Ir para conteúdo

Reestruturação Do Fórum

Jvchequer

Posts Recomendados

Olá Diretoria,

Irei começar a debater a Re-estruturação do fórum aqui, a ideia é que comecemos com a parte I, algo simples e obrigatório, para partir para a parte II e III, algo que não só eu, como todos vocês, e até talvez, os usuários, precisamos debater.

Vamos as partes:

• Parte I: Medidas Básicas

• Parte II: Mudanças de Conceito

• Parte III: Inovação

• Parte IV: Resultado Final

O principal motivo dessa Re-estruturação são as Partes II eIII, porém não é o mais simples, posso dizer. O meu dever, como Diretor, é unir OTBR, OTland, OTFans e juntar em um só lugar, com prós e contras formando, a partir do "Éks Style", uma Re-estruturação decente para o nosso XTibia.

Não irei dizer que é fácil, não vou dizer que é rápido. Mas nada é impossível para nós, juntos, Undernight, Imóvel, Donatello, Gusbronha, Viciado e eu, podemos chegar a algo ímpar, para nos impulsionar mais uma vez, ao crescimento, ou melhor, aos céus.

Vocês já devem estar cançados de ler essa introdução maldita, então...vamos ao que Interessa.

Parte I: Medidas Básicas

Chegamos a Parte I,

Nessa parte iremos mudar o básico do fórum, coisas pequenas que não alteram nosso Conceito em larga escala e estão focados em seções únicas em sua maioria.

O que proponho nesta parte:

• Unificação de todas seções em Suporte/Dúvidas de OTserv, como é feito em todos os outros fóruns do Gênero.
  • Mudar a seção de anúncio de Servidores para somente um fórum Interno em OTserv, com a lista de servidores aí, não será necessário muita divergência nesta área, somente o básico. Lembrando que, com essa mudança, exigiremos nas regras da seção, que a pessoa coloque a versão de OT e o estilo dentro do tópico ou Title do mesmo.
  • Retirar a seção de "Pedidos" de seções como Downloads e Scripting, podemos criar uma seção, como suporte, só para pedidos, centralizando assim, a necessidade do Usuário, sem ele ter que ir até seção X ou Y para fazer pedidos. Podemos também inserir a seção Pedidos em Suporte, para ficar algo que dê, menos "incetivo" ao pedido e mais ao "suporte", por assim dizer.
  • Retirar a seção de Programação de dentro de Scripting e separar elas para algo que dê mais destaque á ela.
  • Jogar programação OFF-OpenTibia para OFF-Topic.
  • Criar seção de "Media" para OFF-Topic e lá se encontraria a seção de Fotos e Vídeos, ficando algo mais organizado.
  • Criar uma seção de ESPORTES dentro de OFF-Topic, este é um assunto cada vez mais presente na vida do brasileiro, e nada melhor que uma discussãozinha sobre aquele time horrível coritiba/vasco/cúrinthia, para animar os ânimos
  • Criação de uma seção para Divulgação de Sites dos próprios usuários, é claro, com regras impostas por nós, para que não tenha Warez e tals, mas é uma boa forma de divulgar seu site de games, ou blog de informática, e até procurar futuros parceiros.
  • Mudar as seções OTmedia e TibiaMedia para "Gráficos", e as dividir em "Tibia e OT Videos" e "Tibia e OT Screenshoots".
  • Criar Seção para Avaliação de Downloads, onde todos Moderadores poderiam avaliar e Enviar o download para a área correta, diminuindo assim, o número de VÍRUS na seção OTserv.
  • Criação de uma Seção Linux em Tutoriais e uma Seção Destinada ao "Iniciando em OTserv", um local para as dúvidas de quem está começando no mundo dos OTs e coisas do tipo, e não tem nada relacionado com criação de Servidores e afins.
  • Mudar o nome "Geral" em Tibia Geral e OTserv Geral, para Discussões, gerando menos ambiguidade.

