Ir para conteúdo

Entendendo Mais Sobre Pespectiva


Posts Recomendados

Vamos começar com os pontos positivos e os negativos da cada perspectivas.



A primeira que irei falar é a perspectiva top-down 45° também conhecida como perspectiva do tibia, ou do ultima 7.

 





 

Suas vantagens são o realismo das texturas, pois o padrão dessas sprites é para ser o mais realista o possível, sua outra vantagem é usar a gameplay do top-down normal, porem com gráficos mais estilos isométricos.

 

Suas desvantagens estão na perspectiva confusa para se criar rodas, devido a sua perspectiva é muito trabalhoso criar uma roda com formato satisfatório, as maiores partes dos problemas dessa perspectiva são com a dificuldade de fazer certos formatos nela, também há a necessidade de maior detalhamento que pode ser considerado uma vantagem para alguns, mas para os spriters iniciante isso é mais complicado.

 







 







 

Suas vantagens são as diversas engine que usam essa perspectiva nos jogos, o grande numero de jogos até hoje sendo lançados nessa perspectiva principalmente de gba entre outros portáteis e celulares, pode ser usada de uma boa forma para o realismo, mas por ter menos faces nas sprites fica meio confuso.

 

Suas desvantagens são o grande numero de jogos já lançados com essa perspectiva, tirando um pouco do brilho dos jogos lançados com ela, e a o fato de as faces laterais não serem desenhadas, limitando seu spriting.

 







 

 







 

Suas vantagens são o grande aumento de produção de jogos com essa perspectiva, o fato de ser mais versátil para o realismo ou não, pode ser usado para jogos realista muito bem, como ultima online e diablo e para jogos minimalistas mais inspirados em cartoons e também se precisa utilizar diversas técnicas de sombreamento, como nos jogos estilo haboo entre outros.

 

Suas desvantagens são que os chares precisam de mais direções andando que as demais são 8 direções normalmente que se pode andar, levando um pouco mais de tempo para finalizar um char, mas isso pode ser trocado por sprites 3d no caso de jogos como diablo e ultima online, também é um pouco mais complicado a gameplay do que a top-down, e pode ser usar sprites 3d assim tirando a necessidade de spriter em alguns jogos.

 







 

 







 

Suas vantagens são sua versatilidade para os tipos de jogos, que podem ser shooters, jogos de plataforma, de luta entre outros. Também são muito populares jogos com essa perspectiva como Mario e etc., também são versáteis quanto ao realismo e podem ser facilmente integrados a físicas e efeitos hdr como acontece em facewound, ótima perspectiva para quem procura criar jogos hardcores com muita ação.

 

Sua principal desvantagem é que ela não pode ser desenhada objetos planos no chão devido ser uma visão lateral, e também pode ser feita usando models 3d não precisando de spriters em alguns casos

 





TOP-DOWN 45° (perspectiva usada no tibia)
Tibia_2.jpg

u7.png
TOP-FRONT (RPG-maker, alguns RPG de snes, entre outros)
34c83519d9b14f536f5b0a634b272336.png
ISOMETRICA
habbo.png

japanese.png
SIDE-SCROLLER (entre outros nomes)
snes_super_mario_world_1.jpg

2e257725d5f9473911747b9a2adfcb56.png

 

tutorial by looktovask

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...