Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Dwarf Cave [Kazordoon]

 

Faaaala galerinha do XTibia, tranquilo? Vou hoje tentar ensinar alguma bobagenzinha nesse tipo de cave já difundido por todo mundo, com uma das hunts mais antigas do global (creio eu!). É claro que por lá o mapinha é mais simples, então não vamos copiá-lo, aliás, vamos até usar sua "alma", mas vamos dar uma mexidinha no corpo do local! (Expressão "de corpo e alma" :D)

 

 

 

Hooora do formato!! Comece pelo formato da sua caverna: faça o chão com terra seca (dirt floor - id 351~353), e as paredes da caverna podem alternar (id 5631 a 5686). Tente fazer as paredes com raw, para ficar mais bonito, além de alterar entre os tipos, se você achar legal. Você também pode colocar holes (8249+) nas paredes.

 

Claaaaro, é sempre importante informar o que é VITAL nesse tipo de mapa: Espaços curtos e ramificações!

Ou seja, os espaços entre as paredes devem ser de no máximo 3 sqm, e devem existir várias ramificações (ou "braços") na caverna!

 

ez5a.png

Hora de enfeitar o local com pedras preciosas! No tibia global, as cavernas de dwarf receberam as próprias pedrinhas do jogo, como a small diamond, para enfeitar o local. NÃO FAÇA ISSO! Para um mapa legal, usaremos as sparkling gems (id 7977+) no meio das paredes, ou seja, evitando as bordas!
Sempre que você criar uma ramificação nova, coloque, quando possível, em locais com 2 sqm de distância, os buttress (id 1215+). Perto dessas, nas bordas da caverna ou no chão, coloque pedaços (toras) de madeira cortada, conhecidas em inglês como wooden plank (id 5296+), para dar um toque especial de criatividade e beleza ao local!
Agora fica faltando a nature do local para complementar, e isso é de escolha sua, mas vou mostrar o meu jeito! Usando gravels tipo debris (id 6477 a 6488), contorne algumas paredes da caverna e evite colocar para o meio dela.
Agora, é só colocar pedrinhas andáveis (3648+) e cogumelos pequenos (4178+) que o seu mapa deverá ficar pronto! Qualquer adição, seja graminhas, alguma planta qualquer (coloquei no meu mapa), é adicional e não necessário, mas deixa o local bonito!
rqf2.png
É isso! Espero que tenham curtido o tutorial!

Editado por vital900
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que foi muito rápido o tutorial, você poderia ter dividido ele melhor, por exemplo:

  • (2 a 3 Fotos): mostrando como formar a base (fazer o formato);
  • (2 a 3 fotos): como detalhar esta base recém formada;
  • (1 a 2 fotos): mostrando como você pode melhorar esta área criada, ou exceções existentes para aquele mapa ensinado, etc..

Enfim, creio que um iniciante não aprenderia muita coisa com este tutorial (apesar de estar bem escrito), pelo motivo deste estar fraco de imagens.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.. como disse, o tutorial foi bom! Porém faltou imagens, as quais os novatos na área de mapping poderiam se espelhar para aprender.

Obs: Gabriel eu editei seu tópico, coloquei a tag.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdi o .otbm desse tutorial, que já tinha feito há uns 3 meses, então tive que postar assim mesmo. Quando salvei as imagens, salvei a que seria a última imagem em cima da 2ª, e só percebi quando fui fazer o tutorial. Mas me certifiquei que seriam poucos passos, por isso fiz o tutorial. Caso fossem mais passos, mais detalhamento, não teria feito o tutorial.

 

Sim.. como disse, o tutorial foi bom! Porém faltou imagens, as quais os novatos na área de mapping poderiam se espelhar para aprender.

Obs: Gabriel eu editei seu tópico, coloquei a tag.

 

Tranquilo, valeu. Tentei colocar mas é errinho do cargo, faltam algumas configurações.. vou conversar com alex depois!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seus tutoriais são iguais (sem generalizar), até mesmo nas palavras utilizadas no tópico (vide Joalheria) e sequer mostram uma preocupação maior em explicar as variações que podem ser aplicadas. E talvez, quem sabe, aumentar o tamanho desses mapas, são cenários tão pequenos que não podem ser avaliados e nem mostram uma forma continua da caverna ser desenvolvida.

