Ir para conteúdo

Reestruturação Do Fórum

Jvchequer

Posts Recomendados

Não sei exatamente qual sentido, mas para mim se encaixa melhor que em "Entretenimento", ainda mais sabendo que são necessários desenvolvedores para formar uma equipe :|

Sei lá, acho que encaixa melhor, nenhum motivo especial :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 53
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Proposta final de reestruturação:

Seguindo na ordem:

- Portal Xtibia

- Envio de Notícias

- Otserv

- Anúncio de servidores (podemos deixar como está por enquanto, até que venha a LISTA)

- Tibia

- Design

- Off-Topic

Proposta_Finalizada___Categoria_Envio_de_Not_cias.doc

Proposta_Finalizada___Categoria_Off_Topic.doc

Proposta_Finalizada___Categoria_Otserv.doc

Proposta_Finalizada___Categoria_Tibia.doc

Proposta_Finalizada___Categoria_Xtibia.doc

Documenta__o_Xtibia___Design.doc

Link para o comentário

Não gostei da seção de Envio de Notícias ser Root, achei que é perder espaço com algo que está bem simplificado e objetivo hoje em dia.

Seção XTibia:

Não gostei de unificar o suporte, o usuario quer sim chegar e postar, mas também quer ser atendido, com esse monte de seção diferente misturada, acho que vai mais confundir que ajudar, além de ficar uma bagunça, em minha opinião.

Seção notícias DEVE vir antes que suporte.

Não gostei da retirada dos outros fóruns de Comunidade XTibia, pode sim colocar esses novos, mas não é preciso retirar os antigos.

O fórum de Serviços antigamente não era utilizado e não acho que precise voltar, é melhor manter só a Comunidade XTibia mesmo.

OFF-Topic:

Não concordo com sua opinião na questão de Informática e Games, podemos até unificar e mudála, mas não concordo com uma remoção, é uma seção bacana, e acho que um bom fórum é aquele que prende o usuário não só pelo seu tema, mas por assuntos do dia-a-dia, para que o fórum vire realmente uma 2ª casa dele, onde ele pode zuar e ver os assuntos favoritos dele.

OTserv:

Não gostei da seção de OTserv Arquivos onde ficaria aquele tralhada toda misturada, eu particularmente, como usuário, odiaria e não procuraria nunca algo em um local de 30 páginas

Seção notícias e Discussões DEVE vir antes que suporte.

Não gostei das mudanças apresentadas em Tutoriais, foi retirada seções úteis para os usuários.

Sem subfóruns a seção de Desenvolvimento será uma bagunça sem igual, a menos que tenha subfóruns eu também não aprovo.

Não gostei de unificar 1 monte seções em uma chama Entretenimento, acho que diminuir o fórum não é necessário, se retirarmos o pouco destaque que cada seção recebe, aí que elas ficarão mais mortas...

PS: Acho que sim, devemos mudar os Anuncio de Servidores, esperar a lista para mudar ela não é necessário, podemos já mudá-la de acordo com as necessidades da lista.

Tibia:

Não gostei de unificar 1 monte seções em uma chama Entretenimento, acho que diminuir o fórum não é necessário, se retirarmos o pouco destaque que cada seção recebe, aí que elas ficarão mais mortas...

Design:

Só acho que Podemos manter a seção de Pedidos e que a seção Suporte deveria ser algo como "Discussões Gerais e Suporte", já que não há muitas dúvidas em Design, acho que podemos inserir também tal seção como forma de debater coisas do gênero.

Link para o comentário

Não gostei da seção de Envio de Notícias ser Root, achei que é perder espaço com algo que está bem simplificado e objetivo hoje em dia.

Um usuário que busca uma notícia, não busca enviar. Logo, a seção de Envio de Notícias é desconhecida por muitos, principalmente por visitantes que às vezes gostaria de colaborar de uma forma o outra enviando sua notícia.

Partindo deste conceito, faz se necessário uma root para tal, uma vez que ela fica bem aparente e bem posicionada aos olhos dos usuários.

Seção XTibia:

Não gostei de unificar o suporte, o usuario quer sim chegar e postar, mas também quer ser atendido, com esse monte de seção diferente misturada, acho que vai mais confundir que ajudar, além de ficar uma bagunça, em minha opinião.

Quer ser atendido? Lógico que quer. Agora me diz, só porquê ela não está dividade, quer dizer que você não vai acessar?