Parte II: Mudanças de Conceito

Nessa 2ª Parte iremos debater mudanças de Conceito dentro do XTibia que envolva grandes seções ou muitas delas, aqui decidimos se manteremos a base da estrutural atual ou iremos "chutar ela pro inferno" e construir uma nova "pirâmide".

Aqui vai a lista de coisas para decidirmos, que pode, ou não, atingir as medidas básicas.

• Manter o Fórum Centralizado ou não, colocando em cada área Técnica um redirecionamento para seu Suporte, seus Downloads e seus Tutoriais em um Subfórum, neste caso, podemos decidir "apagar" os subfóruns da Index do Fórum, sendo assim, não iria mostrar aquelas "pastinhas" em todo local que tem subfórum, a pessoa entraria em cada área e lá ela iria ver o que tem e o que quer.
  • Criar ou não uma seção à parte, para as Áreas Técnicas de Mapping, Programação e Scripting e pensar em uma forma melhor de trabalhar elas.
  • Criar ou não uma seção à parte, para "Suporte e Recursos", onde se encontraria de forma centralizada, todo tipo de Suporte, Tutorial e Downloads, seja de Gráficos, Tibia ou OTserv.
  • Criar ou não uma seção à parte(de uma vez) para Design, anunciando que essa irá vir a ser atualizada em breve.
  • .......(mais idéias?)

Parte III: Inovação

Nesta área é onde podemos pirar, criar coisas do 0, realmente fazer algo que NENHUM outro portal do gênero tenha feito ou FAÇA, realmente inovar, criar algo novo, jogar fora o velho, o ultrapassado, ir além dos nossos limites.

Infelizmente, não tive muito o que trabalhar encima dessa área, ela não é obrigatória, seria mágica demais que conseguíssemos atingir as 3 partes de forma perfeita, mas qualquer INOVAÇÃO é mais do que bem vinda.

• Área para "Segurança em Tibia e OTserv", um local onde as pessoas poderiam saber como se proteger de Malwares, virus e tals que se encontram cada vez mais no espaço de Tibia e OT.
  • Reservado para NOSSAS idéias

[(!)ATENÇÃO(!) - Este tópico não foi finalizado, ainda há o que ser colocado.]

PS: Devo lembrar, que todos vocês, podem adicionar algum item para discutirmos em qualquer parte, a Re-estruturação não é algo rápido, muito menos simples, é trabalhoso, porém o resultado pode ser fantástico, se todos cooperarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 53
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

JV queridão...

Que que você acha de tirar a parte de Vídeos e Fotos RL do barzinho do Eks, e deixar tudo dentro do Barzinho. A parte de apresentações vir aqui para a parte de cima do fórum, como em qualquer outro fórum.

Link para o comentário

Apresentações eu acho que não valhe a pena ter como fórum, acho que como sub-fórum já basta...

Só se ela for para "Comuniade XTibia", aí sim, pode se encaixar.

Sobre Fotos e Videos, acho que Videos até vai, pode ser, mais fotos, não sei, se a diretoria resolver, pode sim, ser feito.

Link para o comentário

• 2 weeks later...

Para.. vamos fazer uma análise somente da categoria Xtibia.com!

Portal Xtibia.com

• Suporte

Neste setor você pode receber suporte sobre o portal xtibia.com. Veja um tutorial de um sistema, dê sua crítica ou sugestão e fale com nossa equipe.

• Avisos e Notícias

• Comunidade Xtibia

> Concursos e Eventos

> Tutorias

> Artigos

• Serviços

> Blog do Xtibia

> Blogs

> Flogs

> Xdownloads

> Podcast

Pontos falhos:

- Para que dividir bugs/ajuda/críticas/sugestões em cada sub-fórum sendo que todos valem para suporte? Questão de organização nem sempre é divisão meus caros.

Um usuário quer chegar e postar.

- Pra que criar sub-fórums para o Podcast? O blog deve ser auto participativo. Perde-se a direção do blog tendo uma seção no fórum.

