Night Wolf 285 Postado Fevereiro 18, 2016 Share Postado Fevereiro 18, 2016 (editado) Fala galera, vim compartilhar com vcs um dos sistemas que eu fiz baseado no jogo Bird Hunt e que foi imbutido em alguns servidores famosos, sendo o Korelin um deles.Obs: Testado em TFS 0.3.6 mas deve funcionar em TFS 0.4 sem problemaaqui tem uma pequena imagem demonstrando o sistema sendo utilizado: Bom, antes de tudo eu vou ensinar vocês a criar um mapa apropriado pois isso é 90% das dificuldades que os players enfrentam quando tentam adicionar o sistema.Inicialmente vc vai precisar criar uma area no seu mapa editor +- parecida com a que eu fiz na imagem abaixo: Feito isso vc deverá colocar uniqueid 16480 na porta e actionid 14874 em todos os lugares que o player pode percorrer (da placa pra \/ todos os quadrados verdes deverão conter esse actionid)Colocado os ids, vc deverá fazer a sala à prova de bugs, para isso você terá que seguir essas especificações: Note que em verde são os lugares que vc deverá colocar protect zone e em roxo os locais onde vc deve colocar no logout zone. Agora perceba que nas posições onde o player irá andar, você vai colocar tanto no logout zone como protect zone, isso pra evitar ele de matar o bixo com spells e pra evitar que ele deslogue durante o mini game. Essa contagem de sqms eu vou explicar mais tarde na configuração do script, mas tenham ela em mente.Agora vamos aos scripts:Comece criando em data/lib um arquivo chamado 045- Bird Hunt Lib.lua e colocando isso dentro dele: -- Bird Hunt Lib --1º function countDown(position, time, color) -- faz a contagem de tempo local msg = os.date("%M:%S", time) if time > 0 then doSendAnimatedText(position, msg, color) addEvent(countDown, 1000, position, time - 1, color) end return true end --2º function isRoomBusy(pos, rangey1, rangey2) -- checa se a sala está ocupada local minj = math.min(rangey1, rangey2) local maxj = math.max(rangey1, rangey2) for j = minj, maxj do local cPos = {x = pos.x, y = pos.y + j, z = pos.z} local creature = getTopCreature(cPos).uid if isCreature(creature) then return true end end return false end --3º function startEvent(posi, delay, color, mob, tempo) -- começa tudo e retorna o tempo de delay até carregar o evento local msgs = {3, 2, 1, "GO!!"} local monster = doCreateMonster(mob, posi) for index, str in ipairs (msgs) do addEvent(doSendAnimatedText, delay * index, posi, str, color) end addEvent(doRemoveCreature, (#msgs * delay) + (tempo * 1000), monster) return (#msgs * delay) end --4º function startShooting(uid, shots, a, delay, rangemax, color, key) -- começa a atirar e teleport o player após acabar o numero de tiros. local points = getPlayerStorageValue(uid, key) local fromPos = getCreaturePosition(uid) fromPos.x = fromPos.x + (3 * a) local toPos = {x = fromPos.x, y = fromPos.y, z = fromPos.z} for i = 1, (rangemax-4) do toPos.x = toPos.x + (1 * a) local creature = getTopCreature(toPos) if (creature.uid > 0) then local ePos = {x= toPos.x, y = toPos.y, z = toPos.z} setPlayerStorageValue(uid, key, points + 1) doSendAnimatedText(ePos, tostring(points + 1), color) doSendMagicEffect(ePos, 0) break end end doSendDistanceShoot(fromPos, toPos, 2) doSendAnimatedText(getCreaturePosition(uid), "Shoot!", color) addEvent(function() if isPlayer(uid) and shots > 1 then startShooting(uid, shots - 1, a, delay, rangemax, color, key) elseif isPlayer(uid) and shots <= 1 then local initPos = getCreaturePosition(uid) initPos.x = initPos.x - (3 * a) doTeleportThing(uid, initPos) --- teleporta o player pra posição inicial end end, delay) return true end --5º function getBestaPos(pos, a) local bestapos = { [-1] = { ids = {5698, 5700, 5699}, [1] = {x = pos.x - 2, y = pos.y, z = pos.z}, [2] = {x = pos.x - 3, y = pos.y, z = pos.z}, [3] = {x = pos.x - 3, y = pos.y - 1, z = pos.z} }, [1] = { ids = {5701, 5703, 5702}, [1] = {x = pos.x + 2, y = pos.y, z = pos.z}, [2] = {x = pos.x + 3, y = pos.y, z = pos.z}, [3] = {x = pos.x + 3, y = pos.y - 1, z = pos.z} } } return bestapos[a] end --6º function