O fato é que nós, posso garantir isso à você acessa muito mais Críticas e Sugestões (por favor, sejam honestos) e as outras seções ficam praticamente largadas. Vide tópicos que não atendidos.

A unificação caí muito bem, pois o usuário que precisa de suporte, não importe qual seja nós Administradores, Sub-administradores e Diretores taremos que dar a atenção, certo? Bugs, Críticas, Sugestões, Reclamações e outros são dadas como um todo. Suporte resolve nosso problema.

Seção notícias DEVE vir antes que suporte.

Aí nós usamos o bom-senso, eu acho o Suporte mais relevante, pois notícias são indexadas diretamente no Xsite.

Não gostei da retirada dos outros fóruns de Comunidade XTibia, pode sim colocar esses novos, mas não é preciso retirar os antigos.

O fórum de Serviços antigamente não era utilizado e não acho que precise voltar, é melhor manter só a Comunidade XTibia mesmo.

Tentei ser o mais objetivo possível, dando corda ao que realmente é utilizado. Eu acho que a seção Enquetes é interessante, mas não para ser uma seção. Pra que isso? Use o módulo do xsite. Temos este recurso, porquê ocultá-lo do site?

Quanto aos serviços, eu não tenho um parâmetro da procedência de sua afirmação, caso não tenha sido um sucesso, podemos retirar sem nenhum problema. A idéia é somente divulgar o que temos a oferecer.

OFF-Topic:

Não concordo com sua opinião na questão de Informática e Games, podemos até unificar e mudála, mas não concordo com uma remoção, é uma seção bacana, e acho que um bom fórum é aquele que prende o usuário não só pelo seu tema, mas por assuntos do dia-a-dia, para que o fórum vire realmente uma 2ª casa dele, onde ele pode zuar e ver os assuntos favoritos dele.

Re-leia o que você disse. O usuário quer zoar, certo? Ele usa o Barziko do Eks, não a seção Informática. Bom fórum é aquele que prende seu usuário com o seu conteúdo de foco. (Pode ir ao google e fazer pesquisas, aliás isso era bastante discutido no SENAC (curso que eu fiz) e posso garantir isso à você. Além do mais, como eu disse anteriormente, a pessoa que precisar realmente de um suporte, ele vai procurar um fórum bem melhor assegurado do assunto. Se nós trazemos pessoas pelo Google para o nosso site com tutoriais, dicas e blábláblá de Informática, estamos comentendo um grande erro, um grande erro mesmo.

Não gostei da seção de OTserv Arquivos onde ficaria aquele tralhada toda misturada, eu particularmente, como usuário, odiaria e não procuraria nunca algo em um local de 30 páginas

Eu realizei pesquisas na Otfans e Otland, diga-se de passagem os melhores e talvez maiores fórums atualmente, não é mesmo?

Assim sendo, tomei como partido me basear em suas estruturas e ver o quanto é relevante. Inclusive, cheguei a pedir opinião de alguns colaboradores e um usuário em questão para decidir a reestrutura do Otserv. 30 páginas será somente consequência do nosso conteúdo.

Aí nós usamos o bom-senso, eu acho o Suporte mais relevante, pois notícias são indexadas diretamente no Xsite. (vide Otland/Otfans)

Não gostei das mudanças apresentadas em Tutoriais, foi retirada seções úteis para os usuários.

Útil até que ponto? Não gostar por não gostar não chega a ser um argumento bastante covincente. Eu sub-dividi de acordo com as necessidades do nosso público, analisando sempre nossos concorrentes-parceiros. Acho muito importante ressaltar mais uma vez a objetividade.

Sem subfóruns a seção de Desenvolvimento será uma bagunça sem igual, a menos que tenha subfóruns eu também não aprovo.

Veja os sub-fórums:

:: Códigos OpenTibia (códigos compatíveis com o OpenTibia)

:: Lua & XML Scripting

:: Programação de Websites

:: Outras linguagens

O essencial está aí. Podemos consultar também Otland e Otfans para fazer uma breve comparação.

PS: Acho que sim, devemos mudar os Anuncio de Servidores, esperar a lista para mudar ela não é necessário, podemos já mudá-la de acordo com as necessidades da lista.

