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[Tutorial] Criando sua Sprite


kavaskiva

Posts Recomendados

 

  • Artigo 1: Características Principais de um Sprite

    1 - Tamanho
    2 - Luz
    3 - Perspectiva
    4 - Edição

  • Artigo 2: Começando um sprite

    1 - Introdução ao PAINT
    2 - Criação de um sprite
    3 - Pintura
    4 - Aprimoramento

  • Artigo 3: Efeitos gerais - Módulo: Fireworks
    1 - Magic Wand Tool magicwandge4.png
    2 - Blur Tool blurju1.png
    3 - Sharpen Tool sharpenep1.png
    4 - Dodge Tool sharpenmz0.png
    5 - Burn Tool sharpenre7.png
    6 - Smudge Tool sharpenis1.png


  • Artigo 4: Efeitos gerais - Módulo: PAINT

    1 - Como colorir um sprite
    2 - Oficina de pintura
    3 - Anti-Aliasing e suas aplicações
    4 - Lista de cores


  • Artigo 5: Efeitos particulares

    1 – Jóias de enfeite
    2 – Cavidades
    3 – Rachaduras
    4 – Sprites Envelhecidos
    5 – Sprites brilhantes sem “Sharpen”

 

Artigo 1: Características Principais de um Sprite

1- Tamanho

Bom, pra galera que tá começando agora a fazer sprites e não sabe por onde começar, aqui começaremos com o básico do básico, a dimensão dos sprites:
De fato é bem simples:

  • Sprite pequeno porte (carregável)
    Todo sprite carregável deve possuir os padrões de sua Backpackbackpackru0.gif e para isso, é preciso que ele tenha as dimensões 32x32 Pixels..
    squaresy3.png
    Veremos mais a frente como dimensionar sua página de edição.[Art2:1]

 

  • Sprites de médio porte
    Geralmente outfits, monstros humanóides, e pequenas estátuas seguem padrões com dimensão32x32 Pixels no eixo de base(Chão) também, porém é preciso que eles se mantenham na perspectiva do Tibia
    bodyms6.png

 

  • Sprites de grande porte
    A grande maioria dos sprites de grande porte segue um padrão de 64x64 Pixels no eixo de base(chão), é o caso de Pedras, Estátuas, Mesas, e grande parte dos itens que compõe o cenário:
    barrellev0.png

2 - Luz

  • Direção da Luz
    Uma das regras mais importantes e obrigatória caso seu intuito em fazer sprites seja criar itens para o Tibia: A LUZ VEM DO NOROESTE, mas mesmo assim, ainda existe luz vinda das demais fontes naturais e refletidas pelas superfícies. Como no esquema a seguir:
    luzga9.png
    Sendo assim, seu sprite recebe luz de todas as direções, mas preferencialmente pelo Noroeste.

3 - Perspectiva

  • A perspectiva é teoricamente bem simples também, basta você seguir os padrões de formato estabelecidos pela Cipsoft[Art1:1] e desenhar seguindo uma orientação diagonal: Como no esquema:
    perspectivapv8.png

Artigo 2: Características Principais de um Sprite

1- Introdução ao PAINT


Bom galera, é fato que muitos de nós ja abominaram o PAINT muitas vezes, mas uma prova de que ele é a chave para o sucesso de muitos é que, todo sprite é feito no paint, logo todos os itens mais belos bem desenhados que vcs ja viram vieram do mesmo lugar, e esse lugar é o Paint.

  • Onde está o Paint?
    O primeiro de tudo é localizar o programa PAINT em seu computador, geralmente ele se encontra no seguinte endereço:

    Menu Iniciar/Todos os Programas/Acessórios/Paint.