moveBesta(position, a, dir) local posBesta = getBestaPos(position, a) local bestaId = getBestaPos(position, a).ids for i = 1, 3 do local item = getTileItemById(posBesta[i], bestaId[i]) if item.uid > 0 then local createPos = {x = posBesta[i].x, y = posBesta[i].y - dir, z = posBesta[i].z} doRemoveItem(item.uid) doCreateItem(item.itemid, 1, createPos) end end return true end --7º function createBesta(position, a) local posBesta = getBestaPos(position, a) local bestaId = getBestaPos(position, a).ids for i = 1, 3 do local createPos = {x = posBesta[i].x, y = posBesta[i].y, z = posBesta[i].z} doCreateItem(bestaId[i], 1, createPos) end return true end --8º function removeBesta(position, a) local posBesta = getBestaPos(position, a) local bestaId = getBestaPos(position, a).ids for i = 1, 3 do local item = getTileItemById(posBesta[i], bestaId[i]) doSendMagicEffect(posBesta[i], 14) if item.uid > 0 then doRemoveItem(item.uid) end end return true end Feito isso vá em data/actions/scripts e adicione um arquivo chamado seagul.lua que deverá conter: local config = { rangecima = {x = -8, y = -4}, -- distancia em x e y da topos (ate a pos de cima) rangebaixo = {x = 0, y = 4}, -- distancia em x e y da topos (ate a pos de baixo) cor = 129 or 215, -- cor dos textos (a primeira eh branca e a segunda eh cinza) tempo = 60, -- tempo que vc fica no evento (segundos) delay = 1000, -- intervalo que os tiros saem (milisegundos) storage = 17367, -- storage que salva algumas informações mob = "Seagull" -- nome do monstro } function onUse(cid, item, frompos, itemEx, topos) if getPlayerStorageValue(cid, config.storage) < 0 then local a = getCreaturePosition(cid).x > topos.x and -1 or 1 local pos = {x = topos.x, y = topos.y, z = topos.z} pos.x = topos.x + (1 * a) if not isRoomBusy(pos, config.rangecima.y, config.rangebaixo.y) then doTeleportThing(cid, pos) setPlayerStorageValue(cid, config.storage, 0) local middlePos = {x = pos.x, y = pos.y, z = pos.z} middlePos.x = middlePos.x + (4 * a) tempoinit = startEvent(middlePos, config.delay, config.cor, config.mob, config.tempo) local cucoPos = {x = middlePos.x, y = middlePos.y, z = middlePos.z} cucoPos.x = cucoPos.x + (a * 1) --- qnt vai aumentar o cucopos.x cucoPos.y = cucoPos.y + config.rangecima.y -- qnt vai aumentar o cucopos.y addEvent(function() countDown(cucoPos, config.tempo, config.cor) if isPlayer(cid) then startShooting(cid, math.floor(((config.tempo * 1000) / config.delay)), a, config.delay, math.abs(config.rangecima.x), config.cor, config.storage) end end, tempoinit) else doPlayerSendCancel(cid, "This room is full.") end else doPlayerSendCancel(cid, "You're already inside a room.") end return true end e adicione em actions.xml: <action uniqueid="16480" event="script" value="seagul.lua"/> Agora vá em data/movements/scripts e crie um arquivo chamado seagulmove.lua com o seguinte conteúdo: local config = { position = -1, -- coloque 1 se a sala estiver pra direita > e -1 se estiver pra esquerda < storage = 17367, -- storage que salva os pontos recorde = 17368 -- storage que vai salvar sua maior pontuacao } function onStepIn(cid, item, topos, frompos) if not isPlayer(cid) then return true end if math.abs(frompos.x - getCreaturePos(cid).x) > 0 then createBesta(getCreaturePos(cid), config.position) -- cria besta ao entrar return true end local movePos = {x = frompos.x, y = frompos.y, z = frompos.z} local dir = movePos.y - topos.y local posBesta = getBestaPos(frompos, config.position) moveBesta(movePos, config.position, dir) -- move ao se mexer return true end function onStepOut(cid, item, frompos, topos, lastpos) if math.abs(frompos.x - getCreaturePos(cid).x) <= 0 then return true end local movePos = {x = frompos.x, y = frompos.y, z = frompos.z} local posBesta = getBestaPos(frompos, config.position) removeBesta(movePos, config.position) -- remove a besta ao sair if not isPlayer(cid) then return true end if getPlayerStorageValue(cid, config.recorde) <= getPlayerStorageValue(cid, config.storage) then