Eu tentei unificar tudo aquilo que é interativo para os nossos usuários em uma seção. Eu gostei bastante desta grade que fiz, acredito que não ficará morta até porquê ela têm sub-fórums "primordiais" que não foram removidos. O usuário que quer interagir, vai em Entretenimento, o usuário que quer Suporte vai em Suporte, Notícias? Em notícias. Assim sucessivamente.

Não sei como funciona isso, até porquê acredito que a lista só saíra pro final de Fevereiro. Isso não que o Gus deu para a gente, mas eu acho que até o final de fevereiro teremos datas bem largas para dar continuidade ao desenvolvimento que será depois do lançamento do xsite e xfórum, então eu não se já devemos adptá-la a lista.

Design:
Só  acho que Podemos manter a seção de Pedidos e que a seção Suporte  deveria ser algo como "Discussões Gerais e Suporte", já que não há  muitas dúvidas em Design, acho que podemos inserir também tal seção  como forma de debater coisas do gênero.

Uma coisa não tem haver com a outra, além do mais a seção Geral sempre foi um fracasso dentro do Xtibia como em qualquer outro fórum de design, com excessões de sites profissionais capacitados (nível superior). Sem contar que suporte é totalmente diferente de "discussões gerais".

---------------

Antes de dizerem que eu estou me deixando influenciar pelo TibiaBR, PortalTibia, Otland e Otfans que foram sites colocados em questão para minha análise de re-estruturação, digo que apenas estou tentando fazer algo a altura.

Teremos falhas? Lógico, como em qualquer outra reestruturação que já fizermos. Mas acredito que eu tenha sido o mais objetivo possível para deixar de ter tanta divisão.

"Como o Gustavo sempre disse, o usuário quer chegar e postar. "

Porquê não atendemos o que eles querem?

Link para o comentário

@Under

Gostei muito da estrutura brother, parabéns pelo empenho em criá-la =).

- Acho que na parte do Portal XTibia o subforum de Notícias é mais relevante, já nos demais eu concordo contigo.

- A parte de suporte eu gostei unificada mesmo, acho que o sistema de prefixos (tags nos títulos) nos atende perfeitamente e elimina vários sub-fóruns. É só um subfórum para visitarmos, facilita o atendimento ao usuário.

- Serviços: apesar de termos os links no menu, eu gostei da idéia, não vejo problema algum em termos mais um sub-fórum. De acordo com os cliques da galera, teremos uma idéia se a seção é realmente utilizada ou não. Caso só esteja "trancando canto", podemos remover futuramente.

O restante dos itens eu não tenho muito conhecimento para poder opinar e prefiro confiar no que vocês decidirem.

É isso ae, vamo que vamo.

Abraços,

Rafael Medeiros

Link para o comentário

• Administrador

Galera,

Fiz minha análise.

Gostaria de aguardar um pouco mais e uma reunião para mudarmos isso, sou totalmente

contra fazer isso "ás pressas", o assunto é muito delicado para ter que fazer novamente.

anotacoes.doc

Link para o comentário

Concordo inteiramente com a idéia do gustavo.

Aliás, é praticamente igual a minha :]

Só acho que é legal manter a parte de OT SQL pois o pessoal ainda está muito em dúvida nisso, e manter ela por 1 ano separado seria legal..até a próxima re-estruturação, ao menos.

Link para o comentário

Envio de Notícias

Discordo da criação desta categoria, o objetivo dela é muito simples para ocupar uma categoria ROOT. Se precisamos de mais gente postando notícia, devemos chamar a atenção do membro com marketing e não com estrutura de fórum, pois não serve para isso, e sim para organizar conteúdo, não funcionalidades de conteúdo.

Sim, realmente minha idéia era torná-la mais aparente. No entanto, concordo que ela deve ser feita com o marketing.

Off-TOPIC

Descordo da remoção da categoria de informática, é uma seção grande e bem movimentada agregando mais valor ao conteúdo do xtibia.com. Claro, devemos

Focar em nosso assunto principal, mas se os usuários usam é por que existe demanda e algo com demanda não deve ser removido.

Ontem mesmo eu estava discutindo com o Don sobre isso, mas volto a afirmar: um portal é bom pelo conteúdo foco que se prende o usuário. Uma pessoa que precisa de suporte, vai até a nossa área de informática e não consegue o que quer, principalmente por nós não sabermos acaba criando uma imagem ruim do fórum e o boca-boca corre solto para falar mal de sites. Além do mais, podemos estar desviando as buscas do Google para uma área que não é nosso foco, assim sendo o usuário que não sabe o que é "TIBIA" vai acabar pensando que nós somos um portal de Informática.

