Ir para conteúdo

Projeto - Melhorar Conteúdo Do Xtibia.com

Rafael Medeiros

Posts Recomendados

Projeto - Melhorar Conteúdo do XTibia.com

E-mail enviado pelo Gustavo em 03/11

Acho que estamos migrando aqui para uma discussão de conteúdo, "como fazer com que as pessoas colaborem para o xtibia.com?" Ontem, conversando com o carlos pain em uma reunião ele me disse que na ##### "as pessoas participam mais" e o "sistema de dinheiro deles contribui para eles criarem mais".

Vou facilitar a leitura para vocês:

Objetivos:

- Estimular a criação de novos conteúdos por meio de divulgação de autores.

- Permitir ao usuário acompanhar os melhores destaques de conteúdo do xtibia.com

Nota: Fazendo o objetivo 1, resultados no 2 e vice-versa.

Sistema de dinheiro no xtibia.com:

Não gostaria de colocar, pois o que acaba gerando é uma ambição pelos jovens desenvolvedores em vender aquilo que eles criam, isso contraria o espírito open source que temos que desenvolver.

Sistema de reputação:

Esse sistema também é muito bom, queria entender o que falta para implantarmos? JV

Sistema de recomendação de tópico:

A idéia era ter o xrank fazendo isso automaticamente, porém, ainda não temos esse algoritimo pronto, não consegui tempo ainda para terminá-lo. Que tal criarmos um pequenoooo sisteminha, bem basicão mesmo galera, onde colocaríamos um botãozinho "recomendar" e o usuário poderia recomendar que este sistema fosse indicado para ser divulgado no ranking de destaques do xtibia.com

JV, existe algo parecido pronto para IPB?

Nota: Ainda não sei se é melhor deixar aberto ao público ou apenas a membros da equipe. Para evitar spam para o diretor de fórum, que seria o responsável por gerenciar este sistema, poderíamos fazer com que um usuário do fórum só vote 1x em 1 tópico.

No joomla, o diretor de fórum poderá ver a listagem de recomendações ordenados por data.

Ranking Destaques:

Seria um ranking no site com os tópicos mais "votados/recomendados".

Divulgação dos destaques:

Os melhores destaques ou as recomendações que o Diretor de Fórum achar interessantes

podem ser divulgadas no xnews, igual o don fez ontem:

http://www.xtibia.com/forum/Possivel-Desco...ord-t99440.html

Estímulo da Equipe:

Bom, temos váriasssss áreas certo, o sonho de um xtibia.com completo seria resultado

de um trabalho de acompanhamento de conteúdo. Temos uma "cidade" e precisamos sempre

trazer as novidades. Com isso, voto na idéia de mapearmos o fórum (após uma mudança estrutural, caso necessário) e cada pessoa da diretoria ficar responsável por alguma área.

Por exemplo, se eu conheço PHP, por que eu não posso acompanhar as evoluções de WEB sites e tools desenvolvidos para OTserv? Por que eu não posso fazer igual o JV faz com as distros e trazê-las para o xtibia.com dando suporte? Por que eu não posso contribuir mais?

O meu único problema é tempo galera, mas eu juro que tentarei fazer uma forcinha.

Eu gostaria que vocês votassem nas idéias, dando suas opiniões, tentem manter "organizado" igual

eu fiz, colocando título em negrito e sua descrição embaixo. Assim, facilita a leitura.

Divulgação e Marketing:

Com toda essa engrenagem e claro, outras que surgirão desta discussão, precisaremos do fator

principal: "Fazer com que o usuário entenda isso e comece a entrar no ciclo".

Para fazer isso, devemos enxer de publicidade no site e pela PRIMEIRA VEZ NO XTIBIA.COM montar um hotsite com 6 páginas muito bem trabalhadas em seu conteúdo e divulgar isso. Mostrar de uma forma nunca vista!

Primeiro passo, impacto:

http://www.piksite.com/carousel.us/carousel.us.php Que tal um hotsite assim?

Cada imagem poderia ser um ícone?

Como ajudar?

Como ser ajudado?

Por que ajudar?

Ciclo de Colaboração (mostrar o ciclo completo)

Participe da Equipe

etc.. (temos que amadurecer um pouco mais a idéia)

Conclusão:

O join us, poderá ser muito mais que entrar para a equipe, mas sim um hotsite mostrando como o usuário pode nos ajudar e claro, mostrando que ele teria possibilidade de entrar para a equipe futuramente, caso quisesse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 35
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

@Gustavo

Darei a minha opinião sobre cada um dos itens que você citou:

Sistema de dinheiro no xtibia.com: também concordo, não gosto muito deste sistema.

