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[Arquivado]Discussão "caminho Para O Sucesso De Um Ot"


Administrador

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Pra mim o otserv tem que ser low rate, no máximo 10x, ter uma equipe séria, estabilidade, MAPA PRÓPRIO e ser bem elaborado.

Eu não acredito que deva ter muitas propagandas em cima, porque quando o server atrai os jogadores, eles espalham de boca em boca.

Sou sim a favor de VIP, pois ninguém é obrigado a manter um server para todos se divertirem e tomar um belo de um prejuízo. Porém deve ter premmy no jogo.

 

Eventos, com certeza ajuda positivamente, mas desde que bem feitos. Nada de ficar dando itens raros e coisas do tipo.

Pra mim o que chama atenção mesmo dos jogadores são: mapa e quests.

 

Até.

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Discussão "Caminho para o sucesso de um OT"

 

Fala galerinha,

Possívelmente, em 2009, tenhamos um servidor do xtibia.com e por isso, estou buscando

respostas para centenas de perguntas que tenho sobre "OTserv". Hmm, não sou

nenhum especialista e muito menos conheço "Tudo" sobre OTserv, aliás, ninguém

consegue essa façanha!

 

Queria conversar com vocês e tentar aprender um pouco juntos, o objetivo desta discussão

é identificar algumas dicas sobre "Como tornar um OT um sucesso?".

 

Vejo hoje, sexta 19:00 (feriado) os top's Otserv's brasileiros da #####:

underwargv2.png

 

O underwar é um servidor exatamente igual ao Tibia 8.4, com o mesmo site

do Tibia e experiência 5x. Não estou julgando o projeto, aliás, se ele conseguiu

aquela posição, é por que é muito bom, a pergunta é:

 

"Como criar um OT de sucesso?"

"O que mais te chama a atenção em algum dos OTservers listados acima?"

"Alguém já jogou em algum? Pode nos contar um pouco?"

"Alguém é dono de algum Otserv desses? Quer conversar conosco um pouco?"

 

Alguém tem alguma dica?

- Como fazer o marketing?

- Qualidade?

- Estabilidade?

 

Meu OT ja ta uma semana ON ta na 1º lista www.tibiarelax.vai.la

 

 

o segredo do sucesso e vc tem uma boa equipe que saiba fazer eventos

Ajudar sem reclamar e muito menos chamar os player de noob

 

e a XP tabem ajuda

Ot sem lag DE PREFERENCIA Td isso ajuda

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o RPG eu acho que seja uma das coisas mais importantes, mais acima de tudo o OT tem que inovar, por exemplo, ter outfits e magias exclusivas, que ninguem mais tem, armas exclusivas tambem seria bom, mais não armas normais editadas e sim uma com um "desenho" novo por exemplo

 

o OT tambem nao pode ficar caindo toda hora, isso atrapalha muito

 

quanto as rates, desde que o OT tenha algo "inovador" (como oque eu disse acima) elas nem importam tanto

 

eventos tambem ajudam e muito, mais nao pode ter muitos, se tiver isso se tornara enjoativo e os players perderam vontade de participar (algo como 1 evento por semana e bom)

Editado por GraveDigger
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Primeiramente Olá a Todos

 

- Um Server Tem Que Ser Feito Com Uma Boa Estrutura De God, Gm's , Cm's... ...Nao Adianta Por Qualquer Pessoa No Cargo Pois Essa Pessoa Podera Estragar o Ot, Dando Itens, Fazendo Bichos Onde Não é Para Fazer e ect.

Na Minha Opnião Essa é a Base.

 

- Jogabilidade Tem Que Ser Extremamete Alta, Com Muitas Quests , Quests Antigas , Quests Novas , Quests Criadas Por Voceis Mesmo.

Se Nao Tiver Isso a Jogabilidade Fica Toltamente Parada Em Upar, Upar Skill, Upar Ml, E Etc.