Notícias: Acho que devemos ter a categoria de notícias aqui e não em outro lugar, pois o cara já está acostumado com esta organização (Tíbia, OTserv e XTibia) e dessa forma nós criamos 3 super categorias onde ele mentalizará e conseguirá identificar o que quer mais rápido. Vamos ao exemplo, imagine que você tem um livro de dois assuntos: Tíbia e OTserv. Agora, você precisa buscar um conteúdo, mas você não sabe o que está procurando ainda, só sabe que tem que achar algo. Logo, você não sabe se é notícia, artigo ou algo parecido, porém, você sabe que é OTserv ou Tíbia ou XTibia, por isso, voto nessas três categorias.

São 5 categorias roots: Xtibia, Otserv, Tibia, Design e Off-topic. (não pretendíamos mudar isso com excessão da adição do Envio de Notícias)

Quanto as notícias virem em primeiro e os usuários estarem acostumados, bom ai eu basta você como os usuários usar o bom-senso.

Downloads

- Open Tíbia Arquivos: Discordo, existe um mundo de conhecimento e tecnologia por trás de npcs, scripts etc... Criei o zartha justamente para entender a mente de um desenvolvedor de OT e posso dizer que é um universo muito grande.

Para você ter uma idéia nem existe esta área em downloads, pra que vai dividir ela em tanta coisa? Se estivessemos falando de Desenvolvimento até concordaria contigo, do contrário seria totalmente inútil.

OTservs: Acho "Distro" ou "Versões" nomes mais sugestivos. OTservs eu posso entender que é uma "lista de servidores" e não para eu montar o meu.

Realmente "Distros" caí melhor!

1- Por que tirar hamachi?

2- Por que tirar Começando seu servidor? Quando você entra em um site com milhares de tutoriais, você precisa de um local para "esquecer" tudo que viu e então começar devagar, para isso, os maiores sites colocam "boxes" chamativas com "Primeiros Passos" etc...

3- Tutoriais OT SQL – Sou a favor de unificar com o "Open Tíbia", pois como o xml está morrendo devido ao excesso de processamento que ele causa nos servidores, devemos focalizar no SQL, então, os tutoriais de XML e SQL serão misturados em Open Tíbia.

Idéia: Temos que filtrar o que é tutorial ensinando programação ou o que é um tutorial ensinando OTSERV (LUA, NPC etc..). Por que pensem comigo, se eu faço um tutorial ensinando a galera a programar LUA, eu deveria colocar na área de desenvolvimento, agora se eu tenho um tutorial ensinando a criar um NPC eu deveria colocar em Tutoriais. Isso é um problema que deveria ser discutido.

Tudo bem, podemos manter essas sub-seções. Acho totalmente viável de acordo com você disse. Agora, mesmo ensinando a criar um NPC como ensinando a programar em LUA, o usuário vai entender da mesma forma. Como eu disse, qual nosso foco? Em qualquer da seção, muito provavelmente ele vai querer ensinar sempre algo voltado para o otserv. Agora, se nós queremos dividir isso, o "Desenvolvimento" acaba virando uma root para abrangir tudo e devemos criar algo mais explicativo como título para o usuário. (sem idéias do que podemos usar, mas fica aqui a linha do raciocínio.)

Quanto ao entretenimento, eu busquei unir tudo aquilo que o usuário posta como discontração. Mas se acham que ficou confuso, podemos re-organizar ela normalmente no fórum.

JV Chequer,

Parecido? Pra mim você queria mais divisão do que já tem ":]"

Link para o comentário

@Pessoal

Queremos modificar a estrutura do nosso Fórum e lançá-la o quanto antes, certo ?

Então vamos responder este tópico e lançarmos isso de uma vez, senão vai ficar tudo na mesma e vamos chegar a conclusão que só perdemos tempo com este projeto.

Ou respondam ou façam igual eu, concordem com algum modelo apresentado. Eu estou envolvido em vários projetos, prefiro deixar este com JV e Under, portanto o que eles decidirem, por mim está de bom tamanho. Agora, se ficar ruim, eles serão os primeiros a serem cobrados.

Por isso que temos responsáveis pelos setores !!! :D

Vamo que vamo.

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...