Sistemas de reputação e recomendação de tópicos

Estes dois sistemas estão incluídos no IPB3 (JV, me corrija se eu estiver errado), por isso o JV optou por aguardar este lançamento para implantar estes dois sistemas no XTibia.com.

Ranking e Divulgação dos destaques

Acho que isso depende mais de você (desenvolver sistemas) do que da gente cara.

O ideal é termos o TOP Imprensa, com o pessoal que mais ajuda com notícias para o Portal, e também montarmos um ranking "manual" com os melhores usuários da comunidade (semelhante ao que a OTBR fez, com o "usuário da semana"), com o objetivo de estimular a galerinha que realmente nos ajuda no dia-a-dia.

Estímulo para a Equipe

Como ainda não temos condições de pagar a Equipe, acho que uma forma de estimular o pessoal é procurarmos ficar cada vez mais próximos e unidos. Interagindo através de chats, podcasts, elogiando o trabalho, todos se ajudando como um verdadeiro TIME.

Podemos organizá-la de acordo com as habilidades de cada um, terei prazer em ajudar também. Mas acho que para isso poder acontecer, primeiramente precisamos ter a estrutura do Fórum 100% definida. Bora fazer isso JV ?

Divulgação e Marketing

Como eu faço pra montar este hotsite Gustavo ? Criando os artigos apenas ?

Se for simples, posso começar a trabalhar este "Ciclo" para postar para os usuários.

----

Bora ae galera, postar !!!

Abraços,

Rafael Medeiros

Link para o comentário

Sistema de dinheiro no xtibia.com:

Não gostaria de colocar, pois o que acaba gerando é uma ambição pelos jovens desenvolvedores em vender aquilo que eles criam, isso contraria o espírito open source que temos que desenvolver.

Com certeza não terá.

Sistema de reputação:

Esse sistema também é muito bom, queria entender o que falta para implantarmos? JV

Virá no IPB3, ele funcionará que o usuário poderá dar pontos a cada post de outro usuário, negativando como positivando, inclusive a opção de não mostrar posts rankeados como negativo e etc, será um sistema bem interessante e funcional, substituindo muito bem o sistema de posts, na minha visão. Pois é bem mais seleto e funcional :]

É claro que ainda não peguei ele pra testar, pois não tenho acesso ao ACP do IPB3 alpha, porém, com certeza irei bolar um jeito bem seleto para a reputação, para que não fique algo "adoidado".

Sistema de recomendação de tópico:

A idéia era ter o xrank fazendo isso automaticamente, porém, ainda não temos esse algoritimo pronto, não consegui tempo ainda para terminá-lo. Que tal criarmos um pequenoooo sisteminha, bem basicão mesmo galera, onde colocaríamos um botãozinho "recomendar" e o usuário poderia recomendar que este sistema fosse indicado para ser divulgado no ranking de destaques do xtibia.com

JV, existe algo parecido pronto para IPB?

Com o sistema de pontos do IPB3, creio que dará para fazer algo do tipo, a partir de quantos posts o post do cara recebeu :}

Ranking Destaques:

Seria um ranking no site com os tópicos mais "votados/recomendados".

Cool \o/, para mim, poderia ficar um logaritmo assim:

Votos * Posts/views

Por exemplo, se eu conheço PHP, por que eu não posso acompanhar as evoluções de WEB sites e tools desenvolvidos para OTserv? Por que eu não posso fazer igual o JV faz com as distros e trazê-las para o xtibia.com dando suporte? Por que eu não posso contribuir mais?

O meu único problema é tempo galera, mas eu juro que tentarei fazer uma forcinha

Na moderação é mais fácil fazer isso, eu faço algo mais na direção, de trazer a distro, porém é barra dar suporte, então fica algo bem complicado para nós.

Primeiro passo, impacto:

http://www.piksite.com/carousel.us/carousel.us.php Que tal um hotsite assim?

Cada imagem poderia ser um ícone?

Caraio 0.0

Foda d+ o hotsite, fiquei até tonto de tanto girar as imagens \o/

Anyway, O ideal é termos o TOP Imprensa²

Podemos organizá-la de acordo com as habilidades de cada um, terei prazer em ajudar também. Mas acho que para isso poder acontecer, primeiramente precisamos ter a estrutura do Fórum 100% definida. Bora fazer isso JV ?

Eu queria mesmo é Reestruturar o fórum ano que vem, junto com a instalação do IPB3, pode ser? Pois aí ja faço uma nova estrutura bacana, e organizamos visando nela(a estrutura será igual aquela que mostrei pra você em outro tópico aqui na SD)

Link para o comentário

@JV

Beleza cara, podemos esperar o início de 2009 para aplicar as mudanças. Mas eu queria deixar tudo decidido e aprovado pela Diretoria, para quando chegar a hora, só aplicarmos e pronto.

