Ir para conteúdo

Function Onuse()


Tprocheira

Posts Recomendados

--Function onUse()--



Aprenda como usar!

Créditos:

-Tprocheira

 

 

Eu andei vendo que a nossa comunidade de está sem muitos programadores, principalmente na área de Lua, então, estive preparando alguns tutoriais, que junto com os tutoriais do tibiaa4e, farão de você o mestre do mundo do OpenTibia!

Bem, como devem ter percebido, meus tutoriais são mais direcionados à lua, ou seja, as funções da linguagem, porém, neste tutorial, daria uma "aula" sobre uma função muito usada, a famosa onUse().

Bem, chega de papo e vamos começar.

Se você já teve uma iniciação em lua, deve saber que toda função tem uma sintaxe com seus devidos parâmetros.

Esta função não é diferente, porém, existe um diferencial. Esta função é que vai determinar o tipo de script, ou seja, é ela que decide qual tipo de função o seu script fará.

Bem, a sintaxe da função onUse é:

function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)

Então, toda vez que você for usar uma função dentro desta function, você terá que usar um destes parâmetros.

Por exemplo, na função doTeleportThing() utiliza os seguintes parâmetros:

doTeleportThing(uid,  position, true/false

No lugar do uid, você normalmente colocaria cid (caso você queira teletransportar o próprio jogador). Se você percebeu, a palavra cid foi declarada na função onUse. Então, se você, no lugar do cid, você colocou player, a função ficaria assim:

doTeleportThing(player, position, true/false)

Será que entenderam?

Como eu não consigo saber, vamos continuar. (lol :p)

Este tipo de função é usada em actions (scripts que são executados quando o jogador utiliza um certo item).

Como estamos aqui para entender a função e não aprender LUA, vamos agora, entender o que cada parâmetro significa.

 

Parâmetro cid

Este parâmetro é referênciado ao jogador em si. Então, qualquer tipo de action que interaja com o jogador, terá este parâmetro no meio.

 

Parâmetro item

Este parâmetro é utilizado para indicar o item usado.

 

Parâmetro fromPosition

Este parâmetro indica a posição atual do jogador. Era mais conhecido como frompos

 

Parâmetro itemEx

Também é conhecido como item2. Este indica o item que foi selecionado com aquelas flechinhas que aparecem quando você clica em um item, como uma pá ou corda.

 

Parâmetro toPosition

Conhecido antigamente como topos, ele representa a posição na qual um item foi utilizado (com aquelas mesmas flechinhas).

 

Só para avisar, só porque eu coloquei os parâmetros como itemEx ou toPosition, isso não significa que não possa ser usado da maneira antiga, com o item2 e topos.

Bem, por enquanto é só. Se vocês acham que falta alguma coisa, me avisem que eu enviarei para o tópico e, com certeza, colocarei os devidos créditos :p

 

Abraços, Tprocheira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só lembrando que isto é padrão, você pode simplesmente chegar e colocar

 

function onUse(par1, par2, par3, par4, par5)

 

desde que lembre o que cada um signifique e use corretamente, por exemplo, invez do cid, colocar par1 :>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei.

 

Só tá faltando um ) no final ali do segundo quote code.

 

Fora isso tá ótimo.

 

:button_ok: Aprovado.

Editado por VaL
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ate que entendi mais ou menos mas tenho algumas perguntas:

 

1-

function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)

bem para TODA e QUALQUER Action que eu for fazer isto é padrão no inicio da mesma?

 

2- o que significa "true/false"?

 

3- No caso "doTeleportThing(uid, position, true/false)" O que é o UID e quando ele é utilizado?

 

4- Eu coloco os parametros a usar la em cima "cid, item etc.." Mas não necessariamente eu usarei todos para escte caso correto?

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucas1000

 

Cara, na verdade funciona assim... toda ação que é feita, o script

começará assim : function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition).

Isso é a base de uma action.

 

Agora respondendo a 2... True e False são os parametros

que indicam se uma ação dada é verdadeira ou falsa..

 

Respondendo a terceira.. doTeleportThing(uid, position, true/false)..

o UID representa alguma coisa.. Item, criatura, player etc.. position é a posição para onde o player irá..

o true e false é para dar condição a tag.. tipo.. se for verdadeiro teleportar.. se for falso, cancelar o script.. +- assim..

 

Respondendo a 4.. Exato.. você é obrigado colocar todos os parametros la em cima.. que são:

function onUse(cid, item, fromPosition, itemEx, toPosition)... mais no teu script.. só vai ter o que vc for usar..

 

Espero ter sanado as suas duvidas.. qualquer coisa o pessoal do forum te ajuda melhor..

Abraços

Editado por selfarion
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...