 

  • Configurando as dimensões da página
    Assim que abrir o PAINT, é preciso configurar a página para os padrões do Tibia. Para configurar a página siga o exemplo:
    atributosyw1.png
    IMAGEM/ATRIBUTOS

    E configure em:
    • 32x32 Pixels para Itens de pequeno e médio porte(carregáveis e outfits/humanoides):

      atributos1xz1.png


    • 64x64 Pixels Para itens de grande porte:

      6464oz6.png

 

  • Principais ferramentas que utilizaremos no paint para fazer Sprites:

    - Lápis paintok9.png: Usaremos para desenhar e colorir.
    - Linha paintes4.png: Usaremos para dimensionar sprites(Perspectiva) e algumas vezes na pintura criando linhas.
    - Conta-gotas paintys3.png: Usaremos na pintura para captura de cores para o lapis.
    - Recorte Quadrado paintxk3.png e Aleatório paintzk6.png: Usaremos quando para movimentar o Sprite ou Parte dele ao longo da página
    - Lupa paintbi9.png: Usaremos para aumentar seu sprite em duas, seis, oito e Doze vezes

  • Criação de um Sprite

    Certo, finalmente deixar de teorias e vamos colocar a mão na massa. Começaremos desenhando um formato apropriado, como este Tutorial foi feito para um nível Básico e Intermediário de Sprite Art, vamos começar com um formato simples, utilizando a Lupa de aumento em 8x ou 12x.
    Para ficar mais fácil desenhar os pixels simetricamente, o melhor é
    Quadricular a página apertando CTRL + G.
    • 8x + [ Ctrl + G ]
      quadriculadowm8.png


    • 12x + [ Ctrl + G ]
      Para configurar o aumento de 12x é preciso clicar exatamente na linha que limita o quadro de aumentos:
      paintze2.pngpaintfs0.png


    Bom, vamos começar com uma espada. Veremos que até o formato mais simples pode ficar muito bom se for bem trabalhado:

    • Formato externo
      - Sempre Preto
      - Sempre dentro do espaço exigido pela Cipsoft
      espadaxd5.png


    • Formato interno
      - Sempre usar cores escuras mas Nunca Preto
      - Dividir bem as partes a serem detalhadas
      espadagq9.png


    • Pintura
      - A pintura inicial deve ser simples para visualizar como o sprite deve ficar
      - Feito isso, segue-se para Aprimoramento e Oficina de Pintura ou para o Fireworks.
      - Aproveite para corrigir os pixels pretos que esqueceu dentro do Sprite ;D
      espadawr2.png


  • Aprimoramento
    - Se preferir desenhe alguns detalhes, como a divisória da lamina e jóias de enfeite
    - Feito isso: Sigamos para a Oficina de Pintura! Ou para o Fireworks...
    espadard7.png

  • Artigo 3: Efeitos gerais - Módulo: Fireworks

    Bom galera, pra ser sincero com vocês, eu não começaria a editar os efeitos pelo Fireworks, mas não se pode negar o fato de que muitos sprites ficam "bacanas" quando feitos no fireworks, mas na minha opinião, ele deve ser um programa de edições finais...como "escurecer isso aqui e ali" "clarear aqui", "deixar com cores mais vivas lá". Porém muitas vezes as pessoas preferem utilizar o Fireworks ou o Photoshop pra edição de efeitos então vou dar essa opção a vocês.
    • Efeitos Gerais

      - Magic Wand Tool: Usada para extrair o fundo do sprite, muito usado em fakes e outras edições como efeito de "Transparencia":
      magicwtmq5.png
      - Blur Tool: Usada pra homogeinizar as cores, deixando-as com tons parecidos. Dando um efeito de Embaçado
      blurav2.png

    - Sharpen Tool: Usada principalmente para dar mais vida ao sprite, deixá-lo mais brilhante e com detalhes aparentes. O ruim é que em grande escala pode gerar riscos pretos indesejáveis.
    sharpenyc6.png
    - Dodge Tool: Talvez, juntamente com a Burn Tool está seja a ferramenta mais utilizada no Fireworks. Utilizamos Dodge Tool sempre que quisermos clarear um sprite, tornando as cores mais próximas do branco:
    sharpenwq8.png
    - Burn Tool: Usada para escurecer seu sprite, muito usado na porção direita dos escudos e outros equipamentos evidenciando a vinda d aluz ao noroeste.
    sharpenbz5.png

