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[Sprite] Tutorial espada 100% Paint [Geral]


shardjeff

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----------------- Introdução ​-----------------

 

Bem pessoal, aqui eu vou fazer um novo tutorial sobre como fazer espadas pelo paint. Muitos acham isso uma bicho de 7 cabeças, mas não é nada disso. Na verdade, aprendendo técnicas básicas conseguimos resultados incríveis! Sem mais delongas, vamos ao que interessa!

 

​--------------------- Passo 1 ​---------------------

* Criação das pontas principais *

 

Para começar uma espada eu aconselho você começar pelas pontas. Sendo assim você primeiro deverá pensar "Como será a ponta da lâmina da minha espada?" e "Como será o copo da espada?" (para quem não sabe, o copo da espada é a "bolinha" que geralmente existe logo abaixo do cabo).

Após fazermos esta pergunta deveremos iniciar o sprite. Você pode fazer sua espada na posição que desejar, porém eu prefiro ela na diagonal vidara para a esquerda.

Depois de fazer a ponta e o copo da espada/cabo teremos algo parecido com isso:

 

0q1g.png

 

--------------------- Passo 2 ​---------------------

* Formato da lâmina e guarda *

Agora definiremos o formato da espada. Primeiro veremos se a lâmina terá alguma curvatura no meio, alguma deformação ou coisa do tipo. Uma espada mais simples, clássica, pede um formato mais reto, o que da a melhor impressão de algo afiado. Você pode escolher o formato que quiser, mas cuidado! O formato que você escolher interferirá MUITO no nível de dificuldade da pintura que será aplicada depois!

Na questão da guarda temos alguns pontos a destacar:

 

#1 - A lâmina está encaixada/dentro da guarda.

#2 - A guarda tem de ser de um tamanho proporcional a espada, para suportá-la e para não machucar a mão do usuário.

#3 - A guarda está, de certa forma, fundida ao cabo.

#4 - Se desejar colocar uma pedra preciosa na guarda, precisaremos de espaço para isto.

 

Bem, resumindo é isso. Após decidir como será, poderá ficar algo parecido com isso:

 

qkt7.png

 

--------------------- Passo 3 ​---------------------

* Aplicação do AA na lâmina *

 

Bem, neste passo iremos basicamente aplicar o famoso AA. Muitas pessoas não sabem o que é, definitivamente, o AA. O AA é uma técnica utilizado por pixel artistas, spriters e até mesmo designers (Se você pretende entrar no ramo de imagens, isso é essencial!). Esta técnica consiste em aplicar pixels com cor intermediária entre o preto e o branco em pontos estratégicos para dar a aparência de algo redondo. Este efeito é utilizado em toda e qualquer imagem gráfica, fazendo-as parecer redondas, só que não são. Então você me diz: "Poxa, legal isso ai blue... Mas como vamos aplicar isso?". Pois é, agora que teremos que estudar os pontinhos chamados Pixeis!

Geralmente, o AA é mais utilizado em curvas, como por exemplo:

 

8o88.png

 

Nesta imagem podemos perceber que a curva sem AA (a da esquerda), quando em contato com um fundo escuro, fica com uma aparência serrilhada, já a com AA (a da direita), quando em contato com um fundo escuro fica com uma aparência mais redonda. Agora como aplicamos isto? Bem, nas imagens mais ampliadas eu coloquei duas cores, o vermelho e o azul. Observando os círculos e as cores podemos perceber que onde temos uma curva mais brusca, colocamos uma cor mais escura, já quando temos um local mais reto, colocamos uma cor mais clara. Assim representado na direita de como ficaria.

Aplicando isto na espada, ficaríamos com algo parecido com isto:

 

5eno.png

 

No início isso será um pouco difícil de ser percebido e aplicado, mas após um certo tempo de treino, isso fica casual.

 

--------------------- Passo 4 ​---------------------

* Pintura da lâmina *

 

Agora iremos pintar a lâmina. Como a luz de qualquer sprite feito com a plataforma Tibia é vinda do Noroeste, precisamos aplicá-la deste modo. percebemos que a lâmina de uma espada é um tanto grossa no meio, e fina nas pontas, o que projeta uma certa luz/sombra na espada. Para aprender como colocar esta Luz e sombra só com o tempo que você saberá colocá-lo melhor. Sendo assim, deverá ficar algo parecido com isso:

 

po81.png

 

------------------- Passo 5/6 ​-------------------

* Guarda *

Agora iremos aplicar o mesmo procedimento aplicado à lâmina na guarda, o AA, e depois a pintura.

