Ir para conteúdo

Tutorial Php 3


Dezon

Posts Recomendados

Ola galera!

 

Estou de volta com mais uma aulinha básica de PHP para ajudar aqueles que querem aprender a programar usando PHP, lembrando que é necessário um conhecimento mínimo de HTML, CSS, Lógica e Sistemas Operacionais (para navegação entre pastas, insalações, etc).

 

Como eu falei na última aula, vou falar sobre o MySQL: criação de database, criar table, comandos select, update, delete, etc, vou mostrar o uso do MySQL com o PHP e vou demonstrar com algumas fotos as sintaxes e já vou dar dicas para o melhor aproveitamento de quem ler esse tópico!

 

Mãos à massa!!!

 

MySQL:

O MySQL é um Banco de dados que pode ser usado com vários tipos de aplicações: ASP, ASP.Net, PHP, JSP, etc, pode ser usado também por aplicações desktop por meio de sistemas desenvolvidos em VB6, VB.net, C, C++, C#, J#, etc, portanto é um banco de dados que roda em várias plataformas.

 

É leve, muito bom, robusto e fácil de se usar, geralmente a programação PHP junto com o MySQL você irá usar um front para administrar os bancos de dados chamado de PHPMYADMIN, que se você está companhando as aulas desde a primeira, você verá que tem um link para o programa chamado VertrigoServ que por acaso já vem com o PHPMYADMIN, porém, se você estiver usando um outro servidor diferente, você também vai ter a opção de usar o programa.

 

- Instalação:

Caso você não tenha um front em seu PC para administrar o MySQL, você poderá baixar o VertrigoServ, Wamp ou Xampp.

 

- Acessar o PHPMYADMIN:

Vou usar como exemplo o VertrigoServ, mesmo que eu estou usando o Linux mas tudo que eu for fazer é igual no windows e mesmo assim se existir dúvidas podem postar que eu estou monitorando os posts das aulas para não haver problemas.

Para acessar o Front é só você acessar o seguinte endereço: http://localhost/phpmyadmin, vocẽ verá uma tela parecida com essa: phpmyadmin1.th.png

Se vocẽ estiver usando o VertrigoServ, o usuário é root e a senha é vertrigo, portanto, digite em seus respectivos campos para acessar o front e dar início à administração dos seus bancos de dados.

Depois de logado no PHPMYADMIN, você terá algo como essa tela aqui: phpmyadmin2.th.png

Ok, agora você já está logado, já está vendo a tela principal e como normalmente acontece você não entenderá nada, mas não se assuste essas coisas ai vocẽ com o tempo vai entender e vai se familiarizar com todos os botões, links, nomes, etc, agora, se preocupe apenas em aprender o uso correto do MySQL e do PHPMYADMIN para você poder começar a criar seus sites de forma correta e perfeita.

 

Criando o primeiro banco de dados

Vamos agora criar um banco de dados para que a gente possa começar interagir o PHP com o MySQL.

A criação é bem simples, nada de um bixo de 7 cabeças não, na sua tela principal existe um campo chamado Criar novo banco de dados, nesse campo você coloca o nome do banco de dados à ser criado, como exemplo vamos criar um chamado noticias.

- DICA: Não use acentuação, potos ou vírgulas

 

Ao criar o banco de dados você verá que a sua tela aparecerá desta forma: phpmyadmin3.th.png, mostrando que seu banco de dados foi criado com sucesso, agora o próximo passo é criar a ou as tabelas que serão responsáveis por guardar os dados inseridos no seu banco de dados noticias.

 

O procedimento de criação de uma table é relativamente simples, a única coisa que pega aqui é que dependendo da quantidade de campos que sua table tenha, você terá que configurar a criação da nova table, vamos ver como é que funciona isso na prática?

 

1. Dê um clique no seu banco de dados no lado esquerdo da sua tela, onde está escrito o nome, no nosso caso noticias;

2. Agora repare que você tem um campo para criar a nova table: Criar nova tabela no banco de dados noticias, nesse campo, você vai colocar o nome da sua nova tabela, vamos colocar ultimas_noticias, agora, no campo Número de arquivos você vai colocar a quantidade de campos da tabela, por exemplo, a que estamos criando terá 4 campos sendo: id, titulo, data e texto.