setPlayerStorageValue(cid, config.recorde, getPlayerStorageValue(cid, config.storage)) doPlayerSendTextMessage(cid, MESSAGE_STATUS_WARNING, "[Bird Hunt]\nYou made ".. getPlayerStorageValue(cid, config.recorde) .." points, that\'\s your new record!") end setPlayerStorageValue(cid, config.storage, -1) return true end E adicione as tags em movements.xml: <movevent type="StepIn" actionid="14872" event="script" value="seagulmove.lua"/> <movevent type="StepOut" actionid="14872" event="script" value="seagulmove.lua"/> Agora, pra deixar nosso sistema mais real e difícil, altere a velocidade do seagul de 200 pra 300 na pasta data/monsters/Birds/seagull.xmleu alterei tb a quantidade de vida q ele começa a fugir pra vida atual dele e fiz outras alterações pra tornar mais difícil, mas isso é com vcs.A maioria das coisas tá bem compreensível, com exceção das duas primeiras linhas de actions:rangecima = {x = -8, y = -4}, -- distancia em x e y da topos (ate a pos de cima)rangebaixo = {x = 0, y = 4}, -- distancia em x e y da topos (ate a pos de baixo)é aqui que entra aquela imagem, vc vai considerar a porta (o ponto cinza) como sendo nossa origem, ou seja, o ponto (0,0)rangecima é a distancia que eu tenho que percorrer em x e y pra chegar até a ponta de cima < e rangebaixo é a distancia que eu tenho que percorrer em x e y pra chegar até a ponta de baixo. Se vcs mudarem o tamanho da sala, fiquem ligados nisso.Obs: algumas pessoas fazem a sala virada pra direita também, nesse caso vc mantém a actions (pode usar inclusive o mesmo arquivo), só tem que alterar o movements pois lá vc define se é direita ou esquerda. É isso, espero que tenham gostado. O jogo é só por diversão mas vc pode alterar a função de atirar pra ganhar dinheiro por cada acerto ou então criar um npc que vc te dá X premio dependendo do seu recorde.. podendo esse premio inclusive ser uma key pra uma quest. Usem a imaginação e espero que aproveitem esse sistema.Abraços do Lobo. Editado Fevereiro 18, 2016 por Night Wolf Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Skulls 331 Postado Fevereiro 18, 2016 Share Postado Fevereiro 18, 2016 Lobo sempre com ideias criativas. Queria um gif disso funcionando. Um ótimo script que pode ser usado como mini game, evento ou até quest. Parabéns ai! o/ Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
PsyMcKenzie 150 Postado Fevereiro 24, 2016 Share Postado Fevereiro 24, 2016 Ótimo sistema, mas pouco valorizado.Obrigado pelo conteúdo e parabéns pelo trabalho amigo!REP+ Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Administrador Administrador 1435 Postado Fevereiro 26, 2016 Administrador Share Postado Fevereiro 26, 2016 Porque um pássaro? Ele é tão fofinho... Poe um porco logo =] Parabéns pelo código, e pela atitude de disponibilizar. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Night Wolf 285 Postado Fevereiro 26, 2016 Autor Share Postado Fevereiro 26, 2016 Porque um pássaro? Ele é tão fofinho... Poe um porco logo =] ali no mob = "" vc pode definir qlqer monstro haha, é que originalmente haviam feito pra imitar aquele jogo Bird Hunt do master system, lembra? que os passaros saiam voando e vc tinha que atirar e se vc errava o cachorro ria de vc. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Diretor Yan Liima 577 Postado Fevereiro 26, 2016 Diretor Share Postado Fevereiro 26, 2016 Otimo script, talvez eu uso em um dos meus servidores xD Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Administrador Administrador 1435 Postado Fevereiro 26, 2016 Administrador Share Postado Fevereiro 26, 2016 ali no mob = "" vc pode definir qlqer monstro haha, é que originalmente haviam feito pra imitar aquele jogo Bird Hunt do master system, lembra? que os passaros saiam voando e vc tinha que atirar e se vc errava o cachorro ria de vc. kk clássico, de certa forma, ótimo release. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
XxVinePeccixX 9 Postado Junho 30, 2016 Share Postado Junho 30, 2016 tem como adaptar para tfs 1.2? Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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