Ir para conteúdo

Um Evento Mal Entendido


skynagerloas

Posts Recomendados

Roleplay no Tibia. Um Fenômeno Mal-Entendido

 

 

1. Introduzindo o Problema

2. As Infinitas Opções e Possibilidades do Roleplay

3. Uma Palavra sobre Humor

 

 

* Introduzindo o Problema

 

Nós todos já o ouvimos, pelo menos uma vez. Pessoas começaram numerosas discuções sobre ele. O Roleplay está morto no Tibia? Todos sabemos que Tibia é um MMORPG e que o R e o P representam o RolePlaying. Porém, para muitas pessoas é só uma palavra, uma palavra sem signifcado ou conteúdo.

 

Se nós perguntassemos a centenas de pessoas o que eles pensam sobre o Roleplay, a maioria responderia que não se importam com ele. Uma outra grande quantidade de pessoas diria que não gostam de roleplay, enquanto uma pequena parcela de fato o aprecia. Eu simplesmente adoro o roleplay. De qualquer forma, tambem acredito que as pessoas que não gostam dele, na verdade não entendem o verdadeiro sentido da palavra.

 

O principal problema, a origem da maioria dos mal-entendidos, é o fato de que muitos players vêem a palavra roleplay de forma muito literal. Se você analizar a palavra no seu conteúdo gramatical, você encontrará “Role Playing”, que obviamente quer dizer “Playing a Role”(Representar um papel). Por exemplo: Você é um knight e você protege Thais com sua confiável lâmina. Na mente de muitos, esse significado de roleplay tambem envolve a conhecida linguagem “Milorde-Milady”, da qual muitos desgostam. Mas, como eu já disse, isso é roleplay no sentido literal da palavra. Na minha opiniçao, roleplay é muito mais. É um conceito em que muitas partes podem ser combinadas facilmente. No Tibia, roleplay é mais uma forma alternativa de jogo. O polo oposto de PowerGame. É o resultado da equação que tenta encontrar o equilibro! Mas essa já é outra história.

Matrix-Tibia.jpg

 

Eu disse que esta é uma outra história... Não enche!

 

* As Infinitas Opções e Possibilidades do Roleplay

 

O conceito de roleplay possui muitas partes, muitas possibilidades, como eu já disse anteriormente. Toda e cada uma dessas partes podem ser vistas separadamente. Porém, elas são facilmente combinadas. E no Tibia, existem tantas coisas que você pode fazer, que eu considero como partes do roleplay. Você tem histórias, poemas, musicas, filmes, screenshots (como o famoso POTD do Tibianews) e eventos de roleplay, para nomear alguns. Mas o roleplay tambem consiste em coisas mais simples. Ter uma conversa cômica com um NPC, se divertir com chamaleon runes, declarações decentes de guerra nos boards públicos, ajudar outros players, se arriscar explorando territórios desconhecidos, isso tudo é Roleplay”

suspicioushat.jpg

 

Sendo mais do que só representar um papel, o conceito de roleplay depende apenas de um comportamento adequado. Aceitar outras ideias, ser criativo, etc. Enquanto skills e levels são as palavras-chave do powergame, tudo que você precisa no roleplay é sua imaginação. As pessoas que afirmam que precisamos de mais skills diferentes (como no Runescape) para melhorar o roleplay estão erradas! Isso apenas incentivaria o powergame, porque as pessoas logo sentiriam a necessidade de elevar essas skills ao máximo, em vez de usa-las para o roleplay.

 

 

* Uma Palavra sobre Humor

 

Eu sei que humor é muito importante nas nossas vidas. Ele ajuda a esquecer as encrencas e a colocar nossas diferenças de lado. Por que a coisa que nos une a todos é o fato de que nós todos amamos rir. Tambem no Tibia, humor é de grande importância. E mais importante ainda, é um fator vital para o roleplay. Se, por algum motivo, alguem se transformasse em um coelho (usando a Creature Ilusion) e você começa a procurar cenourar para alimentar o pobre coitado, você verá que os players acham isso engraçado. E antes que você saiba, alguns te oferecem um punhado de cenouras com um grande sorriso estampado na cara. Derrepente, você terá feito um novo amigo, alguem para rir com você.

Rabbit2.jpg

 

Isto não é algo que eu inventei. A partir da minha experiencia, eu sei que pessoas gostam de ler uma história com humor nela, mais do que só uma história com ação e apenas isso. O que funciona ainda mais eficientemente é adicionar ss's ao seu texto, com uma fala engraçada. Na verdade, eu não consigo ressaltar a importancia das ss's como eu gostaria. Ela funciona como uma conexão com o jogo. Fazendo a história ficar reconhecível, e boa de se ler.

 

Créditos:



Sky Nagerloas

Fawetu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim , eu mesmo conheço varias pessoas que não sabe oque e isso , e uma coisa que vejo e que o "Roleplay" esta sendo cada vez mais descartado , tpow , eu tenho amigos que fazem chars para roubar bag loot , ou para pklizar ,não se ve muita harmonia mas em tibia , =[ , mas tambem nao e so tibia que e "Roleplay " existem muitos outros jogos , mas não acho necessario isso ser discultido nessa seção .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Excelente o tópico :)

 

Comovente, me lembrou meus tempos de player... Nunca fui powergame, apenas ficava no DP conversando com os outros, fazendo brincadeiras (summons war :D) e coisas do tipo, eu era feliz e não sabia :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...
  • 1 month later...
  • 1 month later...

Gostei muito deste tópico, li e reli várias vezes. Sua opinião é suficiente para que nós criassemos nossas opiniões a respeito do RP. Você esta certo quando diz que muitas pessoas pensam em adcionar certas skills no Tibia para o rpg se concretizar... Na minha opinião, se não tivesse a necessidade de evoluirmos para algo, esta idéia estaria certa... Mais ai que está, se não tivesse o algo nisso, não seria mais rpg? É o que todos pensam...

 

Foi fixado merecidamente pois é uma introdução importante para os novos membros ou os novatos neste contexto, e por isso deixo meu comentário.

 

Abraços,

//E. Slash

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

nossa cara

acho q tu falo tudo

:smile_positivo:

 

eu acho q hoje em dia

tem mt poco RPG no tibia

e tem mt PowerGame

infelizmente o pessoal soh joga

pensando em ter lvl e fikr forte

fazem quest soh pelos itens

sem nem da bola pro RPG q contem a quest

:confused:

 

bom, mas ta ae espero q o pessoal começe a ver com outros olhos o tibia

 

:thumbsupsmiley:

 

:XTibia_smile:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O RPG não esta morto no Tibia, e sim na mente das novas gerações, eu mesmo ainda jogo RPG de mesa sempre que da. A linguagem é um exemplo como tu disse, hoje em dia todos querem tentar expressar o que querem dizer com o minimo esforço, usando girias e abreviações, so que eu acho que isso depende de cada um, no tibia eu falo de um geito, mas no RPG de mesa, eu uso muito o "vos" que é o meio de linguagem mais adequado. Bom mas isso é irrelevante. O problema é que hoje tem só players Sharers, Botters e Powergamers o que acaba com todo o "RP" do "G".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...