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Aulas Básicas Com O Sr. Iunix: 2# Lógica, Algorítimos E Organização


iunix

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Hoje vamos dar continuidade as aulas. Aprenderemos Lógica, Algorítimos e Organização, que para mim são as coisas básicas que TODO programador deve conhecer.

 

 

Lógica de Programação

divisor.png

 

 

tirinha25.png

 

O que é Lógica de Programação?

 

é uma sequencia de pensamentos com fim de atingir determinado resultado. E esses pensamentos, podem ser usados para construir uma sequencia lógica, afim de executar uma ação da maneira mais simples o possível. Isso é o conceito básico de lógica de programação.

 

 

 

Algorítimos

divisor.png

 

Agora começa a parte divertida. Algorítimo é uma sequencia de comandos(instruções) para executar tal ação, como uma receita que sua mãe usa para fazer bolos.

 

Quaisquer sequencias de instruções podem ser consideradas algorítimos.

 

"Algorítimo de Chupar uma bala".

•  Pegar a bala
•  Retirar o papel
•  Chupar a bala
•  Jogar o papel no lixo

 

Todos algorítimos devem ser simples e objetivos.

 

 

Organização

divisor.png

 

 

Essa é uma parte realmente "importante": (O Mock deveria ler isso todo dia, falo mesmo)

 

Endentação:

Endentação, identação ou edentação, é o espaçamento no inicio de qualquer paragrafo, afim de diferenciar e melhorar a visualização dos escopos do algorítimo.

 

Código sem indentação (Na verdade ele tem, mas eu tirei para usar de exemplo)

function doPlayerAddAchiev(cid, achievid)
local pid = getPlayerGUID(cid)
local value = tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid))
if value == -1 then return true end
if value == 0 then db.executeQuery("INSERT INTO `achievements` (`player_id`, `achievement_id`, `value`) VALUES ('"..pid.."', '"..achievid.."', '1');") end
if (tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid)) >= achievs[achievid].qt) then
doPlayerSendTextMessage(cid,22, 'Você recebeu a conquista "'..achievs[achievid].name..'"')
db.executeQuery("UPDATE `achievements` SET `value` = ".. -1 .." WHERE `player_id`= " .. pid .. " AND `achievement_id`= " .. achievid .. ";")
doPlayerAddAchievPoint(cid, achievs[achievid].pt)
else
db.executeQuery("UPDATE `achievements` SET `value` = ".. (tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid))) + 1 .." WHERE `player_id`= " .. pid .. " AND `achievement_id`= " .. achievid .. ";")
end
doPlayerSave(cid)
return true
end

 

 

Código com identação:

function doPlayerAddAchiev(cid, achievid)
local pid = getPlayerGUID(cid)
local value = tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid))
if value == -1 then return true end
if value == 0 then db.executeQuery("INSERT INTO `achievements` (`player_id`, `achievement_id`, `value`) VALUES ('"..pid.."', '"..achievid.."', '1');") end
if (tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid)) >= achievs[achievid].qt) then
	doPlayerSendTextMessage(cid,22, 'Você recebeu a conquista "'..achievs[achievid].name..'"')
	db.executeQuery("UPDATE `achievements` SET `value` = ".. -1 .." WHERE `player_id`= " .. pid .. " AND `achievement_id`= " .. achievid .. ";")
	doPlayerAddAchievPoint(cid, achievs[achievid].pt)
else
	db.executeQuery("UPDATE `achievements` SET `value` = ".. (tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid))) + 1 .." WHERE `player_id`= " .. pid .. " AND `achievement_id`= " .. achievid .. ";")
end
doPlayerSave(cid)
return true
end

 

Dá para perceber uma diferença bem grande na parte de visualização, certo?

 

 

Nomenclatura:

 

Essa é outra parte importante que poucos prestam atenção. Você deve criar os códigos para os OUTROS (mesmo que você não for liberar ele), e você deve imaginar que TODO mundo não entende nada de programação. Por isso, você deve usar nomes simples e sugestivos.

 

 

Você NUNCA deve usar nomes assim:

local var_que_solta_raio_lasers_e_panz = 12

 

Tente sempre ser sugestivo, nomes mais simples:

local quantidade_de_stones = 12

 

 

Comentários:

 

Essa é uma das partes mais importantes, na minha opinião. Sempre que for começar alguma ação ou escopo, comente no final da 1º Linha o que ele faz, como ele faz e por que ele faz. Como eu já disse, você deve pensar que está programando para pessoas leigas.