    Por fim, juntando todo nosso trabalho no FireWorks é visível a diferença
    entre o molde e o sprite final. Basta lembrar que se a luz vem do Noroeste a parte Sudeste fica mais escura em relação a parte voltada para luz porem não fica PRETA já que os raios são refletidos para todas as direções 10.gif

    • Processo de edição pelo Fireworks:

      sharpengs1.png

- Dodge Tool para clarear a ponta da lâmina e a lateral voltada para o noroeste.
- Burn Tool para escurecer a porção que mais se aproxima do cabo com mais enfoce na lateral direita do sprite
- Sharpen Tool para dar vida aos pixels mais iluiminados para torná-los consequentemente os mais brilhantes.

Controle a transmissão da luz pensando nos reflexos da luz e na perda da força da luz ao longo da lâmina, já que onde a luz bate, ela é refletida aos olhos do observador, passando somente uma parte ao resto do sprite. Assim se segue em todos os pontos de luz:

 

 

  • Artigo 4: Efeitos gerais - Módulo: PAINT
    • 1 - Como colorir um sprite

      Certo galera, acho que finalmente chegamos no meu método pessoal e mais esperado do tutorial(por mim) Daqui para frente abordaremos todo o verdadeiro trabalho de um Spriter de acordo com o meu pensamento, é um método trabalhoso, realmente trabalhoso; mas um método que torna o sprite realmente Tibiano. E realmente bonito.
      • Pintura PAINT x Fireworks


      Tudo na pintura se baseia na escolha das cores e dos tons, em matéria de sprites não basta somente escolher uma ou duas cores diferentes, colorir um sprite como fizemos na pintura básica [Artigo 2:3] e depois disso apenas usar Blur Tool(Clarear) e Burn Tool(Escurecer) do Fireworks no Sprite.
      Para nós o Fireworks será uma ferramenta básica de edição.


      • A escolha das cores


      Bom, como dito anteriormente o mais importante na pintura de um sprite é sua cor e os tons dessa cor.

      Geralmente usamos tons diferenciados de uma mesma cor para gerar a idéia de sombreamento e luminosidade. A utilização destes tons, varia de acordo com 3 pontos importantes:

      • Material a ser pintado: Metal, Bronze, Tecidos, Marfim, Ouro, Pele.

      • Propagação de luz no material: Alguns materiais como pedras não polidas, troncos e materiais envelhecidos não propagam a luz muito bem devido a manchas e ao não polimento de suas superfícies.

      • Reflexo da luz no Material: Tecidos, Peles, Materiais envelhecidos e pedras não polidas não devem refletir a luz como objetos polidos e bem trabalhados, essa diferença precisa existir.

Ouro
sharpenda4.png
Cobre
185px-Cu%2C29.jpg
Túnicas
poncho_inf.gif
Pedras
pedra_rolada1.jpg

 

 

 

  • Oficina de Pintura

    Bom a Oficina de Pintura foi um projeto meu, seguindo dicas de ótimos spriters do Mundo Fake como o Marcotonio e outros tutoriais, que continuo usando até hoje e que se baseia na reunião de várias cores e seus diferentes tons em volta do sprite a ser pintado. Sendo a pintura do sprite realizada pela captura das cores pré-definidas em Orbs coloridos com o conta-gotas.
    Tudo na pintura se baseia na escolha das cores e dos tons então
    Desenhei orbs coloridos para facilitar a captura de cores:

ballbs0.png

Veremos mais pra frente como isso se aplica.

  • Como fazer um Orb colorido:

    Na verdade é bem simples quando se tem o Fireworks, basta usar a Dodge Tool para clarear e aBurn Tool para escurecer. Mas basicamente o que se deve fazer é:
    - Escolher uma cor e fazer um círculo
    - Clarear a porção noroeste e um pouco da sudeste (para dar idéia de esfera)
    - Escurecer o meio para intensificar o efeito de esfera e refração da luz.
    - Pode-se fazer isso pelo paint selecionando uma cor e escolhendo diferentes tons desta cor para colorir o círculo em forma de esfera, mas utilizando as Ferramentas do Fireworks vai lhe poupar muito trabalho.

