabe e sei q sua intençao foi ajudar aos q n sabem...

Tah bem organizadinho pelas cores e talz...

Parabéns...

Abraços.

 

UMA DICA: Coloque mais Exemplos no tutorial, pode dar uma grande ajuda a alguem.

 

Atenciosamente, Lancellot Willis.

Editado por LancellotWillis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

koti mais e no caso da enchanted spear, ela tem uma animação a mais do q a do spear? e se tiver gostaria de saber como eu coloco ela, ainda sim gostei muito do tutorial :D

 

Sim, todos os projéteis do 8.0 têm animações diferentes que não são arrumadas no itens.xml e sim no weapon.xml. Eu fiz um tópico falando como adiciona-los: http://www.xtibia.com/forum/index.php?showtopic=59477

 

Espero que tenha ajudado,

Atenciosamente, Koti.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 weeks later...

Cara e se eu quiser editar um item sem que sua origem deixe de existir. Tem como?

Exemplo: Eu quero fazer um item com a imagem da leather armor mas não quero que a leather armor deixe de existir em meu ot. Da pra faze isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
×
×
  • Criar Novo...