Resumindo galera,
Utilize cores mais claras para se fazer volume, lembrando que a luz vem do Noroeste, ou seja, canto superior esquerdo, juntado tudo isso você pode representar quase qualquer coisa com o uso do volume, exemplo: "Ahh luquitos, eu quero fazer um machado e entalhar alguns desenhos em sua lamina" isso é volume, aprique-o bem e terá o resultado que deseja.
E Insaend, como sempre parabéns por trazer ótimos conteúdos aqui para o Xtibia, e por ser essa humilde pessoa que você é, continue assim ;D









info
Grupo: Visconde
Registrado: 04/12/11
Posts: 273
Reputação: +155
Gênero: Masculino
Bom, dia/tarde/noite. Primeiro peço desculpa pela demora deste tutorial como alguns já sabem eu tenho uma vida bem agitada mas sempre que der eu passo para auxiliar e fazer uns tutoriais que me propus a fazer.
Volume em Sprite de perspectiva 45º
1.03 - A arte do pontinho Volume
O trabalho que vamos aplicar agora e melhor empenhado em itens maiores para serem visto porem também vou mostra-lo em Itens pequenos assim como estamos trabalhando com Sword, Axe e etc.
O volume e uma parte fundamental do sombreamento e pode ser trabalhado junto quando já tem um conhecimento básico com o sombreamento.
O volume consiste em mostrar onde pega Luz e onde tem sombreamento só que com um padram diferente do que seria apenas iluminação.
Imagem 01:
Este e um dos Volumes mais simples de serem representado perdendo somente para o Cubo que podemos ver também o mesmo exemplo nas paredes do tíbia onde que para mostra seu volume temos as 3 colorações: (EX)
No circulo grande vamos representar o que seria um Volume bem defasado na primeira imagem percebemos que temos uma linha vermelha que indica o centro do item em sua base (parte mais baixa) e uma azul que nos mostrara a altura (Volume interno e sua máxima altura).
Sabemos que o item será trabalhado com Volume sendo assim ele deixa de ser plano e sua iluminação sofre grandes mudanças de acordo com o volume.
Na imagem dois já estamos trabalhando com mais camadas de tons para mostra onde temos mais luminosidade e onde não esta tendo devido ao volume.
Na imagem três já estamos com detalhes onde temos rachaduras delineadas, sendo assim suas pontas pegam mais luminosidade para mostra a profundidade ou Volume indiferente do que seria a parte da Rachadura (parte escura).
Imagem de parede (Imagem 02):
Temos a mais básica de todos os volumes, temos três tons distintos com uma luminosidade em cima na frente e do lado direito (Olhando para a imagem) sendo assim trabalharemos com uma padram mais tranquilo de Luminosidade e Volume, devido não precisar mesclar sempre, e continuar com a mesma base de sombreamento!
Imagem 03:
Temos um escudo padram de madeira (sem Textura) onde trabalharemos o volume e sombreamento. Temos um item menor que também tem volume e sombreamento mesclando ate sua faze final.
Imagem 04:
Temos um machado que com o trabalho podemos mostra seu volume junto de iluminação.
Trabalhos antigos que podem ser visto Volume:
Observe e trabalhe. Para melhor aprendizado peço que salve as imagens em questão e as olhem com Zoom +, no paint ou outro programa que estejam fazendo uso para spritear.
A arte do pontinho - Sumario
A arte do pontinho - Iluminação e Sombreamento 1.02
A arte do pontinho - Tom 1.04
Editado Junho 10 por Insaend
Re organizado espaçamento do texto e configurado Link para próximo tutorial.