 

c44i.png

2pxm.png

--------------------- Passo 7 ​---------------------

* finalização *

Agora, depois de terminar a pintura da lâmina e guarda, coloque seu sprite num fundo escuro, para arrumar AA, e detalhes finais. E... Ualá! Ai está sua espada! Agora é só continuar fazendo outras, sempre treinando e melhorando cada vez mais nas técnicas! Aqui está o resultado final da minha, postem o resultado das suas!

 

ul7m.png

~~~~ FIM ~~~~

Editado por BlueShardXD
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Muito bem explicado, muito rico em explicações. Só que Blue, com a própria utilização do AA é possível fazer esse efeito que vai diminuindo a largura da lamina, Comece com pixels mais claros e vá escurecendo até chegar na guarda, com isso não há necessidade de fazer modificações drásticas no outline :D Mas mesmo assim, ótimo material.

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Foi proposital esse declive... xD eu sei como fazer esse efeito, é que eu queria um declive não muito grande. Então eu achei melhor fazer assim. E também vejo que muitos iniciantes gostam de fazer espadas +- nesse formato, então tentei mostrar como seria a forma correta de arrumar os pixels num outline que é tão comum entre iniciantes ^^... mas muito obrigado pela dica e pelo elogio, fico feliz de ter feito um bom tutorial.

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Então... Te indico 3 paços importantes:

 

1° - Nunca coloque nada atrás/envolta do sprite.

2° - Tente não deixar com os pixels retos na ponta da espada, faça-os curvados zsv8.png.

3° - Não use cores padrão do paint, pois são cores muito saturadas. (dai vc pergunta: o que é uma cor saturada?, vou explicar)

 

---------- COR SATURADA ----------

 

Bem, para sabermos o que é cor saturada, temos que saber o que é saturação.

Saturação é o nível de tonalidade cinza de uma cor.

 

ywlo.png

 

Essa é a tabela de cores do Paint.

 

xw6i.png

 

Agora Percebam que o ponteiro de onde indica a cor está bem em cima, e veja a tonalidade da cor. Podemos dizer que a cor está pura, forte, etc. Esses tipos de cores são cores saturadas.

Agora vamos ver esta cor:

 

8sye.png

 

Podemos ver que o ponteiro de escolha de cor está mais pra baixo, e a cor com uma tonalidade MUITO mais puxada pra cinza. Isso é uma cor praticamente sem saturação. observando as duas caixas de cores podemos perceber que quanto mais pra baixo o ponteiro de escolha de cor, menos saturada fica essa cor. Sendo assim, SATURAÇÃO = QUANTIDADE DE CINZA EM UMA COR.

 

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Entendendo isso, é só re-fazer o sprite.. Agora com a pointa correta, sem nada atrás e com cores MENOS saturadas... Eu fiz um pequeno edit na forma de sua espada, e coloquei umas cores nela (cores demonstrativas). Vá trocando elas com desse jeito:

VINHO = CINZA BEM ESCURO

VERMELHO = CINZA ESCURO

AZUL = COR MÉDIA (CINZA NORMAL)

VERDE = CINZA CLARO

 

r3fh.png(obs: faça isso nesta última, a que eu editei)

 

Faça isso e veremos o resultado!!

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bem, vamos lá... Antes de tudo tenho algumas coisas a destacar:

 

1ª A parte que você tem mudado a cor (deixado verde, amarelo, etc) é melhor com a cor branca msm, pois assim que é a textura do metal... Se, mesmo assim, você quiser colocar uma cor, coloque uma cor BEM clara, por que esta parte é onde tem mais brilho na lâmina.

2ª Não use somente o molde da iluminação da espada que te dei!!! A partir daquele, inove! Pense em novas formas de lâmina e aplique algo parecido nelas.. Assim você irá crescer.

3ª tente não usar guardas muito exuberantes, algo simples fica mais bonito, como por exemplo 83m9.png (Novamente, não use esse modelo para TODAS, e sim pegue como EXEMPLO)

 

Bem, é isso, voltando ao que vc tinha perguntado ai vai minha avaliação sincera:

PIOR---------1ª

MELHOR----4ª

 

Agorra aplique o que eu disse e veremos no que dá!!!

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