Ir para conteúdo

"green" Nature Tutorial


Koddy

Posts Recomendados

Saudações XTibianos!

Depois de muitos pedidos, e alguns tutoriais em andamento, volto a produzí-los, e pretendo fazer isso em períodos mais curtos.

 

Gostaria de esclarecer que Nature é uma parte muito complicada de se fazer no mapa, e que tentei ao máximo explicar detalhadamente; visto que estou aprendendo também. Então caso vejam alguma coisa que possa melhorar, fiquem a vontade para criticar. Só lembrando que este tutorial foi feito para melhorar as suas técnicas ou sua noção de Natureza. A criada abaixo é a minha visão, então espero que gostem. (:

 

----------

01. Após abrir seu RME, crie uma área de grama, você fará um caminho com terra, e alguns pedaços de chão "rochoso", algo parecido com o que mostra a figura.

 

02autobordercopy.png

 

 

02. Você provavelmente fará algo assim. Mas sugiro que apague o que fez, pressione "A", para desativar o Auto Border, e faça tudo novamente. E atenção: se for iniciante, pode pular esta etapa, mas sugiro que tente, mesmo que começando agora. Pode ser chato mas verá que o resultado ficará muito melhor quando finalizar.

 

01groundscopy.png

 

 

03. Pronto. Agora você fez o que havia feito antes, só que com o Auto Border desativado. É um começo (: (é, estamos no começo ainda). Agora com as bordas de grama (com e sem terra) selecionados (IDs representados na imagem abaixo), faça manualmente a borda entre a grama e o outro piso. Lembrando que se for para fazer certinho, é a mesma coisa que como se deixasse o Auto Border ativado, e não é isso que queremos. Faça uma coisa mais irregular, desde que as bordas não fiquem sem conexão. Posso ter exagerado, mas espero ter passado uma ideia. :D

 

03manualmentecopy.png

 

 

04. Depois de "randomizar" as bordas, você ainda pode mudar o piso, tanto na terra quanto no terreno rochoso (IDs na imagem abaixo). Adicione mais algumas bordas de grama "soltas" em qualquer piso que seja diferente da grama. Pode ficar até bonito nela mesma, desde que feita com a borda que possui terra, se não exagerado. Se preciso, faça algumas alterações nos pisos (e nas bordas também).

 

04dirtcopy.png

 

 

05. Agora o piso está pronto. Vamos agora aos "Doodads". Selecione as pedras maiores e os terrenos de grama mais elevados. Tome muito cuidado para não repetí-los em um espaço muito curto, pois isso pode deixar o mapa feio.

 

05doodascopy.png

 

 

06. Após a colocação das pedras grandes, é a vez das pequenas. Espalhe-as pelo mapa (não exagere se colocar na grama), mas também não deixe de colocar 'grass things', no solo rochoso.

 

06otherdoodascopy.png

 

 

07. "Tá, estou seguindo o tutorial até agora e você ainda não colocou nenhuma árvore". Calma. Agora que acabamos de detalhar os pisos que não são a grama, vamos para ela. Crie diversos arbustos, mas tente não fazer uma sequência lógica para eles. Coloque de um em um, e evite deixar arbustos iguais "enfileirados". Randomize ao máximo, como demonstrado abaixo.

 

07arubustoscopy.png

 

 

08. Estamos quase no fim. Colocaremos, agora, as árvores maiores, as mais conhecidas, que por sua vez são as mais utilizadas. Se necessário, modifique a posição dos arbustos, adicione mais, remova-os; faça com que a diferença de tamanho entre os dois tipos de árvores se contrastem.

 

08arvoresajustescopy.png

 

 

09. E para finalizar, e não menos importante, o tufo de grama, assim como as pequenas flores. Sugiro colocar primeiro as flores, e depois os tufos, para que elas consigam ficar perto das que combinem. Tenha muita atenção também para não colocar tufos em cima de pedras, árvores ou arbustos. Isso ficará estranho e sempre que alguém perceber estará te "cutucando". É recomendável que se coloque os Tufos utilizando o "Raw Palette", e também que se evite os mais grossos. Faça tipo uma "escala" entre eles, de forma que não fique muito repetitiva. Veja abaixo o resultado final.

 

09florestufoscopy.png

 

 

----------

Se pensa que acabou, está enganado, ainda pode continuar! Você terminou o básico de sua nature. É possível incluir "troncos", nos mapas (IDs: 4186~4201), "raízes" e "árvores gigantes", "montanhas", tanto de rocha como de terra, "flores" que ficam 'grudadas' na parede (IDs:6226~6231), "galhos" de árvore jogados pelo chão (IDs: 8785~8791), etc. É só procurar no "Raw Palette", tanto em Nature, quanto em Others, que com certeza utilizará alguma coisa de lá, e que poderá cair muito bem em seu mapa.

 

 

 

Segue abaixo um Gif, mostrando a evolução do mapa em imagens desde o começo do tutorial até ficar pronto.

e77b974e77a000d1a36614829df6b111.gif

 

Se esqueci de mencionar o ID de algum item que você queira conferir, sinta-se a vontade para fazer o Download do mapa criado neste tutorial Clicando aqui.

Espero ter ajudado, e que tenham aprendido pelo menos alguma coisa a mais com este tutorial. Por favor, não deixem de comentar.

Obrigado por lerem até aqui, e tenham paciência na hora de Mappear!

 

Abraços,

Koddy.

Editado por Koddy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente tutorial, Koddy!

Como sempre, para variar né?!

Continue assim, fazendo seus ótimos tutoriais..

Tá ai para quem não estava conseguindo fazer suas florestas, montanhas, colocar detalhes.. agora com este tutorial, deixará seu mapa muito mais bonito.

 

Valeu Koddy, Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Parabéns Koddy, esse é um tipo de tutorial que todo iniciante em mapping tem quer ler.

REP +

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

- Att. Saymon, Abraços.

Editado por Saymon14
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 8 months later...
×
×
  • Criar Novo...