Ir para conteúdo

[Arquivado]Status OpenTibia.

Yamaken

Posts Recomendados

Aqueles que tem os bons olhos para ver estão percebendo cada vez mais o status pertinente do openTibia: decadência.

Esses status já vem sendo visto a um bom tempo, no meu caso, já o estou vendo desde que me envolvi com OpenTibia. Todo dia entro nesse fórum e na Otland, e quase não me deparo com nada novo, nada inovador, nada extraordinário. A otland ainda está melhor do que aqui pois lá existem pessoas mais competentes como por exemplo o mark( talaturen ), que é o criador e principal desenvolvedor do Tfs. A questão principal aqui é a onde o openTibia vai chegar. É obvio que ela vai chegar ao fim a algum dia, e nesse ritimo, relativamente rápido. Muita baboseira foi falada sobre como reviver a comunidade em geral, muitas hipóteses, pouca pratica. A verdade é que a base da comunidade brasileira de OpenTibia é toda leecher. Você pode perceber, nenhuma distro nacional foi para frente, nada é desenvolvido aqui. Praticamente tudo é gringo. Nem ferramentas direito foram desenvolvidas, nada foi feito. É complicado.

Uma das atitudes tomadas tanto pela Otland e pelo Xtibia foi de proibir a venda e compra de coisas relacionadas a openTibia em si. Essa atitude foi tomada com o pretexto que o mercado de bens e serviços relacionados a openTibia estragava o objetivo "open"( isto é, aberto, livre ) e o espirito comunitário do OpenTibia.

Esse pretexto uma parte existe por que o OpenTibia nasceu de um esforço de uma "comunidade" com o objetivo de criar um servidor que fosse um substituto/replica do Tibia, e que graças ao esforço comunitário isso foi realizado.

Mas não é novidade para ninguém que OpenTibia hoje em dia é negocio, que pessoas "produzem" otservers apenas para lucro. É quase que natural que as pessoas busquem o lucro afinal é um sistema capitalista e precisamos de dinheiro para fazer qualquer coisa, e que para conseguir esse dinheiro somos remunerados pelo nosso trabalho.

Também é fato que pessoas relacionadas a administração de fóruns tem servidores de OTserver com o objetivo de ganhar dinheiro. Afinal, você tem uma "comunidade open" aonde todo mundo é amiguinho e se ajuda, e quando você precisa de mão de obra para produzir algo para o seu server você compra o trabalho dos usuários do fórum, por fora, é claro. Quer dizer, o fórum pode servir de uma encubadora para essas pessoas. Relembramos de uma velha conhecida, a hipocrisia.

Pensando bem, talvez seja até errado de chamar de comunidade. Veja bem, a comunidade que produziu o OpenTIbia não é a mesma que essa comunidade. Essa aqui não produziu o OpenTibia.

Essa aqui não produziu nenhum grande projeto. Não existe um conceito forte de comunidade quando apenas um ou outro( como o mark/talaturen ) que desenvolve quase tudo. De novo a palavra leecher vem a minha mente.

Acredito que o livre mercado( venda e compra ) seja mais benéfico do que maléfico, visto que trabalhos pagos são na sua maioria de maior qualidade e servem de referencia para trabalhos "open"( todos podem usar ). Afinal, vocês querem impor algo, sendo que a comunidade que deveria se auto regular. Existem diversos projetos pela internet onde há conteúdo "open" e conteúdo pago, e os dois coexistem pacificamente e a logica é bem simples: Pessoas desenvolvem produtos, alguns de graça, outros não.

O que falta aqui são desenvolvedores. Pessoas que façam algo de verdade, que levem tudo isso frente. É fato que existem diversos interesses na comunidade OpenTibia, e que cada um está focado no seu, mas eu acredito que a comunidade precisa encontrar um objetivo, uma base comum a todos e trabalhar nela. A comunidade está repleta de usuarios de OpenTibia, não desenvolvedores. Existe um equilibrio entre usuários e desenvolvedores, e essa comunidade nunca encontrou ele.