- Equipe Xtibia.com é desnecessário, tendo em vista que os usuários não perdem tempo vendo o que a gente faz. Pra eles tanto faz quanto fez quem desenvolveu, estando funcionando é o que importa.

- Participe do Xtibia.com? Já está na hora de tratarmos isso profissionalmente. Acho que um modelo de currículo é o suficiente para começarmos a lidar o xtibia como empresa.

Não precisamos divulgar nossas vagas, o cara está interessado? Envia o currículo. Se o cara for bom, nós chamamos. Se estiver excesso de vagas, explicamos por e-mail sem + problemas.

- Seja Nosso Parceiro? Não entendo muito bem isso. Mas acho que um e-mail e um projeto de marketing em cima disso é o suficiente para tratarmos de assuntos como este. Porquê não criar uma listagem de e-mails importantes?

comercial@xtibia.com - Veja a objetividade que a palavra comercial atende as necessidades de quem quizer fechar negócio conosco. Isso nos fortelecerá profissionalmente.

Entendam que um usuário de 12 anos, 13 ou 14 não vai fechar uma parceria com a gente, então, ele vai postar baboseira nesta seção. Se o cara for maduro, ele vai procurar um contato direto. O Rodrigo sabe cuidar muito bem disso!

As demais seções podem se prevalecer. São elas: Xtibiateam e as lixeiras.

Pensem com carinho, as mudanças são drásticas mas são objetivas. Usuário não quer ficar perdido, quer postar e postar. Fácil e fácil.

Me contestem QUANTO quizerem, te darei mil motivos para provocar tal mudança. Objetividade rapaziada.

Tem mais.. conversei com dois usuários old school do Xtibia: nostradamus e jotajota, ambos disseram que a staff (moderadores para baixo) e a estrutura do fórum são péssima, tudo tem que ser mais objetivo e falta conteúdo de qualidade.

Portanto.. sem muito textinho de explicação como o JV fez (não estou dizendo que não é necessário), mas acho que na prática precisamos explorar muito mais.

Link para o comentário

Alessandro,

Bela iniciativa brother....

Você me fez enxergar o XTibia.com de uma outra forma, gostei demaaaais do modelo que vocês propôs....vou comentar cada um dos itens e colocar aqui as minhas dúvidas:

Suporte: certo, não teremos subfóruns....concordo.....mas como faremos para distinguir os pedidos de ajuda das críticas/sugestões por exemplo. Acho que podemos aplicar um Mod do IPB que trabalha com tags. No momento da criação do tópico, o usuário tem que escolher em uma combobox qual o assunto do seu tópico "Bug Report", "Ajuda", "Crítica", "Sugestão".....dae o sistema adiciona a tag no título do tópico, organizando melhor o setor.

Exemplo:

mod_topicprefix2.PNG

Caso tenha outra idéia é só falar....

Avisos e Notícias: o que seria um aviso ? Algo do tipo "Fulano é removido da Equipe" ? Se for isso, não queremos que apareçam no XSite, por isso a necessidade de separar ou criar uma forma de que não apareçam lá :D.

Comunidade XTibia: perfeito.

Serviços: serão apenas links para os serviços (redirecionamentos) ? Se sim, está totalmente aprovado.

---

- Concordo que não precisamos de subfóruns para Podcast (só um redirecionamento para o Blog está ok), Seja um Parceiro (podemos resolver tudo por e-mail tranquilamente, é até melhor) e Equipe XTibia.com (os tópicos daqui entrariam em avisos, certo ?).

- Com relação a criação do e-mail "comercial@xtibia.com" eu acho bem válido também......já criei o redirecionamento ;).

- Também acho que os subfórums de Equipe podem ser unificados....será que precisamos de Um para Moderação, Um para Design e outro para Imprensa ? Por que não usar Equipe Geral para isso ? O pessoal nem tem tanto o que postar nestes fórums...

Belo trabalho Alessandro, você fará o mesmo trabalho também para os demais setores ???