 

- Mapa , O Mapa é extremamente importante em um ot sério , mapas com respawns variados , quests <como disse a cima>, areas Hunts Para Iniciantes <De Preferencia Criar uma Roock Guard>, e Muitas Coisas Novas <itens, armors> , Sempre Estar Atualizando o Ot <Quando Atualizar o Global>.

 

- xp é Importante Ser Definida , Muitos Ot's Tem Xp 5 e No Outro Dia Está 25 , Issu é Tolice , Se Um Ot Começar Com 5x Ele Tem Que Ir Até o Final Com 5x , Mais As Vezes Faze , um Evento Do Tipo "Hoje xp Fica 6 Em Vez De 5" é um pouco legal tbm para dar uma variada.

 

- Eventos Como Os Do Global <Orshabal Apareceu Em Tal Lugar>, Isso é Legal Porque Faiz O Player Sair Da Rotina Básica, Faiz ele Sair Em Busca Desse Monstro Para Pegar um Item Raro <Golden Armor, Great Shield e Etc.>

não Adianta por isso em quest Porque Pode Muitas Vezes Estragar o OT, Ou Se Colocar , Colocar em quest Dificil

<Eu entrei num ot E Fiz Uma Quest Que Voçe Matava 3 Cyc e Ganhava Golden Armor e Ferumbras' hat Oo>

 

 

Então é Issu!!

 

 

Se Nao Gostou - :withstupidsmiley: - Mai Se Gostou Agradeço :smile_positivo:

Editado por gustavinhovr
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Pra mim o otserv tem que ser low rate, no máximo 10x, ter uma equipe séria, estabilidade, MAPA PRÓPRIO e ser bem elaborado.

Eu não acredito que deva ter muitas propagandas em cima, porque quando o server atrai os jogadores, eles espalham de boca em boca.

Sou sim a favor de VIP, pois ninguém é obrigado a manter um server para todos se divertirem e tomar um belo de um prejuízo. Porém deve ter premmy no jogo.

 

Eventos, com certeza ajuda positivamente, mas desde que bem feitos. Nada de ficar dando itens raros e coisas do tipo.

Pra mim o que chama atenção mesmo dos jogadores são: mapa e quests.

 

Até.

 

 

concordo com oq ele diz... vip deve ter concerteza... mas deve ser mto bem estudada antes de sair ai vendendo coisas absurdas e caras... ja dei uma olhada em alguns ots q estão na primeira pagina da otservlist... e eu me espantei em ver q p.a era vendida por reais... eu acho isso um absurdo... oq eu acharia o mais correto era ter uma vip q n fassa com quem tenha ela n seja absurdamente mais favorecido com quem n tem... no caso ele poderia ter acesso a areas melhores para caçar... algumas casas maiores... e outra coisa q seria legal eh fazer conjuntos de itens a serem vendidos como por exemplos.. Bps de runas ou assassin stars... crystal coins... etc...

Eu me lembro q eu joguei em um ot... onde vc poderia comprar p.a no jogo... mas era um pouco cara... ou poderia comprar pagando em reais... quando eu jogava nakele ot... eu havia gostado, mas o dono vendeu e o cara soh deixou p.a comprando no site... ai o pessoal saiu do ot e ele fecho =P

 

eu sempre quis abrir meu proprio ot... mas n tenho acapacidade de oferecer um server estavel... mas a minha ideia era fazer uma xp baixa... algo em torno de 8x, mas em relação a skill e ml... eu deixaria medianos... algo como 50,80 de skill, assim n fica tao facil nem tao dificil e 20 de ml... assim kinas e pallys teriam uma facilidade de pegar seus skills para caçarem mais rapidu e os mages n teria uma vantagem com ml elevados... afinal no global o top ml n ultrapassa o top de skills..

 

e se for coloca rpg num ot... coloquem addon por itens igual ao global!!! nada de npc first addon 5k, second addon 10k... acho isso mto zuado

 

soh como ultimas considerações... n estraguem o jogo fazendo sets ridiculos... colocando status altissimos... criar novas armas eh legal... mas nada exagerado... Fazer invasões tbm eh legal... como a de orshabaal... n deixar ele como respaw fizo.. e sim como invasão.. q aparece no mapa

 

bem... eh isso oq eu penso...agradeço pela atenção e boa sorte a vocês com o ot

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  • Administrador

Muito interessantes as repostas....