Nesta tela nova que apareceu você terá os 4 campos que correspondem aos quatro campos que nós selecionamos no Número de arquivos.

 

Veja as fotos:

phpmyadmin4.th.png phpmyadmin5.th.png

 

Configurado da forma que está mostrando nas telas à cima, vamos clicar no botão Salvar como está na foto: phpmyadmin6.th.png

Nosso banco de dados está criado e agora sim podemos começar a estudar as funções básicas e principais do PHP para integrar ele com o MySQL.

 

PHP e MySQL, o início

Bom, à cima nós vimos um pouquinho de como criar um banco de dados, criar uma tabela e deixar tudo certinho para a utilização do banco de dados criado com o PHP.

Vamos falar das principais funções para passarmos depois para os exemplos práticos de conexão, seleção de banco de dados, queries, etc.

 

Funções básicas PHP para MySQL

Existem diversas funções MySQL no PHP, porém, creio que algumas para alguns sistemas e sites não há a necessidade de usá-las e outras eu também não conheço o suficiente para passar para vocês, portanto eu vou passar as principais que são mais usadas.

 

1. Função mysql_connect()

- Essa função creio que seja a principal no uso do MySQL com o PHP, se você analisar o nome desta função, você já terá por base o que ela faz; conectar-se ao MySQL atravéz do PHP, seu uso é simples, exemplo:

<?php mysql_connect("servidor", "usuario", "senha"); ?>

 

2. Função mysql_select_db()

- Essa outra função também é indispensável para a conexão com o MySQL, tendo em vista que ela é responsável em selecionar o banco de dados que vamos usar em nossa integração, seu uso também é muito simples, exemplo:

<?php mysql_select_db("nome_do_banco"); ?>

 

3. Função mysql_query()

- A função responsável em realizar comandos mysql atravéz do php é essa, portanto é indispensável você conhecer essa função, ela é super simples de usar também, lembrando que para qualquer atividade com banco de dados, é necessário que você tenha o mínimo de conhecimento em SQL (não o SQL Server mas sim comandos de sql), exemplo de uso:

<?php mysql_query("select * from tabela"); ?>

 

4. Função mysql_num_rows()

- Esta função, ela conta o número de registros retornado por uma execução de uma query no banco de dados, um exemplo é, se você usar o comando na função 3., você terá um resultado, se você precisa contar quantos cadastros existem atualmente, você pode usar a função mysql_num_rows() que retorna a quantidade dos registros, exemplo:

<?php
$query = mysql_query("select * from tabela"); //lembrando que $query é uma variável que nela foi setada o retorno da consulta com a função mysql_query
$quantidade = mysql_num_rows($query);
?>

 

5. Função mysql_fetch_array()

- Essa função é muito utilizada para mostrar, tabelar, pegar e etc registros que vem de uma consulta no banco de dados, exemplo prático:

<?php
$query = mysql_query("select * from tabela");

// vou usar essa função junto ao comando while
while($linhas = mysql_fetch_array($query)){// aqui eu crio a variável $linhas como uma array dos resultados vindo da consulta $query junto ao retorno dos dados da função aqui discutida
	echo $linhas['campo1'], "<br />";
	echo $linhas['campo2'], "<br />";
	etc...
}
?>

Outro exemplo agora no usando uma consulta para que seja retornado só um registro:

<?php
$query = mysql_query("select * from tabela where id = 1");//no nosso caso, o id é único então nunca existirá um registro com id igual, portanto, será só 1 registro ou 0 caso não exista
$linhas = mysql_fetch_array($query);
echo $linhas['campo1'], '-', $linhas['campo2'];//ai vai da necessidade
?>

 

Veja agora umas fotos de exemplos que eu criei para mostrar algumas interações com o MySQL usando o PHP:

primeiroexemplo.th.png

segundoexemplo.th.png

terceiroexemplo.th.png

 

Bom galera por hoje é só, em breve eu volto para falar mais coisas do MySQL com PHP e vou trazer exemplos práticos para que vocês possam desenvolver tranquilamente seus sites e sistemas.

 

Espero que novamente eu tenha ajudado alguém em seu aprendizado!

 

Um abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
×
×
  • Criar Novo...