 

Sem comentário:

function doPlayerAddAchiev(cid, achievid)
local pid = getPlayerGUID(cid)
local value = tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid))
if value == -1 then return true end
if value == 0 then db.executeQuery("INSERT INTO `achievements` (`player_id`, `achievement_id`, `value`) VALUES ('"..pid.."', '"..achievid.."', '1');") end
if (tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid)) >= achievs[achievid].qt) then
	doPlayerSendTextMessage(cid,22, 'Você recebeu a conquista "'..achievs[achievid].name..'"')
	db.executeQuery("UPDATE `achievements` SET `value` = ".. -1 .." WHERE `player_id`= " .. pid .. " AND `achievement_id`= " .. achievid .. ";")
	doPlayerAddAchievPoint(cid, achievs[achievid].pt)
else
	db.executeQuery("UPDATE `achievements` SET `value` = ".. (tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid))) + 1 .." WHERE `player_id`= " .. pid .. " AND `achievement_id`= " .. achievid .. ";")
end
doPlayerSave(cid)
return true
end

 

 

Com Comentário:

function doPlayerAddAchiev(cid, achievid)
local pid = getPlayerGUID(cid) -- declaração da variavel com GUID do player.
local value = tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid)) -- Declaração da váriavel que irá conter o valor do Achiev.
if value == -1 then return true end -- Se o valor for 0, então ele irá retornar true e irá parar o código aqui.
if value == 0 then db.executeQuery("INSERT INTO `achievements` (`player_id`, `achievement_id`, `value`) VALUES ('"..pid.."', '"..achievid.."', '1');") end -- Se ele for 0, então ele irá mudar o valor para 1.
if (tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid)) >= achievs[achievid].qt) then -- Se o valor for maior ou igual ao valor da tabela, então ele irá executar o escopo.
	doPlayerSendTextMessage(cid,22, 'Você recebeu a conquista "'..achievs[achievid].name..'"')
	db.executeQuery("UPDATE `achievements` SET `value` = ".. -1 .." WHERE `player_id`= " .. pid .. " AND `achievement_id`= " .. achievid .. ";")
	doPlayerAddAchievPoint(cid, achievs[achievid].pt)
else -- Se não, ele executará esse escopo.
	db.executeQuery("UPDATE `achievements` SET `value` = ".. (tonumber(getPlayerAchievById(cid, achievid))) + 1 .." WHERE `player_id`= " .. pid .. " AND `achievement_id`= " .. achievid .. ";")
end
doPlayerSave(cid)
return true
end

 

 

 

 

 

Finalização

divisor.png

 

Espero que tenham gostado dessa aula, tentei ser direto e simplório. Porém eu falei só sobre o básico, só a ponta do iceberg. Quem tiver mais interesse, o google tem milhares de apostilas sobre Algorítimos de Lógica de Programação.

 

 

Link da primeira aula:

http://www.xtibia.com/forum/topic/201079-aulas-basicas-com-o-sr-iunix-1-lua-o-que-e

Editado por iunix
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Bom tutorial, espero que a sequência de aulas continue. Gostei da tirinha também.

 

Mas aproveita e esculhamba o título logo: Aulas Básicas com o Senhorito iuniX.

 

Abraços.

Editado por Oneshot
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Bom tutorial, espero que a sequência de aulas continue. Gostei da tirinha também.

 

Mas aproveita e esculhamba o título logo: Aulas Básicas com o Senhorito iuniX.

 

Abraços.

 

Eu não posso usar iuniX no titulo... #xatiadu.

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bom tutorial ms... soh achu q a parte de por comentario em tudo por um lado eh bom e por outro deixa o codigo mais 'pesado' sei la.. ^^ espero q as aulas continuem tb ^^

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Dahora iunikiss, tô gostando de ver [: REP+

 

bom tutorial ms... soh achu q a parte de por comentario em tudo por um lado eh bom e por outro deixa o codigo mais 'pesado' sei la.. ^^ espero q as aulas continuem tb ^^

 

Mas os comentários são ignorados pelo compilador, então não deixa pesado xD.

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/\

quis dizer 'pesado' no sentido de enxer ainda mais o codigo... talvez ate confundindo um pouco, para iniciantes...

Entendo ^^. Mas tipo, normalmente os comentários ajudam os iniciantes :D. Só é o programador saber utilizá-los bem. [:

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bom tutorial ms... soh achu q a parte de por comentario em tudo por um lado eh bom e por outro deixa o codigo mais 'pesado' sei la.. ^^ espero q as aulas continuem tb ^^

 

Em lua realmente fica um pouco feio, mas porem é uma pratica que todos devem ter. (Eu não tenho, realmente odeio fica comentando código).

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Boa iunix, ficarei aguardando pelas próximas aulas. Sou "intermediário", mas tenho que aprender muito mais e treinar, irei acompanhar seus Tutoriais. Quem sabe um dia eu chegue ao topo, haha. Amanhã REP++, to sem ;))

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