Ir para conteúdo

Dicas De Autores Famosos


Posts Recomendados

Olá XTibianos, estava lendo uma matéria interessante em outro portal e resolvi trazer a vocês, ela pertence a um site que estará logo abaixo se quiserem visualizá-lo; esta matéria contém algumas dicas para vocês aprenderem a escrever melhor; são de autores bem renomados e questões bem debatidas, espero ter ajudado.

 

 

George Orwell

Esse é o autor de grandes obras tal como “1984” (livro que inspirou o conceito “Big Brother”) e “A revolução dos bichos”. No ano de 1946, Orwell escreveu um texto dando sugestões para melhorar o uso da língua nas publicações da época. Mesmo sendo “velhas”, as dicas são perfeitamente aplicáveis nos textos produzidos até hoje.

Se você escreve com freqüência para algum lugar, vale a pena ler as dicas abaixo.

  • Nunca use chavões, metáforas ou outras figuras de linguagem que você esteja acostumado a ver na imprensa.
  • Nunca use uma palavra longa onde uma curta é suficiente.
  • Se for possível cortar uma palavra, sempre a corte.
  • Nunca use a voz passiva se puder usar a ativa.
  • Nunca use uma frase estrangeira, um termo científico ou um jargão se você consegue pensar em um equivalente comum.
  • Quebre qualquer destas regras antes de escrever alguma barbaridade.

Ernest Hemingway

Ganhador do prêmio Pulitzer de 1953 com a obra "The Old Man and the Sea" e posteriormente ganhador do prêmio Nobel de literatura em 1954, Ernest Hemingway é uma das grandes figuras literárias da história.

Essa importante figura nos deixou importantes dicas para escrevermos melhor. Veja abaixo:

  • Use frases curtas. Hemingway era famoso pelo seu estilo minimalista que dispensava floreios e ia direto ao ponto. Um grande exemplo disso pode ser visto quando ele foi desafiado a contar uma história com apenas seis palavras. O resultado foi: “For sale: baby shoes, never used” (traduzindo… Para venda: sapato de bebês, nunca usados). Isso é genialidade…
  • Inicie com um parágrafo curto. Veja a abertura deste artigo.
  • Escreva com vigor. Seja vigoroso quando transmitir as suas idéias. Nenhum leitor continua lendo ou lembra um texto que não o convenceu das suas idéias.
  • Escreva positivamente. Hemingway não era uma pessoa muito positiva. Então o que significa ser positivo? Bem, você conhece a história do copo cheio e do copo vazio? Se sim, a idéia é parecida: passe a descrever o que as coisas são, e não o que elas não são.
  • Saiba separar o joio do trigo. Hemingway disse: “Eu escrevo uma obra de arte para cada 90 textos horríveis”. Saiba reconhecer o que é bom e o que é ruim, descartando o que não for do agrado (ou refazendo).

Stephen King

Conhecido pelos vários best-sellers de horror, autor de mais de 200 obras e ganhador do prêmio National Foundation dos EUA, Stephen King é amplamente conhecido no meio literário.

Baseando-se na auto-biografia desse famoso autor, o blog Positivity publicou um artigo com 7 dicas para escrever melhor.

  • Vá direto ao ponto. Não desperdice o tempo do seu leitor com longas introduções ou adendos, ao invés disso vá direto ao ponto.
  • Escreva um rascunho e o deixe descansando. King recomenda que você escreva um rascunho e o deixe descansando por um tempo. A quantidade de tempo varia para cada pessoa, mas a idéia aqui é desvincular a sua cabeça do que foi escrito e esquecer o texto um tempo para que depois, quando você for ler denovo, você tenha uma visão parecida com a que o leitor terá quando ler o texto pela primeira vez. Assim você aumenta as chances de descobrir uma maior quantidade de falhas e corrigi-las.
  • Corte o seu texto. Tente remover palavras e sentenças desnecessárias no seu texto. Essa idéia vem de uma rejeição que King teve no início da carreira por ter um texto muito longo com muita “gordura”. Mas tome cuidado também para não remover coisas demais e causar o efeito inverso.
  • Não se preocupe muito com o que os outros podem pensar. Cada pessoa que ler o seu texto vai ter uma opinião diferente sobre o que você escreveu. Uns vão gostar, outros odiar, outros até confundir a ficção com a realidade. Saiba absorver as críticas construtivas e ignorar os comentários que não te ajudam em nada.
  • Leia muito. Quanto mais você lê, mais informações você absorve tanto relativas ao mundo à sua volta quanto à maneiras de se escrever. Se você escreve, ler regularmente irá fazer você absorver aspectos de vários autores que farão a sua identidade como autor. Ler também expande os seus horizontes e aumenta o seu conhecimento sobre o mundo. LEIA MUITO!
  • Escreva muito. Para escrever bem, você obviamente tem que escrever bastante. A prática leva sempre à textos melhores.

Créditos: Produzindo.net

Atenciosamente, Critical.

Editado por Critical
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo visto direto ao ponto é uma coisa que se repete bastante, então conclui-se de que é essencial ser direto.

Enfim, ótimas dicas e texto. Só não lhe dou REP+ porque não dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chuck Palahniuk

chuck-palahniuk-turner1.jpg

 

A escrita de Palahniuk se utiliza depequenos parágrafos para que a narrativase desenvolva exatamente como se o personagem estivesse contando a sua história para o leitor. Pausadamente, falando de curiosidades que fogem do que ele está falando, mas tudo absolutamente com uma riqueza de detalhes que deixam o leitor imerso no livro. Não é incomum começar livros pelo seu final cronológico, expondo toda a ação que aconteceu antes,explicando todo o contexto e porque o protagonista chegou àquele ponto.

 

É possível tirar um grande aprendizado da forma com que o CP escreve: Criando pedaços de texto que não parecem estar conectados. Aguça o leitor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...