Abraços,

Rafael Medeiros

Editado por Rafael Medeiros
Link para o comentário

Sim, farei o trabalho para os outros setores também.

- Quanto aos avisos, se quizerem pode deixar somente Notícias.

- Usuário não se importa muito com o que nós fazemos, eles só querem tudo funcionando e pronto para eles.

- Com relação ao suporte, é legal o lance do prefixo, mas seja ele dúvida, crítica, reporte ou sugestão, nós da diretoria vamos ter que dar atenção para todos os tópicos postados né? Então, seria indiferente mudar um do outro sabendo que nós temos que atender tudo.

- Exatamente, os serviços serião somente links redirecionados.

Link para o comentário

Categoria: Envio de Notícias

- Envie sua notícia de otserv

- Envie sua notícia de tibia

Categoria: Otserv

- Suporte

- Discussão Geral

- Downloads (nesta seção pode ser feito o pedido de downloads, retirando assim uma seção)

:: OpenTibia Arquivos (vamos abrangir toda aquela coisa de scripts, npcs, spells, etc)

:: Otservs

:: Websites

:: Mapas

:: Útilitários e Programas

:: X-downloads

- Tutoriais

:: Envie seu tutorial para Aprovação

:: OpenTibia

:: Scripts

:: Mapas

:: Programação

:: Websites

:: Outros tutoriais

- Desenvolvimento

:: Códigos OpenTibia (códigos compatíveis com o OpenTibia)

:: Lua & XML Scripting

:: Programação de Websites (vamos abrangir xhtml, html, css, asp, php, javascript e mais..)

:: Outras linguagens

- Entretenimento

:: Matérias e Artigos

:: Entrevistas

:: Contos, Histórias e Gênesis

:: Otmedia (Subfórums: Screenshots e Vídeos)

:: Formação de equipe (Subfórums: Divulgue-se)

Obs: A própria área de formação remete-se a postagem de tópico das equipes.

- Busquei ser o mais objetivo e não eliminar áreas que nossos brasileiros julgam interessantes para sua participação. Boa parte que envolve artigos, matérias, entrevistas, media, etc é voltada a entretenimento, portanto uma root para este bem necessário.

- A seção suporte deve prevalecer, pois a principal idéia nossa é oferecer suporte e arquivos e não prezar pelo desenvolvimento (uma vez que isso pode vir a ser consequência de uma comunidade bem atrativa).

- Desenvolvimento e Tutoriais possuem quase que as mesmas áreas, porém um ENSINA o outro OFERECE PRONTO, ou seja, a parte de deseolvimento chega até ser um "Resource(recursos)"

O que acham?

Avaliei comunidades como Otfans e Otland para o desenvolvimento desta grade de estrutura.

Link para o comentário

Mas qual o sentido?

Foco desenvolvimento vêm no sentido de "Programar, Criar Códigos, Executáveis".

O que acha?

Categoria: Tibia

• Suporte

• Discussões Gerais

• O jogo

:: Vocações

:: Criaturas

:: Ítens

:: Mundos do Tibia

:: Cidades do Tibia

:: Quests

• Entretenimento

:: Matérias e Artigos

:: Entrevistas

:: Roleplaying

:: Tibia Media (Subfórums: Screenshots e Vídeos)

- Remoção da área Tutoriais.

- Tópicos importantes como "Sobre o Jogo", "Criando sua Conta", "Dicas para não ser hackiado" e todos os outros fixos podem ser transferidos para a área de suporte.

- Tutoriais, dentre eles "Tutorial pally level 8 e outros" podem ser encaminhados para "O Jogo" na área que se adequar.

Sites em questão analisados: PortalTibia, TibiaBr

Link para o comentário

@Alessandro

No geral eu gostei bastante, só achei que os sub-fóruns de "Artigos" e "Contos" (por exemplo) não se enquadram muito bem dentro de Entretenimento. Sei lá, achei meio estranho, pra mim um artigo não é necessariamente entretenimento....

O que acha ?

Link para o comentário

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...