Ir para conteúdo

Principios Básicos Do Otmapeditor


CarlosPain

Posts Recomendados

Tutorial Inciante: O inicio

 

Olá denovo pessoal, eu venho trazer a vocês mais um tutorial, só que desta vez, é para aqueles que estão começando mesmo no ramo de mapping, que nunca

fizeram um mapa. Então se você não sabe mapiar, e quer começar, eu sugiro que você leia este tutorial, porque concerteza, você vai sair daqui aprendendo.

Então.. deixa de papo, e vamos começar!

 

Bem, eu já ia me esqueçendo... se você vai começar agora, provavelmente não deve ter o map editor, então se você não tiver, faça donwnload do map editor

no link abaixo.

Simone Map Editor: download

 

Certo, fez o download do Map Editor, lembrando que ele está em .rar (formato de arquivo compactado pelo winrar), se você também não tiver o winrar, pode

fazer download dele no link abaixo.

Winrar: download

 

Prontinho, agora você que você já fez download do winrar, e já fez o download do Simeone map editor, você pode extrair o map editor, para isso

é só fazer o seguinte:

  • Instale o Winrar
  • Feito isso localize o arquivo OTMapEditor-0.478b
  • Após encontrar o arquivo clique com o botão direito e selecione extrair aqui
    img1gs0.jpg
     
  • Após extrair o map editor, abra a pasta e copie os arquivos tibia.spr e tibia.dat (podem ser encontrados na pasta do seu Tibia), se você tiver instalado o Tibia em seu diretório original, os arquivos poderão ser encontrados em: C:/Arquivos de Programas/Tibia

Entendendo o Map Editor

 

Pronto, você já está com seu map editor funcionando normalmente, então agora já da para começar a aprender a como fazer mapas.

  • Para começar, localize o OTMapEditor.exe img2xo2.jpg
     
  • Após abrir teremos a visão do map editor por completo.
    img3mw3.jpg
     
  • Temos alí no canto superior esquerdo a barra de menus img3atw3.jpg
     
  • Ao clicar em file, irá se abrir um menu, e nele teremos as seguintes opções:
    img3amenutj2.jpg
     
    New: Ao clicar neste menu, você poderá criar um novo documento (mapa).
    Open: Ao clicar neste menu, você poderá abrir algum documento seu existe, caso queria continuar um mapa.
    Import: Ao clicar neste menu, você irá importar um mapa, para o seu documento (explicarei em junção de mapas)
    Properties: Ao clicar neste menu, você irá poder modificar as propriedades do seu mapa, como o nome, tamanho, etc.
    Exit: Ao clicar neste menu, você irá sair do map editor;
     
     
  • Ao clicar em edit, irá se abrir um menu, e nele teremos as seguintes opções:
    img3amenu2wh3.jpg
     
    Undo: Ao clicar neste botão, você irá desfazer a iltima modificação feita no mapa.
    Auto Border: Com as novas versões o simeone lanço o autoborder (estarei explicando mais a frente).
    Multiple floor selection: Este menu, serve para ativar a seleção de multiplos andares (estarei explicando em junção de mapas).
    Cut: Seleciona a ferramente de recortar (estarei explicando).
    Copy: Copia a parte selecionada (estarei explicando).
    Paste: Cola a parte copiada ou recortada (estarei explicando).
     
     
  • Ao clicar em View, poderemos ver as opções que são:
    img3amenu3xx1.jpg
     
    Status bar: Ao clicar neste menu, o map editor irá mostrar/esconder a barra de estatus.
    Toolbar: Ao Clicar neste menu, map editor irá mostrar/esconder a barra de ferramentas.
    Windows: Mostra o menu com as opções para mostrar as janelas de materiais,informação de um ID, jump to item (pular para ID), minimap,
    New material, unique id list.
    materials: Mostra a lista com os ID's dos tiles
    information: Mostra as informações de um ID, se pode ser pego pelos players, movidos, se atrapalha lançamento de projeteis, entre outros.
    jump: Exibe o menu jump, bem util qndo não acha um item pelo map editor, então é só digitar a ID, e você será levado até o item.
    minimap: Exibe o minimap, util para se observar o mapa, sem zoom. Se observar nas fotos, ira notar uma pequena janela na parte superior a esquerda.
    Show all floors: Ao clicar neste menu, o map editor irá mostrar/esconder todos os outros andares abaixo do que você estiver (tirando o ground
    floor).
    Show shade: Ao clicar neste menu, o map editor irá mostrar/esconder a sombra, do andar que você está, sendo assim, oque estiver abaixo
    andar, ficará com uma sombra preta, realçando somente os Ids, do andar que você se encontra.
    Show spawns: Se clicar neste menu, o map editor irá mostrar/esconder os respaws.
    Show creatures: Ao clicar neste menu, o map editor irá mostrar/esconder os monstros que você espalhou pelo mapa.
     