Prefere fazer isso ou ver tudo em 2009 mesmo ?

Link para o comentário

• Administrador

@jv

Estruturaremos o fórum com base em uma pesquisa de concorrência e mercado, mandarei por e-mail.

@don

Pode tocar isso?

Tem que ser iniciado ainda essa semana, me informe por e-mail.

@todos

Galera,

Temos que definir o que é curto prazo e o que será feito em janeiro de 2009:

Agora:

- Recomendação

- Cada setor do fórum ter um responsável por conteúdo (Começarei com PHP em breve) (Peço uma reunião para definirmos isso)

- Página do Ciclo

- Top Imprensa

2009

- Reputação

Recomendação:

Existe outra alternativa a recomendação de tópicos? Será que é preciso o cara ter que recomendar? Por que nosso diretor de fórum não vasculha o fórum 1x por semana e elege os melhores do fórum para fixar. Ahhh, passa também essa lista para o don e ele postaria no site como Melhores da Semana XTibia.com! O que acham?

Hotsite

Iríamos criar um hotsite e até dei uma idéia interessante, mas não quero perder tempo com isso, então iremos criar uma página no site

mesmo indicando o ciclo, penso em algo parecido:

http://www.ivirtua.com.br/images/solutions...nf/ciclo_pt.jpg

OBS: Dá para fazer com o office 2007 muito fácilmente.

Don, tenta definir o ciclo com a galera?

Top Imprensa

Não tenho como fazer ele agora, pois estou totalmente enrolado com a lista, zartha e em breve xtube. Esses são os sistemas

que trarão maior retorno para a gente. Claro que os sistemas que promovem conteúdo também nos trarão muita coisa.

Link para o comentário

@Gustavo

Com relação a recomendação, concordo contigo, pode até ser um trabalho manual. Quem poderia fazer isso ? A meu ver o mais indicado seria o Diretor de Fórum. Esta pessoa poderia eleger os melhores e ela mesma criar uma notícia para divulgar tudo, não vejo a necessidade de envolver mais de uma pessoa neste processo.

Depois que tivermos o IPB3, podemos pensar em automatizar o processo

Responsáveis por setores: posso ajudar em Gerência de Equipe e Projetos, que são áreas que mais atuo. A meu ver, cada um pegando um setor já está ótimo. Qual a finalidade de uma reunião para discutir isso ? Vamos tentar reduzir galera, se pra tudo precisarmos de reuniões, vamos ficar eternamente nos reunindo e nada vai sair do lugar.

Ciclo: certo, vamos montar isso.

Top Imprensa: OK, então este fica aguardando a conclusão da Lista e XTube.

Tá na hora de você ou mais gente começarem a pegar Projetos para desenvolver também né, se tudo for cair em cima de mim vai ser foda. E não me venham de desculpa de tempo, não aceito isso :D. Sério cara, enche o saco também...tudo é "Don faz isso !!!"....Don é um só !!!

:D

Abraços.

Link para o comentário

Quais áreas estão sobrando? :p

Não entendi o ciclo.

E Don, vou tentar ficar mais em contato com você, afinal de contas, sou o mais atoa da diretoria por enquanto. No que puder ajudar, ajudarei.

@Gustavo

Acho que deveria esquecer Zartha por esse mês precedente ao lançamento da lista. Ela deve ser prioridade máxima.

E de qualquer forma, sobre o Zartha, já tem mapper?

Lembra aquela idéia de um OT todo 'destruído' e que os jogadores iriam dominando o mapa novamente? Poderia ser implementada, e creio eu que seria um sucesso...

Caso não lembre, posso criar um tópico falando sobre.

Até

Link para o comentário

Confesso que não li todos os posts e se já sugeriram isso.. mas lá vai:

Minha idéia seria contratar pessoas que desenvolvam coisas exclusivas do xtibia, porém para que o usuário ter acesso a isso, ele precisa ter um tanto de "pontos" ou "contribuição" para ter acesso a esta área VIP, ou algo do tipo.

Não estaremos inserindo um sistema de dinheiro, porquê é o xtibia que desenvolve e troca pela boa participação do usuário. Ao contráriom da #####, que eu faço e vendo.

Link para o comentário

• Administrador

Eu já penso no conceito google: "Tudo de graça e livre para todos", o cara que entra e apenas baixa vai gostar do xtibia.com por ser fácil e quie ele consegue o que quer, um dia que ele tiver uma dúvida, irá nos procurar...

Temos que dizer isso para eles com marketing ....

abs

Link para o comentário

• Criar Novo...