 

  • Seguindo as etapas:

    gemsjn0.png
    Créditos: Redstrike

 

  • Como organizar minha Oficina de Pintura:

    - O primeiro de tudo é vc desenhar seu sprite
    - Quando passar por todas as etapas abordades no Artigo 2, copie seu sprite e cole em um arquivo PGN ou BPM que vc chamará de Oficina de Pintura.
    - Lá vc deve colar também suas cores pré-definidas e deixá-las em torno do sprite.
    - Se tiver itens antigos com uma boa distribuição de cores e tons
    copie-os e cole todos na Oficina

    Em resumo:

    oficinadepinturand9.png

Créditos ao Leomage pelo axe

 

 

 

 

  • Iniciando as etapas da pintura:

    Aproveitando que estamos trabalhando com uma espada, que é um sprite simples, vamos aproveitar para um minitutorial de espadas =D
    Bom, pra começar vamos às regras básicas:

    Regra número 1 - Toda espada possui uma linha média que definirá o corte da lâmina
    Regra número 2 - A porção esquerda da linha média recebe mais luz do que a porção da
    direita.
    Regra número 3 - A luz não é estática, ela se propaga ao longo de todo sprite porém alguns pontos são menos iluminados como regiões de cavidades na guarda, cabo e principalmente na porção da lâmina que está voltada contra a luz, tendo o corte como barreira.


Certo, vamos clarear a mente de vcs


  • Regra número 1: Linha média que define o corte


  • Selecionei as cores que usaremos na pintura desse sprite.

sharpenin9.png

Certo, a Linha média não é nada mais do que uma reta diagonal formada por 4 ou 5 tons diferentes da mesma cor, logo consultaremos o mesmo Orb colorido no caso...o azul-acinzentado. Também pode-se capturar cores de seus antigos sprites ou imagens para possuir uma maior gama de opções.

sharpenin0.png
[ virei e pintei de marrom o fundo pra vocês poderem entender melhor com a lamina voltada pra luz ]

-Depois pintaremos as laterais médias, lembrando sempre que a luz é dividida no local que eu chamo deSecção Transversal, ou simplesmente "ST" representado pela cor mais escura perto da ponta da linha média.

laminagj2.png

- As laterais médias, são as laterais da linha média ( huaiua ) e geralmente seguem três regras:

  • Regra número 1: A ponta da espada recebe mais luz, logo todos os pixels devem ter tons mais claros na ponta caminhando para tons mais escuros conforme se aproximem do cabo.

 

  • Regra número 2: A lateral esquerda possui uma propagação maior da luz do que a lateral esquerda, logo os pixels são mais claros em relação a esquerda.

 

  • Regra número 3: A Secção Transversal(ST) é de extrema importancia para o direcionamento do corte e da luz.

No exemplo:
stey4.png

E ao final da pintura das laterais médias:
sharpenav2.png

Certo, nosso Sprite está começando a ficar bonitinho hehe, agora o próximo passo é pintar as linhas das extreminades.

Geralmente essa é a parte que entra o Anti Aliasing, um efeito usado muitas vezes para deixar o Sprite mais redondo( falaremos dele mais pra frente ) mas usaremos ele neste caso para deixar nosso sprite mais ponteagudo!
Isso é feito utilizando Cores Escuras com Tons próximas do contorno, que no caso dos itens de Tibia éPreto. Faremos isso deixando alguns pixels mais claros perto do cabo para dar a idéia de uma superfície "Afiada".

Como na imagem:
sharpenxc8.png

- E ao acabar a lâmina partimos para a guarda. Seguindo mais três regras:

  • Regra número 1: A porção esquerda da guarda recebe mais luz do que a direita. Porém há pouca diferença.

 

  • Regra número 2: Cavidades, Jóias, Rachaduras e Cabos com guardas longas recebem sombreamentos à parte da guarda.

