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Madarada

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Olá Xtibianos,meu nick é Madarada e hoje venho lhes trazer um tutorial básico de spriting.Pretendo elevar o nível de nossos spriters e por isso todos os meus tutoriais serão minuciosamente detalhados do começo ao fim.Algumas pessoas podem achar este tutorial desnecessário e muito simples,porém vamos lembrar que muitos membros estão iniciando e não sabem por onde começar então vamos engatinhando até aprender a andar e talvez até correr.
Enjoy.
Antes de começarmos quero deixar claro que :

 

Este tutorial foi feito com base em meus conhecimentos em spriting,ele não é uma verdade absoluta apenas um material desenvolvido e voltado para todos os membros iniciantes nesta área.Este tutorial está aberto a críticas construtivas ou seja, na hora de postar explique o que não entendeu e porque não entendeu.

 

Neste primeiro tutorial iremos abordar um assunto muito importante que se chama outline.Futuramente virão tutorias de outline de monstros,armas,cenários mais por enquanto apenas humanóide.

- Outline - (humanóide)
# Outline o que é ?
Outline do inglês (linha de fora) é o contorno do sprite
l - Criando uma base
- Primeiramente devemos localizar e abrir o Ms paint do windows,ele será nossa ferramente principal e nós ajudará em nossa jornada.

post-379350-0-11084700-1394843655_thumb.png

- Antes de começarmos devemos habilitar nosso abiguinho "miniatura" ele fica no canto superior como na imagem abaixo.Com ele habilitado podemos usar a lupa em resolução máxima e ter uma visão de como está ficando nosso sprite:

post-379350-0-90567400-1394843718_thumb.png

- Em seguida selecione uma sprite para usar como base,eu uso o citizen por ser bem simples contudo,algumas pessoas preferem fazer uma outline do zero o que eu acho que para um iniciante um tanto avançado.Seguindo o exemplo do citizen pinte o todo de vermelho (por ser uma cor bem saturada para diferir da roupa do citizen) porém, sem atingir as linhas principais que separam as pernas,cabeça,braço e olhos como no exemplo:

post-379350-0-81050800-1394843740.png

- Feito isso contorne as linhas as principais de preto (são as linhas contornadas de verde) para limpar o sprite.Pinte a parte interna da arte de branco como no exemplo.

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ll - Aprimorando sua base
- Agora temos nossa base,porém ela ainda é um citizen então iremos criar o nosso próprio personagem.Para isso precisamos nos basear em alguma imagem (se você tem o dom de desenhar pode criar uma roupa para sua base e pular esta parte).Vamos nos fixar em fazer os detalhes mais básicos,por isso eu peguei está de um camponês medieval bem simples:

 

post-379350-0-11945200-1394843768_thumb.jpg

 

Por ser um tutorial de caráter básico,não sera reproduzido com total veracidade a imagem acima postada apenas uma outline baseado no mesmo.
- Como próximo passo iremos analisar a roupa do campones e tentar reproduzi-la em nossa base.Para facilitar iremos copiar a imagem do campones para dentro do paint e coloca-lo de canto,dessa maneira podemos observar a todo instante se a reprodução da imagem está correta:

post-379350-0-05653700-1394843783_thumb.png

De certa forma isso exige um certo nível de talento que pode ser adquirido com o tempo
- Iremos começar pelo cabelo,essa parte pode ser fácil falando,mais deve ser feita com atenção para um bom resultado mais tarde.Primeiramente iremos selecionar a cor azul e fazer um rabiscado de cabelo caindo sobre os ombros,aos poucos vamos adaptando ele á cabeça e criando forma.

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Isso pode levar tempo e não é algo que possa ser ensinado facilmente, é como se eu quisesse te ensinar a andar de bicicleta só falando como fazer,por isso se esforce e não desista nos primeiros erros wink.png
- Na sequência,devemos tirar a margem de erro melhorando o cabelo e arredondando-o de uma maneira coerente à nossa imagem.Os pixels vermelhos devem ser removidos e pintados de branco,e os pixels verdes devem ser adicionados e pintado de azul.Segue abaixo um ilustrativo:

post-379350-0-08403800-1394843824_thumb.png

- Após feito isso devemos colorir a margem de preto para tornar o cabelo parte da outline.Em rosa estáo os pontos aonde devem ser adicionado os pixels preto:

post-379350-0-44373100-1394843846_thumb.png

- Com o cabelo terminado agora iremos direto para a cota de malha e mangás da roupa.
De início iremos fazer uma blusa na parte superior do corpo.

post-379350-0-36209100-1394843864_thumb.png

Preste atenção na cintura que influencia muito na perspectiva do tronco
- Com a primeira parte da cota de malha pronta seguiremos para a segunda parte.Vamos começar fazendo pequenas alças nos extremos da blusa,cor cinza para podermos diferir as partes da malha.Aos poucos vamos prenchendo e seguindo com uma gola V.

post-379350-0-01204700-1394843898_thumb.png

- Finalizando iremos terminar a calça e a bota.Fazendo um traçado curvado vamos dando forma á bota e dividindo a calça.

post-379350-0-24323500-1394843922_thumb.png

- Por fim adicionamos detalhes na bota dando um pouco de volume e melhorando sua aparência cool.png

post-379350-0-79990100-1394843940_thumb.png

lll - Detalhes Finais
- Usando o conta gotas conseguimos pegar o tom da cor exata da roupa do camponês

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- Finalmente está pronto nossa primeira outline de humanóide icon1.gif

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Esse foi o #l tutorial básico de spriting (outline)
Se gostou da um rep ae tio
Até mais hi.gif
próximo tutorial #ll tutorial básico de spriting (perspectiva)
Este tutorial foi feito por Madarada
Postado em 14.03.2014
Editado por Lucasmml
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Kara eu não tive tempo de ler mais concerteza eu vou tirar pelo menos 20 minutos dessa madrugada para ler :D

Obrigado pelas dicas parece um bom tutorial, assim que liberar rep lhe dou :D

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Muito bom o tutorial, muito bem alimentado com imagens e muito bem explicado, como eu sempre digo, não existe formula para aprender a spritear a não ser o bom e velho treino, e esse tutorial irá ajudar a você que está começando a atingir essa "formula" ,no caso evoluir. Muito bom Madarada, espero que você traga mais conteúdos assim, tópico destacado, parabéns :D

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