 

Gostei da sua idéia black avoid, ter vip em jogo e também em reais. Isso faz com que o cara compre se não quiser ter o trabalho de conquistar o valor da vip. Porém, é um pouco difícil, supondo que a vip seja 100k, qualquer high level do servidor vai ter isso e assim o seu público não lhe ajudará com o servidor.

 

Lembrando que os gastos com o projeto existem e fazem um peso grande no orçamento.

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Para um servidor ter sucesso, além da estabilidade, rates boas e coisa do tipo. Acho essencial a inovação, um servidor que nao tivesse as tradicionais vocações (knight, druid...), as mesmas magias, e as mesmas quests (poi, dh...).

 

Vocações completamente novas, nao assassin ou ferreiro, concertesa atrariam muitos players. O mesmo para spells e quests.

 

Quem joga server de rates baixas, concertesa gosta de coisas inovadoras.

E um bom rpg tmbem é algo essencial.

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mas isso era no caso de premmy account.... no caso de vip, soh pelo site... mas isso eh soh uma opnião..

 

outra coisas q seria legal ter era eventos, concursos... concorrendo as vips.... mas n in game... podendo ser no site... como tivesse uma charada... fazer um desenho... parecido com algums oficial fansites fazia com premmy account... =D

 

o pessoal fala tanto em coloca rpg.... um server sem rpg iria ficar mais dificl... mas em compensação, fosse criado um novo monstro com uma defesa boa e com regeneração... n atacasse mto... mas morre-se... iria irritar mto os bots n ter treiners...

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Bom,eu acho que o bom desempenho deses OT deve-se ao bom desempenho de seu criador,ficar 100% ligado ao OT,Tentar se aproxima o maximo possivel o Global,como uma ves por mes uma invasão de um tal monstro em um certo lugar,,Itens 100% 8.4 entre montros etc...Tem um bom Respaw,não rapido ingual a que eu vejo por ai!O Skills deve ser regular ao exp.I é sempre bom bota um RPG no jogo mais um RPG Decente!!Um para descontrair como faser uma montanha russa "que eu tenho no meu OT" !so pegar o Actions,e algumas portas secretas em que para abrila precisa-se ler um livro para endicar o local para abrila ^^Como alguns filmes de Steven Spelberd ^^alguma coisa mais realista!!Por exemplo o barco,ele fica parado para viajar,pq não botar ele indo navegando??é so sabe alguma coisa de actions ^^,Faser coisas uteis,inteligentes não coisas inuteis como aquelas armas que atacam 200 sei la quantos!

Eu acho que o Rpg é muinto importante para um OT,por que o global não oferese isso,e por que não,não ofereser isso em um OTserver?As pessoas iriam de deixar de faser aquelas mesmas coisas que nem o global!!

Para o OT não fica muinto enjuado a o global é sempre bom faser um bom RPG!^^Por que alguem sai do global e vai joga um ot e ser aqueles que o o god foi a primera ves que fes um OT que abre o map editor e vai botando tudo oque se ve!eu ja vi muinto dexes!

Por que grande quantidade de pessoas joga OT por que sofreu algo no tibia global como uma morte,ou ter enjoado de sempre faser a mesma coisa caçar,caçar,caçar......Ou até mesmo ter sido hackiado e ter parado,e foi tenta joga um ot paresido com o global com a exp muinto proxima,tenta realisar o sonho no ot a que não conseguiu se realizar no global como ser um Hight level,ter fama etc....Para que o Jogador se sinta mais proximo d eum global ^^.

A maioria dos OTs com exp acima de 200 não tem muinto sucesso de manter pessoas on no server,no maximo uns 50 player on,nem chega a ser isso!!Bem deficil achar um acima disso!!

E os OTs com exp 5,10 tem muinto player mais se seja 24 Horas Online!!Facil,facil se encontra OT com mais de 100 pessoas.