 

  • Regra número 3: A guarda não segue padrões de Secção transversal.

( pelo menos a maioria delas. )

Então vamos pintar a Guarda! Escolham cores também próximas do preto para o AA mas que mantenham a ideia dourada, reforce isso com cores mais vivas ao longo da guarda, utilizem para isso o Orb Coloridodourado.

Exemplo:
sharpenwy6.png

E por fim temos nosso Sprite totalmente feito pelo PAINT.
Parabéns a todos que leram até aqui!

  • Vejamos uma comparação rápida entre o nosso Sprite inicial e suas edições pelo Paint e pelo Fireworks:

rotagx1.png

1 - Formato Externo
2 - Formato Interno
3 - Pintura básica
4 - Aprimoramento
5 - Rota pelo Paint
6 - Rota pelo Fireworks

Façam seus julgamentos! =D
Eu pessoalmente diria que a espada 100% paint ficou muito melhor, talvez clareasse mais a lámina com o Fireworks ou usando uma técnica que vamos ver no tópico: Sprites brilhantes sem “Sharpen” [Art5:5]

*OBS: Com laminas mais curtas em largura é mais fácil fazer AA ¬¬

 

 

  • Anti-Aliasing e suas aplicações

    O Anti-Aliasing é uma técnica muito utilizada para "arredondar" o sprite, e quando digo arredondar eu me refiro a

    Diminuição dos acidentes nas armações dos pixels

    Isto é: Algo pra disfarçar o fato de todos serem mini-quadradinhos haha. Isso se dá com o clareamento gradual da cor que mais se assemelha ao contorno e ao sprite, muitas vezes cinza, marrom ou até mesmo azul...todos em seus tons mais próximos do preto.


  • Efeitos de Arredondamento

    Ao desenhar um círculo branco percebemos que existem muitos pontos brancos perto dos pixels pretos do contorno, isso faz om que o Sprite fique "quadrado" literalmente! haha. A correção desse efeito é fazer um pequeno degradê que parta do preto do contorno até a cor do fundo.

    Como no nosso caso estamos utilizando a cor branca...nada melhor do que fazer um degradê do preto para o branco usando a cor CINZA.


aaexamplemj4.png


  • Efeitos de Ponta-afiada


Para fazer ponta não precisamos desenhá-la no formato mas caso preferirem assim; fiz essa imagem, bem ilustrativa ao meu ver da influencia do AA no Efeito de ponta dos Sprites

aaexampleok2zl9.png


  • Efeitos do AA na Pintura

    O Anti Aliasing é muito usado ( e bem usado ) na Alemanha e na Suécia para dar mais vida aos Sprites, evidenciando e enfatizando as cores vibrantes do interior ao invés de deixá-las soltas a mercê somente do contorno.


A algum tempo fiz uma espada a qual dei o nome de Arectaris
Fiz uma segunda versão dessa Sword utilizando duas técnicas de AA:

  • A Primeira: no cabo, utilizando um marrom bem escuro para escurecer e um marrom-acinzentado mais claro para manter a cor escura.

  • A Segunda: na lâmina, utilizando cores bem escuras na ponta, contrastando com a claridade dos ultimos pixels e gradualmente escurecendo os pixels para formar uma ponta.


Observem atentamente a Ponta dos Sprites:



aerecay1.png

  • OBS: Façam espadas com a largura da Arectaris no começo porque é muito complicado fazer AA de lâmina em espadas maiores a melhor que consegui acho que foi essa, preciso treinar e estudar mais isso 03.gif haha

aerecyn8.png

 

 

creditos : galiant

creditos ² : eu por postas acho que não tem ainda no forum (;

Editado por Lucasmml
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Pode manter esse, os outros se ainda existirem, estarão cheios de imagens corrompidas e eles estão arquivados, não tem como mexer neles...E a proposito, exclui a introdução por você não ser o galiant e alterei o titulo por questão de organização.

Editado por Lucasmml
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