Ir para conteúdo

Criação De Mapas


jubixonamum

Posts Recomendados

Este tópico é um reforço do outro que eu fiz. Por favor, leiam primeiro o outro para depois ler este! aqui está o link:

http://www.xtibia.com/forum/index.php?showtopic=16696

É importante falar que alguns termos abordados aqui neste tutorial são meramente ilusórios (criados, ilusão) e que não são empregados. Então, não se adequem a este termos, é só para deixar o tutorial mais "entendível"

Contraste

Bem, um assunto muito interessante e de grande uso pelos mappers (mesmo que quase imperceptivamente) é o uso do contraste de forma moderada.

O que é o contraste?

É o uso de algo chamativo que desperta o interesse do player

E para que ele serve?

Geralmente para diferenciar. Muito usado para quests e outras coisas...

Atenção, é importante que não haja exagero! Por um exemplo, uma pirâmide numa grama: o contraste é tão alto que chega a incomodar.

Modos de uso do contraste

Fator isolado: O contraste é feito por aquele objeto estar isolado, este está em evidência.

Fator Diferencial: O contraste se deve pela diferença de objetos usados ou pelo formato.

OBS. Isso pode não parecer importante, mas é.

Fazendo uma cidade

É sempre bom começarmos um tópico falando da criação de cidades com uma foto de uma cidade normal.

cidade7ed.jpg

A partir desta figura, o que podemos dizer que é necessário para a criação de uma cidade?

- Casas (no caso apartamento) diferentes, cada um para carga financeira da família, quem tiver pouco dinheiro compra os apartamentos menores e mais mal feitos enquanto os que tem dinheiro compram prédios enormes que chamam a atenção. Isto é um tipo de contraste!

- Existem estradas (no caso ruas) para o acesso às casas ou apartamentos.

- Lojas para que os moradores possam comprar mantimentos, roupas e etc.

- Existem casas que apenas uma família ou mesmo uma pessoa mora, porém, existem outras que são feitas para a moradia de mais de uma pessoa ou família.

- Áreas de lazer para os moradores se divertirem...

(existem mais coisas, mas essas são as principais)

Esses pontos são basicamente o que uma cidade TIBIANA precisa!

- Coloque em contraste casas para players mais ricos e casas pequenas para os mais pobres!

- Coloque um caminho para o acesso à essas casas

- Ponha lojas para os players poderem se manter.

- Coloque guild-houses para um grupo de famílias morarem

- Faça um templo.

- Faça um depot.

- Faça áreas de lazer.

Enfim, tenha criatividade!

Criando áreas de caças

Esta parte é bastante complicada! Você terá de ter muita criatividade e paciência. Para isso eu criei um método que ajuda bastante!

Para uma boa área de caça, você primeiro deve ter uma base, monte a sua base sem se preocupar se está muito quadrado aqui ou ali, vá criando (lembre-se, não exagere nos quadrados =/). Agora, iremos usar o fator diferencial no uso de áreas para low leveis. Como?

Simples! Você deve atrair os players low leveis para uma área em que não aja perigo. Assim, fica bem mais fácil para eles conseguirem um level razoável e finalmente, curtir as outras áreas do server.

Quanto mais perigosa a área fica, mais longe você põe! Não ponha teleports para áreas perigosas ao meio do campo! Porque assim os players low leveis vão estar curisos para ver (O teleport está em evidência!) e acabam morrendo e desanimando. Aconselho colocar demons e warlocks em cavernas bem embrenhadas, lá no fundo! E vai aumentando o nível de pouco a pouco, assim, fica muito difício o player morrer (a não ser que ele queira).

Não faça áreas pesadas. Coloque itens ou faça áreas na própria cave que aliviem o pesado da hunt e assim ela fica muito mais divertida! Nas hydras, coloque cachoeiras. Nos warlocks coloque cenários que lembram uma casa arrumada (exemplo...), enfim, não deixem a hunt mais pesada do que ela própria é.

DICAS

Não coloque muitos bosses, assim, aumenta a contade de matar um!

Algumas vezes, alguns erros são inevitáveis e algumas coisas que você fez no mapa, não mais te agradam. Há outros meios de você mudar aquele ambiente sem ser necessário uma exclusão do mesmo. Você tem de fazer uma reciclagem...

Tenha criatividade!

Criação de quests

Esse ponto eu insisto muito, porque é o ponto mais precário que eu vi nos otservers.

Não vou falar como fazer cenários para as quests porque eu acho que isso é pessoal de cada mapper. Mas a seguir vão algumas imagens de ambientes de quests criado por mim, só para despertar a criatividade.

labirinto9iu.jpg

Aí você tem um labirinto e os 6 teleportes nos extremos são também da quest. eu vou explicar para vocês.

Você tem de achar o teleporte certo! Achando, você será teleportado para o primeiro quadrado de cima para baixo da esquerda para direita, e nele você vai ser obrigado a passar em todos os teleports até que ele termine a quest. Para entrar neste castelo ele tem de saber códigos secretos e linguagens estranhas e o prêmio? que tal uma red robe?

Outra coisa notável é que, a quest que determina a qualidade do tem. Por um exemplo, enquanto para conseguir uma red robe em um server é necessário matar 1 banshee (isto devaloriza o item) em outro server a red robe só é encontrada em uma quest bem longe e bem difícil (todos irão cobiça-la no server).

Bem, é isto, espero que eu tenha sido claro nas minhas explicações e quem quiser fazer um exercício, aí está:

Fazer um mini-mapa, com 1 cidade e uma área de caça e fazer um texto de uma quest que tem cmo prêmio um thunder hammer.

Desculpem-me, estive longe de otserver durante 2 anos =/... Probelmas que eu não quero comentar aqui... Estou fazendo um up em mim mesmo e talvez eu faça o tutorial de respawns como eu havia dito xD

Editado por jubixonamum
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • Respostas 34
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

@duda899

Como eu disse, depende...

Pega um mapa e observa as lojas, assim você tem idéias... Sempre pegue mapas e veja como eles são feitos...

@Luanlcs

Obrigado, é por essas e outras que eu fico fazendo um tutorial desse! ^^, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Ufffffffffff cabei de ler xD aleluia....Mias gostei muito do tutor muito bem explicado ensinando muitas coisas boas....Muito bom brother vlws.....vai ajuda muitos mapper esse tutor xD...Vlws

By FoDoX

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


×
×
  • Criar Novo...