Para concluir, gostaria de dizer que o OpenTibia se torna muito interessante a partir do momento que ele se torna uma incubadeira para projetos como o Zezenia e Phobos e que existe muito potencial nele.

Yamaken~

Editado por Yamaken
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tópico Yamaken!

Em certas partes concordo contigo plenamente, também me pergunto várias vezes isto e aquilo... Também não fecho mal de compra e venda, claro que tem muita coisa que se encontra gratuito na internet, porém a pessoa possa cobrar com seu serviços e coisas do gênero, este é o significado de "open", como a própria GNU e outras. Um exemplo muito bom de Open e tudo mais é o S.O. Linuz, que é um software, "Open" digamos assim.. É Livre, se alguém criar algo em cima disso da basa, pode se cobrar ou não...

Mas enfim lhe apoio, gostaria mesmo de ver algo novo, sendo criado por brasileiros, e acho que temos potencial, mas ai falta a organização e afins...

Link para o comentário

OpenSource e Software livre são "open", você pode pegar a source e alterar como quiser e pode cobrar por isso, claro, garantindo os direitos que estão previstos na licensa GNU. Linux é um exemplo disso, onde tem empresas que cobram pelos seus serviços( como manutenção, suporte ) e outras que desenvolvem e entregam de graça para a comunidade. Um fato interessante é que a licensa GNU não permite a distribuição de binários sem acesso ao código fonte que gerou esses binários, quer dizer, você não poderia só postar o executável do servidor, você deveria também disponibilizar a source junto. A ideia é bem simples: Os desenvolvedores do OpenTibia disponibilizaram o trabalho deles para você e você tem que disponibilizar o seu trabalho para comunidade. A Licença GNU serve para manter o mesmo espirito comunitário que supostamente o fórum tenta defender, só que a conveniência fala mais alto.

Yamaken~

Link para o comentário

A verdade é que hoje em dia já esta perdendo a força que um dia teve (acompanho opentibia deis do 7.5...) hoje em dia os unicos capazes de fazer algo são só os que sobraram da epoca em que "Open" era praticado, os outros ou se dedicaram a algo diferente da vida ou estão apenas ocupados...

Vou dar um exemplo da situação atual, antigamente você via pessoas que não entendia de nada de programação, designer, sprite, mapping e muitas outras coisas... Mais essas pessoas ( inclusive eu ) correram atras para aprender e ajudar... Não ficaram sentados criando tópicos falando ( Faça isso, faça aquilo, onde eu baixo, onde eu pego, onde eu copio, onde eu ripo )... Já a situação atual é essa, ninguem quer nada nen aprender algo que servira para seu futuro... Por exemplo eu, só estou na area de TI por causa do OpenTibia que eu conheci a 8 anos atrás... Se não eu poderia estar fazendo outra coisa...

Enfim, ainda existe uma chama acessa no coração do Opentibia que infelizmente, não esta aqui... Desculpa citar outro forum mais sinceramente, os unicos que estão fazendo algo e que sempre fizeram foi a otland, o xtibia esta praticamente morto a comunidade que foi criada aqui é uma das piores que eu já vi, dia após dia oque eu vejo aqui são pessoas que não se importam com mais nada alem de si mesmo, e que querem crescer na vida a custa dos outros e nen creditos pelo trabalho que muitos tiveram dão...

Conheci muitas pessoas boas aqui que poderiam fazer uma diferença, mais infelizmente alguns não formam uma comunidade.

Link para o comentário

pessoas "produzem" otservers apenas para lucro

Resumiu o OpenTibia. Conheci muitos donos de ots ao longo desses anos, aprendi bastante coisa e uma das coisas que a maioria dos donos compartilham é a ideia de como podem "melhorar" o servidor para ganhar mais dinheiro, seja comprando serviços (mapping, scripting) ou nukando os concorrentes.

Ainda lembro quando abria meu YurOTS com net de 200kb e ninguém nunca nukava... hj em dia 10gb é o mínimo para manter algo 24h =/

Como dizia o Mano Brown: "... mas o ser humano é ambicioso, ele estragou tudo..."

Editado por fireelement
Link para o comentário

• 4 years later...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...