     
  • Ao clicar em tools, iremos ver as opções que são:
    img3amenu4gw0.jpg
     
    Verify map: Ao clicar neste menu, o map editor irá verificar o mapa, para encontrar Ids que estão sobrepostas uma a outra (2 paredes no mesmo lugar por exemplo), e se tiver, irá abrir uma nova janela, mostrando a poisção do ID sobreposto.
    Edit towns: Ao clicar neste menu, uma janela se abrira. Nela você pode fazer a configuração das cidades, colocando as coordenadas do seutemplo.
    Edit houses: Este menu, servira para você editar as casas, que você ja configuro (estarei explicando).
    Export house tiles: Este menu, servira para exportar as casas configuradas para um outro mapa, caso tenha juntado dois ou mais mapas.
    Export towns: Ao clicar neste menu, você irá exportar as coordenadas e os nomes, das cidades que você editou.
     
     
  • Ao clicar em floor, iremos ver as opções para mudar o nivel de floor, o sinal de + são pisos acima do ground floor, e o sinal de -
    são os pisos abaixo do ground floor. Existe um atalho, para não ficar indo toda hora neste menu que são as teclas + e - do numpad.
    img3amenu5da8.jpg
     
    A seguir, temos a barra de ferramentas: img4ft0.jpg
     
     
  • img4axb5.jpgNew File, este botão serve para criar um novo documento. Tecla de atalho: ctrl+n.
     
  • img4bfz8.jpgOpen, este botão serve para abrir algum documento, no caso mapa. Tecla de atalho: ctrl+o.
     
  • img4cvx6.jpgSave, este botão é usado para salvar seu mapa. Tecla de atalho: ctrl+s.
     
  • img4dbr3.jpgCut, este botão serve para recortar a area selecionada do seu mapa. Tecla de atalho: ctrl+x.
     
  • img4edu8.jpgCopy, este botão serve para copiar a parte selecionada do mapa. Tecla de atalho: ctrl+c.
     
  • img4fea9.jpgPaste, este botão serve para colar no mapa a parte copiada ou selecionada. Tecla de atalho: ctrl+v.
     
  • img4gje9.jpgPointer tool, este botão seleciona a pointer tool, que é usada para selecionar os tiles, e os items espalhados pelo mapa.
     
  • img4hoh0.jpgSelection tool, este botão seleciona a selection tool, que é usada para selecionar uma certa area do mapa, para recortar ou copiar, Usada pra juntar 2 ou mais mapas.
     
  • img4isa8.jpgBrush tool, este botão seleciona a brush tool, que é usada para preencher o mapa, com o tile selecionado.Você pode escolher o tamanho que varia de 1x1 a 9x9.
     
  • img4jmf0.jpgErase tool, este botão seleciona a erase tool (borracha), que é usada para apagar partes do mapa. Você pode escolher o tamanho da erase,sendo de 1x1 a 9x9
     
  • img4kyd3.jpgProtection zone tool, este botão seleciona a ferramenta de pz (explicarei mais para a frente).
     
  • img4luo2.jpgRespaw tool, este botão seleciona a ferramenta de respaw (explicarei mais a frente).
     
  • img4mtu8.jpgHouse tool, este botão seleciona a ferramenta para criação de casas (explicarei depois).
     
     
  • Do lado esquerdo do nosso map editor, temos a janela materials, que é ondem contem todos os ID's do que podemos usar para mapiar. Para facilitar o criado do simeone dividiu todos os ID's, em partes, como pode observar na imagem abaixo:
    img5mu0.jpg
     
     
  • Na parte inferior do map editor temos a barra de status, e mais para a direita, a area que indica as coordenadas aonde o ponteiro do mouse está.
    img6yd7.jpg

Certo, agora você já fez os downloads, e já sabe todas as funções de cata botão, e cada medu do map editor. Então vamos partir para a pratica e aprender algumas coisas basicas.

