Madarada 63 Posted March 15, 2014 Share Posted March 15, 2014 (edited) Olá Xtibianos,meu nick é Madarada e hoje venho lhes trazer um tutorial básico de spriting.Pretendo elevar o nível de nossos spriters e por isso todos os meus tutoriais serão minuciosamente detalhados do começo ao fim.Algumas pessoas podem achar este tutorial desnecessário e muito simples,porém vamos lembrar que muitos membros estão iniciando e não sabem por onde começar então vamos engatinhando até aprender a andar e talvez até correr. Enjoy. Antes de começarmos quero deixar claro que : Este tutorial foi feito com base em meus conhecimentos em spriting,ele não é uma verdade absoluta apenas um material desenvolvido e voltado para todos os membros iniciantes nesta área.Este tutorial está aberto a críticas construtivas ou seja, na hora de postar explique o que não entendeu e porque não entendeu. Neste primeiro tutorial iremos abordar um assunto muito importante que se chama outline.Futuramente virão tutorias de outline de monstros,armas,cenários mais por enquanto apenas humanóide. - Outline - (humanóide) # Outline o que é ? Outline do inglês (linha de fora) é o contorno do sprite l - Criando uma base - Primeiramente devemos localizar e abrir o Ms paint do windows,ele será nossa ferramente principal e nós ajudará em nossa jornada. - Antes de começarmos devemos habilitar nosso abiguinho "miniatura" ele fica no canto superior como na imagem abaixo.Com ele habilitado podemos usar a lupa em resolução máxima e ter uma visão de como está ficando nosso sprite: - Em seguida selecione uma sprite para usar como base,eu uso o citizen por ser bem simples contudo,algumas pessoas preferem fazer uma outline do zero o que eu acho que para um iniciante um tanto avançado.Seguindo o exemplo do citizen pinte o todo de vermelho (por ser uma cor bem saturada para diferir da roupa do citizen) porém, sem atingir as linhas principais que separam as pernas,cabeça,braço e olhos como no exemplo: - Feito isso contorne as linhas as principais de preto (são as linhas contornadas de verde) para limpar o sprite.Pinte a parte interna da arte de branco como no exemplo. ll - Aprimorando sua base - Agora temos nossa base,porém ela ainda é um citizen então iremos criar o nosso próprio personagem.Para isso precisamos nos basear em alguma imagem (se você tem o dom de desenhar pode criar uma roupa para sua base e pular esta parte).Vamos nos fixar em fazer os detalhes mais básicos,por isso eu peguei está de um camponês medieval bem simples: Por ser um tutorial de caráter básico,não sera reproduzido com total veracidade a imagem acima postada apenas uma outline baseado no mesmo. - Como próximo passo iremos analisar a roupa do campones e tentar reproduzi-la em nossa base.Para facilitar iremos copiar a imagem do campones para dentro do paint e coloca-lo de canto,dessa maneira podemos observar a todo instante se a reprodução da imagem está correta: De certa forma isso exige um certo nível de talento que pode ser adquirido com o tempo - Iremos começar pelo cabelo,essa parte pode ser fácil falando,mais deve ser feita com atenção para um bom resultado mais tarde.Primeiramente iremos selecionar a cor azul e fazer um rabiscado de cabelo caindo sobre os ombros,aos poucos vamos adaptando ele á cabeça e criando forma. Isso pode levar tempo e não é algo que possa ser ensinado facilmente, é como se eu quisesse te ensinar a andar de bicicleta só falando como fazer,por isso se esforce e não desista nos primeiros erros - Na sequência,devemos tirar a margem de erro melhorando o cabelo e arredondando-o de uma maneira coerente à nossa imagem.Os pixels vermelhos devem ser removidos e pintados de branco,e os pixels verdes devem ser adicionados e pintado de azul.Segue abaixo um ilustrativo: - Após feito isso devemos colorir a margem de preto para tornar o cabelo parte da outline.Em rosa estáo os pontos aonde devem ser adicionado os pixels preto: - Com o cabelo terminado agora iremos direto para a cota de malha e mangás da roupa. De início iremos fazer uma blusa na parte superior do corpo. Preste atenção na cintura que influencia muito na perspectiva do tronco - Com a primeira parte da cota de malha pronta seguiremos para a segunda parte.Vamos começar fazendo pequenas alças nos extremos da blusa,cor cinza para podermos diferir as partes da malha.Aos poucos vamos prenchendo e seguindo com uma gola V. - Finalizando iremos terminar a calça e a bota.Fazendo um traçado curvado vamos dando forma á bota e dividindo a calça. - Por fim adicionamos detalhes na bota dando um pouco de volume e melhorando sua aparência lll - Detalhes Finais - Usando o conta gotas conseguimos pegar o tom da cor exata da roupa do camponês - Finalmente está pronto nossa primeira outline de humanóide Esse foi o #l tutorial básico de spriting (outline) Se gostou da um rep ae tio Até mais próximo tutorial #ll tutorial básico de spriting (perspectiva) Este tutorial foi feito por Madarada Postado em 14.03.2014 Edited March 19, 2014 by Lucasmml Link to comment Share on other sites More sharing options...
Legnus 34 Posted March 15, 2014 Share Posted March 15, 2014 Bem explicado, legal cara. ^^ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Madarada 63 Posted March 15, 2014 Author Share Posted March 15, 2014 Obrigado por comentar isso conta muito =D Link to comment Share on other sites More sharing options...
kttallan 318 Posted March 15, 2014 Share Posted March 15, 2014 Pior que não e tão dificil pensava que isso era um bixo de 147 bilhoes de cabeça bom tutorial.rep+ Link to comment Share on other sites More sharing options...
Junior001 362 Posted March 15, 2014 Share Posted March 15, 2014 Kara eu não tive tempo de ler mais concerteza eu vou tirar pelo menos 20 minutos dessa madrugada para ler Obrigado pelas dicas parece um bom tutorial, assim que liberar rep lhe dou Link to comment Share on other sites More sharing options...
Madarada 63 Posted March 15, 2014 Author Share Posted March 15, 2014 Obrigado por postar junior grato pelo feedback. Abraço Link to comment Share on other sites More sharing options...
vital900 570 Posted March 19, 2014 Share Posted March 19, 2014 Muito bom, aprovado e movido! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Lucasmml 157 Posted March 19, 2014 Share Posted March 19, 2014 Muito bom o tutorial, muito bem alimentado com imagens e muito bem explicado, como eu sempre digo, não existe formula para aprender a spritear a não ser o bom e velho treino, e esse tutorial irá ajudar a você que está começando a atingir essa "formula" ,no caso evoluir. Muito bom Madarada, espero que você traga mais conteúdos assim, tópico destacado, parabéns Link to comment Share on other sites More sharing options...
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