Ir para conteúdo

[Tutorial] A arte do pontinho - Tom - 1.04


Insaend

Posts Recomendados

Bom, dia/tarde/noite. Primeiro peço desculpa pela demora deste tutorial como alguns já sabem eu tenho uma vida bem agitada mas sempre que der eu passo para auxiliar e fazer uns tutoriais que me propus a fazer.

 

Ton’s (cores) em Sprite de perspectiva 45º

 

1.04 - A arte do pontinho Tons

 

O estudo de hoje rodeia sobre cores/tons. Sim felizmente hoje em dia temos mais cores para usar graças a evolução da tecnologia e qualidade das imagens com as quais nos trabalhamos. As Sprites podem ser feitas de diversas formas e cores porem quanto mais cores elas tem mais ricas será possível fazer a imagem, no entanto ter muitos tons para o tipo de arte que estamos fazendo que e a de Perspectiva 45 em pequenas imagens que rodeiam de 32x a 96x e melhor sabermos quais delas poderá nos ajudar.

Cores básicas do Programa Paint do Windows XP.

 

nwn85v.jpg

Imagem 01

 

 

14bl0g.jpg

Imagem 02

 

vnhzpk.jpg

Imagem 00 (edit 26/04 - 20h40min)

 

Na imagem 01 temos cores básicas que já vem configurado no paint, a parte de Cores personalizadas pode ser colocada as cores que mais vamos usar ou mesmo podemos colocá-las na própria imagem para pegarmos com a ferramenta de Conta Gotas.

35lalpl.jpg 

imagem 03

 

 

As ferramentas (imagem 03) que podemos usar no paint são de certa foram bem uteis e sabendo que o paint e o grande inicio para se trabalhar com cores pois nela você deve escolher manualmente ou ate mesmo usando a ultima função da caixa de cores a direita da Imagem 02 nos da a capacidade de escolher a tonalidade/luminosidade/Saturação (iluminação com que o tom vai ser usado).

 

 

Tonalidade: e o mesmo que poder selecionar se você quer um cor clara ou escura....

Luminosidade: em uma imagem a cor influência com sua luminosidade para nos informa onde estamos recebendo mais luz e com isso perdendo sua características e sempre voltando para o branco.

Saturação: também pode ser posta como ponto de Iluminação porem podemos ver um segundo fator que seria o ponto alfa onde a cor perde sua personalidade (matriz) e acaba se mesclando com outras cores havendo uma mistura de tons e possibilitando também o uso de tons diversos para mesclarem ou o nosso famoso AA (Anti-aliasing).

 

Uma boa Observação e sempre procura ter uma base (pesquise sempre) para poder utilizar tons o mais próximo possível do tipo de arte que você esta criando.

 

2eda4ad.jpg

 

Na primeira fileira de cor vermelho temos uma cor que se assemelha ao marrom para mesclarmos (juntar) os dois tons de vermelho.

Na segunda fileira temos o mesmo tom de marrom porem se sobre pondo ao tom abaixo dando assim vida a outra cor. Segue o mesmo efeito na terceira linha de cor porem com uma cor vibrante de azul forte. Porem ao se mesclar (juntar) ao vermelho abaixo tornasse parecido com roxo.

 

 

PS: Todo o tutorial foi feito com conhecimento adquirido pelo usuário (Insaend) e também com breve pesquisas na própria internet.

Sendo assim o tutorial pode ter sim e deve ter falhas para com Contexto usado e também algumas referencias. 

 

 

A arte do pontinho - Sumario

A arte do Pontinho - Volume 1.03

A arte do Pontinho - Texturas 1.05

 

 

Editado por Insaend
Re organizado espaçamento do texto e configurado Link do tutorial.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ta um poco formalizado de mais essas coisas, mas diz aii quem nunca sonhou em ter seu próprio pokemon e agora ter seu próprio projeto de pokemon mesmo que as vezes so offline....

temos so que dar mais valor as coisas do inicio que irão ajudar a gera as grandes! Abraço a todos que gostaram do tutorial e os que não gostarem postem o motivo que posso tentar melhorar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Esse e mais para estudo sem tarefas devido não ter muito o que fazer a não ser entender o conceito de se fazer.

 

- Mas se quiserem eu posso passar algo sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Insa!

Acho que todo mundo quando tá começando normalmente se prende a usar apenas as cores "iniciais" do paint. Depois de um tempo você vai aprendendo a usar melhor a tabela de cores e o conta-gotas :D

 

Aguardando o próximo sobre texturas. Lembra que tem uma boa base no P45! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- E sim grande parte dos meus tutoriais vem de pesquisas do p45 porem também temos grandes conteúdos não da mesma grade que esperamos voltado para o gráfico em jogos do gênero tibia.

- Vou trazer algo meu para este e ainda tem o grande porem ainda estamos no tema Item e o p45 só nos mostra textura para o tema Criatura creio eu!

 

- Esse sera bem resumido e contara com mais frames de figuras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...