A minha intenção é fazer com que vocês aprendam a usar as ferramentas do Map editor, e não a fazer mapas agora, então oque eu mapiar para usar como exemplo

eu não irei ensinar a como faze-lo, apenas prese atenção na parte de uso das ferramentas.

 

 

Editando Cidades

  • Vamos começar editando uma cidade, para fazer é muito facil, basta clica no menu tools depois selecionar edit towns.
    Após clicar, irá abrir uma nova janela. No campo aonde está escrito name você deverá colocar o nome da sua cidade.
    Na parte mais abaixo, temos os campos para colocar coordenadas. Lembrando que geralmente os mappers usam coordenadas de alguma parte do templo.
    Sendo assim, se o player for residente daquela cidade, e morrer, quando ele logar novamente, irá nascer na coordenada definida por você.
    No caso da minha imagem, eu defeni um nome para a minha cidade, e colokei as coordenadas da area que esta com o tile selecionado.
    img7ze0.jpg

Protection Zone

  • Certo, já editamos nossa cidade. Normalmente os mappers distribuem pz em locais como os templos e depots.
    Para distribuir o protection zone é muito facil. Vamos selecionar a ferramenta PZ img4kyd3.jpg
    E clicar e ir arrastando pela area que desejar. Sendo assim, nesta area, os players não poderão atacar ou ser atacados.
    A area com pz fica com um cor esverdiada por cima.
    img8zf9.jpg

Criando Casas

  • Ja apredemos a como editar uma cidade, e a como colocar protection zone em um determinado local. Agora vamos aprender
    a criar casas. Então para criar uma casa clique na ferramenta house tool img4mtu8.jpg
    E clicar na porta da casa, sempre clique na porta da casa! Feito isso, o house tool, ja marca a coordenada certinha da porta.
    Isso já facilita bastante para nós. Após isso devemos escolher o nome da casa, e a cidade em que ela está, e o valor do aluguel.
    Feito isso clique em add.
    img9cr5.jpg

Depois de clicar em ADD, clique em select, vá clicando por toda a area dentro da casa, lembra de incluir a porta

A area selecionada pode ser notada, pois fica com uma cor branca em cima dos tiles.

img10ae2.jpg

 

Após isso clique no icone house tool e selecione deslect house para terminar de selecionar a casa.

Toda a area que antes estava branca, vai ficar azul.

img11nq3.jpg

  • A ferramenta de zoom é bem facil, se você quiser diminuir o zoom, basta apertar as teclas ctrl+q, e para aumentar basta precionar as teclas ctrl+w.

 

Lock Doors

  • Agora, já deu para aprender bastante coisa, então vamos aprender a como trancar portas. É muito simples, para isso basta você
    clicar com o botão direito na porta, e selecionar propriedades.
    img12su7.jpg

Após clicar irá abrir a janela de propriedades da porta, para trancar ela, basta inserir um numero qualquer em action id.

Eu sugiro a você guardar este numero (não precisa ser nescessariamente o que eu usei), para colocar em todas as portas que você não deseja que os players abram.

img13ls0.jpg

 

 

Depots

  • Depots são lugare aonde os players, podem guardar seus itens e dinheiro em segurança. E agora você vai aprender a como configurar um depot.
    É muito simples. Cada cidade que você cria, ganha um ID, que é o numero que fica em frente ao nome de cada cidade. Para saber o id de uma cidade
    que você criou, basta ir no menu edit towns, e selecionar a cidade que você quer saber o id.
    Feito isto, voce deve ir no seu Depot, e clicar com o botão direito em cima do locker e colocar o ID da cidade
    em depot id. No meu caso é 1. Feito isto, qndo o OT estiver online, os itens que os players guardarem no Depot
    não irão se misturar com itens de outras cidade.
    img14ur7.jpg

Respawn

  • Agora vamos aprender a adicionar respaws. Para fazer isso, basta selecionar a ferramenta spawn tool img4luo2.jpg
    e clicar em alguma area do mapa. Você irá notar que ficou com uma sombra, em volta de um "fogo azul", essa sompra chama se radius, ou seja o tamanho do respaw.
    Por padrão ela já vem defenida como 5, mas você pode mudar para no maximo 100
    img15be6.jpg

Depois de colocar o respaw, vamos adicionar os monstros. Eles podem ser encontrador na aba monsters na janela de materials.