Eu acho que é isso os bons desempenhos deses OT's ^^

 

 

M@IiGho//

Editado por maligno
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1º - Copie algo que você sabe que dá certo (Tibia Global) e deixe as coisas mais fáceis, pro player poder sentir o gostinho de ser aquele fodão que sempre sonhou e não ficar upando skills e level eternamente, o que ele faria no próprio Global.

2º - Ou inove! Mas não crie coisas inúteis, ou até as crie, mas que sejam coisas inúteis que , quando somadas a todo o resto que você criou, se torne parte fundamental do jogo/modo de jogar do player. Assim, mesmo que ele saia do seu OTServ, ele irá sentir falta desse algo e uma vez ou outra vai acabar voltando.

 

O que mais, VaL?

Inove! Inove! Inove!

 

 

<<Antes de começar a falar quero deixar claro que não vou falar exatamente sobre OT, mas sobre jogos, principalmente MMORPG>>

 

Eu discordo totalmente desse teu pensamento de inovação, se parar para analisar, não é a inovação que "faz" um jogo ter ou não sucesso é o conteúdo que ele tem, ja viu o WoW (World of Warcraft)? Tem vários jogos mais inovador que ele por aí, mas eu nunca vi tanto conteúdo na minha vida, eles pensam em cada detalhe, tudo.

Não tenho nada contra inovar, mas acho que isso deveria ficar em segundo plano, de que adianta ter um sistema de forja se não é bem feito, ou não se sabe exatamente o que fazer com ele?

 

@Topic

 

Vou escrever muita coisa, mas para passar uma visão mais "ampla" sobre isso, teria que escrever muito mais.

 

"Como criar um OT de sucesso?"

Antes eu estava desse mesmo jeito, querendo saber o que fazia o sucesso de um OT, depois de pesquisar sobre isso acabei desistindo e decidi começar do começo, saber o que faz o sucesso de um MMORPG.

 

O administrador tem que ser O cara por trás do projeto, por que? simples

O andamento de um projeto é cansativo, muito tempo desenvolvendo sem ter nenhum resultado concreto, isso causa cansaço na equipe, pela demora de ter alguma coisa em mãos, o administrador deve saber levantar o moral da equipe, deve saber quando ta fazendo muita pressão ou quando não ta fazendo porra nenhuma, isso faz toda a diferença, não ignore o poder das palavras.

 

Antes de tudo começar, da primeira linha de código ser escrita, tem que organizar, ter documentos. Muita gente quando vai fazer um jogo indie, ou um ot, acha que só basta ter idéias e sair colocando adoidado, idéias todo mundo tem, mas nem todo mundo sabe tirar proveito delas. Passe tudo de tudo para um documento, chamado GDD (Game Design Document)

 

Um GDD é como vai ser seu jogo, escrito por um Game Designer (nem sempre) tem TUDO nele, missões, quests, sistemas, mapa, tudo explicado detalhadamente.

Quando o GDD estiver escrito, é hora de analisar, rever cada página, cada linha escrita, e ver o que pode ser viável fazer e o que é besteira, analisar o custo-benefício e definir as prioridades. Quando ele for reescrito com toda a analise feita começa o trabalho de "distribuições de papéis", o game designer (se tiver), ou alguem que saiba fazer isso, deve escrever o GDD em forma de roteiro, explicando para cada área de um jeito que ela entenda, escrito de uma forma para o mapper, de outra para o scripter, etc.

 

Defina metas, um projeto é constituído de metas, não adianta querer fazer tudo "adoidado".

 

 

Jogabilidade, tente inovar, fazer alguma coisa diferente.

 

"Alguém já jogou em algum? Pode nos contar um pouco?"

"O que mais te chama a atenção em algum dos OTservers listados acima?"

 

Não joguei em nenhum deles, nenhum me da um motivo de porque joga-lo.

 

Não sou um jogador Hardcore, não vivo somente de up-up-up-up-war-war-up, se eu fosse jogar em algum teria que ser pelo conteúdo, o que mais tem para fazer fora upar? Dê-me um motivo que eu terei uma razão.

