Izaiasousa 21 Postado Junho 23, 2010 Share Postado Junho 23, 2010 Funções dos scripts de Lua #7 *--------------------------*|O que é storage value ?|*--------------------------* StorageValue é uma variável que armazena valores para serem usadas em outros coisas em scripts de Lua. Na maioria das vezes são valores sobre os jogadores.Mas antes de partimos para como "ler" a storage value do jogador cid vamos enteder mais sobre o que é. function onUse(cid, item, frompos, item2, topos) if item.uid == 900 then storage = getPlayerStorageValue(cid, 9000) -- Aqui a storage. É como se fosse uma senha de acesso, por exemplo, um jogador vai em uma boca livre e ele só pode comer uma vez certo? um jogador vai fazer uma quest e só pode clicar sobre o baú uma vez só, entendem? Para isso temos que fazer com que o Unique Id do baú seja um número diferente dos outros, único, para que quando o jogador clicar sobre ela, ele ganhe uma senha e quando ele clicar novamente sobre o mesmo baú ele não consiga abrir ela. Entenderam o que eu quis dizer? Aqui no caso a senha é 9000. Coloque uids que você consiga se lembrar, por que não pode repetir a uid! Aqui a variavel storage recebe a "senha de acesso" do jogador que será verificada pelo get (se lembram de nossas aulas?) e retornando ao script dizendo se esse jogador ja abriu esse baú ou não! if storage == -1 or storage == 0 then -- Aqui no caso, se o jogador ainda nao clicou, a storage pode ser -1 ou 0. Por que esses números tio ? Porque 0 representa nulo e tudo que vier antes dele também doPlayerSendMessage(cid, 22, "Parabens!”) doPlayerAddItem(cid, 2387, 1) setPlayerStorageValue(cid, 9000, 1) -- Ará! Aqui o quê ele faz ? Ele adiciona o valor 1 na storage do jogador. Tioooo... 1?!! Por exemplo, para o script ser executado ele devia ter storage -1 ou 0 né ? Então para que ele não possa clicar no baú, por exemplo, ele agora vai receber o valor 1 que significa que ele clicou. else -- Opa! Senão o quê? Se o jogador não tiver a storage igual à -1 ou 0, então ele já clicou no baú! Então ira aparecer a seguinte mensagem abaixo.. doPlayerSendMessage(cid, 22, “Você já pegou o que tinha aqui!”) end return 1 end return 0 end Bem, mostrei esse script aqui para vocês terem uma visualização de como é e onde se usa o storage value. Nós sabemos que para checar uma informação do jogador cid e retornar ao script essa informação, usamos o GET certo ? ^^ Para ler a informação do jogador sobre a storagevalue usamos o getPlayerStorageValue(cid). Como Set significa "dar um novo valor", então para dizer que o jogador que não tinha clicado no baú e após ele ter clicado e ganhado seu prêmio, para que quando ele clicar denovo no baú ele não possa abrir, vamos ter que dar a ele o valor na storage de numero 1. Ou seja setPlayerStorageValue (cid,9000,1) -- Vai dar o novo valor para a storage do jogador. Primeiro colocamos o Uid do baú que é 9000 e depois o 1 que significa que ele já clicou no baú. É isso aí pessoal! Uma introdução do que é Storage Espero que tenham aproveitado! Até a próxima! Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/135586-arquivadofun%C3%A7%C3%B5es-dos-scripts-de-lua-7/ Compartilhar em outros sites More sharing options...
satan666 12 Postado Julho 24, 2010 Share Postado Julho 24, 2010 "storagevalue's" não são variáveis, são blocos de memória que armazenam dados. geralmente números. Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/135586-arquivadofun%C3%A7%C3%B5es-dos-scripts-de-lua-7/#findComment-911116 Compartilhar em outros sites More sharing options...