Após colocar os monstros, você pode mudar o tempo de respaw dele, ou seja, o tempo que irá levar para ele nascer novamente após algum player o matar.

Por padrão, todos os monstros vem com respaw de 60 segundos, mas você pode mudar para o quanto quiser. Lembrando que o tempo é em segundos!

Aqui no meu mapa, vou colocar o respaw do wolf de 3 minutos.

img16wf3.jpg

 

 

Roleplay/Quests

  • Todos os mappers devem saber que roleplay é uma ferramenta importante em um mapa. O Roleplay esconde em sí muitas coisas como mistérios,
    aventuras, diversão, e até mesmo a morte. Meu estilo de mapping eh visado no roleplay, então eu não poderia deichar de ensinar a vocês um pouco de roleplay.
    Na parte superior do meu templo, eu dei uma modificada, e fiz algo estilo um "biblioteca", com algumas estantes e nelas, vou adicionar alguns livros,
    contendo algumas historias. Para fazer isso é bem simples, basta clicar com o botao direito na estante de livros, e selecionar properties, logo após
    uma nova janela se abrirá. Aonde tem uma parte branca, clique com o botao direito e selecione add new iten, feito isso, uma segunda janela se abrira
    e nela teremos apenas itens pickupables, ou seja, apenas itens que podem ser pegos e movimentados pelos players. Vou selecionar um book.
    Note que irá aparecer um livro, na area branca.
    img17dt0.jpg

Agora, vamos clicar com o botao direito, e depois selecionar properties para adicionarmos um texto ao livro. Eu não curto muito português, então

vou escrever um texto em inglês, que além de ser mais bonito, "soa" melhor.

  • Para fazer uma quest pelo map editor, é muito simples. Eu vou fazer uma quest bem facil, nada apelão, mas que possa ser util aos players novatos.
    Eu irei, fazer um quarto, que se possa entrar, com um baú, e nele havera uma long sword. Para faze-lo, clique com o botão direito em cima do baú, e selecione properties e no unique id colocar o ID do item, que o player irá ganhar ao dar use no baú.
    img19wh3.jpg

Obs: Para funcionar quests por uniqueid, é nescessário ter um script. Abaixo no spoil, segue o codigo. Se o seu distro não o possuir faça o seguinte:

crie um novo arquivo de texto, copie o código e cole neste arquivo. Selecione salvar como, use o nome: Quest.lua e em tipo de arquivo, seleciona all files,

e salve o arquivo na pasta data/actions/scripts. Feito isto, na pasta data/actions, abra o arquivo actions.xml e adicione <action itemid="ID DO BAU" script="quest.lua" />

 

function onUse(cid, item, frompos, item2, topos)
prize = item.uid

if prize > 1000 and prize < 5000 then
	queststatus = getPlayerStorageValue(cid,prize)

	if queststatus == -1 then
		doPlayerSendTextMessage(cid,22,'You have found a ' .. getItemName(prize) .. '.')
		doPlayerAddItem(cid,prize,1)
		setPlayerStorageValue(cid,prize,1)
	else
		doPlayerSendTextMessage(cid,22,"It is empty.")
	end

	return 1
else
	return 0
end
end

 

 

Rampas

  • Outra coisa importante a se aprender é as rampas. Toda vez que você fizer uma rampa, coloque o tile: 459 no floor de cima, na mesma
    coordenada da rampa. Observem os "pontilhados amarelos" na imagem e vocês aprenderão.
    img18kx6.jpg

Juntando mapas

  • Eu irei ensinar aqui, a como juntar mapas utilizando a selection tool. Eu não uso muito o método de importar, apesar de ser util qndo se tem varios
    mappers em uma equipe. Bom para fazer uma junção de dois mapas usando a selection tool é bem simples. Primeiro selecione a ferramenta de seleção img4hoh0.jpg
    e va ao ultimo floor +, que tiver tiles no mapa. Selecione a area completa do mapa, e aperte ctrl+c, Feito isso, vá no mapa que você deseja colar e vá
    atéo o floor +, que tinha o ultimo tile que você copiou, aperte ctrl+v, e voa-la, o mapa estara copiado.

