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[Tutorial] Identificando erros


fredpadua

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Olá pessoal do Xtibia,

por muito tempo vejo pessoas pedindo ajuda em erros "bobos" no console.

 

Você não acha melhor saber consertar, doque esperar ajuda?

Então vamos lá.

 

 

Vou fazer uma pergunta a você, tente responder sem olhar para baixo.

 

- Como você identifica onde está o erro do script no console ?

  • R.: Simples, uma coisa que deixa toda programação simples é o fato de que o erro sempre irá dizer onde ele está.

Não acha isso incrivel ?

 

Exemplo 1

 

 

[28/12/2010 17:38:43] cannot open data/npc/scripts/firewalker.lua: No such file or directory

 

 

 

Oque você entende ao ver esse erro ? Muitos sem nem mesmo ler irão dizer : "nossa, deu erro.. Vou criar um tópico no Xtibia".

 

Mas será que é realmente necessário criar um tópico para um erro tão bobo ?

 

 

Resolução

  1. Primeiramente leia o erro
  2. Segundo, de acordo com o erro está dizendo que o arquivo não foi encontrado

  • Mas qual arquivo ?

Como pode-se observar, antes da descrição do erro, existe o caminho feito para procurar o arquivo

Então, vá ate onde foi descrito e procure pelo arquivo.. Não encontrou ? Então você acabou de achar o problema

Agora, basta você procurar um script correspondente a esse , copiar um arquivo.lua existente ou usar o editor de lua para criar,

e colocar o arquivo no devido caminho.

 

 

Exemplo 2

 

Nesse exemplo mostrarei um erro em conjunto com o mapa, que será resolvido com o RME (Remeres Map Editor).

 

 

[28/12/2010 17:38:59] [Warning - Houses::loadFromXml] House entry not set for: Forgotten headquarter (Flat 1, Area 42) (1391)

 

 

 

Este exemplo é um erro realment típico em baiaks.

 

Oque você está vendo neste erro ?

Se você respondeu : "Parece que a casa está mal feita." , você acertou..

Mas agora fica a dúvida, oque pode estar errado ?

 

Resolução

 

Agora que você identificou o erro , como arrumar?

 

Um método simples é você refazer a casa.

Mas refazer a casa como ? deletando as paredes e criando denovo ?.. Não !

 

Basta ir na parte de Houses no seu RME , procurar pela casa afetada pelo erro, deleta-la e remarcar ela, não esquecendo da porta.

 

Pronto, casa consertada e sem erros no console.

 

 

 

 

Galera, esse foi um tutorial super básico com erros conhecidos porem não resolvidos,

Quando eu tiver mais tempo, estarei postando resoluções de erros em scripts.

E algumas dicas para evitar erros assim.

 

 

Um abraço, até.

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serio mano.. melhor ideia EVER kkk oq tem de topico com esses erros ae... achu q a galera ve q ta em ingles e dai nem tenta olhar denovo... mas existe uma coisa muito boa chamada google tradutor!! kk

achu q seria bom por um outro exemplo de erro em uma certa linha de um script... ^^

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Exatamente Slicer, como disse, estarei postando mais tópicos como esse,

estou em viajem, chegando em casa, faço um com erros de tags e coisas do genero.

Editado por FaltouCriatividade
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