MarcelloMendes 78 Postado Agosto 6, 2010 Share Postado Agosto 6, 2010 (editado) Realmente, é o que o Marcryzius falou, blocos de memória numericos, onde são armazenados dados, geralmente 'numericos'... E não ta muito bem explicado este seu post cara, ta meio bagunçado rs', poderia ta melhor. Abração. Editado Agosto 6, 2010 por MarcelloMkez Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/135586-arquivadofun%C3%A7%C3%B5es-dos-scripts-de-lua-7/#findComment-917389 Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eskylo 175 Postado Agosto 12, 2010 Share Postado Agosto 12, 2010 endreturn 1 end return 0 end Tio, explica como eu uso o "end" e esses "return" ? Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/135586-arquivadofun%C3%A7%C3%B5es-dos-scripts-de-lua-7/#findComment-919792 Compartilhar em outros sites More sharing options...
Perfect Mapper 1 Postado Outubro 16, 2010 Share Postado Outubro 16, 2010 bom tuto mas ali onde esta doPlayerSendMessage tem q trocar por doPlayerSendTextMessage abraços Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/135586-arquivadofun%C3%A7%C3%B5es-dos-scripts-de-lua-7/#findComment-946091 Compartilhar em outros sites More sharing options...
exorcist 6 Postado Julho 17, 2012 Share Postado Julho 17, 2012 na minha opiniao o tuto ta bom só não entendi os end return 1 end return 0 end Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/135586-arquivadofun%C3%A7%C3%B5es-dos-scripts-de-lua-7/#findComment-1294481 Compartilhar em outros sites More sharing options...
notle2012 233 Postado Agosto 4, 2012 Share Postado Agosto 4, 2012 tutorial ta ótimo Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/135586-arquivadofun%C3%A7%C3%B5es-dos-scripts-de-lua-7/#findComment-1308593 Compartilhar em outros sites More sharing options...
SoulProst 1 Postado Outubro 23, 2012 Share Postado Outubro 23, 2012 Existe algum "Wiki" da vida para mostrar todas as funções que o LUA do Tibia OT Tem? e explicando cada uma? Se alguem souber pode me passar o link? eu procurei bastante e nao achei nada de parecido na internet, Obrigado. Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/135586-arquivadofun%C3%A7%C3%B5es-dos-scripts-de-lua-7/#findComment-1370038 Compartilhar em outros sites More sharing options...
jhon992 371 Postado Outubro 23, 2012 Share Postado Outubro 23, 2012 (editado) Existe algum "Wiki" da vida para mostrar todas as funções que o LUA do Tibia OT Tem? e explicando cada uma? Se alguem souber pode me passar o link? eu procurei bastante e nao achei nada de parecido na internet, Obrigado. Link com as funções, o significado de cada uma é a tradução da mesma... http://www.xtibia.co...sta-de-funcoes/ Em relação ao script proposto tu deve explicar também oque são essas partes: if item.uid == 900 then E essa: end return 1 end return 0 end O essencial seria explicar linha por linha do script! O tópico ficou razoável mais existe ainda varias coisas interessantes sobre os storages.. Outra informação importante sobre o mesmo é que ela pode ser usada para armazenas palavras ao em vez de números. Devia ter explicado um pouco sobre "global storage". Ali onde tu fala que o jogador não clicou ainda, se ele não usou a storage ela vai ser igual a -1... Mesmo se quisese deixar comparando com o 0, ficaria melhor assim: if storage <= 0 then Essa parte: Para isso temos que fazer com que o Unique Id do baú seja um número diferente dos outros Não concordo. Já que no bau pode ser usado um actionid, ou pode ser ativado até mesmo por um itemid, então não podemos generalizar, é mais facil explicar tais situações para o usuário, ou seja, não podemos ensiná-los errado. Editado Outubro 23, 2012 por Jhon992 Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/135586-arquivadofun%C3%A7%C3%B5es-dos-scripts-de-lua-7/#findComment-1370138 Compartilhar em outros sites More sharing options...
Stigal 584 Postado Abril 25, 2018 Share Postado Abril 25, 2018 Esta noticia foi arquivada. Este tópico está fechado e foi movido para Noticia - Arquivo. + Caso tenha atualizações você poderá criar outro tópico. Link para o comentário https://xtibia.com/forum/topic/135586-arquivadofun%C3%A7%C3%B5es-dos-scripts-de-lua-7/#findComment-1739927 Compartilhar em outros sites More sharing options...
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