Bom, está ai... concerteza um ótimo tutorial feito por mim, bem organizado e completissímo.. eu garanto que igual a esse aqui, você não encontra em lugar algum.

Muito obrigado a todos, espero ter ajudado aqueles que estão começando agora no ramo de mapping. Qualquer duvida ou sugestão podem estar postando aqui, que eu mesmo

farei e editarei o tutorial.

 

Por favor que comentem.. pois deu trabalho fazer esse tutorial (+ de 18 horas).

 

Queria mandar um grande abraço para o Cherife, um grande amigo e ótimo scripter/action maker.

 

Abraços.

Pain

Editado por FrozenMapper
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 82
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

#Topic

 

 

Muito Bom

 

Mais pelo o Que eu

 

vi Ai Vc coloko Recursos So Do Map editador 8.0

 

Tutorial Ot Map Editor, O inicio de um novo mapper.

 

Um Novo Mapper

 

Pode ser qual quer versao nao e ?

 

7.6,7.8,7.9

 

E o Map editador 8.0

 

Tem recursos A Mais

 

Espero Que entenda Como Uma Ajuda

 

Cya~~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WoW! Boa Pain, ótimo tutorial!

 

#Topic

Muito Bom

 

Mais pelo o Que eu

 

vi Ai Vc coloko Recursos So Do Map editador 8.0

Um Novo Mapper

 

Pode ser qual quer versao nao e ?

 

7.6,7.8,7.9

 

E o Map editador 8.0

 

Tem recursos A Mais

 

Espero Que entenda Como Uma Ajuda

 

Cya~~

 

BR?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Spot123123

 

Certamente se você tivesse lido o tutorial todo, iria ter notado que o map editor que uso é o 8.0, tanto que eu até disponibilizo o download do mesmo.

Espero que entenda como uma "correção".

 

Abraços.

Pain

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

-.-"

Vcs Acham Que O Map editador 7.6

 

existe a ferramenta house tool

 

Bom So Se lanço

 

Um Novo

 

Por eu Nunca vi!

 

Cara, porque você escreve desse jeito?

 

#Frozenmapper

Dps de vc Ter editado o Titulo

fica facil de Falar ne ?

Ele editou o titulo porque eu falei que ficaria melhor -.^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Topico

Aow galera, ta otimo Tutorial.

Aprovado e Recomendado

 

Spot e Cherife

Amigos, evitem discussão desses tipos aqui no forum.

Esse forum é apenas para entretenimento e aprendizado.

Guardem suas opniões para vcs, não é necessario nenhuma discução desse tipo aqui.

 

 

Abraços

Editado por thayam
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

meninas

chega de briga

 

depois de muitos arranhões e puchões de cabelo

(vi até um absorvente voando ali)

 

Windows: Mostra o menu com as opções para mostrar as janelas de materiais,informação de um ID, jump to item (pular para ID), minimap
Faltou abordar estes assuntos.

materiais

Info do ID

Jump

MiniMapa

(com fotos também)

 

Faltou falar de algumas letras que não estão no menú

(teclas + e - pra subir e descer andares)

(teclas Q e W pra zoom)

etc

 

Ainda assim achei o tópico

PERFEITO

(mas ainda dá pra melhorar)

 

Se não foi o melhor tutorial que já vi , tá muito perto disso.

aplauso.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cherife

 

Entao Seu Otario

 

Se ele Edito O Titulo

 

Idai Que vc falo ??

 

O Que eu Falei Era Baseado No Titulo"!

 

E Eu Escrevo Do Jeito Que QUERO

Heh

 

Idai Que vc falo ??

Você perguntou porque ele editou o titulo, eu apenas respondi por ele.

 

E Eu Escrevo Do Jeito Que QUERO

Certo, continue escrevendo sem concordancia nenhuma e mostrando que você não passa de um garoto mimado.

E continue dando a impressão que você é um retardado mental. (sem ofensas é claro ;) )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


×
×
  • Criar Novo...