 

Resumidamente, o que quero dizer é, você está nos mostrando mais do mesmo. Todo conteúdo de ambos os tutoriais está ou deveria estar presente em apenas 1 tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo tutorial,

só ficou meio apertadinha essa cave..

 

Sim, dá uma lida ali no tópico, eu disse que é para ser assim :)

 

Seus tutoriais são iguais (sem generalizar), até mesmo nas palavras utilizadas no tópico (vide Joalheria) e sequer mostram uma preocupação maior em explicar as variações que podem ser aplicadas. E talvez, quem sabe, aumentar o tamanho desses mapas, são cenários tão pequenos que não podem ser avaliados e nem mostram uma forma continua da caverna ser desenvolvida.

 

Resumidamente, o que quero dizer é, você está nos mostrando mais do mesmo. Todo conteúdo de ambos os tutoriais está ou deveria estar presente em apenas 1 tópico.

 

Foi coincidência isso, nem comprovei o que disse, mas se for verdade, as palavras iguais são pura coincidência!

Não, o conteúdo dos dois tutoriais é diferente. Um é de hunt, outro de loja, não devem estar no mesmo tópico, mesmo que haja uma leve combinação (questão Dwarf).

 

Expliquei tudo que EU achei oportuno, caso acha que há alguma variação, apresente você em um tópico seu, gostaríamos de ver algo diferente, certo?

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, no caso do tópico ambas são cavernas, são habitadas por dwarfs e possuem o mesmo tipo de detalhamento. As únicas diferenças são: alguns balcões, arcos de madeira (archway) e itens valiosos (ruby, emerald, sapphire, gold e etc), itens esses que podem estar presentes em ambas situações no caso de minas de dwarfs.

 

Creio eu que seja no minimo desnecessário dividir conteúdos dessa forma, sendo tão semelhantes e sobre o mesmo tema em diferentes tópicos. Entendo a possibilidade de sobrecarregar o tópico com conteúdo, mas não acho que seja esse o caso, apenas uma repetição do mesmo, aplicado de uma forma diferente (adição de meia dúzia de itens). Mesmo que pareça meio rude dizendo desta forma, é a mais simples e realista conclusão que posso lhe passar no meu comentário, é apenas a observação de alguns detalhes que podem ou não estar faltando no caso de ter tópicos individuais.

 

Não se preocupe, ainda tenho interesse em apresentar conteúdo imparcial no fórum (através de artigos ou coisas do tipo). Quem sabe em breve, né?

 

Abraços. hi.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião, no caso do tópico ambas são cavernas, são habitadas por dwarfs e possuem o mesmo tipo de detalhamento. As únicas diferenças são: alguns balcões, arcos de madeira (archway) e itens valiosos (ruby, emerald, sapphire, gold e etc), itens esses que podem estar presentes em ambas situações no caso de minas de dwarfs.

 

Creio eu que seja no minimo desnecessário dividir conteúdos dessa forma, sendo tão semelhantes e sobre o mesmo tema em diferentes tópicos. Entendo a possibilidade de sobrecarregar o tópico com conteúdo, mas não acho que seja esse o caso, apenas uma repetição do mesmo, aplicado de uma forma diferente (adição de meia dúzia de itens). Mesmo que pareça meio rude dizendo desta forma, é a mais simples e realista conclusão que posso lhe passar no meu comentário, é apenas a observação de alguns detalhes que podem ou não estar faltando no caso de ter tópicos individuais.

 

Não se preocupe, ainda tenho interesse em apresentar conteúdo imparcial no fórum (através de artigos ou coisas do tipo). Quem sabe em breve, né?

 

Abraços. hi.gif

Não, HUNT é diferente de um BANCO/LOJA. Já fiz mais de 60 tutoriais de mapping e sei quando juntar ou separar assuntos.

 

Tirando a nature não há nada de semelhante. O banco precisa ser espaçoso, diferente da hunt, Não cabe archway em um espaço grande, além do que, as madeiras também não cabem no banco. São muitos detalhes diferentes que não cabem em um mesmo tópico. Para quem está iniciando, juntar os dois seria cruel e confuso.

 

Bobagem e desnecessário o seu comentário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...