 

- Como fazer o marketing?

 

Não sou bom nisso, mas vou falar alguma coisa sobre. Lembrando que pode sair alguma merda.

Primeira vista, assim que alguém ler/ver a apresentação do servidor (um banner, por exemplo), o que faria com que ela abrisse o banner? De tantos outros, porque esse?

Se conseguiu fazer com que a pessoa abrisse o seu banner, vai estar na pagina de apresentação.

Capriche, faça ter um "tcham", um diferencial. Um texto bem escrito pode fazer muita diferença, suspense ajuda, imagens, mostre imagens sobre o servidor, se alguem entrou numa página de apresentação não quer necessariamente ler um texto sobre como é o jogo, o que ja tem e o que está faltando, "uma imagem vale mais que 1000 palavras".

 

Não subestime o "market boca-a-boca", ele pode determinar o sucesso ou o fracasso de algum produto, tentar se aproveitar desse tipo de market pode definir o rumo do projeto, tanto para o sucesso, como para o fracasso.

 

Vou parar por aqui, não sei mais o que falar.

- Qualidade?

 

Como alcançar a qualidade do seu server, ta aí uma questão boa.

FeedBack.

Test Server.

Planejamento.

GDD.

Analise.

 

Tudo se resume a isso, abuse dos test servers, procure ter o feedback dos jogadores, dos membros da equipe, do máximo número de pessoas possível, mas ignore os comentários destrutivos.

Analise tudo, nada é tão bom que não possa ser melhorado.

Conteúdo, use a abuse deles, com bom-senso claro. Tente atingir a maior quantidade de pessoas possível, boas histórias atrai roleplayer (eles são poucos, mas não subestime este número), um bom mapa atrai roleplayer, jogador hardcore, "casual", um site bem feito, com usabilidade pode dar mais acesso a ele, e é facil se aproveitar disso (ou não), etc.

 

Evite inovação do tipo vocação nova ou inovações desnecessárias se quiser que o ot cresça rápido.

A maioria dos jogadores de ot's são noobs wannabe. Quando entram num servidor eles esperam achar uma coisa padrão, esperam que o ot seja igual aos outros na primeira vista, quando não acham o que querem simplesmente saem do servidor. Isso pode parecer besteira, mas não é.

O conceito de sites pode ser aplicado aqui, "se o outro site é mais fácil de ser usado, fácil de mudar, porque ficar aqui?"

OT de certa forma ainda é uma "segunda face do tibia", se você muda muita coisa perde algumas pessoas, deixar o básico "padrão", pode fazer com que atinja um público alvo maior.

 

 

---

 

Os detalhes definem tudo, não adianta um mapa fodaaaassstico se não tem um diferencial, não faz com que os jogadores se sintam preso nele. Isso serve pra tudo, mapa, design, scripts, tudo.

Tem gente que consegue uma flexibilidade incrível nisso, acha aquele "buraco" na historia que pode ser explorado, um sistema que pode ser melhorado, se souber explorar esses "buracos", da pra fazer muita coisa.

 

 

Tenta ler esse texto do Guild Wars, em ingles:

http://www.guildwars.com/events/tradeshows...07/gcspeech.php

How to Create a Successful MMO

Editado por Necrus
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realmente... oq o maligno falo eh verdade... mttas pessoasl q jogam ot (como eu) cansaram de jogar no global... por isso vao atraz de ot servers para tentarem realizarem o sonho de serem HL... terem fama... terem uma casa para decorarem... Tentar deixar o ot com caracteristicas parecidas do global, mas sem se esquecer que aquilo é um ot server

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Na minha opnião a chave do sucesso é concerteza a divulgação, para otservers um grande erro é colocar praticamente "tudo" do otserv somente pra quem paga, pois para quem vai comprar uma premium account, vip oq for precisa ver se o serv é bom sendo free account.

Novidades tambem são bastante importantes mais nada de exageros.

É isso ai minha opnião :smile_positivo:

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