Ir para conteúdo

[Tutorial] A arte do pontinho - Volume - 1.03


Insaend

Posts Recomendados

Bom, dia/tarde/noite. Primeiro peço desculpa pela demora deste tutorial como alguns já sabem eu tenho uma vida bem agitada mas sempre que der eu passo para auxiliar e fazer uns tutoriais que me propus a fazer.

Volume em Sprite de perspectiva 45º

 

1.03 - A arte do pontinho Volume

 

O trabalho que vamos aplicar agora e melhor empenhado em itens maiores para serem visto porem também vou mostra-lo em Itens pequenos assim como estamos trabalhando com Sword, Axe e etc.
O volume e uma parte fundamental do sombreamento e pode ser trabalhado junto quando já tem um conhecimento básico com o sombreamento.
O volume consiste em mostrar onde pega Luz e onde tem sombreamento só que com um padram diferente do que seria apenas iluminação.

Imagem 01:

0110.png

 

Este e um dos Volumes mais simples de serem representado perdendo somente para o Cubo que podemos ver também o mesmo exemplo nas paredes do tíbia onde que para mostra seu volume temos as 3 colorações: (EX)


0210.png

No circulo grande vamos representar o que seria um Volume bem defasado na primeira imagem percebemos que temos uma linha vermelha que indica o centro do item em sua base (parte mais baixa) e uma azul que nos mostrara a altura (Volume interno e sua máxima altura).
Sabemos que o item será trabalhado com Volume sendo assim ele deixa de ser plano e sua iluminação sofre grandes mudanças de acordo com o volume.
Na imagem dois já estamos trabalhando com mais camadas de tons para mostra onde temos mais luminosidade e onde não esta tendo devido ao volume.
Na imagem três já estamos com detalhes onde temos rachaduras delineadas, sendo assim suas pontas pegam mais luminosidade para mostra a profundidade ou Volume indiferente do que seria a parte da Rachadura (parte escura).

 

Imagem de parede (Imagem 02):

0210.png

 

Temos a mais básica de todos os volumes, temos três tons distintos com uma luminosidade em cima na frente e do lado direito (Olhando para a imagem) sendo assim trabalharemos com uma padram mais tranquilo de Luminosidade e Volume, devido não precisar mesclar sempre, e continuar com a mesma base de sombreamento!

 

Imagem 03:

0310.png

Temos um escudo padram de madeira (sem Textura) onde trabalharemos o volume e sombreamento. Temos um item menor que também tem volume e sombreamento mesclando ate sua faze final.

 

Imagem 04:

0410.png

 

Temos um machado que com o trabalho podemos mostra seu volume junto de iluminação.



Trabalhos antigos que podem ser visto Volume:

 

 

all10.pngavatar11.pngcerbre11.pngestatu10.pngnova_o10.pngprimei11.png

 

Observe e trabalhe. Para melhor aprendizado peço que salve as imagens em questão e as olhem com Zoom +, no paint ou outro programa que estejam fazendo uso para spritear.

01_vol10.png

 

 

 

 

A arte do pontinho - Sumario

A arte do pontinho - Iluminação e Sombreamento 1.02

A arte do pontinho - Tom 1.04

Editado por Insaend
Re organizado espaçamento do texto e configurado Link para próximo tutorial.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resumindo galera,

 

Utilize cores mais claras para se fazer volume, lembrando que a luz vem do Noroeste, ou seja, canto superior esquerdo, juntado tudo isso você pode representar quase qualquer coisa com o uso do volume, exemplo: "Ahh luquitos, eu quero fazer um machado e entalhar alguns desenhos em sua lamina" isso é volume, aprique-o bem e terá o resultado que deseja.

 

E Insaend, como sempre parabéns por trazer ótimos conteúdos aqui para o Xtibia, e por ser essa humilde pessoa que você é, continue assim ;D

Editado por Lucasmml
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem problemas sempre aguardando que os membros participem como foi pedido no Sumario...

 

Com trabalhos próprios de acordo com o passado nos tutorias para que possamos ajudar.

Espero que você também ajude a todos e ate a mim KKK ( como pode ver ) ainda estamos em níveis deferente kkkk

 

¬¬ um dia chego la (em um nível próximo do seu) valeu aii o apoio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah que isso Wanderson, nem é pra tanto, você só tem que se dedicar um pouco mais para melhorar sua pintura e pronto. Você já destrói nos formatos, você faz criaturas colossais com facilidade (eu não consigo kk), mas você peca na pintura/textura no caso. Cara o dia que você pegar o jeito, ninguém te segura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

temos tarefa sim em todos os tutorias temos que tentar fazer o mesmo nesse temos 4 opções Circulo grande, parede, Circulo pequeno e Item ( que foi feito a Outline e trabalhando a iluminação já! ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aew insaend, sempre excelente tutoriais e ajudando as pessoas que querem ou estão aprendendo a spritear... Parabéns cara, e para incentivar as aulas eu fiz uma armadura, não sei se condiz com o tema da aula... Mais tá ai!!

 

breastplate.png

 

Lembrando essa foi minha primeira armadura, sendo outline e textura... Espero que tenha me saído bem!!

Editado por SUJA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não tive tempo de fazer muitas frames da modificação mais vamos tentar aplicar a aula 1.02 e 1.03 em duas frames.

 

PS: Essa sprite ainda pode ser melhorada e muito mesmo com o edit q eu apliquei!

 

PS²: Você mando bem para primeira armadura ( se eu te mostra a minha primeira você vai falar q não e minha!)

 

breast10.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simplesmente perfeito seu edit!!

Gostei bastante... E entendi um pouquinho oque você quis passar com ele... Vlw, espero melhorar ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Suja, nada melhor que um edit para explicar o tutorial do Insaend, bom fiz um edit da sua armadura, mudei alguamas coisas da sua armadura mas preservei a essência dela. E sim, eu mudei a ombreira para melhorar a aparência da armadura.

 

 

Armor edit:

 

armor_edit.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
×
×
  • Criar Novo...